segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE

A FÉ AINDA REMOVE MONTANHAS
(DE DINHEIRO) PARA OS EE. UU.

Um espirituoso blogueiro resolveu divulgar uma receita infalível, no melhor estilo Ana Maria Braga, para quem quiser ganhar dinheiro explorando a (boa) fé dos brasileiros e brasileiras. A receita está disponível no endereço
http://ponteaereasp.nominimo.com.br/. Assim como nas arcas dos partidos aparecem, do nada, fortunas para a compra de dossiês fajutos contra adversários (ou concorrentes?), é muito simples a receita para ganhar muito dinheiro, tal e qual o casal Hernandes, preso nos EE. UU. por lavagem de dinheiro e falsa declaração alfandegária. O texto mostra, ainda, como as leis no Brasil são frágeis e permitem a montagem de ONGs sem qualquer controle do Poder Público, apesar de todo aparato legal, como Polícia e Receita Federal, Ministério Público e liberdade de Imprensa (é bom não abusar dessa liberdade!)
“É uma moleza fundar uma igreja, de qualquer credo ou descrença, e multiplicar o dinheiro dentro de bíblias como as rãs das pragas do Egito. Faça você mesmo, inclusive, o seu deus. Não carece trabalhar – segundo a legislação - obrigatoriamente com Jesus, embora esse nome seja o mais “quente da praça” e um negócio de baixíssimo risco. Você pode, inclusive, fazer um mix de religiões, como os fundadores da IGREJA EVANGÉLICA MUÇULMANA JAVÉ É PAI, com filial aqui na periferia de São Paulo, que reúne Alá, Alá meu bom Alá, como na marchinha carnavalesca, e cristianismo sob o mesmo teto de zinco suburbano. Com a igreja oficialmente fundada, você faz a festa, se o cristão for mal-intencionado, claro! (não é o nosso caso). Além da contribuição espontânea dos seguidores, você pode obter isenção fiscal para comprar até um avião, desde que os bens adquiridos pertençam à sua entidade religiosa. Melhor ainda: você pode usar a sua igrejinha como “laranja” para fazer qualquer transação para terceiros. Mediante uma módica comissão, claro! (aqui se faz, aqui se paga!); Molhai-vos as mãos uns dos outros! Amém, irmãos !”
Segundo o irreverente cronista, as despesas com a “legalização” de uma igreja, de qualquer culto, ficam em torno de R$ 250 reais. Como vivemos num País laico e o Estado não pede declaração de bens ou rendimentos das Igrejas, é fácil, barato e legal (no sentido estrito do termo) usar e abusar da (boa) fé alheia para amealhar milhões. Depois, é só eleger meia dúzia de bispos, diáconos, obreiros e apóstolos, formar uma ruidosa “bancada evangélica” e negociar (no sentido comercial do termo) o apoio ao Governo (qualquer Governo) e“partir para a galera!”., como diria aquele personagem criado por Chico Anísio (que falta anda fazendo o “Chico City!”)
Apesar de tudo, o assunto é sério e merece um estudo das autoridades, antes que o País caia no anedotário internacional!

● Existe um site, chamado Igrejologia, dedicado a registrar nomes exóticos de templos de todas as religiões, como a Igreja Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno, que tem muitos adeptos na Baixada Fluminense. Ou a Assembléia de Deus Batista A Cobrinha de Moisés, em S. Paulo.
● José Dirceu, que trabalha furiosamente pela eleição de Arlindo Chinaglia, tem um outro projeto nada ambicioso. Zé Dirceu espera reunir, no mínimo, um milhão de assinaturas num projeto de iniciativa popular, propondo a sua própria Anistia. Na aba desse projeto, ele conta (quem diria!) com o apoio do ex-deputado Roberto Jefferson, ainda presidente do PTB. Nesse caso, vale a máxima do saudoso Stanislaw Ponte Preta: Ou todos nos locupletamos, ou restaure-se a moralidade pública!
● Quem quiser conhecer a história do piloto de helicóptero, que levava os malotes de dinheiro da Renascer para o haras da família Hernandes, é só acessar o site
http://pavablog.blogspot.com/. Os vôos eram feitos de madrugada e os malotes chegavam no aeroporto de S. Paulo (Campo de Marte) em carros blindados, sob forte proteção de homens armados.
● Nesses malotes estariam apenas “bilhetes para Jesus”, como alegou o Bispo Edir Macedo para justificar os sacos recolhidos num “show’ da Igreja Universal no Maracanã?
● Uma ala do PT/Caxias, refratária ao acordo firmado pela direção municipal de apoio a Washington Reis em troca de cargos no Governo, fez uma reunião no sábado, quando inaugurou o Comitê Pró-Candidatura Própria. A reunião foi convocada para o dia 13, às 13 horas, e a sede fica no prédio da lanchonete ‘Mira Serra’, conhecido ponto de encontro de políticos de todas as tendências e vizinho à Câmara Municipal.
● A rádio corredor informava na sexta-feira que a Prefeitura já conseguira comprar duas resmas de papel para xerox, possibilitando, assim, a impressão do primeiro Boletim Oficial do ano, que trará, finalmente, dezenas de Portarias assinadas por Washington Reis, demitindo conhecidos “aspones”.
● Nesse BO deverão ser publicados os decretos que acabam com as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, incorporadas, como simples Departamentos, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
● Em fevereiro de 1967, o “Boletim Oficial” da Prefeitura teve uma edição histórica, com cerca de um milhar de Portarias do prefeito Moacyr do Carmo, demitindo, cancelando aposentadorias e anulando promoções de servidores ocorridas no apagar das luzes do Governo Joaquim Tenório. Foi impresso nas oficinas de um jornal carioca e tinha exatamente 20 páginas no formato tablóide.
● O jornalista Ruyter Poubel, que recusou convite para ocupar a Secretaria de Cultura (ele foi o terceiro a recusar convite para essa Secretaria), está sendo pressionado a rever a sua posição. Ele foi avisado, inclusive, que Washington Reis pretende devolver a Cultura, em forma de Departamento, para a Secretaria de Educação, como era nos anos 70, em plena ditadura.
● Agora é oficial: o ex-deputado Doutor Heleno mudou-se, com toda a “mobília” para a Barra da Tijuca, num prédio onde outros ex-caxienses já fincaram suas “barracas”, O fato reforça a boataria sobre a venda do casarão da Rua Piauí, no bairro Paulicéia, para o casal Garotinho.
● Um político caxiense com livre trânsito junto ao Secretário de Ciência e Tecnologia, o deputado Alexandre Cardoso, confirma que ele está no “banco” para disputar, novamente, a prefeitura de Duque de Caxias, agora sob os auspícios do governador Sergio Cabral. Seria uma “arma secreta” para detonar os planos de Garotinho de disputar a cadeira hoje ocupada por Washington Reis e fazer da filha Clarissa candidata a prefeita de São João de Meriti, onde enfrentaria nas urnas em 2008 nada mais, nada menos que a deputada federal Andréia Zito (PSDB), que está deixando o apartamento da rua Bahia, na Paulicéia, em Duque de Caxias, para morar na terra do prefeito Uzias Mocotó.
● O chefe de Gabinete do Secretário de Esporte e Turismo, o ex-deputado Eduardo Paes, é o simpático e eficiente João Santana, fiel seguidor do ex-prefeito Zito, de quem foi Secretário de Meio Ambiente. Ele também esteve no Secretariado de Narriman Zito, em Magé.
● A AMAE - Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas, que reúne PMs e Bombeiros do Rio de janeiro, distribuiu Nota, propondo que o projeto da lei de Defesa do Estado Democrático de Direito , revogando a Lei de Segurança Nacional, que tramita no Congresso Nacional, considere crime terrorista os atentados contra policiais, quartéis e delegacias com armamento militar, pelo "vínculo de facções criminosas com o terror internacional".
● Há o risco da ‘bancada ruralista” aproveitar a ocasião e incluir, entre os “crimes contra a Segurança Nacional”, a invasão de fazendas pelos movimentos sociais, do tipo MST, de centros de pesquisas (como no RS, ano passado) e outros tipos de violação da lei no quesito respeito á propriedade. No Século XIX, recomendava-se que não se falasse em corda em casa de enforcado.

Nenhum comentário: