terça-feira, 9 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

COMEÇAM HOJE OS FESTEJOS
EM LOUVOR A STO. ANTÔNIO

Os festejos em louvor do padroeiro de Duque de Caxias começam às 18 horas desta quarta-feira, quando será aberta a Quermesse dedicada a Santo Antonio e irá até domingo. Ao contrário dos anos anteriores, que as comemorações se limitavam ao adro da Catedral, este ano as barracas voltam a ocupar a Av. Presidente Kennedy, mas apenas no trecho entre a rua Nunes Alves e a Praça da Emancipação, também conhecida como praça do relógio. Voltando a contar com o apoio da Prefeitura, o evento contará com 82 barracas que venderão produtos típicos das festas juninas. Caberá à prefeitura garantir a segurança dos visitantes, inclusive disponibilizando um posto médico, equipado com ambulância para remoção em caso de necessidade.
Desde os anos 60, a quermesse passou a ser conhecida como a “Feira da Comunidade”, que chegou a reunir mais de 20 mil pessoas. Nesse período, participavam do evento os clubes de serviço (Rotary e Lion1s), a Maçonaria (era a famosa “Barraca do Bode”), além de entidades dedicadas a obra sociais, como o Lar dos Velhos de São Bento, o Lar de Narcisa, a Mansão da Esperança, a Casa da Mãe Pobre e a ASPAS – Ação Social Paulo Sexto – esta última responsáveis pelas obra sociais ligadas à Diocese. No segundo Governo Zito e pela primeira vez em mais de 30 anos, a “Feira” registrou prejuízo, farto que provocou desentendimento entre os organizadores da “Feira”, com afastamento das entidades que não eram diretamente ligadas à Diocese. Este ano, a “Feira” volta no menor estilo franciscano: com os pés no chão e disposta a recuperar o prestígio de antigamente.

ALERJ PROCESSA TELEFÔNICAS
POR MUTRETAS EM COBRANÇAS


A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa entrou com uma ação na Justiça Federal do Rio contra as operadoras de telefonia Oi e Embratel por arredondarem para 30 segundos as ligações encerradas antes deste tempo. De acordo com a comissão, a prática gera enriquecimento ilícito das operadoras. Na ação, A Comissão pede que os consumidores sejam ressarcidos pelos valores pagos em excesso e que as operadoras passem a ser obrigadas a informar o tempo real das ligações submetidas a arredondamentos. A presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), disse que, por mais que o consumidor solicite o detalhamento de suas ligações, o real consumo não é informado quando é superior a três segundos e inferior a 30. “Com essa prática de arredondamento das ligações, todas as vezes que ultrapassa os minutos da franquia, o consumidor paga por algo que não usou. Assim, as operadoras de telefonia recebem por um serviço que não prestaram”, explicou a parlamentar.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), criada pelo Governo para fiscalizar as operadoras, é a terceira ré no processo, já que, por meio da Resolução 450, permite que se arredonde para 30 segundos uma ligação com tempo inferior de duração. Segundo Cidinha, esta ação configura lucro abusivo. “Ao permitir esse tipo de situação, a norma possibilita um enriquecimento ilícito das operadoras”, afirmou a deputada.

RÁPIDAS
• A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (9) o projeto de lei complementar que inclui no Estatuto dos Servidores Públicos Civis, em seu regulamento e na lei que concedeu o benefício às servidoras adotantes, a ampliação de quatro para seis meses da licença maternidade.
• O texto traz também a possibilidade, já prevista no estatuto, de prorrogação do benefício por até mais três meses, em caso de aleitamento. A prorrogação, no entanto, será condicionada à apresentação de laudo médico do serviço de Perícia Médica oficial do estado. O projeto contempla tanto as detentoras de empregos públicos e como de cargos comissionados.
• O prefeito Lindberg Faria prometeu e cumpriu. No fim de semana, ele promoveu a primeira manifestação pública da frente PT/PDT para disputar o governo do Estado, reunindo no seu palanque o Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, o deputado federal Carlos Santana, o ex-senador Wladimir Palmeira, todos do PT, além do deputado federal Wagner Montes. O Ministro Carlos Lupi, que prometera participação no evento, resfolegou, com medo de perder o cargo.
• Lindberg reafirmou que eleição se ganha com e no voto e que ninguém irá monitorar seus passos futuros, muito menos o governador Sérgio Cabral. De nada adiantou o chororó da cúpula do PMDB, muito menos a chantagem que o partido vem fazendo contra o Governo na novela da CPI da Petrobrás.
• A Secretaria de Assistência Social iniciou nesta terça-feira a “1ª
Capacitação de Profissionais de Instituição de Abrigamento de Duque de Caxias”, cujo objetivo é orientar os funcionários sobre o projeto político-pedagógico que vai nortear o trabalho da rede municipal de abrigos.
• Mais de 120 técnicos e profissionais de direção, coordenação e administração dos abrigos foram beneficiados no primeiro dia, que contou com os promotores Guilherme Macabu (Idosos e Portadores de Deficiência) e Andréa Amin (Infância e Juventude) como palestrantes. Hoje, no encerramento, a capacitação será voltada aos educadores, profissionais de saúde, cozinheiras, cuidadores e pessoal de apoio, dentre outros.
• Antes de iniciar o seminário de capacitação, crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Abrigo Renascer e pela Casa Comunitária fizeram esquete sobre Abuso e Violência Sexual Infanto-Juvenil. No início do mês, Claise Maria Zito participou de um seminário promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, quando resolveu engajar a Secretaria de Assistência Social na luta contra a violência sexual a crianças e adolescentes.
• A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de Duque de Caxias oferece nesta quarta-feira (10) atendimento jurídico-trabalhista gratuito aos moradores do bairro Prainha, no primeiro distrito. Das 13h30 às 17h, servidores do Departamento Jurídico do órgão estarão atendendo à população na praça da comunidade. Serão oferecidos também atendimentos de Ouvidoria do Trabalho e intermediação de mão-de-obra.
• O analista político João Pedro Ribeiro, da consultoria Tendências, acha “pouco provável” que no momento possa ocorrer uma reforma política. Em sua avaliação, o assunto virou “notícia sazonal” que sempre volta à tona quando há crise. Segundo ele, há um constante retorno do assunto porque muitas pessoas acreditam que as reformas melhorariam o funcionamento da democracia.
• A sazonalidade da pauta tem um efeito. A opinião pública acompanha os debates no momento de turbulência, quando o tema deveria ser tratado em contexto normal. “Se você só fala de doença e moléstia você fica com uma visão mórbida da saúde.
• Para o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), a crítica ao sistema político é “combustível da necessidade de mudança”. Na hora da mudança, no entanto, a proposta “começa a trombar com os interesses estabelecidos”, diz o parlamentar que apresentou o Projeto de Lei nº 5.277 este ano, instituindo listas preordenadas de candidaturas para as eleições proporcionais e o financiamento público de campanha. Para Ibsen, “há muito mais uma crítica difundida sobre o atual modelo do que clareza a respeito de um modelo futuro”.
• O cientista político Carlos Ranulfo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), observa que “não há consenso” sobre a reforma política e nem sua abrangência e “as pessoas falam de coisas diversas”. Ele avalia que é relativa a necessidade de reforma e, por isso, a matéria é sempre protelada. “O sistema político está funcionando razoavelmente bem, porque se estivesse funcionando mal as pessoas que nós elegemos talvez quisessem algum tipo de reforma”, acredita.

APOSENTADO ESPANCADO
E ATIRADO NA CALÇADA


Francisco Geraldo de Souza Crivel, um aposentado, de 64 anos, morreu sexta-feira no Hospital de Saracuruna, depois de ser violentamente agredido dentro de um coletivo da empresa Auto Ônibus Vera Cruz. O agressor foi o condutor do coletivo, Joselito Berdião de Souza, de 48 anos, motorista da empresa. A agressão ocorreu quando o coletivo passava pela Avenida Presidente Kennedy, no centro de Duque de Caxias. Depois da agressão, o motorista fugiu, sem prestar socorro à vítima. Segundo relato de testemunhas, a discussão começou quando o motorista parou o ônibus em cima da faixa de pedestres e o aposentado, que iria atravessar a rua, reclamou. Uma testemunha disse, durante depoimento, que, depois de arremessar o idoso na rua, Joselito deu a partida no ônibus, que foi interceptado por um policial militar e levado para a delegacia.
No registro feito na 59º DP/Caxias, consta que o idoso levou um chute no peito e foi arremessado para fora do micro-ônibus da empresa. Na queda, ele bateu com a cabeça no meio-fio, sendo levado para o hospital, onde morreu três horas depois. Maria Meireles Crivel, de 60 anos, mulher do aposentado e o filho do casal, o estoquista Alexandre Meireles Crivel, de 40, ao chegarem ao hospital, ainda encontraram Francisco com vida e ficaram indignados com a violência do motorista. No atestado de óbito, a causa da morte foi apontada como fratura no crânio com hemorragia das meninges. Seu corpo foi enterrado no sábado, no Cemitério Nossa Senhora de Belém, no bairro Corte Oito.

Nenhum comentário: