domingo, 12 de abril de 2015

PM OCUPA FAVELA EM CAXIAS
QUE GANHARÁ DESTACAMENTO 
A Vila Operária, uma comunidade surgida nos idos de 1950 com a ocupação de parte dos bairros 25 de Agosto, Paulicéa e Parque Felicidade,  foi ocupada nesta sexta-feira (10), pela Polícia Militar que irá instalar naquela comunidade uma Companhia Destacada do 15ºBPM (Duque de Caxias), a exemplo do que fora feito no Complexo da Mangueirinha, antes da instalação no locla da primeira UPP da Baixada.
A unidade funcionará provisoriamente na quadra do bloco Furdunço, até que a prefeitura construa o prédio onde ficará a unidade policial. Junto com a PM, equipes das secretarias de Serviços Públicos e de Obras, levaram aos moradores uma série de serviços como recolhimento do lixo, varrição das ruas, troca de lâmpadas, limpeza de galerias e operação tapa buraco, retirada de carcaças de automóveis abandonadas na região. Fiscais de Postura e Guarda Municipal também participaram da ação.
A ocupação aconteceu no início da manhã, com viaturas do 15º BPM estacionadas nos principais acessos da Vila Operária. Logo em seguida equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), e do Departamento de Iluminação Pública (DIP), começaram a atuar na comunidade, fazendo a varrição das ruas, recolhendo o lixo e trocando as lâmpadas.  Somente nesta sexta-feira, foram retiradas cerca de 70 toneladas de lixo, inclusive barreiras colocadas pelos criminosos na Rua Joaquim Tenório, uma das principais vias daquela comunidade. Para dificultar o acesso da Polícia, os traficantes colocaram carcaças de geladeiras com pedras e areia, além de dezenas de carcaças de veículos roubados e abandonados no local depois de saqueaos;
Segundo o comandante do 15º BPM, tenente- coronel Jacques Busnello, a parceria com a prefeitura tem sido positiva.  “Vamos instalar uma Companhia Destacada na Vila Operária, que contará com 200 homens. Provisoriamente, colocaremos um container na quadra onde eram realizados os bailes funks.  A prefeitura já se comprometeu a construir o prédio onde funcionará o destacamento. Esta parceria com a administração municipal tem trazido resultados positivos, como está acontecendo aqui na Vila Operária”, explicou.
“A partir da ocupação, trouxemos para a comunidade da Vila Operária os serviços que ela necessita. Começamos com a varrição das ruas, recolhimento do lixo e a troca de lâmpadas.  Os fiscais de Postura notificaram os comerciantes que instalaram seu comércio nas calçadas.  Eles tem até a próxima semana para retirá-los. Também retiramos as carcaças de automóveis que estavam abandonadas em vários pontos da comunidade”, revelou o secretário de Serviços Públicos, Tarce Filho.

A limpeza de galerias foi outra providência adotada pela prefeitura. Caminhões vacol percorreram a comunidade executando um serviço que nunca foi feito na Vila Operária e irá beneficiar os cerca de 10 mil moradores da localidade. A operação Tapa Buraco, realizado por equipes da secretaria de Obras, recebeu a aprovação dos moradores. Entre as ruas atendidas pelo programa estão a Milton Dias Pinno, Roberto Silveira e Manuel Barcelos, entre outras vias. A prefeitura continuará levando vários serviços aos cerca de nove mil moradores da Vila Operária, que, até agaora, só dispunham de um Posto de Saúde, numa das entradas da comunidade, proximo ao Cemitério do Tanque do Anil.

Nenhum comentário: