segunda-feira, 13 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PREFEITURA DE CAXIAS SÓ VIU
OS MEDALHISTAS DO PAN NA TV

A Secretaria de Esportes só tomou conhecimento do karateca Juarez Santos depois de recebido com festa por seus vizinhos de Nova Campinas (Foto: PMDC/Arquivo)

Tão surpresa quanto a população da Baixada, a Secretaria de Esportes e Lazer de Duque de Caxias só descobriu os medalhistas do karatê do PAN, os atletas Juarez Santos, Carlos Lourenço e Vinícius Souza - ouro prata e bronze, respectivamente – todos radicados no Município, quando eles subiram ao pódio e foram mostrados pela TV. A Secretaria, que deveria incentivar a prática do esporte em todas as suas modalidades, “pisou na bola” (ou na linha do tatame) enquanto os três caxienses suavam no tatame em busca de uma vaga para o maior torneio esportivo das Américas. Só agora, diante do sucesso conquistado com muito suor, privação e esforço, Juarez Santos, que mora na distante Nova Campinas, em Imbariê, e Vinícius Souza, morador da Vila São Luiz, no primeiro Distrito, foram chamados para participar, como orientadores, do programa de iniciação esportiva que há mais de 10 anos vem sendo realizado pela Secretaria. Semana passada, enquanto era recepcionado na Câmara Municipal pelo vereador e pastor Carlos de Jesus, que sempre o incentivou, o medalha de ouro Juarez Santos era caçado pelo celular pelo gabinete do Secretário de Esportes, que queria agendar um encontro para discutir os projetos da Secretaria para o karatê. Embora tenha tido dificuldades para descobrir o talento dos medalhistas, a Secretária de Esporte e Lazer não teve a mesma dificuldade para ceder a Vila Olímpica, uma das melhores da Baixada, para que a seleção de handebol do Uruguai treinasse para os jogos Pan-americanos.

● Para evitar novas vaias, como ocorreu na abertura do PAN, o Palácio do Planalto decidiu limitar o ingresso para a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos. Segundo a Agencia Brasil, da Rádiobrás, a distribuição dos convites para pouco mais de 1,5 mil convidados, selecionados a dedo, ficou a cargo dos governos federal, estadual e municipal
● Assim, somente convidados do Ministério dos Esportes, do Governo do Estado e da prefeitura do Rio puderam participar da cerimônia, realizada na arena multiuso, muito menor que o Maracanã, mas isso não impediu a ocorrência de uma estrondosa vaia quando, em seu discurso de abertura, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Artur Nuzman, citou os nomes do ministro Orlando Silva e o prefeito César Maia.
● O presidente do Comitê Para-Olímpico das Américas, Andrew Parsons, ressaltou que os governos federal, estadual, e municipal distribuíram os convites para entidades que trabalham com pessoas com algum tipo de deficiência. “A gente gostaria de ter um público maior, mas as condições de calendário dos jogos fizeram com que tivéssemos que utilizar a Arena.”
● Um muro, de aproximadamente 15 metros, na área Leste do estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, na zona norte, desabou sábado (11/08) à tarde, sem deixar feridos. De acordo com a Secretaria de Obras do Rio, o muro fica junto a uma rampa de acesso interna e divide as pistas de atletismo e futebol, numa área usada para aquecimento dos atletas.
● De acordo com o Corpo de Bombeiros, os fortes ventos que atingem a cidade desde o início da tarde, teriam provocado o desabamento do muro A prefeitura já notificou o consórcio Engenhão, responsável pela construção do estádio, formado pela OAS e Norberto Oldebrecht. A assessora da prefeitura, Caroline Neves, disse que a queda do muro não vai atrapalhar as competições do Parapan que serão disputadas no estádio..
● O Corregedor-Geral do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), anunciou que vai reexaminar as concessões de emissoras de rádio aprovadas pela Casa. Ele quer investigar se o presidente da instituição, Renan Calheiros, utilizou “laranjas” na compra da emissora JR, que funciona em Murici, Alagoas. A suspeita é de que o próprio Renan Calheiros teria assinado a autorização da concessão. Tuma quer saber é se foram utilizados nomes de terceiros (laranjas) para a compra da emissora e a origem dos recursos utilizados para sua aquisição.
● A Amae – Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas – entidade que congrega Policiais Militares do Rio de janeiro, distribuiu uma nota oficial, de repúdio às declarações do Deputado Federal Raul Jungmann sobre a Portaria que autoriza a compra de armas e munições por parte de Policiais. O parlamentar afirmou que “se forem feitos os cálculos, um policial pode comprar até nove armas em sete anos”, em uma nítida tentativa de passar à sociedade a falsa mensagem de que cada PM dispõe de um arsenal.
● Segundo a entidade, antes do Estatuto do Desarmamento, cada Policial Militar podia adquirir 600 munições por ano para treinar, sendo que 200 para cada tipo de arma, logo enquanto nos EUA cada policial é obrigado a efetuar um mil disparos de arma de fogo em treinamento. Com o advento do Estatuto do Desarmamento, os policiais passaram a ficar limitados por a lei adquirir apenas Cinqüenta munições por ano destinadas ao seu treinamento.

● A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias abre nesta terça-feira (14/08), às 10h, a exposição dos trabalhos de 35 alunos dos cursos gratuitos de Pintura a Óleo e Desenhos Artísticos, que teve duração de dois meses e foi encerrado na última quinta-feira (09/08). Também receberão certificados os alunos que concluíram o curso de Conservação e Restauração de Acervos da Escola de Artes Barboza Leite. A mostra poderá ser visitada até 21 de agosto, das 9h às 17h.
● Foi um sucesso a estréia, quinta-feira, a estréia do projeto “Da boca p’ra fora”, aproveitando a abertura do palco do Teatro Municipal Raul Cortes para a Praça do Pacificador. O show de abertura ficou por conta de Dona Ivone Lara, que se apresentou com o grupo caxiense “Nosso Canto”. Numa noite agradável, o público pode cantar e dançar com ao ar livre.
● O projeto da Secretaria de Cultura tem como objetivo apresentar os valores culturais do município ao lado de artistas consagrados. Dia 30, estarão se apresentando os cantores Luiz Carlos da Vila e Bira da Vila. Para setembro, já estão confirmadas as participações de Mauro Diniz, com o cantor Braguinha, de Nelson Sargento com o grupo Da Lira, Dominguinhos do Estácio com Paulinho Baltazar e Áurea Martins com o cantor Jorge Jóia
.

Nenhum comentário: