terça-feira, 14 de abril de 2015

Bolsa Família cria uma geração sem autoestima, diz Gloria Álvarez

CIENTISTA POLÍTICA DIZ QUE O
POPULISMO ETERNIZA A POBREZA

A participação de uma jovem cientista política da Guatemala em uma conferência na Espanha viralizou na internet, alcançando mais de um milhão de visualizações no YouTube. Embora o discurso tenha sido feito em setembro do ano passado, no Parlamento Iberoamericano da Juventude, em Zaragoza, foi nas últimas semanas que ele se espalhou rapidamente pelas redes. E a razão é óbvia: raramente se viu uma denúncia tão clara e contundente do populismo, esse mal que assombra há tantas décadas a América Latina.
"O populismo ama tanto os pobres que os multiplica", diz a Gloria Álvarez em um dos momentos do discurso. Contra o avanço dos líderes populistas, ela recomenda o uso da internet para compartilhar informação e a promoção de argumentos lógicos e racionais no debate público.
Aos 29 anos, Gloria é formada em ciência política em seu país e tem mestrado na Universidade Sapienza de Roma. Ela é diretora da ONG guatemalteca Movimento Cívico Nacional, que promove a participação do cidadão na política. Gloria Alvarez foi entrevistada pela jornalista Joice Hasselmann no seu programa na TV Veja. Assista ao vídeo e tire as suas conclusões.

Nenhum comentário: