segunda-feira, 20 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE

FLUMINENSE MULTADO POR
CRIME AMBIENTAL EM XERÉM

Além de não proteger o meio ambiente, a Prefeitua ainda derruba árvores e destrói o verde nas ruas da cidade, como ocorreu na Rua Conde de Porto Alegre, no 25 de Agosto, um dos bairros que contava, até recentemente, com a melhor e maior cobertura vegetal. (Foto: Beto Dias)

Fiscais do IEF – Instituto Estadual de Floresta – interditaram, semana passada, as obras de ampliação do centro de treinamento do Fluminense, em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias, por pela prática de desmatamento. O clube foi acusado de desmatar cerca de 10 mil metros quadrados de Mata
Atlântica – o equivalente a um campo de futebol. De acordo com o IEF, o clube violou a Lei de Crimes Ambientais, sendo intimado a apresentar, em 30 dias, projeto de reflorestamento da área desmatada. A Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental) ainda vai analisar o auto de infração, determinando o valor da multa pelo dano ambiental, que pode chegar, no máximo, a R$ 5 mil. A decisão da Ceca também servirá de base para a instauração de inquérito civil e criminal contra os responsáveis pelo clube, por parte dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, por ser a área de Xerém patrimônio da União e integrar a ÁPA de Tinguá. Arvores de até um metro de diâmetro foram cortadas e a vegetação nativa foi atingida. Nesse caso, o tricolor das Laranjeiras apenas repetiu o comportamento do Vasco da Gama, também autuado pela CECA por destruir cerca de 40 mil metros quadrados, ou 40 campos de futebol, de vegetação de mangue, típica do contorno da Baía da Guanabara, parte de um terreno ao lado da Rodovia Washington Luis que foi doada ao clube pelo Presidente Geisel, ato anulado pelo Tribunal de Contas da União por julga-lo inconstitucional. O mais incrível na situação do Fluminense é que o clube acaba de assumir o antigo Hotel dos Engenheiros da FNM, cedido pelo (vascaíno) prefeito Washington Reis para que o tricolor restaurasse e mantivesse o local, que pertence ao Patrimônio da União. Por incrível coincidência, o prefeito mora em Xerém, passa todos os dias pelo Centro de Treinamento, o Governo dispõe de uma Secretaria de Meio Ambiente e ninguém tomou qualquer providência para evitar a prática de tal crime. A impunidade continua sendo um esporte caro ao futuro do País!


● Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia – SINDIPOL - Jéssica de Oliveira, a maneira como o governador anunciou o reajuste de 25%, a ser pago em 24 parcelas mensais, ameaçadora e ditatorial, principalmente ao afirmar não pretender “tolerar” movimentos e manifestações de categorias e entidades representativas. O sindicato pede a reabertura das negociações com a categoria, rejeit6ando a forma autoritária e intransigente do governado, ao impor sua decisão sem admitir contra-propostas
● Na aniversário de São João de Meriti, de 22 e 24 de agosto, das 9h às 17h, o ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj estará no Município. De quarta a sexta-feira, ele atenderá na praça central, conhecida como praça da ciclovia. As queixas que não puderem ser resolvidas na hora, através de acordos, serão enviadas on-line para a sede da Comissão, na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio. Lá também podem ser feitas denúncias pessoalmente à equipe da comissão que atende no térreo no prédio.
● Devido ao fechamento do ESPAÇO CONSTITUIÇÃO, uma aconchegante casa de cultura no Centro do Rio com 8 anos de existência, o Madrigal Nova Harmonia
(

madrigalnovaharmonia@yahoo.com.br ), um grupo da Baixada que luta pela preservação do canto coral, cancelou o seu concerto, marcado para esta terça-feira, 22/08. Diante de absurdas exigências da subprefeitura do Centro, como alvará transitório para cada show, o Espaço fechou as portas no último dia 6.
● Continuam abertas até sexta-feira, (24/08) as inscrições para o IV Festival de Teatro de Duque de Caxias, que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os grupos cênicos de todo o país. “Na edição anterior, tivemos a participação de mais de 300 profissionais de teatro, com público superior a 12 mil pessoas. Este ano, esperamos reunir mais de 20 mil espectadores, porque o Festival acontecerá no novo Teatro Raul Cortez, um dos maiores do Estado” – assinala a secretária municipal de Cultura, Dalva Lazaroni.
● Se a eleição fosse agora, Zito venceria no primeiro turno com 60,8% das intenções de voto. Quem garante é o Instituto GPP, do publicitário Antonio Carapiá, que também é assessor do gabinete de Zito na ALERJ. A pesquisa, feita este mês, indicaria uma esmagadora vitória do deputado do PSDB em cima do seu ex-vice e atual prefeito, Washington Reis, do PMDB, que obteve apenas 14,3% das intenções de voto. ● Foram entrevistadas 400 pessoas, nos quatro distritos de Duque de Caxias, a partir dos 16 anos de idade A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, o que pode alterar os resultados em até 10 pontos percentuais.
● De acordo com essa avaliação, Zito aparece na frente em todas as simulações, inclusive com outros candidato, como Dica e Alexandre Cardoso. “Isso mostra que a população está com saudade do nosso governo e reprovando a atual administração, pois estamos com ampla vantagem,” avalia Zito.
● No resultado por regiões, Zito aparece com 59,5% no 1º Distrito, contra 9,1% de Washington Reis. No segundo, o tucano tem 63% e o peemedebista 14,7%. No terceiro e quarto distritos, Zito tem 60,4%, contra 24,4% do prefeito. De acordo com a pesquisa do GPP, Dica é o terceiro colocado, com 9,9%, vindo Alexandre Cardoso na quarta colocação, com 2,9% das intenções de voto.
● A pesquisa deixa muito a desejar, a começar pelo vínculo entre o GPP e o deputado tucano, que vem de longa data, pois nos oito anos do Governo Zito, Antonio Carapiá era o Secretário de Comunicação e Zito usava as pesquisas qualitativas do GPP para direcionar as obas e projetos que iria executar.
● Outro problema é quanto ao leque de candidatos que poderão disputar a prefeitura mais rica do Estado do Rio, cuja receita deste ano deverá superar a casa do primeiro bilhão de reais. O GPP não levou em conta, por exemplo, que o deputado Marcos Figueiredo já comunicou ao governador Sérgio Cabral que disputará a cadeira hoje ocupada por Washington Reis.
● A pesquisa do GPP também não considerou a hipótese do PT ser obrigado a lançar candidatura própria para sobreviver até 2010, pois na última eleição perdeu o único vereador que tinha, José Zumba. Neste caso, Samuel Maia saiu na frente e conta, até agora, com o apoio de Lula e de Wladimir Palmeira.
● Há sete meses em liberdade condicional e vigiados pela polícia de Miami, a bispa Sonia Hernandes e seu marido, o apóstolo Estevam Hernandes, levavam uma vida bem diferente da que exibam no Brasil, de muito luxo. Proibidos de freqüentar eventos sociais e deixar o distrito, eles não usavam mais os nove carros de luxo que mantêm na garagem da casa localizada em um condomínio no bairro de Boca Raton. Até a condenação, os dois eram obrigados a utilizar uma tornozeleira eletrônica, por meio da qual tinham seus passos monitorados pela Justiça. Nos Estados Unidos, o crime não compensa, principalmente se invocado em nome de Deus.

Nenhum comentário: