quarta-feira, 2 de agosto de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PARTIDOS PROTEGEM
OS SANGUESSUGAS
Da mesma forma que o PT decidiu só vai apurar a participação de membros do partido nos recentes escândalos, como mensalão e valerioduto, depois das eleições de 1º de outubro, os demais partidos também tiram proveito dos votos (e do poderio econômico) dos sanguessugas, que continuam candidatos nas eleições de 1º de outubro. O deputado Alexandre Cardoso, por exemplo, presidente do PSB/RJ e que tenta mais uma reeleição, declara, em sua propaganda ser o único político honesto da Baixada, muito embora mantenha na lista de candidatos do seu partido os deputados João Mendes de Jesus e Paulo Baltazar, acusados pelo Ministério Público Federal, de integrarem a lista dos sanguessugas que patrocinavam a compra de ambulâncias superfaturadas com verbas do Ministério da Saúde. E a mesma situação se repete nos demais partidos que têm deputados envolvidos no escândalos, como o PTB, com Elaine Costa e Fernando Gonçalves, o PL com Reinaldo Betão e Reinaldo Gripp, o PFL de Almir Moura e Laura Carneiro, o PSDB de Paulo Feijó, o PRB, fundado pelo Bispo Edir Macedo, com os deputados-bispos Vieira Reis e José Divino, o PSC do Pastor Amarildo e do Doutor Heleno e o PSDB, com o deputado Itamar Serpa. Curiosamente, nenhum dos outros 46 deputados da bancada federal fluminense, ou os 70 integrante da Assembléia Legislativa do Estado se insurgiu contra a campanha difamatória de Alexandre Cardoso. A sabedoria popular tem um brocardo que, talvez, explique esse silêncio obsequioso dos políticos fluminenses diante do escárnio do colega do PSB: quem cala, consente!

► Num vôo de Brasília para Recife, semana passada, o deputado Raul Jungman (PPS-PE) membro da “CPI dos Sanguessugas”, apresentou-se à comissária de bordo com um estilo novo: Sou deputado federal, mas sou honesto.
► A Comissão de Combate às Discriminações da Alerj, presidida pela deputada Jurema Batista (PT), realiza, nesta quinta (03/08), às 18 horas, audiência pública para homenagear a mulher negra, latino-americana e caribenha. Durante o evento serão entregues moções de louvor e reconhecimento a mulheres que realizaram trabalho de relevância na promoção da questão racial
► Em visita à sede da Ong Davida, segunda-feira (31/07), a candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Paes (PSDB), Maristela Kubitschek, afirmou que quer dar total apoio a projetos similares para resgatar a esperança e atender as necessidades básicas do cidadão. A Ong Davida, que luta pelos direitos das prostitutas, é a criadora da grife “DASPU”, que em menos de um ano transformou-se em fenômeno no mundo da moda carioca. “Vocês são umas lutadoras e têm um projeto maravilhoso aqui, porque estão buscando qualidade de vida e recursos de forma séria e comprometida com a causa do grupo. Gostaria de reafirmar que sou candidata para resgatar a esperança desse país. Minha mãe (Sarah Kubitschek) trabalhou muito pelo social e eu também trabalhei toda a vida por essa causa”, afirmou Maristela.
► Recebida pela fundadora Gabriela Leite, a candidata ouviu com atenção a história da grife, que nasceu ano passado com o objetivo de tornar a entidade auto-sustentável. “Entre nossas bandeiras está a luta contra a violência e pelos direitos trabalhistas das prostitutas. Com a Daspu, fazemos a moda com trama social e temos um meio de sustentar nossas ações educativas. Antes, apesar do apoio do Ministério da Saúde, tínhamos muita dificuldade de financiamento”, contou Gabriela.
► A fundadora da Ong acrescentou que todo o projeto da Daspu conta com a participação das prostitutas da Praça Tiradentes, que são modelos nos desfiles. A nova coleção da marca foi lançada no Fashion Rio. Após a conversa, Maristela conferiu as camisetas da grife, que fazem sucesso em todo o país.
Domingo (06/08), a partir das 14h, cerca de 15 mil pessoas devem participar da 1ª Caminhada GLBTS (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros e Simpatizantes) de Duque de Caxias, com o tema “Somos todos cidadãos” promovida pelo Grupo Pluralidade e Diversidade (GPD), em parceria com a Prefeitura. A concentração será na Praça Roberto da Silveira, de onde os participantes partirão em direção à Praça Humaitá, pela Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no Centro. A Secretaria de Saúde reservou 15 mil preservativos para distribuir ao longo do evento.
► O objetivo da caminhada de domingo será conscientizar a população sobre os direitos dos homossexuais, além de ressaltar a importância da mobilização e organização como forma de responder aos desafios da estigmatização e discriminação. Nesta quarta-feira (02/08), no Plenário da Câmara Municipal de Duque de Caxias, será promovido fórum de discussão, com início às 16 horas e a cerimônia de abertura será presidida pelo Secretário de Saúde Oscar Berro.
► Em defesa dos músicos e da cultura brasileira, os deputados Gilberto Palmares e Carlos Minc, ambos do PT, e o Movimento Jabasta, promovem audiência pública nesta quarta-feira (02/08), para debater a criminalização da prática do jabá (execução de música mediante pagamento) e os encaminhamentos para a aprovação do projeto de lei 3.323/06, que regulamenta a questão levando em conta a democratização do espectro radiofônico e a diversidade cultural. Estão confirmadas as presenças dos compositores Lobão e Marcelo Yuca, da cantora Sandra de Sá, do violonista Tibério Gaspar, do saxofonista Léo Gandelman e do representante do Ministério da Cultura, Adair Rocha. A audiência pública está marcada para as 14h,
► Nos editais de licitações para contratação de mão-de-obra para restaurantes e refeitórios deverão constar a obrigação, por parte das empresas, o fornecimento de uniformes compatíveis à atividade, além de treinamento de pessoal e troca de funcionários que apresentem lesões ou enfermidades que possam comprometer a qualidade do alimento. É o que determina o projeto de lei 3.463/06, da deputada Andréia Zito (PSDB), que será votado, em regime de urgência e discussão única, nesta quarta-feira (2/8). A proposta, no entanto, ainda deverá receber pareceres de cinco comissões permanentes antes de entrar em votação. “O objetivo é obrigar as firmas prestadoras de serviços a cumprirem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, argumenta a parlamentar.
► Os hotéis e pousadas localizados no Rio de Janeiro podem ser obrigados a disponibilizar fichas de estadia e os demais serviços oferecidos em método Braile, caso seja aprovado nesta quarta-feira (2/8) projeto do deputado Caetano Amado (PL), A proposta ainda cria uma multa de mil Ufirs para quem não cumprir a determinação. “O deficiente visual, atualmente, tem como única opção confiar nas informações que lhe são passadas oralmente por funcionários destes estabelecimentos, o que pode levar os deficientes a equívocos e a interpretações erradas”, argumenta o parlamentar.
► O Poder Executivo terá que custear a defesa jurídica de autoridades ou servidores que, em decorrência de seus atos funcionais de gestão, sejam alvos de ações judiciais civis ou penais. É o que consta do projeto de lei 3.264-A/06, dos deputados Edson Albertassi (PMDB) e Luiz Paulo (PSDB), que será apreciado, em segunda discussão, nesta quarta-feira (2/8). “Muitas vezes funcionários são acionados em ações civis públicas e, após deixarem seus cargos, não têm como pagar pela defesa. Se não houve dolo ou má-fé na ação do profissional, é justo que o Estado assuma a defesa”, acredita Luiz Paulo.
► Albertassi lembra que muitos gestores, quando são processados, estão apenas pondo em prática políticas de governo. “É o caso, por exemplo, de um médico que é obrigado a rejeitar um paciente por falta de leito. A culpa não é daquele profissional, mas do Estado, que é responsável pelo hospital”, explicou o parlamentar.
► As lojas que vendem aparelhos celulares poderão ser obrigadas a disponibilizar lixeiras para a coleta de equipamentos e acessórios usados para telefonia móvel. A determinação faz parte do projeto de lei 1.995/04, do deputado Caetano Amado (PL), que será apreciado, em segunda discussão, nesta quarta-feira (2/8). A proposta ainda institui uma multa de cinco mil Ufirs para os estabelecimentos que não cumprirem a determinação. “O celular e seus utensílios não podem ser jogados no lixo comum, pois causam grandes danos ao meio ambiente. Com a criação desta lei, o consumidor passará a ter locais para despejar seus celulares velhos e sem funcionamento, bem como seus utensílios, sempre de forma fácil e segura”, argumenta o parlamentar.
► ”O Estado tem obrigação de subsidiar o transporte público para que as pessoas que vivem na periferia tenham acesso fácil ao trabalho”, afirmou esta manhã na Central do Brasil, o candidato do PDT ao governo do Estado, Carlos Lupi. “Vivemos uma realidade cruel onde um trabalhador que ganha 350 reais mensais é obrigado a gastar, em condução, 132 reais por mês ou quase 38 por cento de seu salário”, argumentou, se ele - na ida e na vinda do trabalho - compra um bilhete integração trem/metrô de R$ 3,30.
► Lupi anunciou que vai subsidiar transporte de massa no Rio de Janeiro “porque é assim nas principais cidades do mundo moderno como Londres, Tóquio e Nova Iorque”, e considera isto de fundamental importância para que as pessoas possam viver melhor. - As pessoas que moram longe são as que pagam mais. Qual é o papel do Estado nisto? Ele tem obrigação de subsidiar o transporte público como acontece em qualquer cidade democrática e em países, como a China. O subsídio é fundamental para que as pessoas tenham direito ao trabalho - argumentou.
► Na opinião de Lupi, a integração trem/metrô tem custo abusivo, um peso muito grande no orçamento dos trabalhadores e das empresas, que preferem as pessoas que moram mais perto, em detrimento das que vivem em bairros distantes. Um bilhete de integração trem/metrô custa R$ 3,30 a unidade, preço que Lupi considerou abusivo.
► O líder nacional das Assembléias de Deus, bispo Manoel Ferreira, declarou apoio à candidatura de Eduardo Paes (PSDB) ao governo do Estado. Nesta terça-feira (01/08), os dois participaram de uma reunião com mais de 200 pastores na sede da igreja, em Madureira, Zona Norte do Rio. Paes comentou a importância da doutrina cristã, dizendo que ela reforça os valores éticos e morais necessários à sociedade. Relembrando que a profissionalização da administração pública será um dos pilares de seu governo, Paes criticou a gestão do casal Garotinho.
► “São oito anos de governo desonesto, de governo que não funciona, onde os serviços públicos mais básicos não servem à população. Vamos precisar fazer um reforma que signifique um “choque de gestão”, implementando mudanças administrativas. Na companhia do bispo Manoel Ferreira realizaremos o choque ético, com mudanças nos valores morais”, analisou Paes, que recebeu elogios e manifestações de apoio do bispo: “Eu confesso que o Eduardo Paes é um quadro excelente e um dos melhores nomes. Está preparado para governar o estado”, disse Manoel Ferreira.


Um comentário:

André de Oliveira disse...

Caro Alberto,

Como membro da Direção Estadual do PSB cabe tecer alguns comentários a respeito da sua ultima coluna publicada.
O Deputado Alexandre Cardoso e nós do PSB, não pautamos nossa campanha com denúncias e acusações, respeitamos todos os parlamentares e só podemos nos pronunciar depois dos devidos processos tramitados e comprovados os erros cometidos, essa lógica também serve para os deputados do PSB que estão sendo acusados do envolvimento com a máfia, e a instância que trata da questão relativa aos Deputados Federais é a Executiva Nacional do PSB.
Gostaria de frizar e salientar novamente que nunca fizemos uma campanha atacando ninguém, e sim mostrando a atuação do Deputado Alexandre Cardoso, que foi eleito novamente pelo Diap como um dos mais importantes parlamentares da bancada fluminense, tem seu mandato pautado pela apresentação de projetos e a conduta ética no Parlamento. Não é a nossa prática e você como morador e jornalista da cidade conhece muito bem.
Por último gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho desenvolvido em prol da cidade.

Atenciosamente,

André de Oliveira
Executiva Estadual do PSb