terça-feira, 9 de setembro de 2014

MESMO SEM VESTIR JALECO
PREFEITO REABRE HOSPITAL 
O primeiro dia de funcionamento do Hospital Duque de Caxias foi acompanhado pelo prefeito e médico Alexandre Cardoso, ex diretor do velho “Duque”, nesta segunda-feira (8), que fez questão de percorrer, mais uma vez, todas as instalações dos terceiro e quarto andares da unidade, além de conversar com pacientes e explicar como funcionará na primeira fase. Até o final do ano, a prefeitura estará inaugurando o restante do prédio que contará, com serviço de emergência 24 horas.
Segundo o prefeito, a grande procura registrada no primeiro dia de funcionamento da policlínica é normal. “A procura superou a expectativa, mas não poderia ser diferente. Creio que nos próximos dias ocorra uma redução na procura por atendimento, mas sei que temos pacientes encaminhados por outros municípios como São João do Meriti e Rio de Janeiro”, explica.
“Iremos atender não só o morador de Duque de Caxias, mas de qualquer região, o que pretendo é acionar o Ministério da Saúde e a secretaria estadual de Saúde para ver como poderemos ser ressarcidos pelo gasto com pacientes de outras cidades. Não podemos deixar a qualidade no nosso serviço cair, mas temos gastos e vou procurar uma forma de receber o que foi gasto com moradores de municípios vizinhos”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
Segundo a secretaria de Saúde do município, no primeiro dia de funcionamento, passaram pelo Hospital Duque der Caxias 1.500 pessoas, tendo sido realizadas 784 consultas só de pacientes adultos. Neste primeiro dia de funcionamento foram realizadas 64 utrassonografias.
Interditado pelo Conselho Regional de Medicina em novembro de 2008, o Hospital Duque de Caxias ficou fechado ao longo deste tempo, deixando de atender milhares de moradores do município e cidades vizinhas,
A reabertura, uma promessa de campanha do atual prefeito, foi aprovada pela maioria dos usuários. Célia Vieira da Silva, moradora do Lote XV, (Belford Roxo) saiu da policlínica com todos os exames preventivos agendados. “Passei um ano sem poder fazer qualquer exame, hoje cheguei cedo e em pouco tempo resolvi tudo. Quando fecharam o Hospital Duque fiquei triste, porque sempre que precisei fui bem atendida aqui. A volta dele é importante para a população”, disse.
O aposentado Hélio Medeiros confessa que não acreditava na reabertura da unidade. “Queimei a língua. Ouvi muitas promessas sobre a volta do Hospital Duque de Caxias e nunca acreditei. Estou feliz por saber que errei. Isso aqui ficou ótimo”, diz.
A dona de casa Vera Lúcia Rocha tem uma ligação especial com a unidade. Foi ali, há nove anos que ela teve a filha. “Minha filha nasceu aqui, tenho uma ligação especial com este hospital.  Achei um absurdo quando fecharam, felizmente ele agora volta a funcionar. Espero que em breve funcione 24 horas, é importante para quem mora perto e precisa de atendimento de emergência”, afirma.  (Fotos: Rafael Barreto)

►SENADOR AMEAÇA RENUNCIAR
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou hoje (9) que renuncia ao mandato se ficar comprovada qualquer relação dele com o doleiro Alberto Youssef e com o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Em fax enviado ao juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo caso da estatal, Nogueira disse que recebeu com “perplexidade e indignação” as acusações envolvendo o nome dele.
“Renunciarei ao meu mandato se houver qualquer transação que beneficie a mim ou qualquer estrutura empresarial da qual seja sócio, cotista ou esteja de alguma forma, individual e diretamente, relacionado no contexto das investigações vigentes”, garantiu.
No documento, Ciro Nogueira também se compromete a renunciar ao mandato de senador, caso sejam encontrados registros financeiros, no Brasil ou no exterior, que sirvam como vínculo com as confissões feitas pelo ex-diretor da Petrobras e, ainda, se houver a revelação de áudio ou vídeo de conversas impróprias, do ponto de vista ético, entre ele, Paulo Roberto ou qualquer integrante do suposto esquema.
O senador comunicou, ainda, que exonerou o assessor Mauro Conde Soares, que trabalhava com ele desde o início do mandato. A medida foi tomada depois que o jornal O Estado de S. Paulo publicou ontem (8) reportagem com provas de que o doleiro Alberto Youssef pagou passagens de assessores dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Cicero Lucena (PSDB-PB), de Brasília a São Paulo. O jornal teve acesso ao recibo da compra dos bilhetes aéreos, ida e volta, da companhia TAM, no valor de R$ 3.543,25. É o primeiro documento que liga diretamente o gabinete de parlamentares ao doleiro.
Segundo Ciro Nogueira, o assessor exonerado admitiu que realmente foi a São Paulo, a convite da contadora de Youssef, Meire Poza. “Como era período de recesso parlamentar, não tinha falado comigo, pois se tratava de um assunto que (segundo ele) não dizia respeito ao gabinete. Além de confessar que tinha agido sem meu conhecimento, o assessor também isentou de participação qualquer outro funcionário do gabinete”, explicou o senador.
Salientou que, após ser ouvido no gabinete, o assessor dirigiu-se à Delegacia de Polícia do Senado Federal, onde registrou o ocorrido em depoimento. O senador Cícero Lucena está em Brasília, mas, procurado pela Agência Brasil, ainda não se pronunciou.

►MPE DENUNCIA EX SECRETÁRIO DE CABRAL
Ex secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, o candidato a deputado estadual Gustavo Tutuca (PMDB) responde a ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) por abuso de poder econômico proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A ação aponta o uso indevido dos meios de comunicação pela distribuição do informativo “Prestando Contas – Gustavo Tutuca” (edições de setembro de 2013 e março e maio de 2014). Também aponta a captação ilícita de votos evidenciada em um caderno de anotações em que estão registrados gastos com apoio a eventos. Se condenado, Tutuca pode ficar inelegível por oito anos e pode ter o seu registro de candidatura ou seu diploma, se for eleito, cassado.
De acordo com o procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger, “o candidato se utilizou ostensivamente dos feitos realizados pela Administração Pública, com recursos públicos, para se promover para o iminente pleito”. A jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder econômico a distribuição gratuita de jornal com tiragem expressiva que enaltece apenas um candidato. O relatório de fiscalização que deu origem à AIJE relata a apreensão de mais de 900 exemplares da edição de março de 2014.
No material apreendido, foi encontrado um caderno de anotações com diversos contatos, no qual há referências de apoio financeiro a eventos no bairro Novo México, em Barra do Piraí (RJ), e da distribuição de cestas de Natal. “Pouco importa que o representado venha eventualmente alegar que não tenha conhecimento de tais fatos. A concessão de benesses em troca de votos, ainda que dissimulada, torna-se inconteste prática de captação ilícita de sufrágio, tendo em vista a tentativa de influenciar o eleitorado em favor do representado, desequilibrando o pleito eleitoral”, argumenta a ação.

As publicações informam sobre os diversos feitos do candidato, especialmente na condição de secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. A Edição Especial RIO traz um depoimento de Luiz Fernando Pezão no qual são enaltecidas as realizações de Tutuca na Secretaria.
“É de se estranhar, no mínimo, as reiteradas afirmações quanto ao cargo de deputado estadual ocupado por Gustavo Tutuca, tendo em vista que, em tese, o intuito dos Informativos seria de ‘prestar contas’ quanto ao cargo de secretário de estado”, afirma o procurador regional eleitoral. Isso porque os informativos também destacam a atuação de Tutuca enquanto deputado estadual em questões relacionadas a saúde, educação, esporte e infraestrutura.

►JANOT NÃO COMENTA DELAÇÃO
O MPF não irá se manifestar sobre as supostas informações divulgadas pela imprensa, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento imparcial de todas as linhas de investigação possíveis para o caso, respeitando sempre a presunção de inocência)
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reuniu-se nesta segunda-feira (8) com integrante da força-tarefa do Ministério Público Federal criada em maio de 2014 para cuidar das investigações relacionadas ao caso decorrente da Operação Lava-Jato, desenvolvida pela Polícia Federal para desarticular uma quadrilha envolvida na lavagem de dinheiro e contrabando de diamantes.
O grupo, integrado por seis procuradores da República e procuradores regionais da República, trabalha no Paraná, onde o caso foi iniciado. A força-tarefa foi designada pelo procurador-geral da República e atua sob coordenação do seu gabinete.
Na reunião desta segunda-feira foram avaliadas medidas para garantir a efetividade das investigações diante das supostas informações sobre o caso veiculadas pela imprensa nos últimos dias.
O procurador-geral reafirmou sua confiança nos procedimentos adotados pelo MPF na condução do caso. Como Janot tem dito reiteradamente, “o Ministério Público não deve dizer o que está fazendo ou o que vai fazer durante uma investigação. Ele presta contas dos resultados”. De acordo com ele, o compromisso da instituição é com a eficácia das investigações e com uma atuação independente e responsável.
Por isso, o MPF não irá se manifestar sobre as supostas informações divulgadas pela imprensa, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento imparcial de todas as linhas de investigação possíveis para o caso, respeitando sempre a presunção de inocência. (Com Agência Brasil)
 
►GOVERNO MANDA PF INVESTIGAR VAZAMENTO
A Polícia Federal instaurou no sábado (6) um inquérito para apurar o possível vazamento de informações sigilosas após políticos da base aliada, um ministro e três governadores de Estado serem apontados como beneficiários de um suposto esquema de propina na Petrobras.
Nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça solicitou à PF acesso aos depoimentos. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) recorreu, então, à Procuradoria-Geral da União para que o órgão analise a viabilidade de a Presidência da República obter a documentação.
Segundo Cardozo, o governo quer ter acesso imediato aos depoimentos para "tomar as providências necessárias" em relação a possíveis envolvidos no inquérito que sejam ligados ao Executivo federal. A decisão de encaminhar ao Procurador-geral da República se deve ao fato de que ele pode fazer o pedido, caso o acate, tanto ao STF como à Justiça no Paraná.

►CPI MISTA VAI OUVIR CERVERÓ
O ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró deve depor à CPI Mista da Petrobras nesta quarta-feira (10), a partir das 14h30. Ele é considerado o principal articulador da compra da Refinaria de Pasadena no Texas (EUA), além de ser autor do resumo do contrato apresentado ao Conselho de Administração da Petrobras na defesa do negócio com a petrolífera belga Astra Oil. Neste documento, Cerveró omitiu as cláusulas Marlim e put option.
A cláusula Marlin assegurava à Astra Oil uma rentabilidade mínima de 6,9% ao ano, mesmo em condições desfavoráveis do mercado. O put option, ou opção de venda, obrigava a Petrobras a comprar a parte da empresa belga se houvesse conflito entre os sócios. A Astra Oil fez uso dessa prerrogativa e em 2008, após uma disputa judicial, a Petrobras assumiu o controle total de Pasadena.
Em depoimento à CPI da Petrobras exclusiva do Senado em maio último, Cerveró disse que não agiu de má fé ao ter tirado do resumo do contrato informações sobre as duas cláusulas e nem teve intenção de ludibriar os integrantes do conselho. O ex-diretor da estatal afirmou ainda que a compra de Pasadena foi um bom negócio para a Petrobras.
Imóveis
Nestor Cerveró também deverá responder às denúncias publicadas no jornal O Globo, de que teria doado imóveis a parentes após o caso Pasadena ter se tornado público. Segundo a reportagem, os apartamentos estão em áreas valorizadas do Rio de Janeiro e há registros em cartórios que comprovam as operações.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado.

►DILMA DEFENDE ATUAL POLÍTICA EXTERNA
A presidenta Dilma Rousseff, que disputa a reeleição pelo PT, afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil nunca mais poderá voltar à situação em que dava as costas para a América Latina e se preocupava somente com os Estados Unidos e a Europa. Ela defendeu as relações comerciais prioritárias com os países do Mercosul e com o Brics, bloco do qual o Brasil faz parte, junto com a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul
Dilma negou que haja questões ideológicas nessas parcerias. “Ninguém pode minimizar a importância da América Latina para o Brasil, o maior país da região. Nenhum país com o tamanho do Brasil, com uma região como essa, pode se dar ao luxo de dar as costas para quem quer que seja”, disse a candidata a jornalistas no Palácio da Alvorada. Segundo ela, diminuir o papel da região é uma “temeridade”.
Segundo a candidata, o comércio com América Latina, a África e a Ásia aumentou em seu governo. “Oitenta por cento da exportação que fazemos para a América Latina é de manufaturas, valor agregado”, disse ela, enfatizando que reduzir o papel do setor nas parcerias internacionais desfavorece o crescimento da produção e do comércio.
Dilma citou algumas divergências do Brasil com outras nações, como a questão dos direitos humanos, com a China, e a base militar de Guantánamo, com os Estados Unidos, mas disse que as negociações não devem se iniciar com as pautas que separam os dois países. “Ninguém vai fazer política externa com base em ideologia. […] eu não posso sentar em nenhum país e colocar na pauta as duas coisas que me separam deles”, declarou.

►PTdoB E PTN PERDEM FUNDO PARTIDÁRIO
O Partido Trabalhista Nacional (PTN) e o Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) perderam o direito ao repasse do fundo partidário por não apresentarem a prestação de contas do exercício financeiro de 2013. Na sessão desta segunda-feira (8), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro também aprovou o registro de comitê financeiro único da eleição deste ano do Partido Popular Socialista (PPS), Partido Verde (PV), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido da Mobilização Nacional (PMN). Foi ainda julgado o recurso de Ana Lúcia Ramalho Pacheco (PT), que teve liberada a candidatura a deputada federal.

►TV: LINDBERGH TERÁ DE CORRIGIR INSERÇÃO
Uma liminar (decisão temporária) do desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou que o senador e candidato ao governo Lindbergh Farias (PT) e a Coligação "Frente Popular" incluam, em vídeo exibido na TV em 6 de setembro, o número do candidato, CNPJ e a frase "propaganda eleitoral gratuita", entre outras informações, para que "haja a identificação de acordo com a legislação eleitoral". Segundo os autores das ações - o governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando de Souza, o Pezão(PMDB), e a Coligação "O Rio Em 1º Lugar" – o material foi apresentado "sem qualquer identificação legível, como se fosse programação normal da emissora" e tentaria denegrir a imagem de Pezão, mas o magistrado avaliou que não estavam presentes os “requisitos” para deferir o pedido sobre os alegados ataques. O mérito dos processos ainda será julgado (quando o juiz analisa os fatos com mais profundidade).

►SERVIDORES PARAM EM MERITI
Os 1.500servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São João de Meriti decidiram cruzar os braços nesta segunda-feira (8) em protesto pelo atraso do pagamento de seus salários, fato que vem se repetindo desde o início do ano.
O pagamento dos salários de julho ainda não foi pago a parte dos 8 mil servidores do município, mas o prefeito Sandro Matos (PDT     ) envolvido na campanha eleitoral parara reeleger o deputado federal Marcelo Viviani Gonçalves, o Marcelo Matos, seu irmão de criação e o ex ministro Carlos Lupi, como senador, deixado a administração do município sem comando.
Diante do protesto dos servidores e da pressão da imprensa, Sandro Matos, sem ficar ruborizado (de vergonha), deu a seguinte explicação: o país está diante de uma crise financeira
Quando era prefeito, o hoje deputado Marcelo Matos decidiu despejar o IPAHB - Instituto de Pesquisa e Análises Históricas da Baixada Fluminense, que integrava o Complexo Cultural Kennedy Jaime de Souza Freitas, cujo espaço fora cedido por seu antecessor, o prefeito Antônio de Carvalho cerca de 6 anos antes da troca de comando na prefeitura.

►AGRESSOR DE MULHER PERDE CARGO PUBLICO
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7614/14, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que proíbe o acesso ao serviço público àqueles que praticarem crime de violência doméstica e familiar contra a mulher, tipificado na Lei Maria da Penha (11.340/06). A proposta também veda a participação em licitações e na prestação de serviços públicos.
Segundo a lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
O deputado baiano afirma que a lei é um marco histórico da luta contra a violência doméstica, além disso expressa o compromisso do Estado em enfrentar o problema.
“A proposta visa ampliar ainda mais a atuação do Poder Público no combate a essa prática abominável”, diz.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

►PAPA VOLTA A SURPREENDER
Uma mãe solteira e o seu novo companheiro são um dos 20 casais que o papa Francisco casará no domingo (14) na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Segundo o diário italiano La Repubblica, Gabriella - que há anos foi mãe solteira de uma menina, casará com Guido, cuja união anterior foi anulada.
O casal de 50 anos foi escolhido pela diocese de Roma para integrar o grupo que Francisco casará, numa cerimônia rara para um papa. A última foi feita pelo papa João Paulo II durante o Jubileu da Família, em outubro de 2000.
“Não pensávamos que pudéssemos cumprir os requisitos dos casais católicos que as pessoas imaginam”, disse a mulher, justificando a surpresa com que recebeu a informação de que o próprio papa os casaria.
Em janeiro, o papa Francisco batizou 32 crianças, entre as quais a de um casal unidos apenas no civil.

►IPC-S EM ALTA EM SETE CAPITAIS
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve aumento na taxa de variação na primeira semana de setembro em todas as sete capitais pesquisadas, divulgou hoje (9) o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De 31 de agosto a sete de setembro, a taxa subiu de 0,12% para 0,21%.
A cidade que registra a maior inflação é Brasília, que atingiu alta de 0,46% no início deste mês, com avanço de 0,20 ponto percentual puxado pelos componentes habitação e alimentação. Os três principais impactos para esse resultado foram a tarifa de eletricidade residencial, com alta de 6,16%, as passagens aéreas, com 7,72%, e o leite longa vida, com 4,04%. No sentido contrário, pesaram a banana-prata, com -7,65%, o tomate, com -11,15%, e o automóvel novo, com -0,71%.
A maior taxa de variação foi registrada no Recife: aumento de 0,32 ponto percentual, o que elevou o IPC-S de -0,05% para 0,27%. Perderam força na capital pernambucana as deflações dos grupos vestuário, de -0,92% para 0,03%, e alimentação, de -0,73% para -0,18%. Os componentes transportes, comunicação, educação, saúde e habitação também tiveram taxa de variação maior que na semana anterior. As maiores influências para a elevação do IPC-S vieram da gasolina, que subiu 2,20%, e dos planos de seguro e saúde, com alta de 0,73%.
Salvador teve alta de 0,18% para 0,31%; Belo Horizonte subiu de 0,14% para 0,26%; Rio de Janeiro, de 0,34% para 0,38% e Porto Alegre, de 0,26% para 0,32%. 

►AGÊNCIA REBAIXA NOTA DO GOVERNO
A agência de classificação de risco Moody's mudou hoje (9) a perspectiva de nota dos títulos do governo brasileiro de estável para negativa. Segundo a agência, a mudança reflete o aumento do risco de baixo crescimento contínuo e a piora nos indicadores de dívida. Esses fatores podem indicar uma redução na qualidade do crédito no Brasil, diz a Moody's.
Ao mesmo tempo, a agência reafirmou a classificação de risco dos títulos brasileiros em Baa2, devido à resistência da economia brasileira a choques externos, garantida pelo nível de reservas internacionais.
Em outubro do ano passado, a Moody's reduziu a perspectiva da nota da dívida soberana do Brasil de positiva para estável. Na época, a agência também manteve o rating do país em Baa2, garantindo o grau de investimento.
A propósito da nota da Moody’s, a coligação Muda Brasil, que apoia o senador Aécio Neves, divulgou uma nota oficial, em que considera esse rebaixamento confirma a infeliz deterioração do quadro econômico do nosso país.
“Mostra que as conquistas econômicas e sociais do Brasil estão em risco por decisões equivocadas da política econômica, com exagerada flexibilização fiscal, que abalaram de maneira significativa a confiança dos investidores. Para reverter esse quadro e devolver o Brasil a um caminho virtuoso, é preciso um governo comprometido com a adoção de uma política econômica transparente, com solidez fiscal e decisivo combate à inflação” conclui a nota do PSDB.

►INFLAÇÃO EM ALTA AUMENTA O CALOTE
Os consumidores tiveram em agosto mais dificuldades para pagar em dia as suas dívidas do que no mesmo período do ano passado, informou o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, com alta de 17,2%. Na comparação com julho último, o resultado indica melhoria da condição financeira, com recuo de 0,2% e, no acumulado do ano, crescimento de 2,5%.
Os economistas da Serasa Experian alertam, no entanto, que essa ligeira queda entre o mês passado e o anterior embute o fato de que, em agosto, o número de dias úteis foi menor (21 ante 23), o que, naturalmente, influencia os registros de falta de pagamentos.
A alta sobre o mesmo mês de 2013, segundo os economistas, “reflete o cenário conjuntural mais adverso neste ano no tocante à capacidade de pagamento de dívidas por parte dos consumidores: inflação mais alta, juros elevados e enfraquecimento do mercado de trabalho”.
As dívidas com os bancos caíram 0,8% em agosto sobre julho e o valor médio nos oito primeiros meses do ano recuou 6%, ao atingir R$ 1.265,15. Na mesma base de comparação, foram verificadas quedas de 18,8% no volume de títulos protestados com valor médio, em alta de 3,3% (R$ 1.428,39); de 12,7% nos cheques sem fundos e valor médio de R$ 1.715,50, ou 5% maior do que o registrado entre janeiro e agosto de 2013.
Dos segmentos pesquisados, cresceram, sobre julho, 2,9% as dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como energia elétrica, água, telefonia etc.).  Foi também a inadimplência que apresentou a maior elevação no valor médio do período acumulado desde janeiro (13%), com R$ 363,17.

►O VELHO DUQUE DE CARA NOVA
A primeira fase da Policlínica Hospital Duque de Caxias foi inaugurada pelo prefeito Alexandre Cardoso no último dia 30, quando foram entregues o terceiro e quarto andares. Reunindo uma série de especialidades, como Pediatria, Cardiologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Nefrologia, Pneumologia, Neurologia, Odontologia, Otorrinolaringologia, Nutrição, Oftalmologia, Psiquiatria, Dermatologia, Diabetes, Ortopedia, Ginecologia, clínica do Adolescente e Cirurgia Pediátrica, o Hospital Duque de Caxias que reabriu as portas nesta segunda-feira (8) é uma grande policlínica e vai atender uma grande carência da população nessas especialidades. Terá também Exames de Laboratório, Eletrocardiograma, Espirometria, Eletroencefalograma;
Farmácia (Dispensação de medicação).
A etapa final segunda etapa está prevista para o início de 2015. Quando o Hospital de Clínicas Duque de Caxias estiver em funcionamento pleno, a previsão é de atender diariamente 1.800 pacientes em diversas especialidades médicas.


Nenhum comentário: