domingo, 10 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

SAMUQUINHA SONHA EM
SER DEPUTADO FEDERAL
Reeleito em 2008 com mais de 11 mil votos, o vereador Samuquinha (PMDB) está balançado com a possibilidade de ser candidato a deputado federal em 2010. Além de figuras de destaque do partido, o filho do saudoso Samuel Correa conta com o apoio dos nove vereadores que o quer
iam na Presidência da Câmara, para a qual só desistiu na undécima hora, quando um dos vereadores comprometidos em elegê-lo cedeu às pressões de Zito e mudou seu voto. Para não perder por 11 x 10. Samuquinha preferiu desistir da candidatura e apoiar Mazinho, que acabou eleito por unanimidade. Samuquinha sabe que enfrentará muitas barreiras, a começar pelo embate direto com Washington Reis, o atual Subsecretário de Obras do Estado, que conta com a simpatia e o apoio do governador Sérgio Cabral. A rejeição das contas do ex-prefeito, no entanto, será uma pedra ainda maior para Washington Reis, pois se tornou inelegível em função da decisão da Câmara, que recusou as contas por 12 x 0. Como o Brasil é o país campeão da impunidade, há chances do ex-prefeito se candidatar amparado em medida liminar do TSE ou do STF. A luta para garantir a candidatura nos tribunais irá atrapalhar as composições partidárias e o desempenho do ex-prefeito nas urnas. E o PMDB marcha para ser um Partido no Governo em 2011, qualquer que seja o desfecho da disputa presidencial, pois nenhum Presidente da Republica governará este País sem o apoio fisiológico do maior partido pós-Ditadura. E, para continuar no Governo, o PMDB precisa manter a maior bancada na Câmara e no Senado. Como afirma o filósofo paulistano Paulo Maluf, em Política vale tudo! Só não vale perder!

GOVERNO VAI PUBLICAR
DESPESAS NA INTERNET


Só depende da assinatura do Presidente Lula a lei aprovada pelo Congresso, que obriga o Poder Público a publicar na internet todas as despesas. A exigência inclui o Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos), o Legislativo (C
âmara, Senado, Assembléias Legislativa e Câmaras de Vereadores) e Judiciário (Juízes, Tribunais de Justiça e Tribunais Superiores). Como a divulgação será “on-line” e sem senha de acesso, será possível qualquer cidadão acompanhar diariamente o que nossos governantes fazem com nosso dinheiro, inclusive a compra de lençóis de linho egípcio para Lula, os charutos do Sarney e a carne do churrasco para a casa do Michel Temer.
Duque de Caxias, por exemplo, um município com cerca de um milhão de habitantes e arrecadação de mais de R$ 1,24 bilhão, não divulga seus atos em diário oficial, que possa ser comprado em bancas de jornal, limitando-se a editar um Boletim Oficial sem periodicidade determinada, sem direção responsável e feito em gráficas amigas. O resultado é que, caso precise recorrer à Justiça para discutir seus direitos violados por atos oficiais, o contribuinte precisa obter, primeiro, uma cópia autenticada do “Boletim Oficial” que publicou o ato ou a lei objeto de contestação judicial. Já estamos em maio e será difícil encontrar na Prefeitura um setor que disponha da Lei Orçamentária para 2009. Nem os gabinetes dos vereadores têm esse boletim, que é feito sob encomenda e com numero reduzidos de exemplares.
Na presente situação, até funcionários aposentados, que precisem comprovar sua situação funcional para efeito de liberação do PIS-PASEP, precisam passar pela burocracia para autenticar a publicação da portaria de aposentadoria. Com a publicação diária das despesas da Câmara e da Prefeitura, o cidadão poderá, com apenas um click, ver o que está sendo feito com seu dinheiro. Até quem não tem computador em casa poderá acompanhar o desempenho do Governo, bastando para tanto ir a uma “Lan House” perto de sua casa. Como diz aquela propaganda da Caxias, facinho, facinho!

RÁPIDAS
• Na reunião do secretariado desta segunda-feira, a estrela do encontro será, certamente, o Dr. Jayme Baptista Vieira, que assumiu a Secretaria Especial. Centralizador, mas eficiente, Dr. Jayme tem a figura de um Primeiro Ministro, com poderes para mediar conflitos e negociar parcerias entre os diversos secretários, como já fez no primeiro Governo Zito.
• Uma das principais características do novo Secretário Especial, egresso da Secretaria de Fazenda do Estado, é o controle estrito das finanças, motivo de seguidos atritos com outros secretários considerados gastadores. Se puder fazer o papel de pião entre as diversas secretarias, dando mais agilidade à administração, já terá sido de grande valia ao Governo a sua re-inclusão.
• O problema mais difícil será administrar as vaidades e os planos pessoais de cada secretário, que se considera donatário de um pedaço do Governo, quando eles apenas fazem parte de uma máquina, que precisa trabalhar sem atritos, ruídos ou solavancos, E bem lubrificada!
• Outra vantagem da escolha de Zito é que a Secretaria Especial deixará de ser conhecida como a Secretaria dos Encostados, para onde vão os amigos do prefeito sem função definida. Os últimos ocupantes dessa “SE” foram o ex-vice Gilberto Silva e o ex-prefeito Hydekel Freitas, velho amigo do Dr. Jayme, que foi seu Secretário de Governo e coordenador da campanha de 1996, quando da primeira vitória de Zito justamente contra Hydekel.
• Os 16 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas de Duque de Caxias ganharam, a partir do último dia 1º, um reajuste de 5%, que será pago a partir do próximo dia 3, quando estará nos bancos o vencimento de maio. Pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Duque de Caxias (IPMDC) terão direito ao aumento 2.550 servidores inativos e 1.050 pensionistas. Mais uma vez, a turma do SEPE ficou a ver navios com o seu pedido de piso de cinco salários mínimos para o magistério. A desculpa é a crise econômica e a isenção do IPI, que derrubou as receitas de Estados e Municípios.
• A vereadora Fatinha, líder do governo na Câmara, comemora seu aniversário, nesta segunda-feira (11), oferecendo um jantar para a
migos e correligionários numa badalada churrascaria da Rodovia Washington Luis. Na ocasião, são esperados, além do prefeito Zito, com todo o seu Secretariado, os deputados estaduais Paulo Ramos e Marco Figueiredo e a deputada federal Andréia Zito. Autoridades de outros poderes também deverão prestigiar o ágape, que começa às 19 horas.
• Por isso mesmo, é grande a expectativa em torno do re-encontro do prefeito com a dona de um jornal da cidade, que publicou uma extensa reportagem, cobrando de Zito o cumprimento de promessas de campanha, o que teria irritado o prefeito.
• Na guerra declarada ao governador, César Maia denuncia que o Governo do Estado vem alugando carros em Minas Gerais, com isso provocando a evasão de impostos, a começar pelo IPVA. Embora rodem no Rio, o valor pago pelo Estado, como contratante, vai para o Estado vizinho.
• César Maia aposta que isso é feito por conta da velha amizade entre os dois governadores, não tendo nada a ver com a disputa José Serra x Aécio Neves pela vaga de candidato ao Planalto. A denúncia está no YOU TUBE e pode ser vista no endereço
http://www.youtube.com/watch?v=kRgSrnHdSrg
• Aproveite a conexão para rever uma entrevista de Sérgio Cabral à TV Bandeirantes, criticando Lula por não ajudar o Rio de Janeiro.Veja em
http://www.youtube.com/watch?v=XB_9FeprEhA&feature=related
• A morte de uma jovem, atropelada na porta da Câmara, na manhã de sexta-feira comprova que o trânsito é assunto sério, que não pode ser deixado ao sabor da “turma do jaleco”. • O Governo precisa rever o tempo do sinal luminoso que controla o trânsito na Av. Presidente Vargas e o seu cruzamento com a Praça Roberto Silveira. Até hoje, a Secretaria de Serviços Públicos não estabeleceu um tempo seguro para o pedestre atravessar a Rua Paulo Lins, como tentava fazer a jovem atropelada.
• Segundo populares, que ficaram horas velando o corpo até que a Perícia aparecesse para fazer a remoção, a retirada da mureta e do gradil que dividiam as pistas da Rua Paulo Lins aumentou os riscos nessa perigosa travessia.
• Outro velho problema, que voltou à tona com esse trágico acontecimento, foi a demora da Perícia em buscar o corpo. Quem estava ao lado da vítima podia ver o prédio da 59ª DP/Caxias, do outro lado da Praça Roberto Silveira. A demora pela chegada do rabecão não tem justificativa, portanto, salvo a desorganização da Secretaria de Segurança.
• O Instituto Médico Legal, para onde os corpos são removidos, fica no Cemitério do Tanque do Anil, bairro vizinho ao 25 de Agosto, onde a jovem foi atropelada. A Delegacia de Polícia fica do outro lado da Praça. Qual a justificativa para tamanha demora?
• O Duque de Caxias FC, agora sem a proteção da Prefeitura, começou bem a Série B do Campeonato Brasileiro, derrotando de virada o Campinense, em Campina Grande, na Paraíba, por 2 x 1. Sexta-feira, o “Duque” recebe em Volta Redonda, às 21h, o Juventude. O “Marrentão”, em Xerém, não pode receber jogos do Campeonato Brasileiro.

FORRÓ E FEIRA DE ARTESANATO
AINDA SEM DATA PARA VOLTAR

Como prometido, a empresa que patrocina o “Forró na Feira” asfaltou o calçadão que surgiu na Av. Presidente Vargas, depois das obras do “mergulhão”. Na sexta-feira, porém, funcionários da Prefeitura foram deslocados para o local para retira a água empoçada no local devido à chuva da véspera, o que demonstra que a área não foi devidamente preparada para “agüentar o rojão” quando o “Forró” a feira de artesanato começarem a funcionar. Ainda falta instalar uma rede de água e esgotos para atendimento às barracas e aos usuários, um dos problemas enfrentados pelos barraqueiros na Praça Roberto Silveira, mesmo com o uso de banheiros químicos. Como o local também vai abrigar os camelôs que serão removidos do “Mercado Popular”, na esquina das Avenidas Dr. Manoel Teles e Governador Leonel Brizola, o abastecimento de água e a coleta de esgotos terão de ser em caráter permanente, o que delonga tempo, pois dependem, também, da Cedae, cuja má vontade com o município é otória.

Nenhum comentário: