segunda-feira, 11 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

GAROTINHO JUSTIFICA UMA
POSSÍVEL SAÍDA DO PMDB
Sema passada em seu blog, o ex-governador Anthony Garotinho resolveu esclarecer a sua saída do PMDB e a ida para o PR. Pela importância do tema na vida política do Rio de Janeiro, transcrevemos
as explicações do responsável pela eleição de Sérgio Cabral em 2006:
“Conforme prometi quero esclarecer aos leitores do blog, que a conversa com o PR faz parte de uma rodada que estou fazendo com diversos partidos para analisar o quadro sucessório e político-administrativo do Rio de Janeiro. Também já almocei recentemente com o prefeito de Duque de Caxias, Zito (presidente estadual do PSDB) e lideranças de outros partidos. Não há nenhuma decisão definitiva de minha parte, quanto a permanecer ou deixar o PMDB, mas confesso que a conversa com o PR foi a mais esclarecedora de todas, e caso eu venha a decidir por minha candidatura ao governo do Estado poderá ser minha opção partidária. Quanto à pesquisa divulgada no ex-blog de Cesar Maia feita pelo instituto GPP, no último final de semana com 1.500 eleitores de todo o estado e que me coloca em 1º lugar empatado com Sérgio Cabral e com Gabeira ou Cesar Maia, ela oferece alguns elementos de análise, mas não pode servir de base para nenhum tipo de avaliação do quadro eleitoral atual.
O motivo é simples: só há um candidato colocado, que é Sérgio Cabral, que vai tentar a reeleição. Todas as outras candidaturas são apenas possibilidades. Ou seja: nessa altura do jogo político a intenção de voto do atual governador deveria ser muito maior. Quando as demais candidaturas forem realmente colocadas à população, a tendência é que elas cresçam e tirem votos que hoje estão indo para o governador porque é o único nome colocado efetivamente ao eleitor. Portanto a situação do governador é bastante desconfortável. A continuar o ritmo de queda e aumento de sua rejeição, pelo que conheço do senhor Sérgio Cabral é bem provável que até desista de disputar a eleição. Obrigado aos 26% de eleitores, que mesmo sem ter ainda definido a minha candidatura já declaram seu voto espontaneamente a mim, com a certeza que se voltar ao governo do Estado farei um governo voltado para a justiça social e o desenvolvimento econômico, que sempre foram minhas marcas.

PREFEITURA EMBARGOU OBRA DO
IRMÃO DE EX-PREFEITO EM XERÉM

O desmatamento em uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento e conservação ambiental de Duque de Caxias, a Reserva Biológica do Tinguá, está sendo combatida pela Secretaria de Meio Ambiente. Após fiscalização no local, uma equipe da secretaria constatou a supressão de vegetação, remoção de terra e despejo de materiais abandonados, como sobras de construções, que estão sendo despejados de maneira irregular em um terreno na Estrada do Garrão, Xerém.
O proprietário do imóvel, Gutemberg Reis, um dos irmãos do ex-prefeito Washington Reis, foi notificado pela Prefeitura em 17 de março, por não ter autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para fazer qualquer intervenção no local. Como o empresário não atendeu à intimação e prosseguiu com as obras, o caso foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que constatou a derrubada de espécies da Mata Atlântica, que abriu Inquérito para apurar os possíveis crimes cometidos pelo irmão do ex-prefeito. O terreno desmatado pertence ao Governo Federal e integra a área de proteção ambiental da Reserva de Tinguá, que inclui Xerém.

RÁPIDAS

• Garotinho repercutiu em seu blog a denúncia deste blog sobre o fechamento do Restaurante Popular, em frente ao Shopping Center, que atendia a uma média de três mil pessoas de segunda a sexta-feira. Embora não seja a solução definitiva para o problema da fome, o restaurante era um primeiro passo, que poderia levar a outros programas sociais mais abrangentes.
• Não é à toa que o Palácio do Planalto, um dia sim e o outro também, envia sinais de preocupação com o futuro político de Sérgio Cabral. O que interessa a Lula é menos o governador do Rio de Janeiro e mais a possibilidade de palanques por todo o estado para ajudar a eleição de Dilma Roussef.
• Enquanto isso, o prefeito Lindberg Farias ganha espaço na mídia na sua luta para convencer a direção partidária de que o PT precisa e deve ter candidato próprio no Estado do Rio. E tem muita gente influente no Partido dos Trabalhadores que, pelos motivos mais diversos, comungam com as idéias do ex-Cara Pintada.
• Resta saber se o Diretório Regional do PT vai resistir à ofensiva do Presidente Lula e do diretório nacional, onde Ricardo Berzoini já deu um “chega p’rá lá” no Ministro Tarso Genro sobre a sucessão no Rio Grande do Sul. Por aqui, Lindberg Farias pode representar o triste papel de coadjuvante da reeleição de Sérgio Cabral, repetindo o que ocorreu nas eleições de Garotinho e de Rosinha, quando o PT entrou na campanha como “vaquinha de presépio” e sacrificou a carreira da ex-senadora Benedita da Silva.
• Será que Garotinho tinha razão ao taxar o PT de partido das “boquinhas”?
• O presidente da CPI das Milícias, que investigou os crimes envolvendo grupos de milícias, deputado Marcelo Freixo (Psol), participou ontem do seminário “Crime Organizado”, que será realizado na próxima semana, de hoje (11) até quinta-feira, na Escola de Magistratura do Estado do Rio (Emerj).

• O evento, organizado pela Secretaria de Segurança, pelo Tribunal de Justiça e a Alerj, reúne pela primeira vez na história do Rio de Janeiro, as autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de países como Itália, Colômbia e México.
• “As organizações do crime aparecem quando há um vazio no poder público. A procura por centros sociais coordenados por milicianos, que oferecem serviços médicos, psicológicos e até academias de ginásticas, é fruto dessa ausência. Um seminário como esse é fundamental. É uma grande oportunidade de reunirmos os três poderes para, juntos, nos prepararmos ainda melhor para desmontar essas quadrilhas”, comentou Freixo.
• Termina nesta quarta (13) o prazo para inscrições no projeto Painel Cultural da Baixada: DO SÉCULO XX AOS DIAS DE HOJE, iniciativa da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias com o objetivo de atrair estudantes, a partir dos 16 anos, para uma reflexão cultural sobre a Baixada. O Curso terá duração de um mês com direito a certificado de participação. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no 4º andar do Legislativo, na Rua Paulo Lins. Mais informações: 2784-6924
• Como defensor público de carreira, o deputado Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, denunciou que a substituição dos funcionários demitidos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o 192, por bombeiros é inconstitucional. Para o deputado pedetista, “não é atribuição do Corpo de Bombeiros a administração, gestão e aplicação da saúde continuada para a população”.
• Esse desvio de função é prejudicial até mesmo para os profissionais do fogo. “Todos nós sabemos da importância dos concursos públicos, mas mesmo isso não pode justificar essa demissão em massa dos funcionários do SAMU”, comentou o parlamentar.
• Em novembro de 2008, 1.500 funcionários contratados pelo SAMU foram demitidos, de acordo com o Governo estadual, para mudar o Plano de Gestão de Saúde Continuada à População. Para o lugar desses servidores foi realizado um concurso público para a formação de médicos-bombeiros, que exerceriam a função dos antigos servidores do “192”.
• A polícia descobriu um desmanche de veículos no bairro Jardim Metrópole, em São João de Meriti, na manhã desta segunda-feira (11). Durante a operação, denominada “Meriti Segura”, os agentes prenderam em flagrante o responsável pelo desmanche, Mauricio Crevisan da Silva, conhecido como “Lumbriga”.
• Da ação participaram policiais da 64ª DP (Vilar dos Teles) e no local foram encontrados veículos sem chassi, motores de diversos carros e kits gás, entre outras peças. Segundo os agentes, dois dos motores encontrados constam no sistema da polícia como de veículos roubados em abril deste ano. O criminoso foi autuado pelo crime de receptação dolosa.


PROTESTO NA ALERJ CONDENA A
VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO
As escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa, no centro do Rio, foram cobertas, na manhã desta segunda-feira (11) por 17 mil pedras brancas colocadas sobre pó vermelho. O ato, chamado Cidadania Apedrejada, é mais um protesto realizado pela organização não governamental Rio de Paz, que usou as pedras para simbolizar o número de mortes violentas no estado nos últimos dois anos e quatro meses. De acordo com o presidente do Movimento Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, mais de 2,2 mil pessoas foram assassinadas este ano, com uma média de 500 homicídios dolosos por mês. De acordo com dados oficiais, cerca de 2,5 mil pessoas morreram em confronto com a polícia nos últimos dois anos, enquanto 58 policiais foram mortos em serviço no período. Segundo Costa, os números mostram que a política de segurança pública atual é ineficaz.
“Não somos contra o confronto. Não achamos que a miséria justifica atos de barbárie. Contudo, acreditamos que não há necessidade de usar a força quando se pode usar a cabeça, de invadir quando não há intenção de ocupar. Queremos que a lei seja cumprida e que o valor incalculável da vida humana seja respeitado.”
Os pais do jovem William de Souza Marins, de 20 anos, morto após ser atingido na cabeça por um tiro disparado por policiais, em Bangu, zona oeste do Rio, participaram da manifestação. “Os policiais que assassinaram meu filho, que era músico de uma banda evangélica e inocente, ainda não foram punidos pelo crime. Já faz mais de um ano e nada foi feito. Queremos justiça e o fim da impunidade”, disse o pai do rapaz, Jaldenir Mataruna Marins.Outro objetivo do movimento é coletar assinaturas dos deputados estaduais para exigir do governo do estado mais transparência nas políticas de segurança pública referentes à redução do número de homicídios e mais diálogo com representantes da sociedade civil. A manifestação vai até as 19h, quando os integrantes da ONG e parentes de vítimas acenderão velas e ficarão em silêncio durante cinco minutos. (Foto: Erica Teixeira/Alerj)

Nenhum comentário: