terça-feira, 21 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

AMBULATÓRIO DA GRIPE SUINA
FICARÁ NO HOSPITAL INFANTIL


Por medida de precaução, a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias criou o Ambulatório de Gripe, que está funcionando no Hospital Infantil Ismélia da Silveira (HIIS), onde médicos farão uma avaliação criteriosa de cada paciente, no sentido de identificar os casos da influenza A (H1N1), mais conhecida como “Gripe Suína”, além de informar à população sobre os principais sintomas da doença. O Hospital Moacyr do Carmo será a referência para adultos. Até o momento, não há registro da doença na cidade. Outra medida adotada foi baixar uma portaria suspendendo as férias e as licenças de médicos, mesmo as já agendadas. O documento nº 023/2009, do gabinete do secretário Danilo Gomes, estabelece que todos os servidores das Unidades de Saúde fiquem à disposição da subsecretaria de Atenção à Saúde (SAS).
“Estamos atentos aos acontecimentos e com essa medida, podemos, de acordo com a necessidade; dispor dos médicos para atuarem nos postos de saúde da cidade”, explicou o secretário de Saúde. Danilo também está tentando contratar, de forma emergencial e de maneira temporária, mais 30 médicos: clínicos e pediatras. Segundo ele, na avaliação feita no final do dia, houve um crescimento de 30% a 40% nos postos em busca de informações com relação à doença.
Algumas medidas podem ser adotadas como prevenção: evitar contato com pessoas que estejam espirrando, tossindo, com febre, com escorrimento no nariz, ambientes fechados onde não existe ventilação ou que exista ar-condicionado. Prefira lugares abertos e ventilados, evite beijar na boca ou ter qualquer relação física com pessoas gripadas. Os principais sintomas da gripe suína são febre alta repentina (superior a 38º graus centígrados), acompanhada de tosse, dores de cabeça, musculares e nas articulações.

PAI VIAJA MAS CORPO
DE SOPHIE FICA NO IML


Depois de enfrentar o descaso e o despreparo da Polícia fluminense, o empresário austríaco Sasha Zanger voltou nesta terça-feira para sua casa sem enterrar o corpo da pequena Sophie, de 4 anos, que morreu no Hospital de Saracuruna, depois de atendida na UPA de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sophie, segundo a polícia, morreu em consequência de traumatismo craniano provocando por espancamento. Um mês depois da morte de filha Sophie, seu corpo permanece no IML do Rio para fazer novos exames. Segundo Sasha, falhas na elaboração do laudo do Instituto Médico Legal impediram a liberação. Ele diz que nem todas as marcas das supostas agressões sofridas por Sophie estavam descritas no documento
Além do pai e do irmão, de 12 anos que ficou no Rio à disposição da Justiça, a morte de Sophie fez outra vítima, a técnica de enfermagem Deise Bastos, que participou dos primeiros socorros na UPA de Santa Cruz. Ao perceber os sinais de espancamento, Deise denunciou o crime e acabou sendo demitida, por telefone, sem receber nenhum tipo de compensação, como prevê a legislação trabalhista. Segundo a técnica de enfermagem, os empregados das UPAs são obrigados a assinarem um contrato de adesão a cooperativas, que fornecem mão de obra para o governo do Estado. Como participante dessas cooperativas, os empregados abrem mão do 13º, de férias, horas extras e FGTS, não tendo, também, direito a indenização em caso de demissão, como foi o caso de Deise.

RÁPIDAS

• Com a ampliação das instalações da Secretaria de Fazenda, a Prefeitura precisou aumentar a capacidade das instalações do prédio da Praça Roberto Silveira. Enquanto durarem as obras, a prefeitura alugou um gerador, que está instalado ao lado da entrada do prédio. As obras deverão estar concluídas no início de agosto.
• Começa nesta quinta-feira, em Xerém, o “Louvor Profético”, um evento reunindo representantes de diversas igrejas evangélicas, como Metodista, Batista, Assembleia de Deus e Projeto Vida Nova, vindos de diversas partes do País.
• O encontro será no Centro de Convenções John Wesley, na Av. Venância, Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias, mas, por falta de hotéis e pousadas na região, os participantes do evento estão sendo aconselhados a se hospedarem em Petrópolis, que fica a poucos quilômetros de Xerém.
• Agentes da 59ª DP/Caxias capturaram nesta segunda-feira (20), um homem acusado de praticar vários roubos a residências em Minas Gerais. Segundo a Polícia Civil, ele estava foragido desde abril deste ano. De acordo com o delegado Antônio Teixeira, titular da 59ª DP, o criminoso fugiu para Duque de Caxias após três comparsas serem presos em flagrante, no município de Viçosa (MG).
• Ainda segundo o delegado, agentes de sua equipe localizaram o foragido após investigação sobre roubos a pedestres ocorridos em Duque de Caxias, onde ele é apontado como suspeito. O preso ficará custodiado na carceragem da 59ª DP até sua remoção para Viçosa.
• Segundo denúncia do "Jornal Popular", que está nas bandas, um terreno no bairro Centenário, que teria sido comprado pela Igreja do missionário RR.
Soares, cunhado do bispo Edir Macedo, para a construção de um templo da Igreja da Graça, está servindo de lixão para os moradores do bairro.
• O terreno pertencia a uma fábrica de sabão e teria sido negociado com o missionário depois de publicado o decreto de desapropriação. Máquinas rodoviárias foram utilizadas para derrubar o que restava da antiga fabrica, às vésperas das eleições, quando o então prefeito Washington Reis teria prometido a RR Soares a construção do novo templo. Como o prefeito perdeu a reeleição, o terreno passou a ser um criadouro do mosquito da dengue.


GOVERNO DECIDE BLINDAR
OS HOSPITAIS FEDERAIS


Enquanto a gripe suína faz novas vítimas e o governador se diverte com o Pateta na Disney, o Ministro José Gomes Temporão anuncia que os hospitais federais no Rio de Janeiro serão blindados. O anúncio foi feito esta semana, logo depois que a imprensa revelou que uma bala de fuzil fora parar no Centro Cirúrgico do Hospital de Bonsucesso. Como a nem a Polícia Federal, muito menos a Polícia fluminense não conseguem cortar o fornecimento de armamento pesado para os bandidos, o Ministério da Saúde decidiu partir para a blindagem dos hospitais, geralmente cercados por favelas dominadas por traficantes que dispõem de granadas e metralhadoras antiaéreas. Com relação aos pacientes e acompanhantes, que ficam horas nas filas de hospitais e postos de saúde, o Governo não disse como irá protegê-los.
Para o transporte dos pacientes dos hospitais federais, o Ministério deverá adotar um novo modelo de ambulância, também blindado, que dará mais segurança aos profissionais da saúde.




Nenhum comentário: