segunda-feira, 13 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PREFEITURA DESLIGA AS
CÂMERAS DE SEGURANÇA

Em feveriro de 2007, o governo prometeu 70 câmeras nos quatro Distritos para ajudar na segurança da população (Foto: Arquivo/Blog)

Embora o tema tenha sido o segundo mais importante para os eleitores, vindo logo depois da Saúde, a segurança Pública deixou de ser importante para a Prefeitura, que, em fevereiro de 2007, anunciara a instalação de cerca de 70 câmeras nos pontos mais movimentados do Município, inclusive os distritos, para melhorar a segurança da população e ajudar o combate à criminalidade. Segundo noticiário divulgado pelo Portal da Prefeitura, “começou a funcionar nesta segunda-feira (12/02) oficialmente em Duque de Caxias, o sistema de monitoramento por câmeras no Centro do município, instalado pela Fundação Assistencial Assegura, em parceria com a Prefeitura. As três câmeras posicionadas nos dois lados da cidade fazem parte das 15 primeiras que serão implantadas nesta fase em vários locais. O monitoramento será feito na sede da Secretaria de Segurança, no bairro Parque Duque, por policiais reformados contratados pela fundação”.
As câmeras deveriam funcionar 24 horas por dia e seu raio de cobertura chegaria a um quilômetro e girar 360 graus. Em casos de emergência, os operadores poderiam acionar todos os órgãos públicos de segurança e atendimento (SAMU) em poucos minutos. A Fundação Assistencial Assegura, uma ONG formada por oficiais reformados do Corpo de Bombeiros e PMs, era a mesma que, no Governo de Rosinha Garotinho, instalou esse tipo de equipamentos em 22 batalhões da PM e o presidente da ONG era o Coronel-PM reformado Luiz Fernando Medina. Pela parceria com a Prefeitura, além de remunerar a ONG, ainda poderia capacitar os guardas municipais para trabalharem nos plantões de vigília.
Desde a última segunda-feira, menos de 24 horas depois de divulgados os
resultados das eleições e a derrota do prefeito, duas das três câmeras sumiram, misteriosamente, do alto dos prédios onde estavam instaladas. Uma ficava no alto do Ed. Cohen (foto) na Rua Conde de Porto Alegre , monitorando a Praça Roberto Silveira, e a outra, na Av. Dr. Manoel Teles, próximo à Praça do Pacificador. A terceira, instalada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, não impediu que uma bomba fosse detonada no local, sem que as autoridades tenham identificado, ate hoje, os autores do atentado.


BAIXADA FICA SEM TRENS
NO RAMAL DE GUAPIMIRM


Desta segunda-feira (13) até a próxima sexta (17/10), os passageiros do ramal entre Guapimirim e Saracuruna, ficarão sem transporte ferroviário entre 10 e 16 horas. O ramal Guapimirim-Saracuruna, da extinta Estrada de Ferro Leopoldina, é operado pela Central Logística, a estatal que substituiu a Flumitrens. Esse ramal passa por três municípios da Baixada – Duque de Caxias, Magé e Guapimirim -, num total de 42 quilômetros de extensão, com cinco estações e 13 paradas.
Segundo a Secretaria de Transportes do Estado, a interrupção dos serviços é necessária para a realização de obras na via permanente entre as duas estações. Durante esta semana, os trens circularão apenas pela manhã, entre 03h10 (saída de Guapimirim) e 08h34 (saída de Saracuruna). As obras no ramal começaram no último dia 25 e incluem a substituição de oito mil dormentes, a recuperação de uma ponte metálica, localizada próximo a Parada Modelo, a limpeza e desobstrução das valas laterais à ferrovia, além da recuperação de toda a infra-estrutura da via e capina do trecho.

• Está marcada para esta segunda-feira (13), a primeira reunião entre o prefeito eleito Zito e o seu ex-vice e sucessor Washington Reis para acertar o esquema de transição, o primeiro encontro entre os dois políticos depois de deflagrada a campanha eleitoral, com trocas de farpas ente os ex-correligionários.
• Há muita expectativa neste novo encontro entre o Secretário de Saúde, o biólogo Oscar Berro, e o médico e vice-prefeito de Zito, Jorge Amorelli, depois da visita que a Comissão de Saúde da Assembléia fez ao novo hospital, a pedido do prefeito eleito, quando equipamentos de alto custo foram encontrados, ainda encaixotados, até na calçada do hospital.
• O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse neste domingo (12) que ainda é cedo para avaliar o impacto da crise financeira internacional no Brasil. Mas afirmou acreditar que os programas na área de saúde em andamento, ou já aprovados, não serão interrompidos.
• “Temos que aguardar para ver como as coisas vão acontecer, mas de todo modo, com certeza, os programas que estão em andamento e sendo implementados, nenhum deles sofrerá interrupção. Essa foi a declaração que o presidente Lula deu nesta semana. Então do ponto de vista da saúde, que a gente sempre depende e briga por mais recursos, vamos aguardar um pouco mais para ver se efetivamente esta crise internacional vai impactar o nosso orçamento ou não”, declarou o ministro ao participar do lançamento da Campanha Nacional de Trânsito, cujo foco este ano são as crianças.
• Na sexta-feira, em entrevista à Agência Brasil e aos portais Terra, UOL, IG, G1 e Limão, o presidente Lula admitiu que se a turbulência no mercado financeiro internacional se agravar, tomará medidas para garantir a estabilidade da economia nacional, podendo até cortar investimentos. Ele garantiu, no entanto, que não cortará verba dos programas sociais ou do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Leia mais sobre a entrevista do presidente ao lado.
• Tentando solucionar o déficit de professores nas escolas e melhorar a formação desses profissionais, o Ministério da Educação (MEC) lançou sexta-feira (10) o Sistema Nacional Público de Formação de Professores. O objetivo é garantir um padrão de qualidade aos cursos de formação de docentes e aproximar os currículos das graduações à realidade das salas de aula. O ministro Fernando Haddad estimou anteriormente que o sistema formará 100 mil professores por ano.
• O sistema vai abranger a formação inicial e a continuada de professores de educação básica da rede pública de ensino. Considerando-se apenas as disciplinas básicas, como português e matemática, o déficit de professores no país chega a 253 mil. Para disciplinas específicas, como filosofia e sociologia, estimativas indicam que serão necessários 107 mil docentes, em cada uma das disciplinas, para atender apenas o ensino médio.
• Segundo o MEC, o novo sistema está articulado com universidades federais, estaduais e centros federais de educação tecnológica para garantir a oportunidade de acesso dos professores da rede pública a “cursos qualificados de licenciatura e especialização”. A principal meta é aumentar o percentual de professores da escola pública formados em instituições públicas, que hoje é de cerca de 30%.
• Até 24 de novembro, a minuta do decreto que criará o sistema será submetida a consulta pública. O documento está disponível no site do MEC. As sugestões de mudança ou aperfeiçoamento serão avaliadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Básica e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
• A Secretaria de Educação começa, nesta quarta (15), pela internet, a pré-matrícula para as escolas da rede estadual. A confirmação da vaga será enviada diretamente para o celular do pai ou responsável, através de mensagem de texto, e por correio eletrônico. Como nas seleções anteriores, os inscritos também continuarão a receber a correspondência em casa.
• Até o dia 21 de dezembro, as matrículas ficarão abertas para o 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5ª série), o 1º ano do Ensino Médio, o 1º ano do Ensino Normal, e ainda, as fases VI (correspondente ao 6º ano do Ensino Fundamental) e I (Curso Médio presencial semestral) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A página eletrônica poderá ser acessada 24h todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para quem não tem acesso à Internet, também ficarão disponíveis as coordenadorias regionais, as escolas estaduais e os Centros de Internet Comunitária do Proderj.
• A matrícula para as demais séries deverá ser feita diretamente nas próprias unidades escolares, no período de 03 a 07 de dezembro de 2008. Os interessados deverão se inscrever em apenas um único colégio. A renovação das matrículas dos alunos, que já estudam na rede estadual, acontecerá de 30 de outubro a 07 de novembro de 2008, automaticamente.
• A seleção não será por ordem de inscrição, mas sim por critérios definidos em acordo com o Ministério Público: 1. Preferência ao portador de necessidade educativa especial; 2. Crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos; 3. Permanência na rede pública de ensino; 4. Proximidade da residência; 5. Como critério de desempate, a preferência será dada ao aluno mais novo. A listagem nominal dos candidatos ficará disponível no mesmo endereço eletrônico da inscrição, de 2 a 13 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: