quinta-feira, 11 de junho de 2009

BAIXADA URGENTE

FEIRA DA COMUNIDADE
DE VOLTA ÀS ORIGENS

A perda do título de Freguesia, transferida da Igreja dedicada a São João para um novo templo, mais próximo do rio Meriti, deixou os católicos da antiga São João Batista de Trairaponga sem local para os seus cultos. Juntamente com a campanha pela emancipação do Distrito, os católicos da região construíram uma nova igreja, esta dedicada a Santo Antonio, que foi inaugurada no final da década de 30. A partir daí, começou a disputa entre os devotos do santo casamenteiro com os que freqüentavam uma pequena capela, dedicada a São João Batista, ao lado do Cemitério do Corte Oito. Freqüentada pelas famílias mais importantes do então 8º Distrito de Iguaçu, a Igreja de Santo Antonio tinha na quermesse de junho o ponto alto das festividades populares, pois rivalizada com a fogueira e o foguetório da Capela do outro lado da linha férrea. Alem de reunir as famílias, a Quermesse amealhava alguns réis para as despesas da igreja, inclusive de suas obras sociais. A construção da nova Matriz, na antiga Rio-Petrópolis, ainda em terras da Vila Meriti, aumentou o espaço para a Quermesse. Nos anos 60, um grupo de empresários, liderados por Carlos dos Santos Vieira, propôs a criação da Feira da Comunidade, na esteira do sucesso da “Feira da Providência” promovida pela Igreja na Capital. Do mutirão participavam o Rotary e o Lion’s Club, a Maçonaria, a Mansão da Esperança, o Lar dos Velhos de S. Bento e do Lar de Narcisa, entre outras instituições da cidade. O objetivo inicial era construir um Centro de Promoção Social em parte da área da então Matriz de Santo Antonio, o que foi conseguido em apenas três.
Com a ampliação da quermesse e a instalação de maior número de barracas, foi preciso ocupar a antiga Rio-Petrópolis, rebatizada para Presidente Kennedy. As barracas improvisadas com madeirame de obras, receberam os nomes dos estados de origem dos seus organizadores, que disputavam a preferência do público, oferecendo não só comidas típicas, mas também artesanatos da mesma origem. Assim, Espírito Santo, com a sua peixada capixaba, a barraca de Minas Gerais e a sua feijoada, a da Bahia, com muito acarajé e pimenta, a do Rio Grande do Sul, onde os irmãos Da Cás serviam o melhor churrasco gaúcho do Grande Rio, eram as favoritas. Com a entrada da Prefeitura, no Governo Juberlan de Oliveira, fornecendo a infra-estrutura, mas também interferindo na seleção dos barraqueiros, a Feira começou a mudar de perfil e a atrair comerciantes que só se preocupavam com o faturamento. Com isso, a freqüência foi diminuindo e não tardou o dia em que a Feira apresentou prejuízo, o que ocorreu no segundo Governo Zito. Nessa hora, ninguém quis assumir o ônus e a Feira deixou de funcionar. Agora, com a Prefeitura apenas fornecendo a infraestrutura, como na montagem das barracas, na segurança e na assistência médica aos visitantes, mas sem interferir na seleção dos barraqueiros, a Quermesse de Santo Antonio voltou às suas origens.
Como fruto da proposta do grupo liderado pelo empresário Carlos dos Santos Vieira, criador do CAP – Carlinhos Auto Peças - para a criação da “Feira da Comunidade” de Duque de Caxias, restou o prédio ao lado da Catedral de Santo Antonio, construído com o propósito de abrigar um Centro de Promoção Humana, através da realização de cursos de capacitação de jovens e adultos carentes. A direção da Igreja, no entanto, preferiu dar outro destino ao imóvel, fato que deixou o batalhador Carlinhos do CAP muito abatido e desmotivado.

CONSUMATUM EST

Garotinho cumpriu a promessa: foi quarta-feira (10) a Brasília e entregou a carta de desfiliação ao deputado Michel Temer, presidente do PMDB. Para maior preocupação do governador Sérgio Cabral, ele deixou no antigo partido a esposa e prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e a filha, Clarissa Garotinho, que é vereadora no Rio e perderia o mandato se trocasse de partido. Segunda-feira, às 14 horas, Garotinho vai assinar a ficha de filiação do Partido da República (PR). A cerimônia, com toda pompa a que ele tem direito, será na sede da Academia Brasileira de Letras, na Rua Araújo Porto Alegre, no Rio.
Sobre seu futuro político, Garotinho continua dizendo que ainda não se decidiu sobre uma possível candidatura a governador, decisão que prometeu para setembro. Antes de dizer se vai enfrentar, ou não, Sérgio Cabral, seu ex-afilhado político, o ex-governador terá de afastar as desconfianças do Paládio do Planalto e da cúpula do PT sobre seu comportamento na campanha. Em Brasília, ele garantiu que apoiará a ministra Dilma Roussef, isto é, garantiu um palanque a mais para Lula e sua comitiva no Rio. Com isso, ele livrou o presidente da dependência e da convivência obrigatória com Sérgio Cabral e, por tabela, ajudará Lula a desatrelar a candidata do Planalto ao destino político do atual governador que, no momento, anda mais nebuloso que o clima no Atlântico Sul onde caiu o avião da Air France.

RÁPIDAS

• Segundo balanço divulgado pela Assessorai de Imprensa da Prefeitura, cerca de dois mil CDs e DVDs piratas foram apreendidos no domingo por conta do programa “Tolerância Zero”, que visa a coibir o comércio de produtos ilegais, animais silvestres e mercadorias sem nota fiscal. As apreensões foram feitas nas feiras de Saracuruna, Jardim Primavera e 25 de agosto.
• Embora o Batalhão de Polícia Florestal tenha participado da operação de domingo, não houve apreensão de animais silvestres. Para o secretário de Serviços Públicos, Ronaldo Amichi, a ausência de comércio de animais nas três feiras seria reflexo do “Tolerância Zero”, que iniciou as operações em 1º de junho.
• O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa estará na próxima semana na Rua Dr. Luiz Guimarães, altura do número 93, em Nova Iguaçu. Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão enviados online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.
• Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo da Alerj, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).
• Numa tentativa de escapar do processo de “fritura”, em curso em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, estará na Assembleia Legislativa segunda-feira (15), às 10h30, para falar sobre “Clima, desenvolvimento com tecnologias limpas e agilidade no licenciamento ambiental”. Os três assuntos estão na ordem do dia das questões ambientais e têm mobilizado a comunidade internacional.
• No Rio, existem atualmente diversas ações voltadas para a preservação do ambiental e desenvolvimento sustentável, como o Programa Estadual de Racionalização do Uso de Energia (Proren), a regulamentação do Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), a modernização do processo de licenciamento ambiental e a aprovação do Código Ambiental Estadual.
• O evento é organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, que reúne a Assembléia Legislativa e mais 28 entidades da sociedade civil e universidades para debater temas prioritários para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado, além de apresentar propostas de ação ao Poder Legislativo.
• A partir desta sexta (12), o Centro de Cultura Sylvio Monteiro, em nova Iguaçu, está promovendo o 4ª CIRCUITO MIX DE ESQUETES, que irá até o fim do mês, sempre às sextas e sábados, às 20:00 horas, e domingos, às 19:00 horas. O Centro de Cultura fica na Rua Getúlio Vargas, 51, em Nova Iguaçu.
• Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Pará, Edir Veiga, o financiamento público das campanhas eleitorais, que está sendo discutida no Congresso, é um dos aspectos centrais da reforma política e, se adotado, poderia mudar o quadro político nacional. Para ele, o financiamento privado, como hoje ocorre, leva ao patrimonialismo e à corrupção.
• Segundo Veiga, o financiamento público iria permitir que os partidos, grandes ou pequenos, tivessem base orçamentária mínima para os gastos de campanha. “No financiamento privado tem acesso aos recursos aqueles candidatos ao Executivo que estão bem posicionados nas pesquisas [de intenção de voto] e, no caso do Legislativo, aqueles que têm compromissos com os lobbies privados”.
• Ele lamenta que nas eleições “o interesse público fique secundarizado” e o poder econômico prevaleça nos pleitos. “A variável que mais define eleição de deputados no interior do Brasil é a variável do financiamento da campanha. Desde a década de 1940, 70% dos parlamentares eleitos tem formação centro-direita”.
• A mesma opinião tem o senador Pedro Simon (PMDB-RS). “O grande fator da corrupção é o financiador de campanha, de modo especial, as empreiteiras. Não é um dinheiro que é dado de graça. É um dinheiro que é dado aqui e eles buscam recuperar adiante”, critica o parlamentar.
• Depois de seis anos de jejum, Duque de Caxias conquistou no domingo o maior título esportivo da região ao vencer a XII Olimpíada da Baixada. O prefeito Zito acompanhou de perto a disputa e torceu ponto a ponto, empurrando a equipe feminina de vôlei sub-20 rumo à vitória. No placar geral, o município obteve 255 pontos, contra 245 de Nova Iguaçu, que ficou com a segunda colocação.
• A Olimpíada da Baixada contou com sete modalidades esportivas: atletismo, basquete, futsal, xadrez, handebol, natação e vôlei, nas categorias sub-17 e sub-20. A decisão do título ficou para a última etapa do evento, disputada no SESC de São João de Meriti.
• O vôlei foi a modalidade que decidiu a Olimpíada e a equipe caxiense suou muito a camisa e Nova Iguaçu foi incapaz de parar o time comandado pela atacante Ana Paula, que fechou o placar por 2 sets a 0. Com a vitória, Duque de Caxias assumiu a liderança da Olimpíada, abrindo caminho para o triunfo, que se concretizou no domingo com a segunda colocação no vôlei masculino. “Essa foi a vitória de uma equipe de garra. Obrigado, Duque de Caxias,” disse o prefeito. Os melhores técnicos da competição, nas categorias sub-17 e sub-20, também foram de Duque de Caxias: Adelson e Domenico.
• “O evento é um sucesso de público e o maior da Baixada e do Estado,” afirmou o secretário de Esporte de Duque de Caxias, Ânzelo Fernando, que comemorou muito o título.
• A Petrobrás anunciou segunda-feira (8) a redução de 4,5% nos preços da gasolina e 15% no valor do diesel nas refinarias a partir desta terça. Ao mesmo tempo, o Ministério da Fazenda elevou as alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina de R$ 0,18/litro para R$ 0,23/litro e de R$ 0,03/litro para R$ 0,07/litro no caso do diesel. O resultado é manutenção do atual preço da gasolina nas bombas e uma diminuição de 9,6% no preço do diesel para o consumidor final.
• Professores e diretores de escolas públicas começaram segunda-feira (5) a escolher os livros didáticos que serão usados pelos alunos no período de 2010 a 2012. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) vai oferecer publicações para estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental da rede pública. A escolha deve ser feita via internet, no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até 28 de junho.
• Segundo o fundo, os livros já estão adaptados ao novo acordo ortográfico. Para o 1° e o 2° ano do ensino fundamental, as obras a serem escolhidas são de letramento e alfebtização linguística e alfabetização matemática. Do 2° ao 5° ano, deverão ser selecionados livros de geografia, história e ciência. Língua Portuguesa e Matemática são as disciplinas disponíveis para os alunos do 3° ao 5° ano, além de obras de história e geografia regional para estudantes do 4° ou 5° ano.
• Para orientar a escolha, o fundo elaborou o Guia do PNLD 2010 que traz um resumo de todos os livro didáticos disponíveis. O material foi enviado às escolas e também está disponível na internet.
• Para evitar o atraso na escolha, este ano, o fundo promove o concurso Escolha Premiada, que vai distribuir prêmios para as três escolas de cada município que mais rapidamente registrarem sua opção. Serão distribuídos 52 acervos com 559 obras do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

VAMOS AO TEATRO?
Um bom programa para este fim de semana é ir ao teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Para a garotada, teremos neste sábado e domingo, sempre às 16 horas, o musical “PIRATAS - O OUTRO OURO DO TESOURO”, (foto) com direção de George Lopes e um texto de Paulo Fernando Góes. No palco, estarão Patrick Oliveira, Luiz Antônio do Nascimento, Vinícius Rodrigues, Fabiano Costa, Thainá Rocha, Gustavo Nader, Matheus Bento, Regina Sampaio, Paulo Garcia e Vitor Freeland. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Para os grandinhos, às 20:00 no sábado às 19:00 horas no domingo, a pedida é a comédia SURTO TURBINADO. Texto, Concepção e Direção de Flávia Guedes, Rodrigo Fagundes, Thaís Lopes e Wendell Bendelack, direção de Produção de Renato Bavier, com Rodrigo Fagundes, Wendell Bendelack, Flávia Guedes e Renato Bavier, com ingressos a R$30,00 (inteira), R$20,00 (antecipado) e R$15,00 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos

Nenhum comentário: