quinta-feira, 28 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A JUSTIÇA NÃO EXISTE
PARA PÉS DE CHINELO


Teve grande repercussão em todo o País a decisão do juiz Bento Luiz de Azambuja Moreira, da 3ª Vara do Trabalho do município de Cascavel, no Paraná, de adiar para agosto a primeira audiência do processo que o trabalhador rural Joanir Pereira move contra uma empresa daquela cidade paranaense. Segundo o jornal “O Estado do Paraná”, o motivo alegado pelo magistrado é que o calçado era “incompatível com a dignidade do Poder Judiciário”. Tudo porque o trabalhador compareceu á audiência de chinelo do tipo “Havaiana”, que no exterior custa mais de 100 reais e é usado por celebridades em badalados eventos. De acordo com o advogado Olímpio Marcelo Picoli, quando informado do motivo do adiamento, Joanir Pereira, que não tem sapatos, além dos chinelos - teria ficado indignado com a atitude do juiz. A OAB-PR imediatamente emitiu nota repudiando a atitude do juiz. “Num país tropical como o Brasil, uma decisão como essa no âmbito da Justiça é absurda”, disse o presidente do órgão, Alberto de Paula Machado. A Anamatra, entidade que reúne os juizes trabalhistas, também lamentou o ocorrido. Segundo o presidente da entidade, Cláudio Montesso, “não se pode considerar que a roupa do trabalhador, muitas vezes a única que possui, atenta contra a dignidade da Justiça”. São absurdos como esse que desmoralizam as instituições, ao contrário do que imagina o Presidente Lula, que culpa a Imprensa pelas “notícias ruins” que são divulgadas diariamente por jornais, rádios e TVs. (Foto: Clipping News)


● Dos 25 deputados federais cujos mandatos estão sendo questionados pelo Ministério Publico Eleitoral junto ao TSE, acusados da compra de votos, abuso de poder político ou econômico e uso indevido de meios de comunicação, entre outras, nada menos que 9 são do Rio de Janeiro: Bernardo Ariston (PMDB), Silvio Lopes (PSDB), Andréia Zito (PSDB), Solange Almeida (PMDB), Geraldo Pudim (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB), Rodrigo Maia (DEM), Hugo Leal (PSC) e Nelson Bornier (PMDB).
● O deputado Eduardo Cunha, ao lado do senador Marcelo Crivela, do PR/RJ, foi encarregado pelo Ministro Mares Guia para selecionar os nomes do PMDB que serão nomeados para a direção de órgão federais no Estado, como Caixa Econômica, Petrobrás, Banco do Brasil, entre outros. No primeiro Governo Lula, quem fazia essa triagem era o petista Silvio Land Rover, que ganhou uma caminhonete de presente de uma empreiteira da Petrobrás.
● Ao inaugurar uma bomba que vai melhorar o abastecimento de água à Vila Operária, em Duque de Caxias, o presidente da Cedae, Wagner Victer, que a nova bomba dará mais segurança ao sistema de abastecimento, pois ele está dimensionado para atender todos os 10 mil habitantes do bairro. “Com isso, estarei cumprindo mais uma etapa da minha prioridade, que é de minimizar o problema de abastecimento da Baixada Fluminense - informou Victer, destacando que, com a rede antiga, os moradores eram abastecidos apenas três vezes por semana através de regime de manobras operacionais. Com o novo sistema, o abastecimento será contínuo. Bem perto da Vila Operária, os moradores das ruas Voluntários da Pátria e Marechal Deodoro (ao lado da Câmara Municipal) continuam dependendo de carros-pipa, porque nessas ruas não cai uma gota d'água há mais de 15 dias
● A Comissão de Trabalho da ALERJ decidiu marcar uma audiência com o presidente do Detro, Rogério Onofre, e com o secretário de Transportes, Júlio Lopes, para discutir a situação dos trabalhadores de transportes alternativos. Para o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), é preciso buscar uma solução para que os motoristas possam exercer sua função com tranqüilidade.
● Já o presidente do Conselho Deliberativo da Federação das Cooperativas de Transporte Alternativo do Rio de Janeiro (Fecotral), Mário Teixeira, sugeriu que o deputado solicite ao Detro a relação de multas aplicadas pelo órgão aos motoristas de vans. “É preciso saber para onde vai este dinheiro, uma vez que o Detro aplica uma média de 100 multas por semana”, questionou Teixeira.
● Para o deputado Zito (PSDB), o Detro não age da mesma maneira com relação às empresas de ônibus. “Os empresários de ônibus não pagam multas, não perdem pontos na carteira. Como a fiscalização não recai sobre eles? A situação continua a mesma”, ressaltou o deputado, acrescentando que em Caxias, o Detro está usando soldados da Polícia Militar para fazer a fiscalização dos motoristas de vans.
● A Firjan realiza nesta sexta-feira (29/06), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade e o Sebrae/RJ, o seminário “Simples Nacional - A nova tributação das micro e pequenas empresas”. O objetivo é tirar as dúvidas dos empresários a respeito do novo regime, conhecido como Supersimples, que entra em vigor no dia 1º de julho..
● Empresários de todo o estado poderão participar colocando suas dúvidas em uma transmissão ao vivo da TV Firjan que vai ligar o Teatro do Sesi de Caxias ao Teatro do Sesi, no Centro do Rio, onde estarão os secretários de Fazenda do estado, Joaquim Levy, e do município, Francisco de Almeida e Silva; o delegado regional da Receita Federal no Rio, Antônio César Valério da Silva; e o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago
● O Simples Nacional permitirá recolher em uma única guia tributos federais (IRPJ, CSLL, IPI, COFINS, PIS e Contribuição para a seguridade Social-Empresa), o ICMS estadual e o ISS municipal. Mas a maioria das empresas ainda não está ciente das novas regras e não tem noção de que há pontos na lei que podem ser prejudiciais aos seus negócios. As inscrições são gratuitas e estão abertas para todo o estado pelo telefone 0800-231231 ou pelo site da Firjan
(
www.firjan.org.br <http://www.firjan.org.br/>, clicando no banner do seminário).

● O “Arraiá do Rio Caxiense”, que surgiu há dois anos como Arraiá Rio Baixadão, este ano terá um número maior de grupos de quadrilhas de salão e roça da Baixada e do Rio de Janeiro. Os 86 grupos inscritos disputarão prêmios em dinheiro e troféus e as eliminatórias serão realizadas em quatro praças de Duque de Caxias durante dois finais de semana. Também haverá premiação para sinhazinha, rainha, princesa, florista, casal de noivos, viúva e melhor casal de dançarinos, entre outras indicações dos jurados. As apresentações começam nesta sexta-feira (29/06), na Praça da Apoteose (Foto: Arquivo/PMDC)

Um comentário:

Ðαniєℓℓє Cristinα. disse...

Sabe me dizer quando começa o arraial de 2008 ?