terça-feira, 10 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

EX-CONSULTOR CONFIRMA
PAGAMENTO DE PROPINA
A confirmação da ligação do conselheiro José Leite Nader, do Tribunal de Contas do Estado, com um dos sócios da empresa SIM – Instituto de Gestão Fiscal - Sinval Drummond de Andrade, e o recebimento de propina por parte dos conselheiros do TCE-RJ para a aprovação de contas de municípios do interior fluminense marcou, nesta segunda-feira (09), o depoimento do advogado Marcelo Abdalla à CPI da Assembleia criada para investigar conselheiros do TCE indiciados pela Polícia Federal. Abdalla, ex-consultor jurídico da empresa SIM, passou a colaborar com a Justiça logo após ter ratificado sua participação no crime com a falsificação de documentos. Ele falou com os deputados no escritório de seu advogado em Belo Horizonte, capital mineira. “Era importante para a comissão ouvir suas declarações porque ele pôde confirmar muitas informações fundamentais para a continuidade de nossos trabalhos”, destacou a presidente da CPI, deputada Cidinha Campos (PDT), ressaltando que os deputados foram a Minas Gerais porque Abdalla está sofrendo ameaças desde que revelou o esquema.
O ex-consultor da SIM esclareceu ainda informações sobre códigos que apareciam em uma planilha de pagamentos feitos pelo instituto a prefeituras fluminenses e mineiras e que diziam respeito a propinas. Segundo a pedetista Campos, as palavras “vinculado” e “articulação”, que apareciam na frente de alguns nomes, referiam-se, respectivamente, a conselheiros ou magistrados e ao pagamento de lobistas. Ainda durante a segunda-feira, a comissão esteve na sede da Polícia Federal em Minas Gerais, onde os parlamentares encontraram-se com o delegado Mario Alexandre Veloso, que virá à Alerj nesta quarta-feira (11), às 10h, prestar depoimento. O delegado mostrou à CPI alguns documentos que trará para o encontro e confirmou sua presença.

TARSO VEM A CAXIAS ABRIR A 1ª
CONFERÊNCIA SOBRE SEGURANÇA
O ministro da Justiça, Tarso Genro, estará em Duque de Caxias no próximo dia 20, sexta-feira, quando presidirá, ao lado do prefeito Zito, a I Conferência Municipal de Segurança e Cidadania, preparatória para a realização das conferências estadual e nacional, esta última em Brasília. A conferência municipal está sendo preparada e coordenada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, o delegado Zaqueu Teixeira, autor do anteprojeto do PRONAFI, que visa fornecer a estados e prefeituras recursos e programas de treinamento com vistas a reduzir a violência nas cidades. No ano passado, a Guarda Municipal recebeu cerca de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos para treinamento dos GMs e na compra de novas viaturas visando dar maior mobilidade à Guarda Municipal no auxílio às Polícias Civil e Militar na área da segurança pública. Este ano, a previsão é de que novos recursos sejam liberados para a instalação de sistema de câmeras de monitoração, que ajudem no controle do trânsito, melhorando o fluxo dos veículos, além de ajudar a Polícia no combate aos crimes de furto e roubo, principalmente as “saidinhas de bancos”, permitindo à Polícia Civil a rápida identificação das quadrilhas que agem nas principais ruas e praças do Município. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Abr)

RÁPIDAS

• Segundo informa o blog “Militar Legal”, pesquisa de intenção de voto feita pelo IBPS revela que o deputado Wagner Montes, do PDT, aparece com 30% de intenção de voto para governador, seguido por Fernando Gabeira, do PV, com 24%, vindo em terceiro, quem???? Quem???? O governador Sergio Cabral com 14%. Apesar de Cabralzinho gastar milhões na Mídia amestrada para aparecer como o candidato de Lula & Cia., o eleitorado está apavorado com a postura totalitária do filho do velho Cabral.
• Os meios políticos de Duque de Caxias aguardam para as próximas horas a confirmação de mudanças no comando da FUNDEC, a Fundação criada no governo passado e que promove cursos de capacitação e fornece parte da mão-de-obra terceirizada da Prefeitura.
• Segundo freqüentadores do cafezinho do Mira Serra, a gota d’água seria a recusa do presidente da instituição, Pedro Paulo (na com a deputada Andréia Zito), em trocar de sala para que Zito possa instalar na antiga secretaria de Obras,
no Parque Duque, mais um Gabinete Avançado, tal e qual ele fez na Secretaria de Educação.
• Segundo a conversa ouvida por um internauta, Pedro Paulo, que perdeu a eleição para vereador apesar da milionária campanha e do apoio de Zito, teria se negado a pedir demissão, como queria Zito, desafiando o prefeito a demiti-lo.
• Zito, no entanto, prefere o estilo do ex-governador Chagas Freitas, pedindo que seu colaborador coloque o cargo à disposição e recebendo, em troca, uma sentida carta de agradecimento e despedida. Quem não aceitasse, era demitido no ato pelo homem que criou “O Dia”. É o que deve ocorrer na Fundec.
• Até o fim do mês deverá haver muitas mudanças no secretariado, pois Zito não esconde a sua insatisfação com a (baixa) produtividade da equipe, em que poucos nomes se salvam. Na posse, ele deu um prazo de 90 dias para que os secretários e subs apresentassem resultados. É possível, inclusive, a extinção de algumas Secretarias, como Ciência e Tecnologia, entregue ao PSB, mas que ainda não rendeu nenhum projeto importante para o atual Governo.
• A máquina da Prefeitura, apesar do corte de alguns cargos, continua devagar e problemas simples do dia-a-dia como buracos, lixo e camelôs nas calçadas, envenenam as relações da população com o Governo e, com isso, Zito vê despencar o seu IBOPE. Daí para a reformulação do Secretariado é um pulo, pois caneta e tinta Zito tem em quantidade cavalar.
• Em seu ex-blog desta terça-feira, o prefeito César Maia bate duro na omissão do governo do Estado diante dos estragos que a crise econômica, que Lula insiste em chamar de “marolinha”, elimina empregos e fecha empresas no Estado do Rio.
• As vendas da indústria fluminense, em janeiro, por exemplo, caíram 19,7% na comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o boletim “Indicadores Industriais”, divulgado segunda-feira (9) pela Firjan - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. É a maior queda registrada na série histórica da pesquisa.
• Segundo o boletim da Firjan, que apóia Sergio Cabral, a redução se deve, em grande parte, pela diminuição significativa das exportações no setor de refino, combustível nuclear e álcool, informou a assessoria de imprensa da entidade.
• Em relação a dezembro de 2008, as vendas da indústria fluminense sofreram retração de 8,4%, com as. maiores quedas nos setores de material eletrônico e comunicação (- 89,6%), edição e impressão (- 51,5%) e refino, combustível nuclear e álcool (- 50%). No sentido inverso, as maiores altas ocorreram em máquinas e equipamentos (51,78%) e máquinas, aparelhos e material elétrico (47,88%).
• A crise internacional continua influenciando negativamente o mercado de trabalho. O boletim mostra queda de 1,3% no número de pessoal ocupado na indústria fluminense em janeiro em relação a dezembro. Trata-se da maior redução observada nos últimos 60 meses, segundo a Firjan. Na comparação com janeiro de 2008, a retração do emprego atingiu 2%. Com isso, o indicador já inicia o ano de 2009 com um saldo em torno de 4.900 postos de trabalho a menos no Estado.
• A diretora de Desenvolvimento Econômico da Firjan, Luciana de Sá, afirmou que “os resultados da pesquisa confirmam o viés de redução da produção industrial neste início de 2009, já em reflexo dos impactos da crise internacional”.
• O chefe da Divisão de Estudos Econômicos da federação, Patrick Carvalho, disse que a crise “realmente, mostrou todos os dentes em janeiro”. Apesar dos números negativos, há possibilidade de recuperação, avaliou. Carvalho disse ainda que o poder público (Governos Federal, Estadual e Municipal) deve encarar a crise como uma oportunidade para realizar as reformas estruturais que o Brasil precisa, entre elas, as reformas tributária, previdenciária, e também a fiscal, “que tende a remodelar o perfil dos gastos públicos”.
• José Serra e Aécio Neves estão fazendo o que podem para ajudar a economia paulista e mineira a sair da crise. Por aqui, o Governo do Estado manteve a postura bovina de que falava Nelson Rodrigues, isto é, apenas olha a paisagem à espera que a Natureza cumpra o seu papel de restabelecer a ordem natural das coisas.

O EMAGRECIMENTO RÁPIDO
SERIA UMA QUESTÃO DE FÉ?

Segundo informa o Pavablog, o pastor Ubiraci Xavier, da Igreja Evangélica Ministério Brilho do Sol, em Imbariê, 3º Distrito de Duque de Caxias, é possível obter um emagrecimento rápido, sem exercícios, dietas ou cirurgias. Em panfletos distribuídos nas ruas daquele Distrito e durante os cultos, o pastor promete a perda dos quilos indesejados através da fé. “Se esse for realmente o propósito de vida, ele será agraciado com o milagre de perder até cinco quilos em cada oração”.
O pastor Ubiraci garante o emagrecimento imediato de até cinco quilos, através de ‘lipoaspiração divina’.
Ele garante que não é estratégia para atrair novos fiéis e arrecadar dinheiro. “Nem pensei nisso. Até porque só emagrece quem tem muita fé”, disse, garantindo que, durante uma campanha de fé no Espírito Santo, uma fiel emagreceu cerca de 10 quilos. Num culto na semana passada, porém, após ficar como se estivesse em transe por alguns minutos, a confeiteira Vanessa da Silva, de 28 anos, disse que não emagreceu. “Senti alguns músculos mais rígidos”, disse ela (Fonte: Pavablog).

Nenhum comentário: