sexta-feira, 10 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

AUMENTO PARA A PM
VIRA BRIGA PESSOAL
A campanha salarial de PMs e bombeiros saiu da esfera administrativa e ameaça se transformar em guerra pessoal entre integrantes das duas corporações. Tudo gira em torno da manutenção, ou não, do “bico”, que alguns coronéis de pijama (reserva) defendem como complemento salarial para a categoria. Com isso, esses coronéis conseguem mão-de-obra barata para alimentar esquemas de segurança privada. Por outro lado, o Comandante Geral da PM endossou a posição da maioria do oficialato, favorável à equiparação entre PMs, bombeiros e a Polícia Civil, o que redundaria num apreciável reajuste para as duas primeiras categoria e tornaria o ‘bico’ um mal negócio para o pessoal da ativa, com prejuízos para meia dúzia de coronéis que “vendem” segurança particular. Um dos mais ferrenhos defensores do atual arrocho salarial, que já dura mais de 8 anos, o Coronel Emir Laranjeira defende a imediata demissão do Cel. Ubiratan Ângelo justamente pela defesa intransigente que ele faz da equiparação com a Polícia Civil”. Acusado no blog Militar Legal (www.militarlegal.blogspot.com) de ser um dos envolvidos na “Chacina de Vigário Geral’, o coronel Emir Laranjeira, ao invés de se defender, resolveu criticar os erros de português de seus acusadores, além de fazer graves ameaças ao moderador do blog, o tenente Melquisedeque Nascimento, e chamar seus adversários de “Pangarés”. Tudo isso seria evitado se o governador Sérgio Cabal, antes de tirar “uma semana de férias’ na Europa, resolvesse, como é do seu dever, a situação salarial de PMs e bombeiros, que há mais de 8 anos estão sem reajuste. O que menos interessa ao Povo é uma “guerra santa” entre coronéis de pijamas e entidades de classe de cabos, solados e graduados, que deveriam estar envolvidos, às 24 horas do dia, com a segurança da população, pois para isso eles são pagos, mal pagos, é verdade, mas não é por culpa do contribuinte, como revelou a CPI da Arrecadação e a isenção do ICMS dos combustíveis importados do Rio Grande do Sul e vendidos no Rio pela Refinaria de Manguinhos, tudo sob as bênçãos da ex-governadora Rosinha Garotinho.

● Agora, não tem jeito! O Supremo resolveu quebra os sigilos bancário e telefônico do senador Renan Calheiros. Tal e qual seu conterrâneo e amigo Fernando Collor, ele esgotou todas as saídas para preservar os seus direitos políticos. E a Procuradoria Geral da República deve incluir as denúncias de fraude na compra de duas rádios e um jornal em Alagoas no Inquérito já aberto no STF.
● O blog da Transparência Caxias revelou que o vidente e professor Juscelino da Luz, que previu o acidente com o avião da Tam, mas não foi levado a sério nem pela empresa, nem pela ANAC, realizou outra previsão preocupante para os moradores da Baixada, conforme seu site
http://www.jucelinodaluz.com.br/materias.htm. Nele, o vidente afirma que em 19 de outubro de 2007, um tornado atingirá as cidades de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Resende. O vidente alertou antecipadamente, em carta registrada em cartório e correios, as autoridades e diretoria da TAM sobre o acidente que ocorreu com o vôo 3054.
● A professora Dalva Lazzaroni, atual Secretária de Cultura, sem ser vidente, nem taróloga, também denunciou, há alguns anos, o perigo do lixão do Jardim Gramacho afundar e provocar um verdadeiro Tsunami em Caxias, com as águas da Baia da Guanabara invadirem bairros como Sarapuí, Dr. Laureano, Itatiaia, Chacrinha e Gramacho. Suas advertências não foram levadas em conta e, diariamente, a Comlurb continua depositando mais de oito mil toneladas de lixo naquele local, aumentando a pressão sobre um terreno de mangue.
● A propósito do lixão do Jardim Gramacho, o Governo poderia chamar o ex-candidato a prefeito Cláudio Calheiros, que disputou o cargo com o prefeito Washington Reis, para apresentar um estudo que ele tem, feito há alguns anos, sobre os riscos geológicos com relação ao lixão do Jardim Gramacho. As perspectivas são as piores possíveis para o bairro e adjacências. Tudo isso porque, quando o Governo do Estado resolveu transformar Duque de Caxias em latrina da Capital, ninguém reclamou. No caso do lixão, pode se repeti, em grau maior, a tragédia do avião da TAM.
● Cerca de 100 crianças, entre 08 e 12 anos, participam, no próximo dia 18, do Curso de Agente de Defesa Civil Mirim, promovido pela Secretaria de Defesa Civil em Duque de Caxias, no quartel do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Será um dia inteiro de atividades, em que as crianças terão oportunidade de aprender técnicas de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e sobre como proceder em escaladas, além de informações sobre cidadania e cantar hinos como o de Duque de Caxias, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
● As inscrições irão até sexta-feira, dia 17, e podem ser feitas na Secretaria de Defesa Civil, na Rua Silvia Ferrando, 170, bairro Parque Duque (antiga garagem da Prefeitura). Para se inscrever, cada criança deve levar um quilo de alimento não perecível e trocar por um cupom, que dará direito a participar do curso Cada interessado deve comparecer com uma cópia da Certidão de Nascimento e uma foto, na companhia de um dos responsáveis.
● Motoristas com carteiras de habilitação vencidas ou a vencer terão prioridade na sua renovação. É o que prevê o projeto do deputado Jorge Babu (PT), aprovado, pela ALERJ “Facilmente se verifica que outros motoristas que não urgem por tal providência realizam o exame para a renovação antes, já que os mesmos são agendados por ordem de chegada e não por ordem de necessidade. O sistema não está adequado para identificar as situações prioritárias, como é o caso dos usuários que estão com as suas carteiras vencidas ou a vencer” , defendeu o parlamentar. O projeto será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para transformá-lo em lei.
● Quatro funcionários do posto de vistoria do Detran ao lado da Reduc, foram afastados por suspeita de irregularidades. Segundo o corregedor David Anthony, os 4 teriam adulterado documentos originais de alguns veículos e inserido informações falsas no banco de dados do Detran. Com ajuda de um produto químico, o nome do verdadeiro dono do veículo era apagado e substituído por outro. Este foi o terceiro caso de fraude em postos de vistoria descoberto este ano. Desde janeiro, o Detran-RJ já demitiu ou exonerou mais de 200 funcionários.
● Por conta do arrocho contra os fraudadores, o presidente do Detran-RJ, Antonio Francisco Neto, passou a andar com seguranças e a usar carro blindado. - Não vamos tolerar isso. Estamos com um trabalho intensivo de inteligência para que possamos nos antecipar às irregularidades - afirmou o corregedor, que encaminhará relatório para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). O caso foi registrado como falsificação de documentos na 60ª DP (Campos Elíseos). Os acusados vão responder em liberdade, mas serão expulsos do Detran. A pena varia de um a cinco anos de prisão.
● O ônibus de atendimento ao consumidor da Assembléia Legislativa, que está em Nova Iguaçu desde segunda-feira,. na Rua Dr. Luis Guimarães, em frente à Praça de Eventos, encerra nesta sexta a sua campanha. Além do ônibus, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj oferece aos consumidores o atendimento telefônico, através do disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060), e pessoal, na central de atendimento que funciona no térreo do Centro Administrativo da Alerj, na Rua da Alfândega, 8, no centro do Rio.

Nenhum comentário: