segunda-feira, 10 de setembro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Vítima da incompetência da Oi/Telemar, que não disponibiliza a banda larga em Caxias por falta de concorrência (acima), a Biblioteca Municipal Leonel Brizola ainda é vítima da bandidagem (abaixo). (Fotos: Beto Dia)
BIBLIOTECA LEONEL BRIZOLA
NÃO TEM ACESSO À INTERNET
A professora Dalva Lazaroni, Secretária de Cultura de Duque de Caxias, levou um susto ao descobrir que os computadores da Biblioteca Municipal Leonel Brizola, inaugurada por Zito em 2004, além de não estarem conectados à internet, foram encaixotados e retirados do local onde deveriam estar ajudando os estudantes em suas pesquisas. Ela prometeu apurar os fatos e explicar o ocorrido nas próximas horas. O chato nessa história, que mistura incompetência com oportunismo, é que o prefeito, que na segunda-feira lançou o projeto “Internet na Praça”, ao lado do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, sabia, desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2005, que a Telemar/Oi não providenciara a prometida ligação do sistema de banda larga, fundamental para a conexão dos computadores da biblioteca à Web. (Foto: Beto Dias/Arquivo).

● Enquanto Washington Reis atrai o PDT, inclusive Aroldo Brito e Roberta Barreto, para o seu redil, Zito não dorme no ponto e conseguiu emplacar o novo comando do PV em Duque de Caxias. Com isso, fica ameaçada a permanência no Governo da professora Dalva Lazaroni, Secretária de Cultura do Município e mãe do deputado André do PV. O PV agora quer distância de Sérgio Cabral e César Maia e, por isto, o rompimento com o prefeito caxiense é uma questão de tempo. Quem conhece o deputado tucano, sabe que Zito não perdoa infidelidade! Ele só conhece dois tipos de pessoas: as que estão ao seu lado e as que lhe fazem oposição!
● Se os quatro vereadores da bancada do Zito quiserem fazer oposição a sério, terão de buscar apoio fora da Câmara, em especial no Ministério Público. Para isso, precisarão de muito mais do que apenas a garganta e coragem cívica, pois o prefeito, que controla a Câmara no estilo Lula de governar, também sabe jogar pesado. O deputado Zito que o diga!
● Neste governo, nada é por acaso. O número de centros de inclusão digital foi fixado em 40, que, por mera coincidência, é o número do PSB, partido do Secretário Alexandre Cardoso, de Ciência e Tecnologia, que defendeu a transformação das máquinas caça-níqueis apreendidas pela Polícia em computadores. O primeiro “Internet na Praça”, também por mera coincidência, foi instalado em frente ao Bingo Grande Rio, fechado pela Polícia Federal.
● A extinção do IPERJ – Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro, mediante a sua incorporação pelo Rio-Previdência – Fundo Único de Previdência Social, prevista no projeto de lei 763/2007 do Poder Executivo, em tramitação na Assembléia Legislativa do Rio, e as conseqüentes implicações dessas mudanças para os servidores serão discutidas durante a audiência pública que a Comissão de Servidores Públicos da Alerj realizará, nesta segunda-feira (10/09), às 11h30, no auditório Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes.
● O secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, vai hoje à Alerj explicar aos membros da Comissão como ficará a situação dos funcionários do órgão que será extinto. "Queremos detalhes da transição e informações sobre o grande contingente de funcionários que ficarão, em tese, sem função. Queremos garantias quanto ao seu remanejamento para o Rio-Previdência", explicou o presidente da comissão, deputado Nelson Gonçalves (PMDB).
● A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa promove nesta segunda-feira, às 14h, audiência pública para discutir o prazo de funcionamento do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias.. Em vistoria no mês passado, a comissão constatou que o aterro recebe irregularmente lixo hospitalar e não trata de forma adequada o chorume, líquido originado da decomposição de resíduos orgânicos. “Vamos apresentar nesta audiência o relatório técnico da vistoria que, além de apontar os erros, propõe medidas para a criação de novas áreas de descarte do lixo”, afirma o presidente da comissão, deputado André do PV.
● O relatório sugere também a criação de um centro de reciclagem para indústrias. “Queremos saber também se a empresa que administra o aterro está com a licença de operação dentro do prazo de validade”, acrescenta. O aterro de Jardim Gramacho, operado pela Comlurb, existe desde 1976, recebendo por dia mais de 7 mil toneladas de lixo, principalmente da cidade do Rio de Janeiro por dia. Foram convidados para participar da audiência o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc; a secretária de Meio Ambiente do Rio, Rosa Fernandes, os presidentes da Feema, Axel Grael, e do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara, Dora Negreiros.
● O prefeito chamou a sua residência, em Xerém, na manhã de quarta-feira, os 17 vereadores da sua base, para reclamar da transformação do plenário da Câmara em ringue, como na sessão de terça-feira. E exigiu de seu irmão e presidente do Legislativo, Júnior Reis, uma atuação dura contra os pugilistas que ameaçam a imagem da Câmara.
● O rei morreu! Viva o rei! José Sarney já encomendou o terno de posse que usará o assumir a presidência do senado, tão logo Renan Calheiros seja “inocentado” no primeiro processo e renuncie ao comando do Congresso Nacional. Além do imenso poder específico do cargo, o presidente do Senado também tem lugar na lista de sucessão em caso de vacância da Presidência da República. Assim, vai que numa das suas viagens ao exterior Lula resolva levar no Aerolula José Alencar e Ellen Gracie, presidente do Supremo, abrindo vaga para o presidente do senado?

Nenhum comentário: