segunda-feira, 7 de julho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (VIII) Apesar dos milhões do PAC, a prefeitura continua sem dinheiro para coisas mais simples, mas que não oferecem uma “boa imagem de vídeo”, que possa ser utilizada na campanha eleitora. A praça Jararaca e Ratinho, no bairro da Covanca (na divisa com São João de Meriti) é uma dessas situações. A prova do abandono é a presença de porcos em plena praça, apesar do local contar com um abrigo em aço inoxidável que, no ano passado, o prefeito alardeou que custava R$ 13 mil a unidade. Além de conviverem com porcos, os passageiros que aguardam no abrigo ainda tem de conviver com o nauseabundo cheiro de urina, pois, por falta de sanitários no local, motoristas e cobradores “se aliviam” por traz dos postes de iluminação, à vista de todos. No atual governo, nenhuma providência foi tomada para melhorar a praça, que deveria ser uma justa homenagem a dois artistas que moravam em Duque de Caxias, por livre opção, e elevaram o Brasil no cenário artístico mundial. Até hoje, em qualquer cidade que se promova um baile popular, seja em Moscou, ou Berlim, ou Nova York, é comum se ouvir uma marchinha imortalizada por Carmem Miranda: “Mamãe, eu quero”.

A “GUERRA” ELEITORAL
COMEÇOU PELA FEIRA
Foi dada a largada para os candidatos às 21 vagas de vereador, bem como de prefeito e vice em Caxias. A “Feira” de domingo foi o ponto de partida e o metro quadrado mais disputado. E a “guerra” está só começando. Surgindo no começou no século passado na plataforma da estação, antes da construção da Estrada Rio-Petrópolis, e onde eram vendidas verduras, frutas e até carvão, a feira dominical de Duque de Caxias, visitada por milhares de pessoas todos os domingos, é o palanque favorito dos candidatos, independente das siglas e das suas plataformas. É um espaço democrático, que recebe governistas e oposicionistas. Até candidatos a governador e senador costumam agendar uma passada pela feira de Caxias, que já teve, como freqüentadores, ilustres figuras da vida nacional, como Chico Anísio, Luis Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Jararaca e Ratinho. Hoje, mesmo infestada pelo comércio pirata de roupas, calçados e discos, ainda é muito procurada, principalmente por nordestinos, que aqui reencontram não só a carne de sol, a farinha d’água e o queijo qualho, mas também muitos parentes e velhos amigos.
O prefeito Washington Reis madrugou e foi um dos primeiros a desfilar pela feira neste domingo. (Foto: Beto Dias)

O tenente Melquisedec Nascimento fez a sua estréia na “passarela da feira” como candidato a vereador pelo PDT, partido que apóia a reeleição de Washington Reis. (Foto: Beto Dias)

O nanico PSOL será o único partido de esquerda com candidatura própria, apostando suas fichas em Leninha, a primeira mulher a disputar a Prefeitura de Caxias desde a emancipação, em 1943. (Foto: Beto Dias)

Zito fez um périplo pelas feiras de Saracuruna, Jardim Primavera e do Centro, sempre lembrando aos eleitores os velhos tempos em que foi feirante, ao lado do pai. (Foto: Arakem Dourado)

• A CPI das Milícias ouviu quinta (03/07) o depoimento do delegado
da 35ª DP (Campo Grande). Ele afirmou que o grupo fatura cerca de R$ 2 milhões por mês na exploração de atividades ilícitas e impõe sua força através da execução das pessoas que se opõem a ele. Para o deputado Marcelo Freixo (PSOL), presidente da CPI, os bandos funcionam de modo “muito semelhante às máfias estabelecidas na Europa e são, portanto, uma ameaça à soberania do Estado. Agora, queremos obter informações sobre os tentáculos das milícias na administração pública”, declarou Freixo.
• Em apenas três dias de funcionamento, o Disque-Milícia, disponibilizado pela CPI da Alerj destinada a investigar a ação das milícias, recebeu 90 denúncias feitas pela população. "Essas queixas são, em sua maioria, feitas por moradores de comunidades localizadas, principalmente, na zona Oeste do Rio e na Baixada Fluminense, dominadas por esses grupos armados do qual fazem parte policiais civis e militares", informou o presidente da CPI, deputado Marcelo Freixo (PSol). O serviço, cujo número é 0800 28 20 376, é gratuito e começou a funcionar no último dia 30 e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 10h às 17h.
• Um dos formandos da Universidade Gama Filho, que participa da campanha contra a demissão do diretor Rui Guerra do Curso de Cinema da UGF, criado pelo cineasta moçambicano, está um neto da grande Bibi Ferreira. Aliás, a noticia da demissão foi dada pelo Blog em primeira mão na segunda-feira, dia 30, mas só no sábado o colunista Ancelmo Goes comentou o fato, sem citar a fonte.
• O ônibus da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) da Alerj estará esta semana, de terça (08/7) a sexta-feira (11/7), das 9h às 17h, na Praça Elizabeth Paixão, no Centro de Mesquita. Em junho, foram 552 atendimentos em cidades como Nova Iguaçu e Queimados, também na Baixada, e em frente ao Palácio Tiradentes, no Centro do Rio. Inaugurado há um ano, o serviço procura atender uma lista de solicitações feitas pelos municípios. A maioria dos atendimentos refere-se a orientações e reclamações sobre a emissão dos passes livres municipal, o Rio Card, e estadual, o Vale Social.
• O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor estará esta semana em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Até sexta-feira (11/07), o veículo fará atendimento na Praça da Matriz, em frente à igreja, das 9h às 17h. Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão enviados via internet para a sede da comissão, na Rua da Alfândega, 8, Centro. Os interessados em entrar em contato com a Comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 706)
• O “Transparência” festejou, embandeirado, a lista do Tribunal de Contas do Estado, encaminhada ao TRE, como manda a legislação eleitoral. Como bons marqueteiros, só listaram a família Zito, deixando de fora outros prefeitos, como Maria Lúcia, de Belford Roxo, filiada ao PMDB de Sergio Cabral, Garotinho e Washington Reis, entre outros.
• Nem as crianças escapam dos marqueteiros do prefeito. Na sexta-feira, alunos de escolas oficiais foram convidados para irem à Vila Olímpica, onde seria feita a aplicação de flúor. Os professores que atenderam ao convite e levaram seus alunos, a maioria com menos de 10 anos, tiveram que aguardar a chegada do prefeito-candidato para o início da “cerimônia”. A maioria dos pais detestou o truque dos aspones e o prefeito vai acabar vendo o resultado (negativo) nas urnas.
• Agora que até Fidel Castro condenou o seqüestro como arma política, é possível que os lulistas comecem a vociferar contra as FARCs. Enquanto a ex-senadora Ingrid Bettancourt esteve em poder dos narco-guerrilheiros, os amigos de Lula nada disseram.
• Até que um grupo de sequestrados, libertado por interferência de Hugo Chaves, divulgou um documento, afirmando que a ex-candidata à presidência da Colômbia estava muito doente e podia morrer se não fosse libertada imediatamente.
• Sem poder negar a violência do seqüestro e o precário estado de saúde da ex-senadora, os aloprados passaram a divulgar uma falsa informação, grantindo que Ingrid Bettancourt não fora seqüestrada, mas “salva pelo pessoal das FARCs”, pois corria risco de vida na Colômbia por representar oposição ao presidente Álvaro Uribe.
• Com as declarações da ex-senadora depois de libertada, caiu por terra a farsa. Agora, até Fidel Castro condena o seqüestro como arma política.

5 comentários:

Anônimo disse...

A candidatura do Melqui está crescendo,agora sim temos um candidato do primeiro distrito a vereador,capaz de cuidar dos nossos problemas,principalmente a falta de segurança.

Eu voto Melqui Nascimento para vereador - 12123

Anônimo disse...

CAMPEONATO DA FARSA
Infelizmente, é a realidade sua análise.
Nós, do PSOL, com a humildade necessária e sem purismos, estamos tentando iniciar nossa caminhada nas principais capitais do país e em Duque de Caxias com alguns critérios coletivos. Resumindo-os:
- Nenhum candidato com "ficha suja" teve sua candidatura aprovada. E leia-se "ficha suja", também aqueles que o passado esteve em sintonia fina com os podres poderes de nossa cidade;
- Todos candidatos do PSOL estão assinando uma "carta-compromisso" com eixos programáticos e éticos fundamentais para iniciar uma transformação social em nossa cidade e será registrada em cartório;
- Nossa candidata a prefeita de Caxias, a companheira Leninha, já está em fina sintonia com as diretrizes partidárias e com toda esquerda unida em Caxias: PSOL, PCB e PSTU;
- Também lançamos uma carta-desafio para as outras candidaturas, chamando a que somem esforços para a realização de uma campanha que não seja marcada pela disputa econômica acima das idéias e causas. Para tal, depois de uma pesquisa de mercado, apresentamos que as campanhas tenham gastos até o teto de 400 mil reais; participem de todos os debates aos quais forem convidados(inclusive estimulando a realização destes); que o TRE e a cidadania municipal fiscalizem os chamados "centros-sociais" e denunciem possíveis usos pelas candidaturas; que estimulem o povo caxiense a votar pelas propostas e disponibilizem o histórico de todos os candidatos majoritários e proporcionais(minimamente precisamos saber a profissão de quem pleiteia cargo público, seu grau de envolvimento com a política municipal e projetos para o cargo que pleitea);
- Que a fé de nosso povo seja respeitada e não usada como massa de manobra com fins eleitoreiros e distante da expansão da consciência crítica;
- Que nenhuma candidatura aceite dinheiro de empresários de ônibus, de donos de escolas e hopitais e empresas que prestaram, prestam ou pleiteam prestar serviço público terceirizado.

Um abraço! Paz e bem.
Fabio Pereira

Anônimo disse...

Essa fotografia de porcos em plena via pública mostra o como está Duque de Caxias nos dias de hoje.
E pelo jeito, vai continuar assim por muito tempo, não há novidades na política e estamos entre a espada e o facão.

Anônimo disse...

DUQUE DE CAXIAS MAIS SEGURA

Notícia publicada em 22/05/2006 no site da Prefeitura de Duque de Caxias dava conta de um sistema de monitoramento através de câmeras nos 4 Distritos.
Era (segundo a matéria) a primeira sala de monitoramento de imagens da Baixada Fluminense.
Dizia a nota:

"O sistema conta com dez câmeras de alta resolução, espalhadas em pontos estratégicos nos quatro distritos, transmitindo imagens 24h, em tempo real, para seis monitores, trabalhando em conjunto com o sistema de rádio. Na central, localizada no 15º Batalhão de Polícia Militar, policiais monitoram a cidade e quando algo suspeito ocorre informam por rádio a ocorrência aos PMs mais próximos".

O sistema foi inaugurado pela então governadora Rosinha que na ocasião declarou:
"Investimos em segurança para todos, melhorando a qualidade de vida não só do cidadão como também dos policiais que arriscam suas vidas no cumprimento do dever. Com esse novo sistema, o mais moderno do Brasil, os policiais vão para as ruas sabendo o que encontrar. Até o final do mês serão 170 câmeras em todo o Estado", sintetizou Rosinha.

Afinal de contas, o amigo poderia informar se esse sistema está realmente funcionando conforme foi anunciado pela prefeitura ou é mais um Oba! Oba! que passou batido por todos.

Grato pela atenção – Huayrn Ribeiro

Unknown disse...

EU ANDERSON COSTA DE ANDRADE : PRESIDENTE ELEITO DO DCE FEUDUC AFIRMOM QUE OS ALUNOS NÃO SÃO OS CULPADOS PELA CRISE . ESTAMOS SENDO USADOS COMO ( BODES ESPIATÓRIOS) OU SEJA É UMA COVARDIA DA DIREÇÃO AFIRMAR ISSO!
E DESAFIO A DIREÇÃO E AOS FUNDADORES PROVAREM QUE SÃO OS ALUNOS OS CULPADOS , ABRAM AS CONTAS E PRESTEM CONTAS , ASSIM TEREMOS A VERDADE!!!!
VAMOS LUTAR PELA FEUDUC E NOSSOS DIPLOMAS ATE O FIM!!!!!