segunda-feira, 9 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

LULA AGORA EVITA A
COMPANHIA DE ZITO
Para não ter a companhia de Zito na inauguração da Escola Técnica Federal de Duque de Caxias, semana passada, o presidente Lula preferiu participar da inauguração de uma outra escola, em Cabo Frio. Na quinta-feira, o Palácio do Planalto programou a vida de Lula ao Rio para inaugurar as três escolas federais, mas, certamente por influência do governador Sérgio Cabral, o presidente deixou a tarefa de representar o Governo Federal para o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Eliezer Pacheco.
Enquanto isso, as obras do PAC continuam empacadas, a começar pela construção de um conjunto na Av. Dr. Manoel Teles, com 4.400 unidades, que seriam destinadas a famílias que hoje vivem em situação de risco, inclusive na Favela do Lixão. Nesse caso, a conclusão das obras do conjunto é fundamental para o início de urbanização daquela favela e a construção de um novo terminal rodoviário para atender aos ônibus que ligam Duque de Caxias a diversos bairros do Rio de Janeiro, Niterói, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói, Campos e até São Paulo. Depois de excluir a bandeira de Duque de Caxias da panóplia da UPA do Parque Lafaiete, Sergio Cabral pretende excluir o município das relações institucionais com a Federação. Só falta, agora, o governador declarar que esses 442 quilômetros quadrados da Baixada são território estrangeiro, cujas fronteiras devem ser guardadas pela “Força Nacional de Segurança”.

ANP INTERDITA DISTRIBUIDORA
DE COMBUSTÍVEIS EM CAXIAS

Agentes de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) interditaram, na tarde de ontem (9), a base de distribuição de combustíveis da PETROGOLD Distribuidora de Petróleo, localizada na Vila Maria Helena, próximo à sede da Prefeitura de Duque de Caxias. A distribuidora é acusada de operar sem autorização e estava armazenando irregularmente cerca de 750 mil litros de álcool, além de incorrer em irregularidades na inscrição estadual e na licença ambiental. Segundo nota da ANP, a PETROGOLD também armazenava, irregularmente, produtos para a distribuidora Arrows Petróleo do Brasil. De acordo com as informações da ANP, os estabelecimentos autuados estão sujeitos a multas, que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, conforme a infração encontrada. As multas são aplicadas ao final do processo administrativo, já iniciado com a autuação.
Ao longo do ano passado, somente no Rio de Janeiro, a ANP fez 2.832 ações de fiscalização em todo o estado, que resultaram em 700 autuações, sendo 225 por problemas de qualidade no combustível. Em todo o país, no mesmo ano, foram realizadas 19.840 ações de fiscalização, que resultaram em 4.525 autuações, sendo 823 também por problemas de qualidade no combustível.

RÁPIDAS

• A última sexta-feira foi um dia aziago em Duque de Caxias, lembrando a má fama do dia 13, quando coincide com o último dia útil da semana. Começou pela manifestação dos servidores terceirizados da Prefeitura, demitidos no mês passado pela empreiteira Service Clean, contratada pelo governo anterior e cujo contrato foi encerrado em fevereiro, que fizeram uma manifestação em frente à empresa, no bairro 25 de Agosto.
• Os desempregados foram surpreendidos com a informação de que não receberiam as verbas rescisórias porque a empresa não atinha recursos para tal. Foram mobilizadas três patrulhas do 15º Batalhão da PM para acalmar os ânimos e controlar a situação.
• À noite, o clima esquentou no Centenário, quando um grupo de traficantes homiziado na favela do Sapo, naquele bairro, resolveu organizar um bonde e desfilar em mais de 15 motos e fortemente armados pela Av. Dr. Manoel Reis, que passada ao lado do 15º Batalhão, que foi alvejado pelos bandidos, segundo informações postadas no blog “Duque de Caxias – Notícias On Line”.
• Desde ontem (9), com a publicação da Lei 5.396, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, o Rio de Janeiro passa a ser o primeiro estado a ter a determinação para que a sua policia use, preferencialmente, armamento não-letal. Segundo a nova norma, a formação e capacitação dos agentes de segurança para uso dos equipamentos não-letais deverão ser efetuadas previamente ao seu emprego, de forma a possibilitar que essas armas sejam utilizadas com eficiência e segurança para a população.
• O projeto de lei 421/07 fora vetado pelo governador, mas o veto foi derrubado no último dia 3, por 50 votos a favor e quatro contra. Durante a sessão, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia, deputado Marcelo Freixo (PSol), elogiou a ideia do deputado Paulo Melo. “É uma resposta ao anseio de parcela importante da Polícia que não acredita na lógica de guerra na Segurança Pública e luta pela qualificação, pelas melhores condições de trabalho. Esta proposta é um avanço”, afirmou.
• Começa hoje (10), no SESI/Duque de Caxias a programação para comemorar o dia internacional da mulher, celebrado domingo (8). A partir das 9:00 horas serão desenvolvidas atividades como: Camarim fashion, terapias holísticas (Shiatsu e Massoterapia), serviços de salão de beleza (com cortes de cabelo, escova, maquiagem e manicure) e uma palestra dedicada à saúde feminina.
• Além da parte estética, as participantes serão conscientizadas, através de uma intensa distribuição de informativos, sobre doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de câncer no colo do útero, sexualidade e planejamento familiar.
• Atualmente, mais de 800 alunas, com idade entre 25 e 80 anos, freqüentam o SESI com intuito de melhorar seu condicionamento físico e fortalecer a auto-estima. O SESI/Duque de Caxias fica na Rua Arthur Neiva, 100, bairro Paulicéia. Informações sobre a “Semana da Mulher” e atividades oferecidas pela unidade podem ser obtidas pelo telefone (21) 3672-8324 ou na secretaria da instituição.
• Nas comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, no domingo, a semana esteve cheia de notícias que revelam que ainda temos muito que caminhar para que a mulher possa se considerar igual em direitos e deveres ao homem.
• Enquanto o Bispo de Recife e Olinda, tal e qual D. Maria I fez em relação a Tiradentes, excomunga tanto os pais, como a equipe médica que realizou o aborto numa menina de 9 anos, cuja gravidez era de alto risco, aquela autoridade eclesiástica não aplicava tal rigor ao padrasto que abusara da menina. E, para agravar a situação, a Igreja em S. Paulo acaba de perdoar o ex-deputado Paulo Maluf por ter recomendado aos bandidos: ESTUPRA, MAS NÃO MATA!
• Vimos, ao que tudo indica, um final dos tempos do Homem sobre a terra. Um genocida condenado pelo Corte Internacional de Justiça, na Holanda, desfila em carro aberto no Sudão, num desafio internacional aos direitos humanos, enquanto um missionário lembra aos fiéis de sua Igreja que há muitos bandidos por aí, dispostos a desviar as contribuições feitas através da rede bancária.
• Nas comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, ninguém se referiu às 130 tecelãs que morreram carbonizadas no interior de uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York, em 8 de março de 1857, durante uma greve em que reivindicavam melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas – as fábricas exigiam, como na China neocapitalista de hoje, 16 horas de trabalho diário – equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
• Pelo visto, tanto no Brasil como em outros países emergentes, Índia incluída, a situação da mulher continua a mesma, mesmo que o estuprador, de bom coração, resolva poupar a vida da sua vítima, como propôs o Sr. Paulo Maluf.
• A boa notícia da semana foi o aniversário, no sábado, da eterna Miss Caxias, Magaly Teixeira de Melo, que hoje vive no interior de S. Paulo, mas que veio a Duque de Caxias em agosto último para prestigiar a exposição da sua amiga inseparável Marta Rossi, no Instituto Histórico da Câmara de vereadores.
• Além de professoras e mulheres de muita fibra, as duas têm um traço em comum: elas i
ntegravam a direção do MOBRAL – Movimento de Alfabetização – em Duque de Caxias nos anos 70, que ajudou muita gente a sair do analfabetismo.
• Hoje, seria preciso recriar o MOBRAL para enfrentar o analfabetismo funcional, aquele que afeta milhões de brasileiros que aprenderam a ler e escrever, mas que, hoje, por falta de continuidade nos estudos, continuam lendo e escrevendo, mas sem compreensão exata do texto que lêem.


ELES ESTÃO VOLTANDO
A ordem do prefeito foi retirar todos os camelôs das ruas e praças de Duque de Caxias. Era o começo do Choque de Ordem, que deveria mudar a imagem da cidade, com as calçadas tomadas por camelôs e balcões de lojas. Ocorre que a passarela da estação ferroviária é uma “terra de ninguém”, pois pertence à Central Logística e é explorada pela Supervia. Ocorre que os guardas ferroviários não estão subordinados ao prefeito e, por isso, os camelôs estão, pouco a pouco, voltando à atividade, agora contando com a passividade dos guardas ferroviários, subordinados ao Comando da PM.

Nenhum comentário: