terça-feira, 1 de julho de 2014

ARCO DEVE REDUZIR O FLUXO
DE CAMINHÕES NA BAIXADA
A liberação ao trânsito, na manhã desta quarta-feira (2), do trecho de 71,2 km do Arco Metropolitano, ligando Duque de Caxias ao porto de Itaguaí, trará vários benefícios para a Baixada Fluminense, principalmente para Caxias, onde há o licenciamento para 38 empresas se instalarem naquela área. Segundo um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a via deve elevar o Produto Interno Bruto (PIB) estadual em cerca de R$ 2 bilhões.
O prefeito Alexandre Cardoso, destacou durante a solenidade de inauguração da primeira etapa da via, nesta terça (1º), a importância na questão da mobilidade urbana para o município. “Hoje um trabalhador leva em torno de 1h10 para se deslocar ao Rio de Janeiro. O arco permitirá aos nossos moradores ficarem mais tempo com suas famílias. O Arco Metropolitano é o grande projeto da Baixada”, disse.
A entrada em funcionamento da rodovia deve retirar da Avenida Brasil e da Rodovia Presidente Dutra dez mil carretas e 22 mil veículos leves por dia. A estimativa é que mais de 30 mil veículos circulem na estrada diariamente. Também serão beneficiados com o Arco Metropolitano a ponte Rio- Niterói e as Linhas Vermelha e Amarela.
Fazendo a ligação com rodovias federais e estaduais como a BR-040 (Rio- Belo Horizonte- Brasília), BR-116 (Via Dutra), BR-101 (Rio- Santos), BR-465 (antiga Rio- São Paulo) e BR-116 (Rio- Bahia), além da   Rio- Magé, a expectativa é que a rodovia gere uma economia no custo do transporte de carga em torno de 20%, gerando uma receita anual de R$ 343 milhões em arrecadação de impostos.
Faz parte do Arco Metropolitano o trecho da BR-116 entre o entroncamento com a BR-040, em Duque de Caxias, e Santa Guilhermina, em Magé, numa extensão de 22 quilômetros, seguindo por mais 25,2 quilômetros da BR-493 até a BR-101 Norte, em Manilha, Itaboraí. A duplicação deste último trecho está a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes, que já contratou a obra. Também integra a estrada um trecho de 26 quilômetros da BR-101 Sul (Rio-Santos), já duplicado, entre o distrito de Itacuruçá, em Mangaratiba, e a Avenida Brasil (altura do Bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio). Quando estiver concluído, o Arco Metropolitano terá 145 quilômetros.
 As obras nesse trecho, sob responsabilidade do estado e com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), custaram aos cofres públicos R$ 1,9 bilhão, quase o dobro do orçado (R$ 965 milhões) em 2008. 

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