sábado, 8 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
MAIS UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA
Neste sábado, governo e ONGs amigas vão tocar tambor, anunciando o “Dia Internacional da Mulher”, mas não há nada para comemorar! Meninas pelo interior do País ainda têm a cabeça raspada para que possam ficar na cela com homens, enquanto doméstica é espancada na Barra da Tijuca porque seus algozes a confundiram com as prostitutas que circulam pelo bairro. Ao mesmo tempo, cresce o número de adolescentes grávidas, inclusive com o caso divulgado esta semana de trigêmeos, mas o Governo não tem um programa de planejamento familiar, nem de educação sexual para jovens. Até agora, a idéia mais extravagante sobre a Saúde da Mulher foi do Ministério da Saúde, ao recomendar a instalação de máquinas de auto-atendimento nas escolas para fornecerem, de graça, camisinhas para os adolescentes distraídos ou sem dinheiro. O fundamental – qual o papel da camisinha – ninguém tem coragem de explicar e o resultado é o crescimento dos índices de gravidez entre meninas de 13 a 17 anos. Serão mães antes mesmo de serem mulheres, interromperão os estudos e serão vistas pela vizinhança como mais “uma menina perdida”, primeiro e fundamental passo para a prostituição em antros que anunciam, livre e abertamente, que fornecem mulheres por R$ 9,99. Um programa sério de Saúde da Mulher, a começar pelas mães e continuando com as filhas adolescentes, não precisa de equipamentos importados (que geram polpudas comissões para os intermediários), nem de sofisticada infraestrutura, mas de profissionais da área de Saúde treinados para responderem a perguntas sobre básicas os métodos contraceptivos disponíveis, os prós e contras de cada um, discutir o número de filhos que a mulher pretende ter, bem como abrir uma discussão, a sério, sobre a descriminalização do aborto. Afinal, a classe rica pode mandar sua filha passar “as férias” em uma sofisticada clínica de qualquer país onde o aborto é legal, sem problemas de consciência, o que não ocorre nas comunidades pobres, onde até o talo da folha de mamona é utilizado como “instrumento” para o aborto e, a seguir, a perfuração do útero e a morte da mãe! Até quando permitiremos o sacrifício inútil de nossas jovens?

PT AMEAÇA A REELEIÇÃO DE WR

Uma faixa no sobrado de uma movimentada esquina de Duque de Caxias, ao lado da Câmara Municipal, é uma pista para quem investiga por ande anda o PT/Caxias, depois do fracasso nas eleições de 2004, quando perdeu a única cadeira que tinha na Câmara Municipal, ocupada durante oito anos por José Zumba. Uma modesta faixa diz apenas que “Chega de Corrupção”. É um non sense total, pois nunca na história deste País um partido político monopolizou de tal maneira os mal-feitos do Governo como agora, em que os escândalos se sucedem, como se formassem uma montanha russa. Nem bem foi servida a pizza dos sanguessugas, surgem o mensalão, a compra de um falso dossiê, o uso de cartões corporativos para a compra de tapioca e aluguel de carros e mesas de sinuca para o segurança da filha de Lula. Será que o PT/Caxias terá candidato próprio, agora que os estrategistas Silvio Pereira e José Dirceu estão fora do Palácio do Planalto? Essa independência colocará em risco a reeleição de Washington Reis?


• O jornalista Jorge Serrão, em seu ALERTA TOTAL (http://alertatotal.blogspot.com/) foi direto ao ponto ao comentar a disposição (e que disposição!) para a briga do deputado Paulo Pereira da Silva, do PDT e da Força Sindical, revelada numa linguagem de lupanar, proibida pela Censura na mini-série “Queridos Amigos”, que só pode ser exibida depois das 23 horas, talvez por relembrar os “Anos Dourados” da Ditadura, quando não havia internet e a Imprensa estava sob o tacão do AI-5.
• “O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), da Força Sindical, avisou que agirá como a Igreja Universal contra jornais. Paulinho justifica por que vai surfar na mesma onda dos fiéis religiosos:"Se querem fazer putaria, então vamos fazer putaria."
• As meninas da Daspu devem ter ficado ruborizadas com essa estranha e estapafúrdia declaração. Por muito menos um ilustre vereador da Câmara do Rio de Janeiro quase foi linchado nos anos 50 quando, pretendendo encerrar uma briga em plenário, chamou a atenção dos contendores com uma exclamação que hoje faria sucesso no “You Tube”: CALMA, SENHORES! ISTO AQUI É UMA CASA DE TOLERÂNCIA!”
• A Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias comemora o Dia Internacional da Mulher, neste sábado (08/03), distribuindo 15 mil rosas. Funcionários e pessoas atendidas pelo Centro de Referência da Mulher vão caminhar, a partir das 10 horas, da Praça Humaitá, no 25 de Agosto, até o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, distribuindo rosas a todas as mulheres que encontrarem pelo caminho.
• Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal fez um alerta, no mínimo, preocupante. O chamado sexo frágil é cada vez mais um grupo de risco para a Aids na capital do País e as mulheres maduras são as mais atingidas pela doença.
• Há 11 anos, uma mulher a cada oito homens era portadora do vírus HIV. Entre 2000 e 2007, no entanto, a proporção tem se mantido de uma mulher para cada dois homens infectados. Além disso, os casos registrados entre o sexo feminino incidem principalmente nas faixas etárias de 40 a 44 anos (30,5 registros para cada 100 mil habitantes) e de 35 a 39 anos (20,4 casos para cada 100 mil habitantes).
• Para Diva Castelo Branco, gerente de DST/Doenças Sexualmente Transmissíveis de Brasília, o DF segue uma tendência mundial de ‘feminização’ da Aids. Hoje está bem claro que não é uma doença de homossexuais, como se dizia a princípio. A transmissão está ocorrendo através de relações heterossexuais. Ela levanta também algumas hipóteses para explicar o fato de a Aids atingir mulheres próximas da maturidade, mais do que jovens e adolescentes no Distrito Federal. • “Pesquisas em todo mundo apontam, e temos verificado aqui também, que a quantidade de mulheres com parceiros fixos que contraíram a doença está aumentando. E, com parceiro fixo, a mulher se sente constrangida de exigir o uso da camisinha. Verificamos isso mesmo entre garotas de programa, que nos dizem que usam a camisinha com seus clientes, mas não com o namorado. E a mulher madura, em geral, tem mais probabilidade de ter um namorado fixo ou marido do que a jovem de 15, 20 anos”, comenta.
• Uma outra possível explicação para o fato está ligada a uma situação oposta a do namoro ou casamento estável, e remete à redescoberta da sexualidade por mulheres e homens mais velhos. “Viúvos ou separados recomeçam a vida afetiva, mas, como têm menos familiaridade com o uso da camisinha do que os mais jovens, eles se expõem mais ao risco”, afirma Diva Castelo Branco.
• A solução nos dois casos, segundo ela, é um trabalho de conscientização. “A mulher deve deixar de besteira e negociar o uso da camisinha com o parceiro fixo. Não há diálogo aberto entre os casais sobre isso e nossos companheiros, por mais liberais que sejam, ainda agem de forma preconceituosa sobre o assunto”, diz a gerente de DST/AIDS.
• Só para que ninguém se esqueça na próxima virada do calendário: quando surgiram os primeiros casos der Aids no Mundo, a Igreja Católica, apressadamente como é do seu feitio, demonizou todos os doentes, ao considerar que os homossexuais, os primeiros a assumirem não só a doença, mas também a sua opção sexual, eram os transmissores do HIV e estariam, segundo Roma, pagando por “seus pecados”.
• Na noite de quarta para quinta-feira, ladrões arrombaram a Escola Municipal Castro Alves, no Jardim Olimpo, próximo da praça do pedágio da BR+040 e da entrada de Xerém. À falta de coisa mais valiosa, os larápios levaram a bomba, que garantia o abastecimento da escola.
• Embora situada a poucos quilômetros das represas da Cedae, em Xerém, e das residências do prefeito e do presidente da Câmara, a escola não tem água canalizada, dependendo de um poço artesiano. Como a prefeitura, apesar de ter arrecadado um bilhão em 2007, entrou no Ano Novo com uma dívida de R$ 68 milhões, professores, alunos e funcionários temem que a nova bomba só chegue no próximo governo, a ser eleito em outubro.

Nenhum comentário: