domingo, 12 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

POR QUE O MOVIMENTO NEGRO
ODEIA OS NEGROS DE SUCESSO?

Duque de Caxias realizou neste fim de semana a II Conferência Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica. A abertura oficial foi na noite de sexta-feira (10), no Teatro Municipal Raul
Cortez, quando foram inauguradas duas exposições fotográficas no Centro Cultural Oscar Niemeyer: "Remanescentes de Quilombos", de Januário Garcia, e "Negros: Passado e Presente", de Januário Garcia e Christiano Júnior. Elas ficarão ali até 15 de agosto, segundo os organizadores. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias-CONDEDINEPIR, com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, de Educação e de Assistência Social.
O que se pode observar é que, nas duas exposições, em nenhum momento foram lembrados tanto o artista plástico Messias Neiva,
como o poeta e ativista negro Solano Trindade, o mesmo ocorrendo com os compositores Hélio Cabral (Mangueira/Cartolinhas de Caxias), Jair Lobo, Jorge Macarrão, entre outros legítimos representantes da raça negra na cidade e que já não estão mais entre nós. Todos foram "apagados" do passado pelo CONDEDINEPIR
Os defensores de políticas afirmativas no campo dos direitos das minorias exigem cotas para o ingresso de negros no serviço público, nas Universidades e até em empresas privadas, mas discriminam os negros que lutaram pela igualdade entre os homens, como define a Constituição Federal. Parece que aos ativistas de hoje assusta a sombra de figuras da estatura moral de um Solano Trindade, cujo centenário não foi lembrado, nem Messias Neiva, artista prestigiado nos EE. UU. e no Japão. E a pior forma de discriminação é arrancar esses nomes da História do Brasil, como se eles nunca houvessem nascido. A cassação histórica, e histérica, movida pelos que se dizem lideres do Movimento Negro, é uma forma odiosa de censura, por utilizar os instrumentos do Poder Público, inclusive na mídia, para minimizar o papel dessas figuras na construção de um Brasil mosaico, formado por pessoas de diversas origens, como é o caso dos japoneses, italianos, libaneses, judeus e alemães e de outras nacionalidades, que ajudaram a construir um Brasil que abomina a discriminação!

IGREJA DE XERÉM VIRA MECA DE
PEREGRINOS DE TODO O MUNDO


Desde ontem (12) até domingo (19), representantes da Igreja Metodista Wesleyana de todo o Brasil e também do exterior estarão reunidos no Centro
de Convenções Jonh Wesley, em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias, onde acontece o 9º Concílio Geral. De acordo com o seu Estatuto, a Igreja Metodista Wesleyana é subordinada ao Concilio Geral, que é sua Assembléia Geral e órgão legislador e administrativo supremo. Nessa denominação evangélica, a voz do leigo também é ouvida, conforme prevista em sua lei interna, pois a representatividade para o Concilio Geral é de 50% de clérigos (ministros, pastores e missionárias) e 50% de leigos. Cada região eclesiástica elegeu a sua delegação nos últimos concílios regionais, realizados no final de 2008.
Entre as muitas atividades deste Concílio, acontecerá a eleição dos bispos e dos secretários gerais, aprovação de relatórios, a revisão do Estatuto e Regimento Interno da Igreja e a análise e votação de novas propostas. Nos últimos anos, a Comissão de Legislação recebeu sugestões, através de cartas e e-mails, de muitos membros da Igreja Metodista de diversos lugares e analisou a constitucionalidade e a viabilidade dessas sugestões, que agora serão votadas em plenário.

RÁPIDAS

• Apesar de ser escolhida como sede co Concilio da Igreja Metodistas Wesleyana, Duque de Caxias não terá ganhos econômicos e financeiros com
o evento. Como a cidade não dispõe de hotéis dígnos do nome, os representantes da Igreja em todo o mundo ficarão hospedados em hotéis de Petrópolis. Com isso, o comércio da cidade serrana ganhará um novo impulso em pleno inverno de baixas vendas por conta da crise econômica mundial.
• Uma pequena parte das delegações ficarão hospedadas na própria Igreja Metodista, que tem um excelente Centro de Convenções, dotado de todo o conforto. O pequeno número de leitos disponíveis, porém, não atende a todos os interessados no evento. Daí a opção por Petrópolis.
• E dizer que a Secretaria de Cultura de Duque de Caxias dispõe de um Departamento de Turismo, que deveria propor políticas de incentivo à construção de hotéis na cidade, principalmente agora, que dezenas de empresas internacionais estão se instalando em torno do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos.
• Apesar da falta de incentivos fiscais, empresários do ramo hoteleiro estão se movimentando, atraídos pela chegada de executivos de multinacionais, que precisam manter residência temporária no município. É o caso do grupo “Mont Blanc”, que inaugura o seu primeiro apart hotel na cidade dia 1º de agosto, em frente ao Clube dos Quinhentos, e já deu início à construção do segundo, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, próximo á Praça Roberto Silveira.
• Na década de 40 e 50, os funcionários da FNM que moravam nas Vilas Operárias de Xerém, eram obrigados a se deslocarem até Petrópolis, tanto para fazer compras ou lazer, como em busca de vagas em escolas e atendimento médico.
• A discriminação das atuais lideranças do movimento negrão não respeita nem a participação de negros em nossa vida política. Por isso, não foram lembrados os ex-vereadores Manoel Marins e João da Penha Neves.
• Também foi omitido o fato da existência de um clube em Duque de Caxias, o Belém, criado na década de 30 para proporcionar um ponto de encontro e lazer para os negros da então Vila Meriti, impedidos de freqüentarem outros clubes da cidade. Por isso mesmo, o Belém foi, por décadas, um centro de resistência e de combate á discriminação racial.
• Por falar em discriminação, o blog Militar Legal denunciou a demissão, pelo governador, da enfermeira Deise Bastos, testemunha do caso da menina Sophie Zanger, que morreu no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, depois de espancada pela tia.
• Deise trabalhava na UPA de Santa Cruz e foi demitida, por telefone, quatro dias depois de depor na delegacia do bairro e dar entrevista à televisão. Até o momento, ela foi a única punida no caso. A tia e a prima de Sophie, indiciadas pela Polícia como autoras do crime, estão flanando por aí.
• A Comissão de Assuntos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa realiza ato público em repúdio à redução da maioridade penal para 16 anos nesta segunda-feira (13), às 10h30. De acordo com o presidente da comissão, deputado Mário Marques (PSDB), o colegiado não poderia deixar de participar desta discussão sobre PEC 20/99, em andamento no Congresso Nacional.
• “Sabemos dos inúmeros casos de violência envolvendo adolescentes e isso é inegável, mas, no meu entendimento, os adolescentes são mais vítimas do sistema do que responsáveis diretos pela violência que persegue e atinge toda a sociedade”, afirmou o parlamentar.
• Uma pesquisa para Senador pelo Estado do Rio, realizada pelo GPP-PV entre os dias 20 e 21 de junho, aponta o senador Marcelo Crivella (39%) e o deputado Fernando Gabeira (37%) como favoritos. Em 2010, serão eleitos dois senadores, que irão ocupar as vagas hoje pertencentes ao próprio Crivella e a Paulo Duque, este eleito suplente de Sérgio Cabral, que renunciou para ocupar o Governo do Estado. Os demais nomes citados na pesquisa foram César Maia (35%), Lindberg Faria (18%) e do presidente da Assembléia Legislativa do Rio, o deputado Jorge Picciani (8%).
• Sexta-feira, o ex-governador Anthony Garotinho transmitiu o seu
programa na Rádio Manchete AM do calçadão da Av. Nilo Peçanha, onde foi recebido com muito carinho, numa demonstração de que continua vivo na memória da população, apesar de ser o autor intelectual do crime de eleição do então senador Sérgio Cabral para o Governo do Estado.
• Neste domingo, quem fez campanha em Duque
de Caxias foi o prefeito Lindberg Faria, do PT, que briga para ser candidato a governador contra a vontade do Palácio do Planalto. Acompanhado pelo delegado Zaquel Teixeira, o prefeito de Nova Iguaçu percorreu a feira do bairro 25 de Agosto, uma das maiores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
• Tudo indica, porém, que o prefeito iguaçuano vai ser triturado pela máquina petista, que desistiu de disputar votos para se aliar o que há de pior na política fluminense. Lindberg está caminhando para cadafalso que liquidou com as carreiras políticas de Benedita da Silva, a apagada secretária de Cabral para assuntos raciais, e do antes combativo Vladimir Palmeira
• A sempre omissa Secretaria de Serviços Públicos “esqueceu” de providenciar um local para o estacionamento de automóveis dos frequentadores do Forró, agora ocupando uma área ao lado do “mergulhão”. Com isso, os flanelinhas estão cobrando R$ 5 reais dos motoristas, sem garantira de que seus carros não serão roubados, nem arrombados. E exigem pagamento adiantado!

DEPUTADO ENVOLVIDO EM ACIDENTE
DE TRÃNSITO NÃO SE ARREPENDE
Quem circula pelas ruas de Guarapuava, no Paraná, é surpreendido por outdoors do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, de 26 anos, agradecendo às orações dos eleitores pela recuperação de sua saúde. Com a frase “Agradeço a Deus pela vida e a todos que estão orando por mim”, os cerca de 20 outdoors, ao custo médio de R$ 200 cada, ficarão expostos 15 dias nas principais ruas centrais e dos bairros de Guarapuava.
Segundo o jornal “Gazeta do Povo”, do Paraná, as recentes manifestações públicas de Carli Filho indicam que ele começa a trabalhar para resgatar sua imagem pública. O ex-deputado é acusado de matar dois jovens em Curitiba depois de beber, dirigir a 190 Km por hora e causar um acidente com outro veículo, onde morreram dois rapazes. Devido à repercussão do caso, Carli Filho acabou renunciando ao mandato de deputado estadual para não ser cassado pela Assembléia, no que foi a primeira renúncia na história da Assembleia Legislativa do Paraná. (Foto: Gazeta do Povo)

Nenhum comentário: