quinta-feira, 13 de setembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

TRIBUNAL DE CONTAS ENCRENCA
COM AS OBRAS NA ESTAÇÃO

Prefeitua e Estado estão gastando mais de R$ 60 milhões de reais na maquiagem da estação de Caxias, reformada pela Rede Ferroviária em 1974 (Foto: Alberto Ellobo)


O Tribunal de Contas do Estado pediu à Prefeitura de Duque de Caxias uma cópia do contrato, que teria sido firmado com o Governo do Estado, para investir R$ 64 milhões na reforma da estação ferroviária de Duque de Caxias, inteiramente reconstruída pela Rede Ferroviária Federal em 1974, quando da inauguração da eletrificação do trecho entre as estações da Penha e Gramacho. O TCE, no cumprimento de sua função constitucional e fiscalizadora, quer avaliar se o contrato é legal e se as obras estão sendo feitas nos termos desse ajuste, pois a ferrovia pertence à Flumitrens, uma empresa do governo do estado que assumiu os ramais suburbanos da extinta Rede Ferroviária Federal, enquanto que o dinheiro investido nessas obras resultam de um empréstimo contraído pelo Município junto a um banco do Japão..
Segundo denúncia do vereador Ito, um dos quatro que fazem oposição ao prefeito, não existe nenhum contrato entre o Município e o Governo do Estado em torno das obras da estação, embora as placas comemorativas afirmem existir essa parceria. Se o contrato não aparecer, ficará insustentável a situação de Washington Reis. Aliás, neste caso, o prefeito repete o que está fazendo em relação ao hospital em construção, a passos de tartaruga, na Rodovia Washington Luis, no bairro da Chacrinha, no terreno que era do Vasco da Gama, mas cuja doação foi anulada pelo Tribunal de Contas da União em abril de 2006

• A CPI criada pela Alerj para investigar denúncias de irregularidades nos medidores de energia da Ampla, vai propor à ANEEL a suspensão da instalação de novos chips eletrônicos, utilizados em seis cidades, inclusive em Duque de Caxias. Segundo o presidente do Inmetro, João Alziro Jornada “alguns medidores apresentaram falhas depois de instalados porque a qualidade de energia fornecida pela concessionária é ruim. De 127 volts, ela caía para menos de 40 e não se alterava mais”. Para o deputado Marco Figueiredo (PSC), presidente da CPI, a ação da Comissão terá caráter preventivo para evitar que mais consumidores sejam prejudicados. “Vamos agir assim até que o Inmetro finalize o seu relatório sobre os medidores”, afirmou o parlamentar.
• O Centro de Inclusão Digital (CID) assinou nesta quarta (12/09) um convênio do com o Detran. Agora, além de oferecer à população serviços gratuitos do INSS, a unidade – um projeto dos governos municipal, estadual e federal – também será referência para quem quer resolver questões do Departamento de Trânsito. Entre os serviços agora oferecidos pelo CID, que funciona na Rua Coelho Neto, no bairro Dr. Laureano, estão agendamento (veículos, habilitação, identificação civil), consulta à pontuação de CNH, recursos de multas (defesa prévia), dicas de direção, consulta de prontuário e até simulado de direção defensiva e primeiros socorros.
• Para o presidente do CID, Celso Pansera, o atendimento do Detran deve igualar a marca do INSS. “Em apenas dois anos, o CID registrou mais de 24 mil atendimentos em Caxias. Foram três mil atendimentos por mês”, contou. Ainda segundo Pansera, o CID tem 28 telecentros, sendo que 24, somente em Duque de Caxias. Os outros estão distribuídos por Belford Roxo, São João de Meriti e Magé. “O centro tem mais de um milhão de acessos, mais de 110 mil usuários. Acabou com as filas nos postos do INSS de Caxias”, completou.
• Inaugurada segunda-feira (10/09), a Casa Brasil de Imbariê é um novo espaço aberto aos moradores de Duque de Caxias, onde serão oferecidos cursos gratuitos de informática, acesso à internet, comunicação, e pesquisa. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Ciência e Tecnologia. A unidade do Terceiro Distrito dispõe de tele-centro, auditório, biblioteca, sala de leitura, espaço multimídia, oficina de rádio, laboratório de divulgação científica.
• A Secretaria municipal de Assistência Social lançou nesta quarta-feira (12/09), o projeto “Crianças do Caminho”, que tem por objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em Duque de Caxias. O trabalho contará com a ajuda de profissionais das áreas de transporte rodoviário, de carga e comerciantes que saberão como denunciar o crime. A mobilização vai começar por uma grande empresa de ônibus do município
• Nesta quinta (13 /09), às 18h30m, o sambista Nelson Sargento será o convidado da série de shows “Da Boca pra Fora”, na Praça do Pacificador, que aproveita o palco reversível do Teatro Raul Cortez. O espetáculo é aberto ao público que vem lotando a praça e Sargento será precedido pelo grupo caxiense D’Lira, um dos mais conhecidos da Baixada. O projeto,da Secretaria de Cultura já contou com a participação de nomes como Dona Ivone Lara e o Grupo Nosso Canto; Luiz Carlos da Vila e Bira da Vila; Mauro Diniz e Braguinha, estando confirmados para as quintas-feiras artistas como Roberto Silva, Dominguinhos do Estácio e Tunai, que se apresentarão junto com o grupo Seresteiros de Duque de Caxias, Paulinho Balthazar e Canthidio, respectivamente
• Outro programa imperdível nesta quinta serpa assistir, também na Praça do Pacificador, a uma das mais apreciadas obas do dramaturgo alemão Goethe. A “Cia. Ópera Prima Teatral” sobe ao palco do Teatro Raul Cortez às 20:00 horas para encenar “Fausto”, o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio.
• A peça relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, faz um pacto com Mefistófeles, que lhe enche com a energia satânica insufladora da paixão pelo progresso. Esta mesma energia, porém, traz grandes conseqüências e estragos, tornando-o um gênio leviano, louco e cego.
• “Fausto” faz parte do IV Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, que começou na segunda-feira e irá até o dia 23, com a apresentação de 20 grupos de todo o Pais, numa feliz iniciativa do Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias

Nenhum comentário: