quinta-feira, 16 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAXIAS MOSTRA TRABLHOS DOS
ALUNOS DA ESCOLINHA DE ARTE

Fica aberta até terça-feira (21/08), na Praça Roberto Silveira, 31, 4º andar, Centro, a exposição de trabalhos dos alunos dos cursos de Artes Plásticas, Desenho Artístico e História em Quadrinhos, promovido pelo Ateliê-Escola Barboza Leite, da Secretaria de Cultura de Caxias. São mais de 30 pinturas a óleo e quadrinhos de alunos dos professores Rui Barbosa e Natanael Joviano. No local, o público poderá ver também a exposição “Resistência e Ancestralidade”, promovida pela Casa do Artista Plástico Afro-Brasileira (CAPA), que irá até setembro (Foto: de Marcos Brito)

SECRETÁRIO CULPA FARMACÊUTICOS POR
FALTA DE REMÉDIOS NOS POSTOS DE SAÚDE


O biólogo Oscar Berro, Secretário de Saúde de Duque de Caxias, acusou o Conselho Federal de Farmácia como responsável pela falta de medicamentos nos Postos de Saúde do Município. A denúncia foi feita na reunião realizada na tarde desta terça-feira (14/08) na Câmara de Vereadores para discutir a crise nos postos de saúde espalhados pelos Distritos. O Secretário Berro revelou que a Prefeitura vinha sendo multada pelo Conselho Federal de Farmácia por manter estoques de medicamentos nos postos de saúde, embora não tenha farmacêuticos para controlar o atendimento, como dispõe a legislação federal sobre farmácias. Para resolver o problema, ao invés de abrir concurso para a contratação dos farmacêuticos, o prefeito Washington Reis optou por instalar postos de distribuição dos medicamentos nos quatro Distritos. No caso dos moradores de Xerém, o mais extenso distrito do Município, as famílias já têm dificuldades para levar seus doentes até um posto de saúde, geralmente usando charrete e carrinho de mão. Com a centralização em apenas 4 locais, as dificuldades serão ainda maiores para quem mora em localidades distantes do centro, como Mantiquira, Chapéu de Sol, Taquara, Capivari, Jardim Ana Clara, Saracuruna e outros.

● Rápido no gatilho em matéria política, o vereador Ito vai apresentar um projeto autorizando o prefeito a contratar farmacêuticos para os postos de saúde, para que possam continuar distribuindo os remédios.
● Durante a reunião, Ito sugeriu também que Washington Reis crie os cargos de farmacêuticos em substituição ao projeto do trem-da-alegria, que cria 129 novos cargos de confiança, a serem preenchidos por indicação política.
● O tempo fechou na sessão da Câmara desta terça-feira, quando a vereadora Gaete, da base governista, votou contra o projeto do seu colega Cidinho, que ampliava em mais 120 dias a licença maternidade para que as funcionárias do município possam continuar a amamentação de seus filhos.
● A pedido de Cidinho, a votação foi nominal e cada edil deveria justificar o seu voto. Foi aí que o tempo fechou, quando Gaete votou contra.
● Cidinho pediu explicações e Gaete, em tom jocoso que irritou o autor do projeto, disse que não precisava mais desse beneficio, pois sua filha está com 27 anos.
● Acompanhado do ex-prefeito Hydekel Freitas, Washington Reis esteve em Brasília segunda-feira para um encontro com o presidente do DEM (ex-PFL), Rodrigo Maia. O tema único do encontro foi a entrada do DEM no governo, inclusive ocupando uma secretaria.
● Em outro flanco, Washington Reis acertou com o Ministro Carlos Lupi a adesão do PDT, o que também poderia render uma secretaria para o partido fundado por Brizola. Se isto acontecer, Aroldo Brito e Roberta Barreto, de grande importância no Governo Zito, , estarão junto no governo de Washington Reis, apesar do fim do casamento. Zito certamente só lamentará a saída da ex-Secretária de Educação do seu grupo.
● A proposta de Sérgio Cabal de conceder um reajuste de 25%, parcelada em 24 vezes, irritou os servidores da Saúde, Educação e da Segurança Pública. Segundo nota distribuída pela AMAE, que reúne PMs e bombeiros do Estado do Rio, “trata-se de um escárnio com os policiais e bombeiros militares, percentual este que sequer repõe as perdas salariais de 2001 a 2007, contabilizadas em 54%”.
● Na nota, assinada por seu presidente, o tenente Melquisedec Nascimento, a AMAE diz ainda que, “apesar do governador dizer que sua prioridade é a saúde , a educação e a segurança pública, vemos que suas ações não confirmam suas palavras. Seria demais exigirmos um real comprometimento do governador com a sociedade fluminense, administrando adequadamente os três serviços que atingem diretamente à vida da população, quando sabemos que sua eleição foi apoiada pelos grandes financistas, aos quais realmente está comprometida sua administração”.
● Uma outra nota, assinada por oficiais do ato comando da PM, repudia a proposta do governo, afirmando que “os valores anunciados significam que um Soldado da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro receberá um reajuste mensal de 1,04% , cerca de R$ 8,00 (oito reais) e que ao final das 24 (vinte e quatro) parcelas de reajuste, que ocorrerá em outubro/2009, continuará sendo um dos mais mal pagos do país; apesar de diuturnamente oferecer a sua vida em defesa da Sociedade Fluminense. Exigir-se que um Soldado da Polícia Militar arrisque a vida com essa expectativa de reajuste é crer no impossível.
● A reação dos servidores à proposta de Sérgio Cabral também veio através de denúncia de que o governador, quando candidato, participou de um comício no Tijuca Tênis Club, dia 8 de julho de 2006, acompanhando a governadora Rosinha Garotinho e os candidatos Álvaro Lins e Marcelo Itagiba com centenas de candidatos ao concurso de detetive da Polícia Civil. No comício, foi prometido que todos seriam aproveitados.
● O vídeo está disponível no endereço
http://www.youtube.com/watch?v=Lb90MRDknmo Esse vídeo serviu ao Ministério Público Eleitoral para pedir a cassação dos mandatos de Álvaro Lins e Marcelo Itagiba, bem como a decretação da inelegibilidade do casal Garotinho por crime eleitoral. Pode sobrar para o governador.

Nenhum comentário: