quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Imagens de José Roberto Arruda, recebendo dinheiro "Mensalão"



MENSALÃO DO ARRUDA ENVOLVE
MEMBROS DO MP DE BRASÍLIA
O ex-procurador-geral de Justiça do Distrito Federal Leonardo Bandarra e a promotora Déborah Guerner foram denunciados por improbidade administrativa pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), órgão para o qual trabalham. Eles são acusados de ter violado o sigilo funcional durante as investigações da Operação Caixa de Pandora, que derrubou o então governador José Roberto Arruda, na época, filiado ao DEM. O caso, que veio à tona em 2009, também ficou conhecido como mensalão do DEM ou mensalão do Arruda.
Segundo as investigações, os promotores avisaram ao então secretário de Governo e de Relações Institucionais, Durval Barbosa, de que sua residência seria alvo de uma ação de busca e apreensão. De acordo com a denúncia, o repasse da informação frustrou os resultados da Operação Megabyte, que levantava provas de irregularidades em licitações para contratação de empresas de informática em Brasília.
A ação, protocolada pelo procurador da República Frederico Paiva, também denuncia o próprio Durval Barbosa, que gravou em vídeo o pagamento o de propinas a Arruda, o marido da promotora, Jorge Gomes Guerner, e a assessora Claudia Marques, acusada de intermediar os contatos. O procurador da República acusa os promotores de terem exibido dinheiro em troca do vazamento da informação e de uma “blindagem jurídica” em ações contra Durval na Justiça.
“Tem-se portanto, de modo inequívoco, que a violação de sigilo funcional perpetrada por Déborah Guerner e Leonardo Bandarra foi acompanhada da exigência, igualmente imoral, de vantagem pecuniária a Durval Barbosa”, destaca o documento enviado à Justiça Federal.
Na ação, o Ministério Público pede a condenação dos acusados por enriquecimento ilícito e dano ao erário e cobra o ressarcimento dos valores ilicitamente acrescidos aos respectivos patrimônios. Caso seja acolhida pela Justiça Federal, a ação por improbidade administrativa tramitará junto com a ação civil pública que pede a declaração de perda do cargo dos dois promotores. O pedido está na 4ª Vara Cível do DF há três anos, mas o Juiz ainda não decidiu se aceita, ou não, a denuncia

Nenhum comentário: