quinta-feira, 12 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

WASHINGTON REIS ESTRÉA EM NOVO
CARGO INAUGURANDO O MERGULHÃO


Com o nítido objetivo de atrapalhar qualquer comemoração de Zito em torno do “Dia do Trabalho’, o Palácio Guanabara marcou para o dia 1º de Maio a inauguração do “mergulhão” da estação ferroviária de Duque de Caxias. Anunciada em 2007 como uma parceria entre o Estado e o Município, com financiamento do BID do Japão, as obras de construção de uma passagem sob os trilhos da antiga Leopoldina será o pontapé da campanha de Washington Reis para deputado federal. Na festas que está sendo organizada pelo Governo do Estado, o ex-prefeito será apresentado oficialmente como Coordenador de Obras da Baixada, um novo cargo criado especialmente para ele na estrutura da Secretaria de Obras do Estado, que é chefiada pelo vice-governador, Pezão.
Previstas para serem inauguradas em setembro de 2008, a tempo de impulsionarem a reeleição de WR, as obras de reforma da estação, reformada pela Rede Ferroviária em 1974, previam a construção de uma passagem subterrânea entre a av. Duque de Caxias e a Av. Presidente Vargas, com a saída ao lado da agência dos Correios. Por erro de cálculo, as obras serão encerradas pelo meio, pois o projeto não previa a existência de uma rocha entre a Rua Barão do Triunfo e os Correios. Para abrir o túnel, o Estado teria que desapropriar um prédio comercial ao lado da estação ferroviária, construído nos anos 60 na área destinada a uma praça, justamente na esquina da Rua Barão do Triunfo e a Av. Presidente Vargas, onde funcionava uma passagem de nível ligando as Avenidas Presidente Vargas e Plínio Casado, fechada com as obras de eletrificação do ramal ferroviário.

GAROTADA DO SARAPUÍ FEZ A FESTA
NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A Secretária de Esporte e Lazer aproveitou o “Dia Internacional da Mulher” para lançar na Praça do Jardim Elizabeth, no bairro Sarapuí, o proejto “Duque de Caxias Feliz.” Dispondo de vários brinquedos, crianças e adolescentes brincaram no High-Jump, touro mecânico, pula-pula e cama elástica. Houve também animação, recreação, brincadeiras, dança, torneio de futebol e sorteio de bicicleta. Para o secretário de Esporte e Lazer, Ânzelo Fernando, a integração é o principal ponto do projeto. “È um evento que reúne pai, mãe, jovens, adolescentes e crianças. Esse é o primeiro de uma série de eventos que vamos promover”, ressaltou Fernando. A equipe do Pró-Álcool conquisstou o torneio de futebol ao vencer, por 4 a 1, na final, a equipe do CEJE (Centro Esportivo Jardim Elizabeth). O Pró-Álcool também fez o artilheiro da competição, Herondino Valadão, com 5 gols, e goleiro menos vazado, Lelimar da Trindade. O menino João Vítor Ribeiro, de 4 anos, ganhou uma bicicleta, em sorteio promovido pela secretaria. As equipes receberam troféus da Secretaria de Esporte e Lazer. O próximo evento acontecerá na Praça da Paz, no bairro Beira Mar, no dia 26 de abril. (Foto: George Fant/PMDC)


O touro mecânico fez a alegria das crianças do Sarapuí

RÁPIDAS

• Os meios políticos de Duque de Caxias foram abalados na tarde de ontem com os rumores sobre um possível rompimento entre o ex-vereador Laury Villar e o prefeito Zito. Segundo comentários no cafezinho do “La Guimarães”, a gota d’água seria as noticias em torno do lançamento da candidatura da Primeira Dama, Claise Maria Zito, a deputada federal, tendo como parceiro de chapa para estadual o vereador Mazinho, atual presidente da Câmara.
• Para apimentar os boatos sobre o rompimento entre Laury e Zito, circulou à tarde a informação de que o prefeito, acompanhado do presidente da Câmara, Mazinho, teria se encontrado com o ex-governador Garotinho para discutirem a chapa Garotinho-Andréia Zito para o Governo do Estado em 2010.
• Nesse caso, o rompimento de Laury seria uma forma de protesto contra esse tipo de armação, pois Laury, ao renunciar ao posto de vice na chapa de Zito, recebera dele a promessa de apoio para sua candidatura a deputado estadual, inclusive como forma de vingar a traição de Dica contra Zito.
• Segundo amigos de Zito, ele atuara em defesa de Dica na CPI das Bolsas-Educação com o compromisso do deputado caxiense de não se envolver diretamente na sucessão de Washington Reis. Dia não teria cumprido o acordo e subira no palanque para “baixar o pau” no atual prefeito.
• A chapa Garotinho-Andréia abriria a vaga de federal para a atual Secretária de Ação Social do município, Claise Maria Rita. O que Laury não entende é a entrada de Mazinho na chapa como candidato de Zito a deputado estadual.
Além de Laury, Zito tinha compromisso de apoiar a reeleição do deputado Marcos Figueiredo, que tem base eleitoral em Imbariê e tido presença constante nas andanças políticas de Zito pelos Distrito, inclusive com o direito de usar o microfone antes do prefeito.
• Insistentemente procurado pelo blog, Laury Villar, ao contrário do que fez por ocasião da renúncia ma chapa como vice-prefeito, não retornou as repetidas ligações para o seu celular.
• Em sessão especial, a Câmara de Duque de Caxias recepcionou na manhã desta quinta-feira o cônsul-geral da Venezuela
no Rio de Janeiro, Edgar González Marin, para a assinatura de uma Carta de Intenção, enviada pela cidade de Porto de La Cruz, na Venezuela, para que se tornem cidades-irmãs.
• O programa permitirá que sejam celebrados acordos, convênios e realizados intercâmbios na área econômica, cultural, social e política, buscando uma melhor qualidade de vida local. “O convênio beneficia a população de ambas as cidades. Elas têm os quatro elementos essenciais para integração e crescimento: alimentação, energia, biodiversidade e água” destacou o cônsul.
• Duque de Caxias tem ampliado a sua participação no comércio exterior, principalmente na área de petróleo e petroquímica desde a virada do Século e, durante esse encontro, ficou estabelecido que o município incentivará o intercâmbio entre os diferentes agentes municipais e a cidade-irmã nos diversos setores da economia. Uma vez assinado o acordo, um representante da cidade retribuirá a visita à Venezuela.
• O presidente da Câmara, Dalmar Lírio, o Mazinho, saudou o visitante em nome da cidade e arrancou risos até do cônsul ao agradecer o seu curto discurso, pois estava preparado para ouvi-lo falar por até duas horas, como é comum na fala do Presidente Hugo Chaves.
• Toma posse neste sábado, em cerimônia marcada para às 10:00 horas, na sede do SESC/Caxias, a posse da nova diretoria do Fórum Cultura da Baixada, que será presidida por Carlos Cahé, tendo Sérgio Vagestian como Vice Presidente, Ziza Nascimento, Secretária, além de Reginaldo Oliveira, Tesoureiro, e Claudina Oliveira (Coordenadora Cultural). O SESC/Caxias fica na Rua General Argolo, nº 47, em frente á Praça Messias Soares e a poucos metros do Hospital Infantil.
• A nova diretoria tem pela frente alguns obstáculos, como o despejo do IPAHB em São João de Meriti, o fechamento do jornal “Correio da Lavoura”, e o despejo do grupo CPT do Teatro Armando Melo, do “Forró na Feira” da Praça do Pacificador e da Sala de Leitura Dr. Moacyr do Carmo, nas dependências da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias

O DETRAN DE SERGIO
CABRAL NÃO PERDOA

Cenas que fariam sucesso em qualquer filme de suspense estão sendo vividas por motoristas do Estado do Rio. Com o caixa zerado pela “Marolinha do Lula”, o governador Sérgio Cabral resolveu descontar esse prejuízo nos eleitores motorizados que, por conta da própria crise, deixaram de pagar os escorchantes tributos embutidos no IPVA. Calculado sobre o valor dos veículos usados em setembro de 2008, que caíram mais de 40% a partir de outubro/2008, o IPVA é cobrado por preços irreais e no início do ano, justamente quando os consumidores estão às voltas com o pagamento da matrícula e do material escolar obrigatório dos filhos, além do pagamento das compras de fim de ano. Nem os motoristas que estão saindo com as compras do mês escapam à sanha arrecadadora dos fiscais do Detran, postados no viaduto do Centenário, na saída de um dos supermercados de maior movimento da cidade, o que chega a ser desumano. No caso de veículos comerciais, os fiscais obrigam o motorista a descarregar a mercadoria, que é deixada na calçada, para que o veículo seja rebocado para o depósito, em Santa Cruz da Serra.

Nenhum comentário: