segunda-feira, 25 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE

INAUGURADO UM CENTRO DE
EQUOTERAPIA EM XERÉM
A aula com montaria dupla conta com o apoio de um terapeuta, um auxiliar, um professor de equitação e um puxador, que leva o animal a andar de vagar na área de recreação (Foto: Marcos Brito – PMDC/Divulgação)

Apesar de todos os contratempos e, em muitos casos, da falta de atenção do poder público, a vida continua a pulsar em Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias, onde já está funcionando o primeiro Centro de Equoterapia para tratamento para tratamento de portadores de síndrome de Dawn e paralisia cerebral. O Projeto, batizado de Equinovida, foi concebido e inaugurado pela Secretaria de Ação Social do Município nesta segunda-feia (25/06), no Parque Ana Dantas, em Xerém, e vai trabalhar com crianças de zero até 13 anos. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, integrada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos e professores de equitação O tratamento com equitação melhora a coordenação motora e o equilíbrio, além de fortalecer e relaxar os músculos. Ajuda ainda, na melhora da postura e a atenção da criança, garantindo-lhe momentos de alegria. Segundo a Prefeitura, o projeto vai atender a mais de 100 crianças de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Uma Kombi da prefeitura estará disponível para o transporte dos responsáveis e seus filhos do Posto de Saúde de Xerém até o local do tratamento, distante quatro quilômetros (Foto: Marcos Brito – PMDC/Divulgação)

● Moradores das ruas Voluntários da Pátria e Marechal Deodoro, ao lado da Praça Roberto Silveira e da Câmara Municipal, no centro de Duque de Caxias, estão sem água há 15 dias. Os moradores já ligaram para CEDAE e foram pessoalmente reclamar, mas, até agora nada foi feito pela estatal. O mais interessante é que, até agora, nenhum vereador, da situação ou da oposição, foi à tribuna cobrar providências, mesmo diante do fato de que a área de seca fica a menos de um quilômetro de dois reservatórios da empresa (Praça João Lazzaroni) inaugurados no ano passado por Da.Rosinha Mateus.
● Até sexta-feira (29/06), o ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj estará atendendo diariamente os moradores de Duque de Caxias, no início do calçadão da Avenida Nilo Peçanha, em frente à Praça da Emancipação (Relógio). O atendimento está sendo feito das 9:00 às 17:00 horas por uma equipe de advogados e estagiários que enviam as reclamações on-line para a central da comissão. As empresas alvo de queixas e denúncias são notificadas pela comissão.
● Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas – Amae
(http://www.militarlegal.blogspot.com/)
acaba de criar a medalha TENENTE ALBERTO MENDES JÚNIOR, a fim de condecorar a todos os militares, policiais e cidadãos que se destacarem na luta contra o crime e o terrorismo. Segundo o presidente da Amae, Tenente Melquisedec Nascimento, a homenagem é justíssima, pois o homenageado simboliza o oficial justo e bravo.
● O Tenente Mendes teve sua cabeça aberta a golpes de coronha de fuzil, no dia 10 de maio de 1970, pelos comandados do então Capital Carlos Lamarca. O Tenente Alberto, oficial da Polícia Militar de São Paulo, cumpria ordens do Exército, para prender Lamarca na região do Vale da Ribeira, em S. Paulo.. O tenente foi assassinado na presença de seus próprios subordinados, pois havia se entregado para poupá-los
● A criação dessa medalha é a reação de um grupo de militares à decisão da Comissão de Anistia de promover o Capitão Lamarca ao posto de General, o que a “linha dura” das Forças Armadas considera um desafio.
● O empresariado fluminense resolveu sair do armário e tomar posição na discussão sobre o reinício, ou não, das obras de Angra 3. Para o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o Governo precisa sair do imobilismo e deslanchar os investimentos na área de energia, sob pena de colocar em risco o desenvolvimento projetado de 4,5% ao ano. Ao abrir o seminário “O Desafio da Energia”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), na Firjan, ele criticou as dificuldades de licenciamento das hidrelétricas do Rio Madeira e a indefinição a respeito da usina nuclear de Angra 3.
● “Nós temos trunfos invejáveis, como a enorme capacidade de produção de energia saudável e não poluente, gerada a partir das hidrelétricas. Mas a sociedade se espanta em ver o caso do Rio Madeira não ir adiante. Não temos nada contra as espécies de peixes do local, mas temos que priorizar o crescimento que trará mais chances de emprego para 180 milhões de brasileiros”, afirmou. O presidente disse ainda que a discussão sobre Angra 3 é desperdício de dinheiro público, já que o País gastou US$ 1,4 bilhão de dólares em equipamentos e não montou a usina: “Isso é ineficiência de gestão. Os equipamentos já estão lá, e portanto o risco já está lá. Todos os dias o Governo diz que está examinando a questão, que já virou um romance. Hoje a energia nuclear é muito mais segura”. ● Estão abertas até esta terça-feira (26/06) as inscrições para a Oficina de teatro do Movimento Enraizados. A oficina acontecerá na Escola de Samba Imperial de Morro Agudo, na Rua José Gouvêa e as inscrições podem ser feitas através do telefone (21)3064-4517, ou na sede da Escola.

● A orquestra de jazz Cal Poly, da Universidade da Califórnia (USA), reunindo 23 acadêmicos do Curso de Música, participou sexta-feira (22/06), de um espetáculo ao ar livre na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, em comemoração ao 35º aniversário da Universidade Unigranrio. A festa, programada pela Pró-Reitoria Comunitária da Unigranrio e pela Prefeitura, foi a primeira apresentação de um grupo internacional no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

A apresentação da orquestra Cal Poly, na sexta-feira, atraiu a atenção das pessoas eu circulavam pela Praça do Pacificador, principalmente por incluir Garota de Ipanema no seu eclético repertório

● O palco reversível permitiu que as pessoas que passavam pelo local, na hora do almoço (12:30 horas) pudessem admirar o virtuosismo dos músicos da Cal Poly, que já se apresentaram em importantes festivais de jazz, como o Sacramento Jazz Jubilee, o San Jose Jazz Society’s Sunday Jazz series, o Swing Dances in Santa Bárbara, entre outros. No repertório, o público caxiense teve oportunidade de ouvir clássicos como “Let The Good Times Roll; Sweet Geórgia Brown”, ou mesmo algumas brasileiras, tal como Samba do Gringo e Garota de Ipanema.

Acostumados a dormir em até tarde, um grupo de adolescente que “mora” na Praça do Pacificador, embaixo da Biblioteca Leonel Brizola, acordoou ao Meio Dia ao som da orquestra californiana.(Fotos: A Lobo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Se outras pessoas fizessem o mesmo!
Parabéns pelo blog!!