quinta-feira, 23 de julho de 2009

BAIXADA URGENTE

CAXIAS É O 7º NO RANKING DA
VIOLÊNCIA CONTRA OS JOVENS
Um estudo sobre assassinatos de jovens de 12 a 18 anos - com base em projeções feitas a partir de 2006 - indica que 33.404 jovens nessa faixa etária serão mortos até o fim de 2012 nas 267 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Os homicídios foram responsáveis por 46% das mortes
entre adolescentes (12 a 18) registradas em 2006. As armas de fogo são o principal instrumento para matar e os autores do estudo reforçam a necessidade de controle deste tipo de armamento.
Os dados foram divulgados sexta-feira (27) pelo Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Observatório de Favelas e Secretaria Especial de Direitos Humanos. ( Ouça análise da pesquisa ). Três municípios fluminenses estão entre as cinco cidades com o mais alto índice de homicídio de adolescentes: Duque de Caxias (7º), Itaboraí (16º) e Cabo Frio (21º).
Segundo o estudo, o risco de ser assassinado por arma de fogo é 3, 29 maior do que por outros meios. No Rio de Janeiro, essa taxa é quase o dobro: o risco de assassinato por arma é 6,2 vezes maior. Para o representante adjunto do Unicef no Brasil, Manuel Buvinich, o assassinato de jovens põe a perder o esforço do país para reduzir a mortalidade infantil.
“ Essas crianças que o país salvou começam a morrer aos 12 anos. “ Segundo ele, o assassinato de jovens afeta 65% das crianças salvas pelo combate à mortalidade infantil desde o período da década de 1990 até hoje.

FESTA DA CULTURA DA BAIXADA
DE 2009 SERÁ EM SEROPÉDICA

O Fórum Cultural da Baixada Fluminense vai realizar em Seropédica a cerimônia de entrega do PREMIO BAIXADA 2009. Será no dia 27 de agosto, a partir das 14:30h, no CAIC Darcoso Filho, no Km 47 da antiga Estrada Rio-São Paulo, próximo ao Colégio Técnico da Universidade Rural. Até o dia 7, as inscrições estarão abertas nas 14 áreas de premiação. Em Duque de Caxias, as inscrições podem ser feitas no Instituto Histórico da Câmara de Vereadores, na Rua Paulo Lins, de segunda a sexta-feira, das 9 `s 17h. ou pela internet no www.forumculturalbf luminense. org.br O Fórum Cultura da Baixada vai distribuir troféus e diplomas nas seguintes categorias: 1) Artesanato, 2) Artes Cênicas, 3) Artes Plásticas, 4) Cidadania, 5) Ciências, 6) Comunicação, 7) Dança, 8) Desporto, 9) Educação, 10) História, 11) Literatura, 12) Meio Ambiente, 13) Música e 14) Produção Cultural. Anexo à ficha de inscrição, deverá constar cópia da identidade ou CNPJ (entidade), comprovante de residência (luz, água ou telefone), documento que comprove efetiva militância cultural na Baixada há cinco anos ou mais (diplomas, certificados, material de imprensa, carta de referência, material de divulgação) e um Currículo, no qual constem obrigatoriamente: local e data de nascimento, nome original e artístico (se houver), endereço para correspondência, telefone para contato, e-mail, relação completa das suas atividades e da produção artística e cultural e referência explícita à área para a qual concorre.

RÁPIDAS
• Como as principais vítimas da Gripe Suína são caminhoneiros, a Federação Nacional dos Caminhoneiros Autônomos (FENACAM) lançou uma campanha de orientação e prevenção, destinada aos profissionais do setor. No começo da semana, a FENACAM iniciou a distribuição de cartilhas e cartazes com orientações básicas sobre as maneiras mais eficientes de se prevenir do vírus H1N1.
• “Estamos muito preocupados com a classificação de livre circulação do vírus pelo país, confirmada pelo Ministério da Saúde, já que os caminhoneiros rodam por todos os cantos do Brasil”, declara Diumar Bueno, presidente da FENACAM.
• Segundo ele, os caminhoneiros estão contraindo a doença e a maioria desconhece que existem medidas simples de prevenção contra o vírus. “São um milhão de caminhoneiros autônomos e mais um milhão de contratados que circulam pelo Brasil – muitos deles cruzando fronteiras de países em situação crítica, como Argentina e Chile. Além disso, esta situação se agrava porque eles não têm muito tempo para acompanhar os noticiários, devido o comprometimento com o roteiro, a carga e a manutenção do caminhão”, reforça.
• Quinta-feira (16), uma senhora ia sendo assaltada por um adolescente na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, logo depois de fazer compras no Mercado Municipal. O marginal fugiu quando ela gritou pelo marido, que seguia à frente, em direção a um movimentado estacionamento ao lado da Secretaria de Educação.
• Já a jornalista Cecília Rodrigues, Assessora de Imprensa da Câmara, não teve a mesma sorte. Ela caminhava pelo calçadão da Rua José de Alvarenga quando um meliante abriu sua mochila e levou seu celular.
• No café do “Mira Serra”, um conhecido advogado, comentando os dois casos, garantiu que Duque de Caxias continua imbatível no ranking do Estado em matéria de roubos e furtos, pois tanto os PMs, quanto os Guardas Municipais sumiram de circulação. Salvo em algumas ruas, onde os talões de multa de trânsito são utilizados para punir motoristas que estacionam em ruas próximas á Praça Roberto Silveira.
• Começa nesta quinta (23) e vai até domingo o “Louvor Profético”, que reúne, no Centro de Convenções da Igreja Metodista Wesleyana, em Xerém,
centenas de membros de Igrejas Cristãs de todo o país. As delegações estão hospedadas em hotéis de Petrópolis, pois o município não dispõe de hotéis que possam receber famílias. Só casais apressadinhos.......
• A Rádio FM2000 de Duque de Caxias, prefixo ZYL 953 e freqüência de 98,7 Mhz, realiza sua primeira Festa Julina neste sábado e domingo, marcando, também, a comemoração do 1º ano no ar após receber a licença como emissora comunitária. A entrada será através de convites, distribuídos gratuitamente em vários pontos da cidade.
• Estão confirmados vários cantores, grupos e bandas da região e com trabalhos já consagrados entre os quais o Grupo 100%, Nosso Clima, Grupo Diretoria, Dissonância, Balanço Show, Pra Pagodear, Percusamba, Forró Maneiro, Grupo Cigano de Forró, Tarja Real com participação especial do Da Gama (Ex Cidade Negra), Grupo Fundamental, Deltatone, Beto Gaspari, Bruno Andrade, Valéria Lima (Prog. Ídolos), Braguinha da Grande Rio e muitas outras atrações.
• A festa será no “Korpus – Centro de Atividades Físicas” na antiga garagem da empresa Vera Cruz, na Rua Professor Henrique Ferreira Gomes, próximo a Avenida Nilo Peçanha. Para a garotada tem cama elástica e tobogã. Para is grandinhos haverá restaurante, barraquinhas e bar temático. No domingo 26, a festa começa mais cedo, quando será servida uma feijoada a partir do meio dia, regada com muito samba com a galera do grupo “Colher de Samba” e convidados.
• Pelo menos no Estado do Rio, está proibida a cobrança de ligações para o SAC (Serviços de Atendimento ao Cliente) pelos telefones de prefixo 0300, ou por outro prefixo, com taxação diferenciada da chamada local. É o que determina a Lei 5.504/09, de autoria da presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, deputada Cidinha Campos (PDT), sancionada pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo da última quarta-feira (15/07).
• De acordo com a lei, em caso de descumprimento desta norma, será aplicada ao infrator uma multa no valor de 500 Ufirs, a ser creditada em favor do Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor. A parlamentar defende que as cobranças por este serviço são abusivas. “O ideal seria que todas as empresas disponibilizassem um 0800 para que a população pudesse ser atendida e ouvida”, afirmou a parlamentar.
• A existência de homônimos, em bancos de dados públicos ou privados (Serasa e SPC, por exemplo), não poderá constituir obstáculo ao exercício de direitos. É o que determina Lei da deputada Graça Pereira (DEM), sancionada pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão e já publicada no D.O.
• Agora, toda identificação deverá ser acompanhada do nome dos pais e do CPF do pesquisado, não podendo ser divulgada informação que não corresponda exatamente a tais parâmetros, com exceção da hipótese na qual o nome dos pais seja desconhecido ou homônimos perfeitos.
• “O objetivo do projeto é fazer com que os cartórios passem a emitir certidões negativas relativas apenas a pessoas devidamente identificadas no pedido da emissão da referida certidão”, explica a parlamentar. A violação sujeitará os responsáveis ao pagamento de indenização por danos morais, com valor mínimo de R$ 2 mil.
• A limpeza, higienização e coleta de amostras dos reservatórios de água destinada ao consumo humano serão executadas exclusivamente por pessoas físicas ou jurídicas capacitadas e/ou credenciadas pelo órgão fiscalizador. É o que determina Leide autoria do deputado André Corrêa (PPS), sancionada pelo governador em exercício Luiz Fernando Pezão e publicada, no D. O. As empresas autorizadas terão o Certificado de Registro e Higienização (CRH), com validade mínima de cinco anos.

CREA NÃO FISCALIZA
OBRAS IRREGULARES


Para o CREA/RJ – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – a fiscalização de obras públicas e privadas só podem ser feitas pelo referido órgão mediante queixa-crime. Foi a informação que o representante do CREA/RJ em Duque de Caxias ofereceu a um jornalista, que queria saber das providências do órgão diante das denúncias da existência de rachaduras no “Tower Medical Center”, um luxuoso edifício de 12 pavimentos, construído e inaugurado há cerca de 4 anos na Rua Conde de Porto Alegre, no 25 de Agosto, ao lado da sede da agência da Oi/Telemar. Os vizinhos do prédio não pensam assim. Nem quem trabalha no local, que abriga, inclusive uma unidade da Fundação Getúlio Vargas que promove os cursos de pós graduação em administração.

Nenhum comentário: