terça-feira, 30 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

VOLTA DO FORRÓ NA FEIRA
DEPENDE DE SÉRGIO CABRAL

Muitos forrozeiros e alguns barraqueiros estão céticos quando à volta do Forró na Feira prometido pelo Governo para esta sexta-feira (3). Um dos mais antigos freqüentadores do Forró, na Praça Roberto Silveira, lembrava ontem que o terreno onde o prefeito promete instalar as barracas do forró e da feira de artesanato, na verdade, pertence ao Governo do Estado, mais precisamente á estatal Central Logística, que substituiu a Flumitrens. O local era ocupado pelo armazém de carga da extinta Estrada de Ferro Leopoldina, cujo patrimônio foi doado pelo Governo Federal para a Flumitrens. Com isso, a realização do Forró depende, legalmente, de uma autorização do Governador Sérgio Cabral.
Oficialmente, Zito e Sérgio Cabral são adversários políticos com vistas às eleições de 2010, como foram em 2008, quando o governador fez o que o podia e, principalmente, o que não podia nem devida para ajudar na reeleição do então prefeito Washington Reis, atual subsecretário de Obras do Estado. A rádio corredor de Jardim Primavera vem anunciando uma nova etapa na reforma do secretariado, em que um dos protegidos de Sérgio Cabral, o Engenheiro Iguaçu Costa Pinto, ex-superintendente da Cedae em Caxias, assumiria a estratégica Secretaria do Meio Ambiente, onde substituiria o petista Samuel Maia. A reabertura, ou não, do Forró na Feira neste final de semana demonstrará até onde vai o acordo secreto entre Zito e Sérgio Cabral. Se o Forró funcionar será mais uma prova em relação ao acordo entre os dois com vistas às eleições de 2010, quando Zito, além de enfrentar Washington Reis, precisará reeleger, e bem, a sua filha e deputada federal Andréia Zito.


LÍDER COMUNITÁRIA DA MARÉ
SALVOU A VIDA DE CORONEL DA PM
Numa prova inequívoca de que o Estado do Rio foi divido em sesmarias por traficantes e milícias, a líder de uma das associações de moradores da Favela da Maré é quem intermediou um “cessar foto” no domingo, quando 16 favelas da área se reuniram com o comando da PM para discutir os problemas de segurança na região. Acreditando que fosse uma “invasão”, os bandidos reagiram a tiros a chegada do comandante do Batalhão da Polícia Militar da Maré, coronel Rogério Seixas, com sua escolta, para participar do encontro.
“A gente ficou meio acuado, porque até no Centro [de Artes da Maré] caíram tiros. Foi um momento meio tenso. Depois ficou tranqüilo, porque a gente foi até eles [os criminosos] e explicou que se tratava de um evento de segurança pública e que o comandante do batalhão estava lá para discutir [segurança], ou seja, que não estava havendo nenhuma invasão da polícia”, disse Eliana Silva, diretora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré.
A notícia foi divulgada pela Agência Brasil, do Governo Federal. Como Lula apóia Sérgio Cabral com a mesma convicção cívica com que declara seu apoio a José Sarney e Renan Calheiros, o governador não pode acusar a Mídia de fazer campanha para desmoraliza-lo.

RÁPIDAS

• A redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas foi aprovada pela comissão especial da Câmara que analisou o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC 231/95). De autoria dos ex-deputados e hoje senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), a PEC foi relatada pelo deputado Vicentinho (PT-SP), que deu parecer favorável à proposta. O parecer foi aprovado por unanimidade na comissão especial. Além de reduzir a jornada de trabalho, a PEC aumenta de 50% para 75 % o valor a ser acrescido na remuneração das horas extras.
• Como não haverá redução proporcional do salário, essa mudança na folha de pagamento vai repercutir no preço do cafezinho, do gás, da energia elétrica, dos alimentos e até das roupas e calçados do cidadão comum, aquele que não trabalha no Senado, não tem direito à Bolsa Família ou à Bolsa Ditadura.
• Principal aliado do senador José Sarney (PMDB-AP) na eleição para a presidência do Senado, a bancada do Democratas (DEM) decidiu ontem (30), por consenso, pelo afastamento temporário do ex-Presidente da República. O partido usou o argumento de que o afastamento do presidente da Casa vai garantir a isenção das investigações sobre as irregularidades administrativas no Senado já em andamento pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.
• “O que nós estamos propondo é que o presidente [José Sarney] se licencie até para que a apuração dos fatos seja acreditada e ele, se for, pelas investigações, entendido como inocente, possa voltar à presidência”, afirmou o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), após reunião em que trataram da crise institucional pela qual passa o Senado.
• Enquanto isso, o P-SOL, liderado pela ex-senadora Heloisa Helena, protocolou uma representação para que o c
olegiado investigue denúncias envolvendo Sarney para uma possível abertura de processo por quebra de decoro parlamentar. Já o líder do PSDB, Arthur Virgílio Neto (AM), protocolou uma lista com 18 denúncias de irregularidades.
• A Câmara de Vereadores realiza sessão especial nesta quarta-feira (01), a partir das 18 horas, para comemorar o 154º aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. E aproveitará para entregar títulos e comendas concedidos pelo Legislativo caxiense a figuras de destaques da Corporação como reconhecimento ao trabalho incansável dos “solados do fogo”, como são carinhosamente chamados pela população.
• A Assembléia Legislativa se curvou, mais uma vez, às ordens do Palácio Guanabara e aprovou a entrega de equipamento do Estado para instituições privadas, que pagarão até R$ 24,5 mil de salários a seus dirigentes, embora essas instituições se declarem sem fins lucrativos, isto é, seus dirigentes não podem ser remunerados, nem ter participação nos resultados (lucro) de balanço. Prevaleceu o compadrio entre Sérgio Cabral e Adriana Rates, secretária de Cultura do Estado.
• Representantes da área de saúde de 13 municípios da Baixada vão
elaborar projetos para transformar o 4º andar do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo (foto), em Duque de Caxias, numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 46 leitos para atender aos pacientes da região. A idéia foi concebida na manhã desta terça-feira, durante reunião na unidade, que contou com a presença de secretários municipais de saúde e a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), que vai coordenar o processo. Os nomes que vão integrar a comissão serão escolhidos em nova reunião a ser realizada, em breve, na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu.
• Para a secretária geral do Cisbaf, Rosângela Bello, o próximo passo será a elaboração do projeto com o calculo de custo da obra, equipamentos e a duração dos trabalhos. A verba, segundo ela, poderá vir do governo federal. “Acredito que todos os municípios da Baixada Fluminense saiam ganhando com esta oportunidade, já que o espaço disponível no 4º andar deste hospital é maravilhoso”, observou Rosângela. Ela estava acompanhada da equipe técnica do Cisbaf e disse acreditar que o déficit de leitos poderá cair de 140 para menos de 100 com a implantação da nova UTI. “Daria para respirar um pouco”, concluiu Rosângela.
• O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Danilo Gomes, levou o grupo para conhecer as instalações do hospital. Ele disse que a unidade foi inaugurada com objetivos eleitoreiros, no ano passado, com vários pontos inacabados, qualidade de material duvidosa, além de muitas paredes rachadas.
• Danilo Gomes confessou que o município tem dificuldades para manter o hospital e por isso decidiu reunir todos os secretários para tornar a unidade um hospital regional. “Temos um volume de trabalho enorme, com até 900 atendimentos diários, e um gasto de R$ 6 milhões por mês somente com a manutenção da unidade”, observou Danilo.
• Treze pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (30), suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em roubar material da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). A Polícia Civil do Rio cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e 17 s de prisão em todo o estado.
• A ação visava prender quatro empresários, seis funcionários terceirizados, que trabalham na Reduc, além de sete vigilantes. De acordo com o delegado da 60ª DP (Campos Elíseos), Luiz Lima Ramos Filho, os vigilantes e terceirizados furtavam equipamentos da empresa e repassavam para empresários, responsáveis pelo golpe.
• Cerca de 100 policiais de 18 delegacias participaram da ação, que também aconteceu na casa dos funcionários e em firmas de empresários envolvidos no crime. Os presos foram encaminhados para a delegacia de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, assim como o material apreendido.

POBRES PRECISAM TRABALHAR
MAIS PARA PAGAR IMPOSTOS

As famílias com renda de até dois salários mínimos precisaram trabalhar 197 dias no ano passado para pagar seus impostos. Se a família recebeu mais de 30 salários mínimos, foram necessários apenas 106 dias para honrar os compromissos com tributos. Os cálculos que mostram o desequilíbrio na cobrança de tributos fazem parte do estudo Receita pública: quem paga e como se gasta no Brasil, divulgado ontem (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Receita Federal.
Segundo o levantamento, os 10% mais pobres da população brasileira usaram 32,8% de sua renda para o pagamento de impostos no ano passado. Entre os 10% mais ricos, esse percentual cai para 22,7%.Os economistas do Ipea também estimaram a renda gasta com impostos por pessoas que tinham ou não propriedades no ano de 2006. Segundo o estudo, os proprietários de algum bem (empresa, casa, automóvel) comprometeram 13,6% de sua renda com o pagamento de tributos. Quem só recolhe a contribuição previdenciário e o Imposto de Renda (IR) foram classificados como "não proprietários" e usaram 24,4% de seus rendimentos na quitação de tributos.

Para o IPEA, os pobres precisam trabalhar 91 dias a mais que os ricos, por ano, para pagar impostos.

Nenhum comentário: