quarta-feira, 29 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAXIAS NO GUINESS BOOK

Foi lançado em Duque de Caxias, semana passada, o que talvez seja o primeiro jornal virtual impresso do Mundo. Ele chama a atenção por algumas curiosidades. É um típico jornal de campanha do prefeito Washington Ries,. presente em fotos (da Secom/PMDC, sem os devidos créditos, como manda a Lei) em todas as matérias que falam em tom ufanista da cidade. O novo jornal também não tem expediente, endereço físico, (apenas um e-mail), muito menos diretor ou editor responsável. Ou seja: a exemplo do “Boletim Oficial” da Prefeitura, tem todas as características de um mero boletim informativo de um grupo de amigos, ou empresa, mas que se apresenta travestido de órgão de imprensa. Outro fato nesse jornal “sui generis” é a publicação de cartas de leitores ( ? ) antes mesmo de ser distribuído nos terminais rodoviários da Central e Menezes Cortes (Frescão) e repartições da Prefeitura, pois ele não será vendido em bancas. Como esses leitores conheciam um jornal que até então não existia? Outro fato curioso é sua seção de classificados, basicamente anunciantes da Ilha do Governador, distante alguns quilômetros de Duque de Caxias, cuja única ligação com o Município é o fato de algumas empresas daquele bairro da Zona Norte do Rio terem ajudado a financiar a eleição do atual prefeito, conforme registro feito pelo PMDB na prestação de contas encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: Beto Dias)
● Todas as 40 pessoas denunciadas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, de participarem do esquema de compra de votos em troca de apoio político, conhecido como mensalão, irão responder a processos penais. Só faltou a denúncia mais esperada pela opinião publica: contra o chefe maior, o que exercia o papel de Ali Babá no esquema criminoso, denunciado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, que agora também é réu no processo.
● Uma passageira denunciou esta semana ao Detro o desrespeito da empresa Flores, que explora literalmente os passageiros da linha Nova Iguaçu-Duque de Caxias. Ela anotou o número de ordem dos veículos e o tempo que ficou no ponto, no bairro Santa Amélia, em Belford Roxo, Relata, inclusive, a resposta debochada de um motorista, quando ela reclamou do atraso: “TA COM PRESSA? PEGUE UM TÁXI”.
● Como presidente da Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa, o deputado Zito resolveu comprar uma briga feia com as empresas de ônibus. Ele apresentou projeto de lei proibindo a utilização de microônibus nas linhas regulares. De lambuja, ainda proibe que os motoristas também cobrem as passagens. Além de sobrecarregar o profissional do volante, a prática está fechando postos de trabalho para cobradores em todo o Estado. Depois do atropelamento de um grupo de ciclistas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no último fim de semana, o projeto se tornou mais do que oportuno.
● O problema é que boa parte dos deputados goza de uma promiscua amizade com os donos de empresas de ônibus. Afinal, quem oferece transporte gratuito para o time de futebol dos nossos políticos? E para acompanhar o enterro de um modesto eleitor? Sem falar nas vagas cativas para empregados dessas empresas, que praticam uma inexplicável rotatividade de mão de obra, abrindo, assim, vagas para novos eleitores a cada ano.
● Se depender do blog dos amigos do prefeito, Zito já pode encomendar o terno de posse. Dia sim, outro também, o blog espinafra o ex-prefeito, que teve Washington Reis como seu vice nas eleições de 96. Os dois romperam pouco dias depois da posse, quando Zito ficou sabendo que seu vice estava construindo um condomínio de luxo em Xerém, em área de preservação ambiental.
● Na ocasião, Washington Reis justificou a renúncia ao mandato de vice por seu desejo de continuar como deputado estadual, já que não poderia acumular os dois mandatos.
● Na sucessão em 2004, Zito mandou interditar as obras do condomínio sob a alegação de que seu ex-vice-prefeito, além de derrubar árvores que integram a Mata Atlântica, também desviara o curso de um riacho, o que é proibido pela legislação federal sobre recursos hídricos..
● Assim, ninguém ficou surpreso com a Nota Oficial do Fluminense, afirmando que a autuação conta o tricolor das Laranjeiras, por desmatamento ilegal numa área vizinha ao Centro de Treinamento de Xerém, já estava contornada, conforme entendimentos mantidos com o prefeito, que indicara um do seus Secretários para intermediar as negociações entre o Fluminense e a CECA.
● A CECA, vinculada à Secretaria de Ambiente do Estado, flagrou funcionários do tricolor derrubando árvores da Mata Atlântica para ampliar o centro de treinamento, que ocupa uma área próximo à antiga FNM cedida pelo Presidente Geisel. Recentemente, o Fluminense incorporou o antigo Hotel dos Engenheiros, onde ficavam hospedados os técnicos da estatal italiana Alfa Romeo, que davam assistência técnica à FNM na fabricação de caminhões (João Bobo) e automóveis (JK).
● Continuam aberas as inscrições para o concurso nacional de Poesias e Trovas promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, com o resultado sendo divulgado em outubro, durante festa no Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador. O concurso vale para todo o Brasil e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas também pelos Correios e o prazo termina dia 14 de setembro.
● Segunda-feira (03/09) começa a entrega da Declaração Anual de Isento de 2007 da Receita Federal. Devem fazer esta declaração as pessoas físicas inscritas no CPF, residentes no Brasil ou no exterior, dispensadas da apresentação da Declaração do Imposto de Renda referente ao ano-calendário de 2006. O prazo termina no dia 30 de novembro.
● Estão dispensadas de informar o número de inscrição do título eleitoral as pessoas físicas desobrigadas do alistamento eleitoral e as que informaram anteriormente o referido número, mediante a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda ou da Declaração Anual de Isento, bem como por ocasião da inscrição no CPF, do pedido de segunda via ou de qualquer outro ato de alteração cadastral.
● PMs e Bombeiros Militares e outras categorias prometem endurecer com o Governo do Estado, insatisfeitas com os 4% de aumento. Uma professora do Curso Fundamental, por exemplo, concursada e com mais de 20 anos de magistério, depois de faze e refazer contas, chegou à conclusão de que seu contra-cheque ganhará pouco mais de R$ 24 reais por mês. Traumatizada, ela não sabe se contrata um carro-forte para ir ao banco buscar essa dinheirama, ou dá um tiro na cabeça para se livrar das dívidas!

Nenhum comentário: