quinta-feira, 5 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OBITUÁRIO AMBIENTALPreste muita atenção nesta foto. Ela pode ser uma última visão da nascente de um dos rios de Xerém, ameaçados de morte pelo desmatamento e a omissão do Poder Público, que persegue o desenvolvimento econômico a qualquer preço, mesmo que seja comprometendo, de forma irremediável, o futuro da humanidade

CIDADE SEM LEI (V) No momento em que o Contran decide exigir que os motoqueiros usem capacetes com faixas refletivas, como forma de evitar acidentes nas ruas e estradas, a Secretaria de Transportes de Duque de Caxias continua fazendo vista grossa à circulação de motos sem placas, o que dificulta a identificação do condutor do veículo em caso de acidente. No flagrante, motos sem placas estavam estacionadas na calçada de um banco, ao lado da Av. Brigadeiro Lima e Silva, num movimentado cruzamento próximo à Justiça do Trabalho e, por esse motivo, sempre tem guardas municipais. Como vemos, a Prefeitura é incompetente, no sentido amplo do termo, para fiscalizar até motoqueiros e suas bandalhas.

Tribunal de Contas decide
suspender obras do PAC
O Tribunal de Contas da União suspendeu a licitação feita pela Secretaria de Obras do Estado de Janeiro para selecionar a empresa responsável pela execução de obras do PAC na Baixada. A medida liminar do TCU atendeu a uma representação da Construtora Celi Ltda., que perdeu a concorrência. A construtora questionou a exigência de dois atestados de comprovação de experiência anterior em parcelas de maior relevância técnica. No seu parecer, o ministro Marcos Vilaça, do TCU, concluiu que houve restrição à competitividade e possibilidade de direcionamento da licitação. As obras suspensas liminarmente seriam para a melhoria do abastecimento de água em Mesquita e nas localidades de Grão-Pará, Jardim Viga e Jardim Esplanada, em Nova Iguaçu, além de melhoria operacional de reservatório da Posse, através de nova linha de recalque da Cedae, em Miguel Couto.
Quem conhece os bastidores das licitações do governo em torno de grandes obras, sabe que, depois da primeira contestação, haverá outras, o que vai atrasar a execução das obras, que fazem parte do esforço do governo em garantir ao PT a eleição do sucessor de Lula em 1010

WASHINGTON REIS NEGA
NOVO LIXÃO EM XERÉM
O pessoal do “Transparência Duque de Caxias” contestou a nota deste blog, sobre a decisão do prefeito de instalar um vazadouro de lixo em Xerém. A turma do blog, que trabalha pela reeleição de Washington Reis, afirma que nosso comentário é mentiroso, fantasioso e sem fundamento. A nota foi baseada numa matéria publicada por um grande jornal do Rio, com chamada na primeira página e fotos coloridas, sobre o destino final do lixo produzido na Região Metropolitana. Embora ninguém, em seu juízo perfeito, acredite hoje em dia nas promessas de candidatos, resolvemos dar um voto de confiança no prefeito e reproduzimos aqui o desmentido-compromisso de que não haverá lixão em Xerém. É esperar e ver!


• A Comissão de Trabalho e Legislação Social da Alerj, presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT), realiza nesta quinta (05/06), às 11h, audiência pública sobre a política estadual de lixo e a geração de energia renovável sustentável.
• “Existe um decreto do governador Sérgio Cabral para a implantação de aterros sanitários de consórcios intermunicipais, com o objetivo de acabar com os lixões no estado. Isso teria um prazo para ser feito, mas não teve resultado e, por isso, entrei com uma ação de inconstitucionalidade contra esse decreto. Ao mesmo tempo, existe outro decreto do então secretário do Ambiente Carlos Minc, que diz que todos os aterros devem ficar na zona Oeste do Rio”, afirmou o deputado pedetista.
• Foram convidados para a audiência o promotor Público de Duque de Caxias, Marcos Leal; a vereadora Aspásia Camargo, do Rio; o vereador Valtinho do Frigodutra, de Seropédica; a secretária de Desenvolvimento, de Niterói, Jandira Feghali; o secretário de Governo de São Gonçalo, Luiz Paiva, e o secretário do Meio Ambiente de Guapimirim, Maurício Abreu, dentre outros.
• Depois de ouvir, por cerca de duas horas, o depoimento do deputado Álvaro Lins (PMDB), o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), corregedor da Assembléia Legislativa, disse estar convencido que, em face das denúncias feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, há indícios muito fortes para pedir a cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar.
• “Minha convicção, depois que o depoimento acabou, é de que nada se alterou. Considero o relatório da PF e do MPF bastante consistente, com indícios e provas. Não foi apresentado nenhum fato novo que desmonte este inquérito. Muitos citados e indiciados estão lotados no gabinete do deputado, o que configura quebra de decoro parlamentar e posterior perda de mandato”, disse Luiz Paulo.
• De acordo com Luiz Paulo, a conclusão da Corregedoria se baseia em três pontos principais: evidências de escutas suspeitas registradas após a eleição de Lins, indícios de planos políticos envolvendo acusados e a argumentação jurídica de que lavagem de dinheiro se trata de um crime permanente.
• “Ficou mais que demonstrado que há nexo entre ações no passado e no presente. São dois momentos que, os documentos provam, estão ligadíssimos”, afirmou.
• A Corregedoria apresentou, ainda, como prova da quebra de decoro, uma lista com o nome de sete funcionários lotados no gabinete de Lins que foram citados ou até mesmo denunciados no inquérito. “Continuo considerando que o relatório do Ministério Público e da Polícia Federal está muito bem trabalhado, com provas. Vamos fazer agora o nosso trabalho e encaminhá-lo à Mesa Diretora”, disse Luiz Paulo. “O material enviado é muito farto, o que nos dá subsídios para sustentar o nosso parecer, que será pela quebra de decoro parlamentar”, reforçou Comte Bittencourt.
• O corregedor pretende aprontar o relatório, que será encaminhado à mesa diretora da Alerj, até terça-feira. Depois de apreciado pela Mesa Diretora da Alerj, o relatório poderá ser encaminhado, ou não, à Comissão de Ética. Se aceito o relatório pela comissão, ele será encaminhado à votação em plenário. O voto para o pedido de cassação de mandato é fechado.
• Policiais da DAS - Divisão Anti-Seqüestro – da Polícia Civil libertaram na noite desta quarta-feira (4), no bairro Bom Pastor, divisa entre os municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, uma menina de 11 anos. A criança, seqüestrada na véspera em Duque de Caxias, enquanto brincava em frente a loja de sua mãe, foi localizada graças a uma denúncia anônima. Um homem, que vigiava a criança no cativeiro, foi detido e levado para a sede da DAS, no Leblon, na Zona Sul do Rio.
• Apesar da Justiça Eleitoral insistir que o sistema eletrônico de votação é confiável, continua a suspeição sobre alguns resultados. A vereadora de Pau D’Arco, no Piauí, por exemplo, que tomou posse esta semana com apenas um voto obtido nas eleições de 2004, abriu o verbo e denunciou que foi roubada. • “Meu marido me assegura que votou em mim. Meu marido é um homem que já tem até mestrado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Piauí, é um homem culto, e não consigo entender porque não saíram, pelo menos, a certeza desses dois votos, o meu e o dele”, disse a vereadora depois da posse.
• Ela assumiu a vaga depois que o TRE do Piauí cassou o mandato do um outro vereador, eleito pelo PSDB que se transferiu para o PC do B. Como o primeiro suplente morreu num acidente de carro em abril último, a vaga sobrou para Carmem Lúcia.
• A jornalista Márcia Catita, editora da “Folha de Xerém”, resolveu tirar a limpo essa história do lixão no 4º Distrito. Ela tem uma entrevista marcada para esta sexta-feira (6) com o Secretário de Meio Ambiente, José Miguel da Silva, sobre a longa entrevista que ele concedeu a um jornal carioca. Publicada no domingo, só depois que a notícia foi comentada neste blog o prefeito, através do blog “Transparência” resolveu negar o óbvio ululante.
• Já está programado um evento para o próximo sábado (14), por iniciativa do jornalista Silas Correa, da TV-Xerém, quando serão discutidos diversos assuntos, inclusive a questão ambiental em Xerém. Será na Praça da Mantiquira. Será que os “assessores” de Washington Reis vão impedir o debate na praça com a mesma “delicadeza” com que tiram do ar os blogs que questionam a ação do prefeito no 4º Distrito?


CONVITE

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem responde por esse tal "Transparência Caxias"?
Não tem expediente, não tem responsável.....
Seria exagero indagar de há algum nomeado para algum cargo de confiança na prefeitura de Caxias por trás disso?

Anônimo disse...

Essa hitória de lixão tanto é verdade que já está rolando até um abaixo assinado entre a comunidade de Xerém para exigir mais divulgação, tranparência e clareza do processo. Também pede livre acesso ao aos estudos de impacto ambiental que já estejam em andamento por parte de FEEMA. A intenção não é apenas dizer que não queremos o lixão mas sim conhecer o projeto para manifestarmos contra ele.