terça-feira, 19 de agosto de 2014

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO RECORRE À
JUSTIÇA PARA ACABAR COM A FILA NO INTO 

 A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça para que a União apresente, em 160 dias, um plano para reduzir a fila de espera do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). De acordo com a DPU, 14.077 pessoas aguardam na fila para cirurgias e outros procedimentos médicos nessa instituição federal no Rio de Janeiro, que ocupa a antiga sede do Jornal do Brasil, na Zona Portuária.
A ação civil pública impetrada nesta segunda-feira (18) também pede que a Justiça estipule alguns prazos à União, entre eles, o de 60 dias para abrir concurso público e contratar temporariamente médicos, de 140 dias para implantar um sistema informatizado de gerenciamento das filas (que possa cruzar com dados de outros hospitais federais) e de dois anos para zerar a espera por atendimento no Into.
Caso a Justiça aceite a ação, a Defensoria Pública ainda pede uma multa diária de R$ 10 mil por descumprimento dos prazos e o bloqueio de verbas publicitárias do Ministério da Saúde até que as obrigações sejam cumpridas.

Até o fechamento da matéria, a assessoria de imprensa do Into não havia respondido à Agência Brasil. (ABr)

Nenhum comentário: