quarta-feira, 10 de junho de 2015

DRAGAGEM DE RIOS PODE EVITAR
NOVAS ENCHENTES EM CAXIAS
Há 30 anos os moradores que vivem no entorno e nas proximidades do Rio Meriti e seus afluentes, como o canal dos Caboclos, sofrem com enchentes que traziam transtornos, afetando a vida de cerca de 100 mil pessoas em diversos bairros da região. O fim desta angústia está com os dias contados, com a assinatura do convênio entre a prefeitura de Duque de Caxias e a Caixa Econômica Federal (CEF), realizado nesta terça-feira (09), para realizar o maior programa de combate às enchentes no município, no valor de R$ 32 milhões.
O prefeito fala da importância do
 saneamento no município
A iniciativa visa à dragagem do Rio Meriti, que se encontra com um nível de assoreamento crítico, e a urbanização dos bairros Vila Ideal e Parque Vila Nova. O projeto abrange ainda, a construção de uma nova ponte sobre o valão dos Caboclos no cruzamento da Avenida Manoel Telles, a conclusão do conjunto habitacional da Vila Ideal, com 176 apartamentos, além de uma creche. A obra tem previsão de início para agosto, com conclusão no segundo semestre de 2016.
“Temos que agradecer as equipes técnicas das secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente na realização deste projeto, além dos vereadores e dos deputados federal Celso Pansera e estadual Dica. Esta conquista é fruto de uma parceria com a presidenta da República, Dilma Rousseff, do ministro Gilberto Kassab (Cidades), e do Governo do Estado. Ninguém consegue dinheiro em Brasília (DF) sem projeto. A CEF é um exemplo nesta avaliação de projetos e seus detalhes e sua presidente, Miriam Belchior, merece todos os nossos elogios por sua visão estratégica. Para que chegássemos a esta assinatura e a realização do projeto houve uma integração entre todos nesta parceria: governos municipal, estadual e federal”, disse o prefeito Alexandre Cardoso.
O prefeito assina o termo de ajuste
com a Caixa Econõmica Federal
Durante a solenidade o prefeito Alexandre Cardoso, exibiu um vídeo com detalhamento do projeto de dragagem no Rio Meriti (380 metros), as novas moradias quase prontas na AV. Dr. Manoel Teles e a creche. Ressaltou ainda que já conseguiu junto ao Ministério da Educação, a construção de mais oito creches para o município.
“Existe um desrespeito aos rios. Joga-se muito lixo (sacos, pneus e etc) que contribui negativamente nesse assoreamento. Ao longo do tempo, por exemplo, o rio ficou mais alto que a Praça Humaitá, contribuindo para as enchentes no bairro 25 de Agosto. Não estamos fazendo política de criticar governos anteriores. A cidade não pode viver de denúncias. Ainda há muito a melhorar, Caxias tem um potencial enorme e tem que ser conhecida pela cultura, tecnologia e os avanços. Temos que mudar o conceito de que todo político é ladrão. Temos que pedir desculpas à população pelo tempo que nós governantes deixamos de resolver este problema”, concluiu o prefeito, que destacou ainda futuras realizações, como, o novo concurso para fiscal, a recuperação ambiental e revitalização do Jardim Gramacho e a recuperação da Bacia do Guandu.
O antes navegável canal dos
Caboclos está tomado por
 lixo há décadas
A obra beneficiará os moradores de diversos bairros no entorno do Rio Meriti e do Canal Caboclo, como, Lagunas e Dourados, Parque Vila Nova, Engenho do Porto, Prainha, Bar dos Cavaleiros, além de vias importantes como as Avenidas Nilo Peçanha (que corta o canal dos Caboclos no Parque Lafaiete) e Dr. Manuel Teles, que separa as comunidades de Vila Nova e Vila Ideal e provoca enchentes no calçadão da Rua José de Alvarenga.
“Este é um dia muito especial para Duque de Caxias. Um projeto que foi concebido da demanda e nos pedidos da população na busca por melhorar a qualidade de vida das pessoas. E principalmente, ao empenho do prefeito Alexandre Cardoso na busca de recursos junto ao Governo Federal fruto da relação política, e de articulação com a presidenta Dilma Rousseff. O Ministério das Cidades entendeu a necessidade e a importância desta obra para Caxias”, afirmou o secretário municipal Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, que fez ainda um agradecimento ao secretário de Obras, Luiz Felipe Leão e sua equipe, na conclusão do projeto.
O prefeito prometeu o fim da lagoa
de esgotos ao lado da Linha Vermelha
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cláudio Martins, destacou o trabalho da prefeitura para a conclusão do convênio. “Às vezes os moradores de uma cidade não conseguem perceber o trabalho de um prefeito em uma obra grande. Caxias está de parabéns pelo prefeito Alexandre Cardoso. Impressiona sua capacidade intelectual e política em benefícios para o município que é demonstrado em seu contato com os ministérios e com a presidência da República. Tudo para que Caxias seja uma cidade melhor para seus moradores”, afirmou.
Estiveram presentes a primeira-dama e secretária municipal de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, o vice-prefeito Laury Villar, o deputado estadual Dica, vereadores e secretários municipais. (Fotos: Rafael Barreto/Arquivo)

Nenhum comentário: