sexta-feira, 22 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

O DESMATAMENTO EM XERÉM
NÃO PREOCUPA O GOVERNO

Enquanto a Diretoria do Fluminense se esmerava na restauração do Hotel dos Italianos, que pertencia à extinta FNM e abrigava técnicos e engenheiros da Alfa Romeo, que davam assistência técnica na produção de caminhões e automóveis, o Governo vira as costas para o futuro e não dá a devida importância ao acelerado processo de desmatamento em Xerém, que está destruindo o que resta da Mata Atlântica, muito embora a região integre a Reserva Florestal de Tinquá. Nem o fato ser fundamental para a população de Duque de Caxias e da Capital a preservação das encostas da Serra da Estrela e dos rios da região, que ainda têm papel importante no fornecimento de água para a população dessa região, através das chamadas “Linhas Pretas”, foram capazes de mobilizarem as chamadas autoridades públicas para a importância do I Seminário sobe Meio Ambiente de Xerém, realizado na última sexta-feira (15/06), contando com a participação de cerca de 400 pessoas. Embora morem, oficialmente, em Xerém, lá não compareceram o prefeito Washington Reis, nem seu irmão e presidente da Câmara, Junior Reis, muito menos o Secretário estadual de Meio Ambiente, o deputado Carlos Minc, que, em outras circunstâncias, estaria exibindo cartazes e, de megafone nas mãos, protestando contra o “Pó de Broca” abandonado pelo Ministério da Saúde na “Cidade dos Meninos”, desde 1955. Certamente, o Secretário de Meio Ambiente estava trancado em seu gabinete, preparando a regulamentação da lei que autoriza a multinacional Aracruz Celulose a plantar eucaliptos no Estado do Rio, a pretexto de refazer a Mata Atlântica. Ou então, redigindo o convênio que irá permitir à Comlurb despejar 9 mil toneladas de lixo, por dia, na “Cidade dos Meninos”, soterrando de vez as 400 toneladas de CHC, mais conhecido como “Pó de Broca”, porque era utilizado no combate à broca do café. A contaminação do lençol freático, que o próprio Carlos Minc denunciava nos anos 80, deixou de ter importância, quando a Aracruz promete gerar emprego e pagar impostos para sustentar um Governo inepto e desvinculado da realidade enfrentada pelo Povo, como o desastroso cerco ao Complexo do Alemão, onde só os moradores saem perdendo.

Termina nesta sexta-feira (22/06), a V Conferência Municipal sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, iniciada ontem e que está sendo realizada o auditório Wilson Chagas, da Unigranrio
● Durante o encontro, a presidente do Conselho, Ângela Garrido, estará lançando o projeto “ECA – Vale a pena conhecer”, que pretende divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promovendo campanha e um concurso de quadrinhos na rede de ensino. O resultado sairá em outubro e a escola vencedora ganhará um computador, e o autor ou autores dos desenhos, um MP4.
● A partir das 9:30 horas desta sexta-feira, será realizado o Painel “Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária: marco regulatório da política de proteção”, seguido de debates e da escolha dos delegados à Conferência Regional, que será realizada no Rio de Janeiro
● Os moradores de Xerém estão pedindo socorro à Secretaria de Saúde do Município para que tome providências para controlar a população de pombos naquela área. Com o desmatamento, os principais predadores dos pombos desapareceram (principalmente os gaviões), e o medo da população é quanto às doenças transmitidos por essas aves, principalmente a cirticircose e os piolhos. Já tem até automóveis com plásticos, denunciando a situação. Um dos mais comuns convida "Visite a praça da Mantiquira e ganhe uma CAGADA dos POMBOS”
● Para um grupo de 40 deputados federais, Andréia Zito merece o título de Miss. O registro foi feito no blog do jornalista Jorge Serrão, “Alerta Total” (
http://alertatotal.blogspot.com/) nos seguintes termos:
Miss Câmara - A deputada federal Andréia Zito (PSDB-RJ), de 32 anos, foi eleita, informalmente, como a deputada mais atraente do plenário da Câmara Morena, a bela deputada tem 62 quilos distribuídos harmoniosamente por 1,76 metro de altura. Sua beleza chamou a atenção da maioria dos 40 deputados entrevistados pelo instituto responsável pela coleta de opiniões. Andréia Zito se diz solteira, mas não deixa claro se terminou realmente o relacionamento de cinco anos com um assessor.
● A Funerária Municipal de Duque de Caxias, inaugurada em outubro/2006, contabilizou, até maio, 1.232 sepultamentos gratuitos. Administrada pela Secretaria de Assistência Social, a nova funerária funciona na Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1.618, 25 de Agosto, de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas e mantém um serviço 24 horas pelo telefone 2672-6660. Os sepultamentos realizados pela funerária já representam cerca de 25% do total na cidade e os sepultamentos são feitos exclusivamente nos cemitérios da Taquara (Imbariê), Xerém e Pilar.
● O que ninguém entendeu, até agora, é a razão dos pobres do primeiro Distrito não terem direito a sepultamento nos cemitérios do Corte Oito (onde as sepulturas são gradeadas) e do Tanque do Anil, obrigando os familiares dos mortos atendidos pela funerária da Prefeitura a fazerem o velório no pequeno e centenário cemitério do Pilar, que pertence à Irmandade de Nossa Senhora do Pilar, ou no distante cemitério da Taquara, em Imbariê.
● O que está garantido é que a Prefeitura vai pagar uma indenização de quase R$ 30 milhões aos antigos donos do terreno onde foi instalado o Cemitério do Tanque do Anil, proibido para os pobres e cujas sepulturas são vendidas pela Funerária Duque de Caxias, mesmo depois de terminado o contrato de concessão firmado em 1972.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como foi bom ver a foto do antigo Hotel dos Italianos, uma volta ao passado, pois o meu pai, como funcionario da extinta FNM, trabalhou lá e vemos que, pelo aspecto externo - jardim etc, realmente houve uma restauração.
Na infancia e adolescência, caminhei muitas vezes por seus jardins e alamedas arborizadas, mantidas impecavelmente à época pela administração da empresa.
Paulo Feijolli

Anônimo disse...

Como foi bom ver a foto do antigo Hotel dos Italianos, uma volta ao passado, pois o meu pai, como funcionario da extinta FNM, trabalhou lá e vemos que, pelo aspecto externo - jardim etc, realmente houve uma restauração.
Na infancia e adolescência, caminhei muitas vezes por seus jardins e alamedas arborizadas, mantidas impecavelmente à época pela administração da empresa.
Paulo Feijolli

Campinarte disse...

Alberto Marques, foi com muito prazer que tomei conhecimento do seu blog navegando despretensiosamente pela internet.
Sou um dos responsáveis pelo Campinarte Dicas e Fatos, informativo voltado para educação comunitária em circulação basicamente no Terceiro Distrito de Duque de Caxias.
O endereço do nosso site é www.campinarte.250free.com
Gostaríamos de poder contar (quem sabe?)se for do seu interesse - com a sua colaboração num futuro próximo.
Além do site visite também o blog de http://huayran.blogspot.com (uma coletânea e artigos, crônicas, críticas, etc.) que foram publicadaos no nosso tablóide (que é mensal).

Grato pela atenção - Huayrãn Ribeiro