segunda-feira, 23 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

300 MIL ACESSSOS, A VITÓRIA
DA LIBERDADE NA INTERNET


Hoje queremos comemorar, compartilhar e agradecer a confiança dos internautas. Neste domingo, às 12:50h, atingimos 300 mil acessos ao Blog, que postamos, pela primeira vez, em 14 de outubro de 2005, como edição eletrônica da coluna “Caxias em 3x4”, publicada no jornal O Municipal, por iniciativa do jornalista Josué Cardoso, que começava a desvendar os mistérios em torno de uma nova ferramenta de comunicação: o Blog.
A postagem era quinzenal, acompanhando a edição do mais antigo jornal de Duque de Caxias, fundado por Euricles de Aragão em agosto de 1950. Só em agosto de 2006 o blog passou a ser diário, desvinculado do jornal, dada a falta de um jornal diário que retratasse a realidade de Duque de Caxias na entrada do Século XXI.
Mesmo enfrentando pressões políticas e problemas de saúde, inclusive com algumas passagens pelo CTI, fomos em frente. Como era uma nova experiência, decidimos que não haveria controle sobre os comentários postados pelos internautas-leitores, mesmo que optassem pelo anonimato.
Obrigado, pois, aos 300 mil amigos que conquistamos em pouco mais de três anos. De coração!

LIMINAR DA JUSTIÇA BARRA
O CONTINUISMO NA UNIMED

A eleição nesta quinta-feira (26) para a renovação da Diretoria da UNIMED/Caxias deverá ter chapa única, mas, ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos pleitos, a chapa será da oposição, que conseguiu liminar da Justiça bloqueando a chapa apresentada pelo grupo que hoje dirige a instituição e é acusada por associados de má gestão, o que teria ocasionado um desequilíbrio atuarial e financeira, que resultou na intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar em dezembro. Com a liminar, foram reabilitados médicos conceituados que haviam sido excluídos, de forma unilateral e preconcebida, do quadro daquela cooperativa de profissionais de saúde. Entre os eliminados, punidos por reclamaram o atraso no pagamento de seus honorários profissionais (a UNIMED atua como Plano de Saúde) e que reconquistaram na Justiça o direito de votar e ser votado como cooperativado, estão nomes como Iveraldo Pessoa, atual Subsecretário de Saúde do Município, e Antonio Misael Lustusoa Pires, que foi à luta, reuniu amigos e apoios, inclusive da Maçonaria, e conseguiu furar o “paredão” montado pelos atuais dirigentes da instituição. No caso da UNIMED/Caxias, os médicos adotaram como lema de campanha a frase que se tornou célebre nas eleições dos EE.UU.: Juntos, nós podemos.

RÁPIDAS

• À exemplo das antigas células do PCB, a direção municipal do PT se reuniu neste domingo em local incerto e não sabido pelos demais “companheiros” e tomou a drástica decisão de expulsar do partido os militantes que aderiram ao Governo Zito.
• Da lista de expurgo constam os Secretários de Segurança Pública, Zaqueu Teixeira, de Meio Ambiente, Samuel Maia, além de Fernando Ramos e Edinho. Como são democratas, os dirigentes do PT/Caxias ofereceram aos “desgarrados” a opção de pedirem para sair do Governo Zito.
• O estranho em tudo isso é que o Delegado Zaqueu Teixeira não é membro do diretório local do PT, sendo ligado à ex-senadora Benedita da Silva, enquanto o presidente do Partido, Secretário de Meio Ambiente no Governo anterior, foi denunciado publicamente por Samuel Maia de vender licenças ambientais para postos de combustíveis e donos de areais. Até agora, o ex-Secretário de Meio Ambiente não apresentou nenhuma explicação para essas denúncias. A expulsão está com cheiro de .........
• A decisão do prefeito de remover da Praça Roberto Silveira o Forró e a Feira de Artesanato continua provocando polêmica. Enquanto o deputado Dica pede ajuda ao governador para levar os dois projetos para o Restaurante Popular, assessores do prefeito buscam alternativas para o restabelecimento desses projetos, criados no primeiro governo de Zito. Um dos locais sugeridos é a Praça da Apoteose, na Vila S. Luiz, que conta com a simpatia do vereador Mazinho.
• A idéia não agrada, porém, a Zito, pois ele entende que o Forró tem uma ligação muito forte com a Feira realizada aos domingos, onde a influência de nordestinos é muito grande. Até a ida do forró e da feira de artesanato para a Praça Humaitá foi cogitada por um dos assessores do prefeito, mas acabou descartada, pois a Praça não atenderia a uma fuatura expansão do forró e da feira de artesanato. Diante do impasse, Zito continua à espera de uma idéia salvadora para que o zabumba e a sanfona voltem a tocar.
• Na sede do PSDB no Rio, onde participou nesta segunda-feira de uma reunião do prefeito Zito com outros membros do Diretório Regional do partido, o presidente da Câmara trocou figurinhas com a Secretária de Cultura do município, Ana Jansen, que está alinhavando um projeto para a criação de um grande Centro Cultural, que absorveria outros projetos, como o Forró e a Feira de Artesanato. Mazinho aprovou a idéia, que a Secretária de Cultura irá discutir com Zito nos próximos dias.
• O colunista Fernando Molica, em seu “Informe do Dia”, confirmou semana passada que Garotinho está tentando o apoio do PSDB para voltar ao Palácio Guanabara, fato já divulgado por este Blog. O que há de novo na informação do colunista é que Marcello Alencar e o deputado Luiz Paulo da Rocha estariam resistindo ao ingresso do ex-governador no ninho tucano.
• Garotinho tentaria, agora, a aprovação do alto comando do PSDB, tal como fez a direção nacional do PT para dobrar o partido no Rio e formar a dobradinha com Garotinho, tendo Benedita como vice.
• No caso dos tucanos, eles não dispõem de um nome de consenso e amplo apoio popular para enfrentar a máquina do governador Sério Cabral em 2010, sendo a resistência do ex-governador e seu ex-vice o resultado de picuinhas de gabinete.
• Como Garotinho já conversou com o prefeito Zito, presidente regional do PSDB, e conquistou o seu apoio, o que Marcello Alencar exibe hoje é um inaceitável ciúme de caudilho que não foi consultado antes. Pior para os dois caciques e para o PSDB fluminense se Garotinho não conseguir o apoio da direção nacional.
• A família do saudoso Barboza Leite teve uma agradável surpresa na sexta-feira, quando chegou à Biblioteca Governador Leonel Brizola para a festa do “Dia Municipal da Cultura”. No salão projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a Escolinha de Arte Barboza Leite, estava exposto em local de destaque um óleo sobre tela do querido artista retratando o internacionalmente conhecido Joãozinho da Goméia, um dos ícones da cultura afro no Brasil e referência obigatória em matéria de Candomblé.
• A surpresa se deveu ao fato da obra estar há anos desaparecida, apesar dos esforços da família do artista para localizá-la. O mistério foi descoberto há poucos dias, depois que o retrato foi encontrado numa sacola de lixo, num terreno baldio do 25 de Agosto. Um curioso revirou a sacola, que tinha outros objetos antigos da história de Duque de Caxias, e encontrou o quadro de Joãozinho da Goméia.
• A tela, a partir de agora, fará parte do acerco do Instituto Histórico da Câmara e o presidente do Legislativo, o vereador Mazinho, está envidando todos os esforços para descobrir como e por que razão a obra de Barboza Leite foi jogada no lixo.
• Enquanto vivo, Joãozinho da Goméia sempre foi respeitado e admirado por milhares de pessoas, com seu nome e terreiro constando da lista de celebridades, entre as quais o Presidente JK, que, na inauguração da REDUC, pediu ao Cerimonial que mudasse o trajeto na volta para o Rio para que o político mineiro fizesse uma visita ao terreiro da Goméia, no Jacatirão.( Foto: Revista OriAxe)


NOVA TRAGÉDIA ANUNCIADA


Apesar da denúncia sobre a situação precária de um poste da rede de alta tensão nas proximidades do Hospital Infantil, de propriedade da Light, a empresa, controlada pelo governo de Minas Gerais, nada fez até agora. O poste foi “atropelado” por um coletivo em dezembro e, até hoje, está “amparado” em estacas de ferro, preso aos fios, ameaçando quem passe pela Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy. Além da gravidade da situação, o referido poste fica a menos de 100 metros da estação rebaixadora da empresa, que recebe energia de Furnas para distribuição em Duque de Caxias.(Foto: Beto Dias)

Nenhum comentário: