segunda-feira, 27 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE

CRIME AMBIENTAL NA
FEIRA DE CAXIAS


O Batalhão Florestal da Polícia Militar realizou neste domingo, mais uma operação de combate à venda de animais silvestre. na feira de Duque de Caxias Baseados em informações passadas pelo Disque-Denúncia, os policiais apreenderam 292 animais, dentre eles dois micos, dois jabutis e uma cobra. No local, também eram vendidos ilegalmente diversos papagaios, curióis, trinca-ferros, xanxões e outros tipos de pássaros. Treze pessoas foram presas e levadas para a 62ª DP, em Imbariê. Os animais foram encaminhados para o Jardim Zoológico de Niterói. (Foto: Beto Dias)


CARRETA TOMBA E MATA MULHER
NO LIXÃO DO JARDIM GRAMACHJO

Uma carreta a serviço da Comlurb tombou na noite de quarta-feira, quando chegava para descarregar no vazadouro de lixo do Jardim Gramacho, operado pela empresa da Prefeitura do Rio. Sob o peso da carreta, morreu no local a catadora de lixo Lucinéia de Souza, de 43 anos, e ficaram feridos seu marido, Elialdo Cordeiro e o motorista da carreta, Jardeu Barbosa. Os feridos foram levados para o Hospital de Saracuruna, onde o motorista foi medicado e liberado, mas o catador de lixo ficou internado em estado grave. Este não é o primeiro acidente com carretas da Comlurb ao descarregarem o lixo no vazadouro, que recebe por dia cerca de nove mil toneladas de lixo recolhido na cidade do Rio de Janeiro. A segurança particular contratada pela empresa que opera o vazadouro não consegue evitar a invasão do local pelos catadores, em busca de material para vender a depósitos de sucata instalados ao logo da Avenida Monte Castelo, que liga a Rodovia Washington Luis ao vazadouro. A prefeitura vem tentando fechar o lixão do Jardim Gramacho, pois o contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, já expirou, mas a Comlurb ainda não conseguiu definir uma nova área para lançar o lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura carioca já havia decidido implantar um novo aterro sanitário em Paciência, Zona Oeste da Capital, mas a escolha da empresa, que administraria o local, foi contestada na Justiça e o assunto voltou à estaca zero. Enquanto isso, os acidentes com catadores de lixo e funcionários da Comlurb continuam se sucedendo.

● Apesar da pressão do Governo sobe os comandos das duas corporações, pensionistas da PM e do CB, há oito anos sem reajustes, promoveram neste domingo a prometida passeata, para protestar contra o reajuste de apenas 4% nos salários,
● Nesta segunda (27/08), às 19 horas, tem pipoca e cinema ao ar livre, no centro de Duque de Caxias. É o projeto “Cine Pau-de-Arara”, da Secretaria de Cultura, que aproveita a boca de cena externa do Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador, para exibir o filme “Zuzu Angel”, de Sérgio Rezende, com Patrícia Pilar, Daniel de Oliveira e Luana Piovani.
● O filme narra o drama vivido pela estilista com a morte, na Base Aérea do Galeão, do seu filho Stuart Angel. Preso e torturado pela Ditadura, ele foi amarrado ao pára-choque de um jipe e arrastado pela pista da base militar, morrendo asfixiado com a fumada do motor.
● Pela primeira vez na história de Duque de Caxias, a Câmara realizou duas reuniões, em dias e locais diferentes, para a entrega de títulos de “Cidadão Caxiense’. Na quarta-feira, no Teatro Raul Cortez, os 17 vereadores da base governista entregaram os títulos e, depois, foram comemorar na Pirâmide, uma casa de shows da cidade, com um farto bufê, onde não faltaram nem o vinho português de boa cepa, nem um bom uísque e os necessários e bem vindos canapés.
● Na sexta-feira, no plenário do Legislativo Municipal, foi a vez dos 4 vereadores que integram a Oposição entregarem os títulos por eles aprovados, seguido de um modesto coquetel na própria Câmara.
● Na cerimônia no Raul Cortez, onde foi entregue o título de “Cidadão Caxiense” ao Padre Armando Célere, vigário da Paróquia de Santo Antonio, o prefeito Washington Reis anunciou a decisão de mudar o nome da Av. Presidente Kennedy, que está sendo duplicada pelo DER, que passaria a ser D. Mauro Morelli, numa homenagem ao bispo emérito de Duque de Caxias.
● Ocorre que o deputado Zito, do PSDB, já apresentou projeto na ALERJ, mudando o nome da antiga Estrada Rio-Petrópolis, transferida pelo Governo Federal para o DER, onde foi rebatizada de RJ-101. Em 1967, o prefeito Moacyr do Carmo mudou a sua denominação para Av. Presidente Kennedy. Hoje sob o controle do DER, cabe ao Estado decidir sobre nomes e Zito já propôs que a avenida passe a ser Governador Leonel Brizola.
● O problema é que Washington Reis ofereceu, recentemente, uma Secretaria ao PDT para ter o partido na sua campanha à reeleição. A professora Roberta Barreto, inclusive, está ansiosa para reassumir o comando da Secretaria de Educação, da qual foi titular nos oito anos do Governo Zito.
● A situação fica mais confusa depois de se verificar que o atual prefeito vetou uma lei, de autoria do vereador Mazinho, do bloco de oposição, transformando em feriado religioso o dia 23 de abril, quando católicos e umbandistas cultuam São Jorge. O prefeito alegou que, sendo evangélico, é contra o culto à imagens feito por católicos e umbandistas.
● A opção religiosa do prefeito não impediu, porém, que a Secretaria de Saúde patrocinasse uma festiva e concorrida passeata de homossexuais, transexuais e simpatizantes na Av. Brigadeiro Lima e Silva, mais conhecida como “Parada Gay”.


Um conhecido advogado lembrava na sexta-feira, numa roda que freqüenta o “Butantã”, como é conhecida a calçada da lanchonete “La Guimarães”, na Praça Roberto Silveira, a participação do prefeito (foto) durante a Missa solene do dia 13 de junho, em comemoração ao Dia de Santo Antônio, padroeiro do município, quando Washington Reis chegou a usar o microfone do celebrante para uma mensagem aos católicos presentes na Catedral (Foto: PMDC/SECOM).

Nenhum comentário: