quarta-feira, 25 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

PESQUISA JÁ ACENDEU A LUZ
AMARELA NO GOVERNO ZITO

O galpão da Dr. Laureano ficou pequeno para tanta reclamçao


Zito não gostou nem um pouco do resultado da última pesquisa de opinião sobre os primeiros 60 dias do seu terceiro Governo, revelando que o índice de rejeição está muito próximo do que mostrava Washington Reis depois de dois anos de Governo. Para tentar achar os culpados pelo fraco desempenho de sua equipe, Zito reuniu o que se convencionou chamar de Grupo de Trabalho na segunda-feira, no galpão da Av. Dr. Laureano, sede de sua campanha eleitoral. Lá estavam mais de 600 pessoas, entre secretários, assessores e lideres comunitários que participaram da última campanha. Com o microfone ligado, desfilaram as queixas sobre diversos setores do Governo, principalmente a saúde, que foi o “calcanhar de Aquiles” do governo anterior. O fechamento do Hospital Duque de Caxias para reforma geral agravou um problema que já era bastante grave, pois o Hospital Moacyr do Carmo não está pronto, faltando a instalação de equipamentos, bem como uma ampla reforma nos postos de saúde dos bairros e Distritos, abandonados no governo passado para fortalecimento dos “Centros Sociais” dos candidatos a vereador da situação.
No primeiro encontro com o Secretário de Saúde do Estado, Sergio Cortes, Zito concordou que a situação da emergência do Moacyr do Carmo fosse estudada por um grupo de trabalho, mas o Governo do Estado decidiu que não vai ajudar o prefeito tucano a resolveu esse problema, agravado pelo fechamento do “Duque”. Não faltou, também, quem criticasse a manutenção de funcionários ligados ao antigo prefeito em cargos de chefia, enquanto a militância que ajudou Zito na campanha continua de fora do Governo. Como governar é administrar conflitos, Zito teve na segunda-feira uma bom exemplo das contradições do seu atual Governo. Como esta semana termina o “prazo de experiência” do secretariado, ou Zito dá um sacode geral ou vai continuar despencando nas pesquisas.

PRFEITO ACEITA DISCUTIR
A SITUAÇÃO DA FEIRINHA


Diante da repercussão negativa da derrubada nas 54 barracas da feirinha da estação ferroviária (foto), que funcionava há mais de 50 anos na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, antiga Amaral Peixoto, no centro, emissários do prefeito procuraram os feirantes, propondo a volta da feira, mas com severas restrições quando ao tamanho das barracas. As antigas, removidas com ajuda de pás-carregadeiras, foram construídas pela Prefeitura durante o período em que o ex-senador Hydekel Freitas foi interventor federal do município, até que fosse revogada a Lei das Áreas de Interesse da Segurança Nacional. A ferinha funcionava em barracas improvisadas e o então Secretário de Serviços Públicos, Elias Lazaroni, propôs substituí-las por barracas padronizadas em chapa de ação. A Prefeitura também reformou a rede de esgotos e asfaltou toda a extensão da rua entre o Viaduto da Câmara e a Rua Barão do Triunfo. A proposta do prefeito não agradou aos feirantes: as novas barracas teriam 1,2 de largura por apenas 1 metro de profundidade, que não atenderiam à maioria dos feirantes. O impasse vai continuar até que a Justiça decida se a prefeitura podia, ou não, despejar os 54 barraqueiros que trabalhavam no local.

RÁPIDAS

• A diretoria da Grande Rio concordou em ceder a quadra para que a Service Clean possa fazer a homologação das rescisões do contrato de trabalho com os 3.127 empregados que trabalhavam para a prefeitura. A quadra está à disposição da empreiteira deste terça-feira e a cessão será por 15 dias.
• Segundo a direção do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Limpeza do município, a empresa prometeu agilizar a documentação junto à Caixa para a liberação do FGTS dos ex-empregados até amanhã. Se isso ocorrer, as rescisões poderão ser feitas a partir de segunda-feira.
• Justamente quando atingimos a marca de 300 mil acessos, conquistamos também uma importante parceria. Tratas-se do Portal de Duque de Caxias (
http://www.duquedecaxias-rj.com.br), que tem informações importantes sobre a segunda cidade do Estado do Rio em arrecadação de Impostos.
• A Mesa da Câmara dos Deputados criou segunda-feira (23), a Comissão
Especial que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição nº 270, de 2008, de autoria da deputada Andréia Zito (PSDB/RJ).
• A PEC 270 restabelece o direito do servidor aposentado por invalidez permanente ou que venham a se aposentar, de receber os proventos integrais com paridade ao pessoal da ativa, direito excluído dos servidores pela Emenda Constitucional 41/2003.
• “Agora, dependemos apenas que os líderes dos partidos indiquem os membros para compor esse colegiado para que aconteça a instalação da comissão, com definição do presidente dos trabalhos e do relator da proposta”, explica Andréia Zito.
• Dois homens morreram em confronto com Policiais Militares do 15º Batalhão, na favela Vai-Quem-Quer, no bairro Capivari na tarde desta terça-feira, em Duque de Caxias. Segundo a PM, os mortos eram traficantes e morreram em um confronto com integrantes do Grupo de Ações Táticas (GAT). Segundo o blog “Duque de Caxias On Line”, a Polícia apreende na operação um revólver calibre 38 e uma pistola 380 que pertenceriam aos bandidos mortos, além de cocaína, maconha e crack. O registro foi feito na 60º DP/Campos Elíseos.
• Será realizado neste sábado (28), a partir das 8h30m, o I ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO TURÍSTICA DE XERÉM O Encontro é uma iniciativa do Departamento de Turismo da Prefeitura, vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer e chefiado pelo Dr. Daniel Eugênio. É a primeira iniciativa da Prefeitura para cadastrar os pontos históricos e turísticos do Município, que resultará num roteiro destinado a incentivar o eco-turismo explorando o potencial do 4º Distrito, que ocupa parte do Parque do Tinguá. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 2679-1105 (Lucia Helena) e 8383-7934 (Márcia Catita).
• Até novembro, 300 educadores de Duque de Caxias farão o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A formação será destinada à capacitação de profissionais da área de educação sobre sexualidade, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência e participação juvenil. O certificado será entregue em dezembro.
• O curso, com 24 horas presenciais e de 220 on line, contemplará as regiões metropolitanas da rede estadual de ensino e mais quatorze municípios do Estado do Rio de Janeiro. Para a secretaria de Educação do município, Maria de Lourdes Henriques, a formação atende as prerrogativas que compõem a política de formação continuada do professor de Caxias. “A formação dará ao mestre uma visão de igualdade e de respeito à diversidade e aos direitos, que são estruturas fundamentais para a reflexão sobre a cidadania”, enfatiza a secretária.
• As obras para a abertura de uma passagem direta do Viaduto Francisco Correa para o Shopping Center, que visa desafogar o trânsito na área da Praça do Pacificador, acabou provocando congestionamentos nos dois lados da cidade. Desde segunda-feira, enquanto os veículos procedentes dos bairros Itatiaia e Vila São Luiz ficaram retidos na altura da Funerária, os que chegavam à cidade encontravam o engarrafamento desde a decida do viaduto de acesso à Rodovia Washington Luis.
• O problema foi causado pela decisão da Secretaria de Obras de substituir o asfalto na descida do viaduto, em direção à Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, serviço
que foi feito durante o dia e provocou a irritação de motoristas e pedestres.
• Na reunião do “Grupo de Trabalho” segunda-feira, havia tanta gente reclamando que Zito resolveu mandar fazer uma fila dos queixosos. Em poucos minutos havia uma extensa fila, com mais de 100 militantes, ávidos por reclamar diretamente ao prefeito o que julgava estar errado no Governo. Teve muito secretário com as orelhas ardendo depois da reunião, que durou cerca de 3 horas.

PREFEITURA RECOLHE CAÇAMBA
DE LIXO NO CENTRO DE CAXIAS


Uma caçamba de lixo, na Rua Genaro Lomba, que estava prejudicando o trânsito no Centro, foi retirada esta semana pela Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Duque de Caxias em mais um “Choque de ordem” na cidade. Em Santa Cruz da Serra, dois quiosques foram flagrados furtando energia elétrica. Os responsáveis foram notificados e terão que regularizar a situação junto à Ampla. Uma caixa d’água, de 72 mil litros, que também fornecia água de forma irregular para o comercio na Praça da Matriz, foi lacrada pela Prefeitura. Na Avenida Automóvel Clube, bicicletas que ocupavam as calçadas foram retiradas pela fiscalização. Uma borracharia, na Rodovia Washington Luis, foi fechada. O proprietário tem 15 dias para providenciar a documentação para voltar a funcionar. “As ações contra o comércio irregular serão permanentes”, advertiu o prefeito Zito (Foto: Edmundo Muniz/PMDC).

Nenhum comentário: