quinta-feira, 6 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A BANDALHA CONTINUA NA
PROPAGANDA ELEITORAL
Apesar da advertência do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Alberto Motta Moraes, feita semana passada durante o encontro do Juiz Juarez Foles com os presidentes de partidos em Caxias, a farra dos candidatos a candidatos continua. Em cada estacionamento, em cada rua ou praça, são visíveis os sinais de propaganda estritamente pessoal, em que o candidato se proclama “100%”, como se alguém pudesse ser menos do que isso. Para o Desembargador Roberto Wider, presidente do TRE/RJ, a intenção da Justiça Eleitoral é fazer com que esta seja uma eleição marcada pelo princípio da moralidade, e vale tanto para o registro das candidaturas quanto para a fiscalização da propaganda. “Para tanto, teremos de ser firmes, mas sem arbitrariedades! Afinal, o bom senso é a chave do Direito!”, adverte Wilder. De nossa parte, estamos contribuindo e revelando flagrantes de desrespeito à Lei e ao eleitorado. O resto é com o Ministério Público Eleitoral, a quem cabe a iniciativa de investigar os excessos e os crimes praticados em relação ao Código Eleitoral. (Fotos: Beto Dias)
ITATIAIA – O RETRATO DA DECADÊNCIA Embora o bairro tenha feito três vereadores nas últimas eleições, sendo dois governistas e apenas um da oposição, a tradicional Vila Itamarati, que acabou conhecida pelo nome de sua principal avenida, a Itatiaia, nunca esteve tão abandonada pelo poder público. Um trenzinho, símbolo do Governo Zito, instalado na descida do viaduto do Centenário, está tomado pelo mato por falta de atenção da Prefeitura, Na própria Avenida Itatiaia, hoje rebatizada de Tancredo Neves, um caminhão, carregado de caixotes, está abandonado no local há mais de um mês, sem que a Guarda Municipal ou a Secretaria de Serviços Públicos tomem qualquer providência para a remoção do veículo. O curioso é que o caminhão foi abandonado a poucos metros do depósito do Detran, que fica embaixo do viaduto do Centenário. A situação de abandono é tão flagrante que até as enchentes voltaram, apesar do túnel aberto no Governo Zito na Rua Professor José Aurino para escoamento das águas do valão Jacatirão. (Fotos: Beto Dias)

• O depoimento-bomba que o professor de Matemática do Estado, Marco Aurélio Martins, irá prestar nesta quinta-feira no Conselho de Ética da Assembléia Legislativa, poderá ser o ponto de partida para uma investigação mais profunda sobre a falta de professores na rede estadual, que chegariam a 25 mil, segundo o SEPE. Afinal, a Secretaria de Educação paga (com recurso do Fundeb) os salários de funcionários lotados em outros órgãos, inclusive na Alerj.
• Marco Aurélio está no olho do furacão em torno dos funcionários fantasmas da Alerj, pois nos processos para pagamento do Bolsa-Educação a funcionários fantasmas, “lotados” no gabinete da Deputada Jane Cozzolino, foram usadas declaração de matrícula da ACEPE - Associação Cultural e Educacional Pedro Ernesto, em Saracuruna, no segundo Distrito de Duque de Caxias. O professor, que é diretor da ACEPES e até segunda-feira estava lotado no gabinete do deputado Zito, garante que sua assinatura foi falsificada.
• Aliás, o Conselho de Ética até agora não se pronunciou sobre o discurso de Jane Cozzolino, quando confessou que pagara R$ 8 mil reais a um policial da Polinter, como suborno, para que seu irmão e ex-prefeito Charles Cozzolino não ficasse “amontoado nos xadrezes” daquela Especializada. Afinal, se ela confessa que pagou o suborno, cometeu crime previsto no Código Penal. E não vai acontecer nada, Jorge Picciani?
• Xerém, no pé da Serra de Petrópolis, é um bairro “sui generis” de Duque de Caxias: só tem uma entrada, no aceso à Rodovia BR 040, onde existe, desde à época da FNM, nos anos 40, uma cabine com policiamento da PM às 24 horas do dia. Isso não impede a ação dos ladrões. A mais nova vítima foi a Igreja Assembléia de Deus da Vila Canaã, conhecida como Igreja do Escadão. O arrombamento foi na madrugada de segunda-feira. Quem será a próxima?
• Não se pode esquecer que, além das fazendas de gado e das propriedades de conhecidos políticos e empresários, do Centro de Treinamento do Fluminense e do Laboratório do Inmento, Xerém também abriga as residências de duas das figuras políticas mais importantes da cidade: o prefeito e seu irmão e presidente da Câmara, Júnior Reis. Imaginem a situação em que vivem as demais 800 mil almas que povoam esta terra e que não tem um “Juvenal Antena” como vizinho!

Nenhum comentário: