segunda-feira, 16 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

PETROLEIROS DA REDUC
CRUZAM OS BRAÇOS
Segundo noticiário distribuido pela Agência Brasil, do Governo Federal, os funcionários da Petrobras Distribuidora (BR) decidiram cruzar os braços. Eles paralisaram ontem (16) as atividades, por 24 horas, em fábricas e terminais de distribuição de combustíveis e lubrificantes no Rio de Janeiro. A finalidade é suspender, principalmente, os trabalhos no edifício-sede da BR, na Rua General Canabarro, zona norte da cidade, no terminal Duque de Caxias – responsável pela distribuição de combustível no estado – e na fábrica de lubrificantes da subsidiaria da Petrobras para a área de distribuição, na Baixada Fluminense. A categoria reivindica reajuste salarial de cerca de 10%.
A paralisação de advertência da BR ocorre no mesmo dia em que o sindicato dos petroleiros marcou a paralisação da Refinaria de Duque de Caxias. Em São Paulo, segundo informações do Sitramico-RJ, os trabalhadores já iniciaram a paralisação na madrugada de sexta-feira (13). Os sindicatos de Minas Gerais agendaram a paralisação para amanhã.
Conforme definido na pauta de negociação, a categoria reivindica aumento salarial real de 11,4% sobre a correção dos salários, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período, a partir da data-base, em 1º de setembro. Os funcionários da BR Distribuidora também incluíram na pauta o reajuste do tíquete refeição de R$ 27 para R$ 32.
O maior impacto, na avaliação da categoria, acontecerá nos postos de gasolina de bandeira BR, que não receberão combustível para restabelecer o estoque.

SERRA DOA ALIMENTOS PARA
OS DESABRIGADOS DE CAXIAS



Deixando de lado a sucessção presidentecial, o governador José Serra doou dois caminhões com alimentos não perecíveis, água potável, colchonetes, kits de limpeza, material de higiene e leite em pó. Também emprestou dois caminhões vacol da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que fazem desobstrução de redes de drenagem por sucção e jatos de água quente pressurizada.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está estabelecendo parcerias com empresas privadas em busca de doações para os moradores em áreas afetadas. O Supermercado Carrefour doou ao município 7.200 unidades de água mineral nesta segunda-feira. A prefeitura distribuiu água mineral para os moradores do bairro Campos Elíseos, um dos bairros mais afetados, neste fim de semana.
Enquanto isso, funcionários da Defesa Civil do município continuaram em alerta devido as fortes chuvas que castigaram a cidade na semana passada. O nível das água nos rios e canais nos 16 bairros atingidos baixou e os moradores, que estavam nos abrigos estabelecidos pela Prefeitura, começaram a voltar para casa.
Apesar de ter voltado a chover em Duque de Caxias na noite e na madrugada desse domingo, 15, a Defesa Civil não registrou novos desalojados ou desabrigados na cidade nesta segunda-feira. Um novo trecho da mesma barreira na obra de duplicação realizada pelo governo do Estado na Avenida Presidente Kennedy deslizou, obstruindo a via nesta manhã. Nenhuma casa foi atingida. Funcionários da Secretaria de Obras do município já desobstruíram a via.

RÁPIDAS

● A turma do Arco Íris resolveu desafiar a Justiça e dezenas de crianças e
adolescentes participaram da Parada Gay realizada neste domingo na Av. Brigadeiro Lima e Silva, conforme reportagem do jornal “EXtra” desta segunda-feira. O Juizado da Infância e da Juventude havia proibido a presença de menores de 18 anos no evento, mas a ordem foi descumprida pelos organizadores, que contaram com a omissão da PM, responsável pelo policiamento ostensivo.
● Além da presença do Ministro Carlos Minc, da
Secretária municipal de Cultura, Ana Jansen, e da líder do Governo na Câmara, a vereador Fatinha, a 4ª Parada Gay de Duque de Caxias contou com a presença dos pastores Fábio e Marcos, que há três anos fundaram a Igreja Cristã Contemporânea, freqüentada tanto por hétero, como por homossexuais.
● Eles aproveitaram a Parada para anunciar a cerimônia que realizarão no próximo dia 30, para oficializar a união dos dois religiosos, com uma festa para 300 convidados.
● O pré sal foi tema de um debate neta segunda-feira, no plenário da Câmara de Duque de Caxias. O município é beneficiário das atuais regras, pois além dos royalties, também recebe participação especial. Assunto que se transformou em escândalo quando foi denunciada a participação de funcionários da ANP no assessoramento de prefeituras fluminenses para inclusão no regime de participação especial.
Defensor do projeto do Governo, que quer substituir o atual regime, de concessão, em prestação de serviços, com a Petrobrás ficando com 30% dos direitos sobre o petróleo do pré sal, o sindicalista Nilson Cesário, um dos debateroes, acredita que a regulação do pré-sal vai gerar empregos na linha de produção de matéria prima, principalmente no que diz respeito a materiais plásticos e que será importante que as novas gerações se qualifiquem para ocupar os postos de emprego.
● O marco regulatório do pré-sal e suas áreas estratégicas esteve em debate, hoje, na Câmara Municipal de Duque de Caxias. O tema em pauta foi abordado pelos palestrantes Nilson Viana Cesário e Leonardo de Souza Briguiet e reuniu gestores públicos, membros de organizações e, principalmente, jovens que estão de olho nos empregos que a exploração do Pré-sal vai gerar.
● Para Leonardo Briguiet, o outro debatedor, o novo marco regulatório irá garantir investimentos e uma melhor distribuição de renda, podendo transformar o Brasil em país de primeiro mundo.
● “As novas descobertas de petróleo nas bacias de Tupi, Iara e Guará somam uma produção de 11,5 milhões de barris, quase toda a produção brasileira extraída até hoje que é de 14 milhões de barris”, acrescentando que a Petrobrás cresceu muito por ter investido e inovado em tecnologia, passando a não depender mais de empresas estrangeiras.
● Os promotores de eventos culturais de Duque de Caxias, que lutam com dificuldades para desenvolverem seus projetos perante a Secretaria de Cultura, tem um bom motivo para se animar. Nesta quarta-feira (18), o ex-governador Marcello Alencar vem a Duque de Caxias, onde participará do almoço semanal do Rotary Clube Duque de Caxias.
● Será na Casa da Amizade, na Rua Prefeito José Carlos Lacerda (Rua da Feira), em frente à passarela do Hospital Infantil Ismélia da Silveira. Como o almoço começa pontualmente às 12:00h, a turma poderia fazer vigília no local para perguntar ao ex-governador qual a verdadeira missão da pedagoga Ana Jansen na Secretaria de Cultura de Duque de Caxias.
● Embora tenha deixando passar em branco o dia 5 de novembro, “Dia Nacional da Cultura”, a secretária Ana Jansen era uma das mais animadas participantes da Parada Gay. Como era acompanhada pela vereadora Fatinha, líder do Governo, há dúvidas de quem representava o prefeito Zito na passeata, pois o governador Sérgio Cabral, além do ministro Minc, mandou Cláudio Nascimento superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do governo estadual, como seu representante pessoal.

O PASSO A PASSO DO GOVERNO
QUE RESULTON NAS ENCHENTES


Em 2 de junho de 2005, o “RJTV nos Bairros”, da TV Globo visitou o bairro do Pilar, no segundo Distrito, onde os moradores contaram que ficavam ilhados quando chovia. A equipe de reportagem encontrou rios assoreados, muito lixo e moradores que precisam ficar literalmente olhando para o céu, porque, se chover forte, o Rio Calombé transborda e alaga o bairro. “O problema é sério. Quando chove, ficamos ilhados. Da última vez, eu saía de casa 4h e pouco da manhã, levava o uniforme em uma bolsa, atravessava a água e depois trocava de roupa do outro lado”, conta um morador. O Rio Calombé estava muito assoreado, com muito lixo e muita vegetação, o que atrapalha a passagem da água.
“Quando chove entra até cobra pequena na casa da gente. É só falar em chuva que a gente já fica com medo, e começa a colocar tudo no alto”, conta uma moradora. Um outro morador levantou a casa em mais de um metro,
para fugir da chuva. “Agora eu durmo tranqüilo”, conta ele.
A equipe da TV convidou o diretor de obras da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), José Carlos Pinto, par ver o problema de perto e informar o que é possível fazer para melhorar a situação dos moradores. “A solução é trazer o equipamento e fazer a dragagem de um trecho do rio. A gente percebe que existe um assoreamento e a água está parada. Nós vamos fazer o serviço como ele deve ser feito, a dragagem deve ser feita no sentido contrário do rio, temos que subir o rio. Nós já estamos com o equipamento lá no alto e vamos deixar o rio com um bom escoamento de água. Permanecendo um tempo bom, o diretor da SERLA. A reportagem ainda pode ser revista no link http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL121237-9106-5,00-MEDO+DA+CHUVA.html
Em julho de 2005, a governador Rosinha Garotinho anunciava a implantação do Pólo Gás Químico de Campos Elíseos, com previsão de produção de 540 mil toneladas de polietileno por ano, matéria prima para a produção de plástico. Na mesma época, o ecologista Sérgio Ricardo declarava que “grandes empresas como a Reduc da Petrobrás, Rio Polímeros etc., que compõe o Pólo Gás Químico, em geral, tem as licenças ambientais e certificações do tipo ISO-14001 (meio ambiente) e SA-8000 (responsabilidade social). Já as empresas prestadoras de serviço, transportadoras de cargas e produtos químicos, fornecedores de equipamentos e construtoras (empreiteiras) etc quase nunca têm essas mesmas licenças ambientais e certificações internacionais. Com isso, os riscos ambientais e a população permanecem na cadeia produtiva do setor de petróleo e gás”, conclui.
Ele denunciou ainda que o pólo estava sendo instalado em uma área já saturada pela poluição atmosférica e despejos industriais. No licenciamento ambiental não foi levada em conta, pelo Governo do Estado, a Análise do Impacto Combinado do conjunto destas atividades na mesma bacia aérea como determinam às Leis Estaduais Nº 3111/1998 e Nº 1356/1988;
No início de 2008, já no a atual Governo, o portal da SERLA anunciava o Projeto de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos rios Iguaçu/Botas e Sarapuí, - ou Projeto Iguaçu, com ênfase em medidas que evitem a reincidência dos fatores de desequilíbrio ambiental na área que abrange os sete municípios da Baixada Fluminense - Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias – e bairros da Zona Oeste, como Bangu e Senador Camará, freqüentemente afetados por enchentes, sobretudo, na época das chuvas intensas.
A bacia compreendida pelos três rios principais e respectivos afluentes fica localizada numa área correspondente a 726 quilômetros quadrados. Com uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes. O valor de R$ 270 milhões já foi destinado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a execução da primeira fase do projeto que prevê várias intervenções. Nesta primeira etapa estão sendo priorizadas obras emergenciais em decorrência das fortes chuvas que atingem, sobretudo, os municípios da Baixada Fluminense. A região por questões geográfico-geológicas é mais suscetível às enchentes, agravadas pela ocupação das margens dos rios e afluentes, de encostas e áreas de nascentes.
Em 30 de agosto último, o Site da Baixada informava que a Prefeitura, sob o comando do prefeito Zito, havia interditado um loteamento irregular às margens do rio Calombé Na operação chefiada pelo subsecretário de Serviços Públicos, Francisco Alves da Fonseca, os agentes retiraram todas as demarcações de lotes e obrigaram um morador a demolir, nesta sexta-feira, 28 de agosto, um cômodo que havia sido construído em um dos lotes. A área loteada ilegalmente está situada próximo à ponte “Deus tá vendo”, nome escolhido pelos próprios moradores há mais de 30 anos.
Francisco Alves disse que a Prefeitura continua com a operação “Tolerância Zero”, e que colocou à disposição da população dois telefones para denúncia de irregularidades no município. São eles: 2671-6213 e 2671-7758 que funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
Por tudo isso, não dá para acreditar na declaração simplória do prefeito de que “choveu muito” Como este é o terceiro mandato de Zito e, desde o final do Governo Marcello Alencar, o governo do estado sempre esteve nas mãos do mesmo grupo do PMDB (Garotinho, Rosinha e Sérgio Cabral), não serve a velha desculpa de Lula (“herança maldita”) para justificar o injustificável.
Aliás, o próprio Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, reconheceu sexta-feira, durante visita ao hospital de Campanha instalada no Lote XV, em Belford Roxo, que o Estado, desde o Governo de Anthony Garotinho, não vem investindo na infraestrutura da Baixada. Em declaração distribuída pela Agência Brasil e postada neste blog, Côrtes disse que “são anos de falta de investimento na região. E onde estamos fazendo investimentos do governo federal e do estado em obras do PAC não estamos tendo esse problema, que está localizado onde essas ações ainda não foram implementadas”.O que constatamos é uma permanente omissão do Poder Público em combater as construções irregulares em faixas ribeirinhas por mero jogo político, a falta de uma política de Saneamento que mantenha desimpedidas as calhas dos rios e canais, além de uma eficiente coleta de lixo. Do contrário, o colchão jogado no Valão Jacatirão irá “encalhar” numa das travessias e a água vai se espraiar pelas ruas e casas vizinhas, como aconteceu com os rios Iguaçu, Pilar e Calombé na última quarta-feira.

Nenhum comentário: