terça-feira, 14 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - ELEIÇÕES

GOVERNADOR E MINISTRO
ANIMARAM A PARADA GAY

Enquanto o governador Sérgio Cabral e o Ministro Carlos Minc se divertiam na “Parada Gay” em Copacabana, pacientes internados no Hospital de Saracuruna não tinham roupa para vestir, nem lençóis ns camas. Um aposentado morreu na tarde desta segunda-feira por falta de hemodiálise, apesar de recomendada desde a tarde de domingo pelos médicos da Emergência do Hospital Adão Pereira Nunes, porque a hemodiálise é terceirizada e a equipe só estaria no hospital nesta terça-feira.(Fonte: Blog do Garotinho)

PASTOR PERDE ELEIÇÃO GANHA
E DENUNCIA TRAIÇÃO DE FIÉIS

Entre dezenas de candidatos que pernoitaram no dia 5 de outubro à sombra de uma frondosa “jaqueira”, próximo à 59ª DP, estava o Pastor Jorge Cananéia, que só conseguiu 3.070 votos numa comunidade evangélica estimada em 10 mil membros. Ele dirige a Igreja Internacional da Graça de Deus em Duque de Caxias, onde é representante do missionário RR. Soares. A maior preocupação do pastor Cananéia não era a perda de uma cadeira na Câmara de Vereadores, numa eleição em que os “pesquisadores” do prefeito davam como ganha, pois ele seria o terceiro mais votado do grupo governista, só perdendo para Samuquinha e Júnior Reis, este o irmão preferido de Washington Reis. A maior preocupação do irado pastor foi a possibilidade de não contar com a ajuda da Prefeitura para construir um novo templo, num terreno comprado pela sua Igreja no bairro Centenário, uma área onde funcionou por décadas uma fábrica de sabão. Segundo membros da Igreja Internacional, o prefeito prometera ajudar na construção do templo, com capacidade para 10 mil fiéis, da mesma forma como a prefeitura construíra a nova quadra da Escola de Samba Grande Rio, que tem capacidade para 8 mil pessoas.
Para o Pastor Jorge Cananéia, ele foi vítima da traição de fiéis da sua Igreja e, em seus cultos, tem ameaçado os infiéis com as piores penas citadas na Bíblia. Ele esqueceu que um dos primeiros atos de Jesus foi o de expulsar os mercadores do Templo. Ao atrelar a Igreja da Graça ao destino político de Washington Reis, o pastor Cananéia trocou a sua posição de pasto de um grande rebanho de almas pelo papel de ativista política, em busca de conquistas apenas mundanas. A derrota nas urnas pode ter sido uma pena até branda para quem usou o nome de Deus para praticar proselitismo político.

JUSTIÇA EMBARALHA
O MAPA DAS ELEIÇÕES

Enquanto os eleitores de Campos vão às urnas para o segundo turno que a Justiça Eleitoral ainda não sabe se será necessário, as eleições em Caxis continuam dependendo de recursos no TSE, que acaba de conceder o registro ao candidato Washington Reis, que havia sido impugnado pelo Ministério Público Eleitoral por conta de multas aplicadas do prefeito nas eleições de 2004. Em sua defesa, Washington Reis apresentou a documentação para comprovar que havia conseguido o parcelamento e estava em dia com as parcelas vencidas antes do pedido de registro da candidatura, fato que só agora, depois do pleito, o TSE reconheceu. Assim, se o TSE mantivesse a inelegibilidade do prefeito no julgamento do dia 13 por falta de quitação com a Justiça Eleitoral, Duque de Caxias também iria participar de um segundo turno desnecessariamente.
Considerando que o TSE vem se aproveitando de falhas na legislação para fazer interpretações e legislar sobre assuntos que o Congresso teima em desconhecer, bastaria que o TSE, ao receber o recurso do candidato de Campos, determinasse a suspensão do segundo turno por alguns dias, para que fosse decidido, primeiro, se Arnaldo Vianna pode, ou não, disputar as eleições em Campos. No caso de Duque de Caxias, Washington Reis acabou ganhando no “tapetão”, mas perdendo nas urnas. Ainda há recursos de candidatos a vereador pendentes de decisão final do TSE, o que poderá alterar a distribuição das 21 vagas na Câmara de Duque de Caxias.

• Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral rejeitaram, por unanimidade de votos, recurso do candidato a prefeito de Ananás (TO) Wilson Saraiva de Carvalho (PPS). Após impugnação do Ministério Público Eleitoral e da coligação “Unidos por Ananás”, o juiz eleitoral indeferiu seu registro para disputar as eleições deste ano em razão da rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas.
• Quando prefeito, Wilson Saraiva de Carvalho adquiriu um carro de passeio e não uma ambulância como previa convênio celebrado entre o município e a União (Fundo Nacional de Saúde - FNS). Em sua defesa, o ex-prefeito afirmou que o dinheiro não era suficiente para comprar uma ambulância e um carro de passeio era “melhor que nada”.
• O ministro Joaquim Barbosa afirmou que a irregularidade apontada não é meramente formal, pois, apesar de os recursos terem sido utilizados para comprar veículo de passeio que passou a integrar o patrimônio do município, “houve grave desvio de finalidade e malversação do dinheiro público”.
• Na última quinta-feira (09), o ministro Eros Grau, do Tribunal Superior Eleitoral, negou os recursos de João Ferreira (PDT), Professora Zezé (PSTU) e Barack Obama (PTB), candidatos à prefeitura de Belford Roxo. A totalização dos votos no município se encerrou no próprio domingo (5). De acordo com o sistema de divulgação do Tribunal, a eleição em Belford Roxo foi vencida pelo candidato do PT, Alcides Rolim.
• Por ter sido apresentado depois do prazo legal de três dias, o ministro negou o recurso de João Ferreira (PDT), mantendo o indeferimento de seu registro. Por não ter comprovado sua alfabetização no ato do pedido, Ferreira teve negado pelo juiz seu registro de candidatura. O indeferimento foi confirmado pelo TER/RJ. Esse foi o mesmo motivo pelo qual o ministro negou o recurso da candidata Professora Zezé, do PSTU, que também disputou o pleito majoritário em Belford Roxo. Ela teve o registro negado por ausência de filiação partidária e falta de quitação eleitoral.
• Já o candidato do PTB, Cláudio Henrique Barack Obama, teve seu registro negado por ausência de comprovação de sua filiação partidária. Para o candidato, o que houve foi uma dupla filiação, por culpa de uma artimanha do PSC, que estaria tentando exatamente impedir sua participação no pleito municipal deste ano.
• O ministro Eros Grau (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve a cassação da deputada federal Solange Pereira de Almeida (PMDB-RJ) e do deputado estadual Alcebíades Sabino dos Santos (PSC-RJ), eleitos no pleito de 2006.
• Acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), Solange e o deputado estadual foram condenados por suposta compra de votos nas eleições 2006, tendo como base a apreensão, no dia do pleito, no município de Silva Jardim, de listas com nomes de eleitores, santinhos dos candidatos e a quantia de R$ 3 mil. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) cassou os mandatos dos dois e os condenou ao pagamento de multa de 50 mil Ufirs (cerca de R$ 53 mil).
• No recurso ao TSE, Solange de Almeida alegou que, na acusação, não houve demonstração de pedido de voto nem potencialidade para influir no pleito. Alcebíades dos Santos sustentou insuficiência de provas.
Ao negar o recurso, o ministro Eros Grau sustentou que as provas nos autos “são robustas quanto à prática da conduta de captação ilícita de sufrágio pelos representados, operada através de pessoas responsáveis por suas campanhas na cidade de Silva Jardim”.
• Alegou que para configurar o artigo 41-A da Lei 9504/97 (Lei das Eleições), não é necessária a aferição da potencialidade de o fato desequilibrar a disputa eleitoral. “Ademais, para que ocorra a violação da norma do art. 41-A, não se torna necessário que o ato de compra de votos tenha sido praticado diretamente pelo próprio candidato. É suficiente que, sendo evidente o benefício, do ato haja participado de qualquer forma o candidato ou com ele consentido”, concluiu.
• Na bolsa de apostas que vem funcionando, desde segunda-feira, na calçada do “Mira Serra”, os principais nomes no Secretariado de Zito seriam Anilton Loureiro (Procuradoria), Elio Da Cás (Indústria E Comércio), Gutemberg Cardoso (Cultura), Hugo Neto (IPMDC), Ilmar Moutinho (Obras), Jorge Amorelli (Saúde), Mario Vasconcelos (Governo), Laury Villar (Especial), Raslan Abbas (Planejamento), Roberta Barreto (Educação) e Tornado (Espote E Lazer)
• Segundo uma felpuda raposa política, o vice-prefeito deverá ter papel importante no Governo, principalmente depois da visita de Zito ao novo Hospital, que está inacabado, com apenas dois dos quatro andares em funcionamento.
• Segundo essa fonte, caberia a médico Jorge Amorelli comandar o projeto de recuperação do novo hospital, inclusive no caso de uma parceria com o INCA e o ITO, que poderiam ficar responsáveis pelos dois pavimentos superiores e ainda sem uso, melhorando o atendimento à população da Baixada nas áreas de prevenção e tratamento do Câncer (INCA) e nos casos de politraumatismo (ITO),muito comuns nos acidentes em rodovias, como a Washington Luis, Linha Vermelha, Presidente Dutra e Rio-Magé.

Nenhum comentário: