quinta-feira, 26 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

CHOQUE DE ORDEM ÀS
AVESSAS NO TRÂNSITO
A Secretaria de Serviços Públicos encheu o Departamento de Trânsito de figuras exóticas, que insistem em inventar problemas, ao invés de solução. Desde o Governo do Coronel Renato Moreira da Fonseca, nos anos 70, o trânsito da Av. Presidente Vargas flui sempre em regime de mão única no sentido da Av. Duque de Caxias para o viaduto Francisco Correa. Para permitir uma operação “tapa buracos” na Rua Conde de Porto Alegre, a turma dos jalecos amarelos resolveu reinventar a mão dupla na Av. Presidente Vargas. Embora as obras na Rua Conde de Porto Alegre, que liga as Avs. Brigadeiro Lima e Silva e Itatiaia, não fosse urgente, merecia um pouco de atenção pelos transtornos que causariam ao trânsito no centro da cidade. De apito na boca, a turma do jaleco resolveu inovar e estabelecer mão dupla na Presidente Vargas, sem antes sinalizar o local e avisar às empresas de ônibus que passam pelo local. O resultado até Lula poderia prever: um choque de desordem.
E foi justamente um veículo da Prefeitura que se chocou com um coletivo, nas proximidades da Praça Roberto Silveira (foto). Em caso de acidentes como este, o normal é chamar a Guarda Municipal ou a PM para fazer um registro da ocorrência, tendo em vista os danos materiais e até pessoais. Ocorre que a turma do jaleco, onipotentes e autoritária, chamou um GM apenas para obrigar o motorista do coletivo, que foi a vítima do choque com o carro oficial, a remover o “trambolho” que atrapalhava o trânsito. Além de despreparados, a turma do jaleco desconhece as leis de trânsito e age como se Duque de Caxias fosse uma cloaca. A confusão foi monumental e a conta vai acabar nas costas do prefeito. Aliás, com muita justiça, dado o princípio legal do “in vigilando”, pois ele não tomou precações adequadas antes de importar a incompetente, inclusive legalmente, turma do jaleco amarelo.

FORRÓ E FEIRA DE ARTESANATO
IRÃO PARA UM NOVO CALÇADÃO


O Forró na Feira e a Feira de Artesanato, que eram realizados na Praça Roberto Silveira, ganharam esta semana um novo cenário. Segundo informações do ex-candidato a vice de Zito, Laury Villar, a cidade ganhará um novo calçadão, que abrigará as duas atrações. Como Zito fazia questão da proximidade dos dois projetos com a feira de domingo, cuja maioria de barraqueiros e freqüentadores é constituída de nordestinos ou seus descentes, acabaram afastadas as opções do antigo supermercado, na Av. Plínio Casado, da Praça Humaitá, no bairro 25 de Agosto, e Praça da Apoteose, na Vila São Luiz. Nas negociações com a cervejaria que patrocinava o “Forró na Feira” ficou acertada a construção de um calçadão, aproveitando o espaço junto às plataformas de embarque da estação (foto), ao lado da Av. Presidente Vargas, uma das pontas da quilométrica feira de domingo. A cervejaria deverá começar na próxima semana a preparação do local, hoje coberto de brita, para que o zabumba e a sanfona voltem a alegrar os fins de semana dos nordestinos que moram na Baixada, como ocorria na Praça Roberto Silveira. Assim, até meados de abril, os forrozeiros voltarão a trabalhar, bem como os artesãos que vendiam seus produtos na Praça Roberto Silveira.

RÁPIDAS

• Zito já decidiu que a Feira dos Artesãos terá novas normas, de maneira a coibir a venda de produtos industriais e piratas, bem como a proibição de que apenas uma pessoa possar explorar duas ou mais barracas, como vinha ocorrendo. Só participarão da Feira quem for, realmente, autor do produto a ser comercializado no local, que é isento de impostos. É o Choque de Ordem na área.
• Será neste sábado, 28, o I ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO TURÍSTICA DE XERÉM, que acontece no dia a partir das 8h30m no auditório do INMETRO, Xerém. É um projeto do Departamento de Turismo da Prefeitura e visa aproveitar sítios do 4º Distrito como referência para o turismo ecológico e histórico.
• Além dos mananciais que ainda abastecem parte do Rio de Janeiro, Xerém ainda conserva traços da colonização, como Igrejas e caminhos que levavam a Vila Rica. E o turismo traz empregos e riqueza sem afetar o meio-ambiente.
• A Universidade Unigranrio volta a colaborar com os contribuintes do Imposto de Renda. Cerca de 200 acadêmicos, além de 10 professores do curso de Ciências Contábeis (foto), darão plantão tosos
os sábados para tirar dúvidas e preencher a Declaração em Duque de Caxias, São João de Meriti e no Rio de Janeiro (Lapa e Vila da Penha), sempre das 9 às 16h, O atendimento na Unigranrio irá até o dia 25 de abril.
• Estão obrigados a declarar Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam em 2008 acima de R$16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos, acima de R$40 mil no ano passado, também terá de acertar as contas com a Receita.
• Segundo Paulo Sant’Anna, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unigranrio, haverá aumento no número de declarações, neste ano: “A Receita espera receber 25 milhões de documentos a mais em 2009”. Ele adverte aqueles que deixam tudo para a última hora: “O contribuinte que não entregá-la no prazo pagará multa e pode ter, inclusive, o CPF cancelado”.
• A Declaração de Imposto de Renda será realizada nos laboratórios de informática da Unigranrio, sempre no programa gerador da declaração no site da Receita Federal, gratuitamente. Basta levar a declaração de IRPF do ano anterior com protocolo de entrega, informe de rendimento da fonte pagadora, título de eleitor, CPF, além de um disquete. Este ano, o prazo vai até A Meia Noite do dia 30 de abril. Antes, o atendimento pela internet terminava às 20:00 horas
• A Câmara realiza na próxima terça-feira (31) uma solenidade no Teatro Raul Cortez, em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, quando os vereadores entregarão Diplomas às personalidades femininas que se destacaram em 2008 nos diversos setores da sociedade. Serão 21 agraciadas.

ESGOTO BORBULHA NO CALÇADÃO

Nos últimos temporais, os comerciantes dos calçadões da Av. Nilo Peçanha e da Rua José de Alvarenga sofreram com a inundação. Passada a temporada de chuvas, eles enfrentam agora a falta de limpeza na galeria que leva os esgotos daquela região em direção ao rio Meriti. Na Rua José de Alvarenga, onde ficam algumas concorridas lanchonetes, a fedentina é insuportável, além do risco permanente de infecções provocadas pelo contato com o esgoto que reflui dos bueiros entupidos.

Nenhum comentário: