segunda-feira, 5 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

BISPO COBRA DE ZITO PROMESSA
DE ORÇAMENTO PARTICIPARTIVO


A estrela da audiência pública convocada pelo prefeito para a manhã desta segunda (5) no Teatro Municipal Raul Cortez não estava presente, em razão de doença em pessoa de sua família. Em
seu lugar, esse convidado ilustre mandou um representante com uma Carta, em que pedia a Zito o cumprimento de uma velha promessa de campanha: o Orçamento Participativo. Não o arremedo que vem sendo discutido a portas fechadas, com a presença de alguns iniciados na arte de pulverizar o dinheiro público, mas um orçamento discutido e votado pelo povo, para posterior transformação em lei, mas com um adendo importante: com o povo acompanhando a sua execução.
Quem fez esta e outras sugestões que deixaram o prefeito numa inimaginável “saia justa” foi o Bispo de Duque de Caxias, Dom José Rezende Dias. Com a autoridade de representnte do Papa em Duque de Caxias e São João de Meriti, que intgram a Diocese local, o substituto de D. Mauro Morelli fez o que se costuma dizeer: acertou na mosca E o pedido do Bispo Diocesano vem exatamente quando faltam pouco mais de 30 dias para que a Prefeitura, a Câmara, o IPMDC e a Fundec coloquem suas contas na internet, para conhecimento de todos os eleitores, não apenas de alguns privilegiados como ocorreu até agora. Como a Lei Compementar nº 131/2009 exige, entre outras coisas, o CNPJ ou CNPFdas empresas ou pessoas físicas beneficiadas pelo pagamento, bem como a identificação do produto/serviço fornecido, bem como a Licitação correspondente, o Poder Público, muito a contra gosto, terá de tornar as suas contas mais transparentes do que simplesmente publicá-las um Boletim Oficial impresso nos fundos do Gabinete do Prefeito, sem revelar onde pode ser adquirido por simples mortais, que são os contribuintes. E agora José?
O preço das passagens dos ônibus foi uma das cobranças feitas ao prefeito

MARINA DIZ QUE MANTERÁ A
ATUAL POLÍTICA ECONÔMICA
A pré-candidata a presidência da República, Marina Silva (PV), disse ontem (5) que, se eleita, vai dar continuidade a atual política econômica do país, baseada em superávit primário, câmbio flutuante e controle da inflação pelo regime de metas. Marina defendeu ainda a queda dos juros para o aumento dos investimentos.
“Nós temos uma política econômica baseada no tripé superávit primário, a política cambial, e controle de inflação a partir de metas. Durante um tempo isso era chamado de política neoliberal, ultimamente não vi mais esse termo associado a essas três ferramentas. Elas devem ser mantidas, reorientando o processo”, disse, ao visitar o Consórcio Intermunicipal Grande ABC hoje, em Santo André.
A pré-candidata ainda destacou que o atual tripé econômico não foi impeditivo para os investimentos em sustentabilidade no país. Segundo Marina, foi graças às reservas de recursos obtidos com o atual modelo que o país pôde dar continuidade aos incentivos destinados ao que ela chama de “política de baixo carbono”.
“Foi graças a termos reservas que foi possível atravessar essa crise econômica sem grandes sobressaltos e viabilizar os recursos e os incentivos necessários para o que eu chamo de economia de baixo carbono. Alguém disse que é impossível, mantendo esse tripé, fazer essa nova economia. É claro que é possível, desde que se aloquem os recursos para os investimentos corretos na direção da sustentabilidade econômica, social e cultural”, disse.
Apesar de defender a atual política econômica, a ex-ministra do Meio Ambiente ressaltou que sua proposta de governo difere da pré-candidata Dilma Rousseff (PT) e de José Serra (PSDB).
“Do ponto de vista da visão de desenvolvimento, os dois têm uma visão muito parecida, que é a visão do desenvolvimentismo, do ‘crescimentismo’. Eu prefiro qualificar o que é esse crescimento. Crescimento que não se transformar em melhoria da vida das pessoas em todos os aspectos, inclusive em cuidado com a base natural do nosso desenvolvimento, não é desenvolvimento. É nesse sentido que é um projeto completamente diferente”, afirmou.

RÁPIDAS
· Num teatro Raul Cortez quase lotado, uma ausência não foi notada por ninguém, muito menos pelo prefeito. Trata-se da Secretária de Ação Social, Claise Maria Zito, que, nas horas de folga, desfila como primeira dama do município.
· Nos últimos dias, a Secretária andou desfilando pela cidade com a ex senadora Benedita da Silva, que irá disputar um mandato de deputado federal, depois de ser derrotada na escolha interna do PT pelo ex prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, para desespero da dupla Sergio Cabral-Jorge Picciani.
Muito embora o prefeito tenha prometido uma audiência publico com TODOS OS SECRETÁRIOS, a Sra. Maria Claise Zto não apareceu no evento, nem o seu poderoso marido se deu ao trabalho de justificar a sua ausência, já que a população tem reclamado da falta de uma eficiente política de atenção a crianças, adolescentes e idosos, além da população de rua que dorme pelas calçadas do Shopping Center por falta de abrigos para acolhe-las.
· No Governo de José Carlos Lacerda, em apenas dois anos foram construídos dois abrigos, os Centros Sociais Renascer, para crianças e adolescentes em situação de risco, e Reviver, para crianças e adolescentes sujas famílias não podiam cria-las e educa-las, além de manter o CRIAM, para adolescentes infratores.
· Para reestruturar a Secretaria de Ação Social e implantar projetos de longo prazo, Lacerda foi buscar o jornalista Ruyter Poubel que, como diretor do jornal Folha da Cidade, promovera uma campanha no final dos anos 50 sobre menores abandonados e dormindo nas praças, que resultou na criação da Associação Beneficente e Menores, que funcionou por mais de uma década em dependências da Mitra, em S. Bento, no segundo distrito do município.
· A ABM, que chegou a abrigar cerca de 300 crianças e adolescentes, era uma ONG, que realizava campanha de donativos entre os empresários e os clubes de serviço da cidade, de vez que o Poder Público sempre se manteve ausente nessa área. A obra da ABM foi assumida, posteriormente, pela ASPAS – Ação Social Paulo Sexto.
· A propósito, Da. Rosa Garcia, fundadora e presidente do grupo espírita que mantém o “Lar de Narcisa”, acaba de completar 91 anos. Mesmo com problemas de saúde, ela continua como timoneira dessa obra que já teve entre seus padrinhos figuras como Tim Maia e Narcisa Tamborindeguy.
· O Detran Rio será obrigado a enviar notificação sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao titular do documento. A determinação faz parte da Lei 5.678/10, sancionada pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo de segunda-feira (05/04).
· A norma é de autoria do deputado Átila Nunes (PSL), que ressalta a importância da medida ao lembrar que qualquer pessoa pode esquecer a data do vencimento do documento e acabar tendo problemas. O parlamentar afirmou que já se beneficiou de medida semelhante. “Este é um anúncio útil para todos. Há um ano aluguei um carro e, para isso, passei os meus dados para a locadora. Tempos depois, eles entraram em contato avisando da proximidade do vencimento da minha carteira e eu mesmo nem sabia”, declarou.
· Policiais e bombeiros do Rio de Janeiro promovem nesta terça, no centro ro Rio, uma manifestação em defesa da aprovação da PEC 300, que prevê um piso nacional para a categoria. A PEC, que foi apensada a outras propostas semelhantes, está tramitando na Câmara dos Deputados com o nome de Emenda Aglutinativa 01/2010. Além da passeata no Rio, haverá passeata em Brasília.no mesmo dia,
· Já o SEPE, que cobrou do Zito eleição para a direção das escolas municipais, com apoio das entidades estudantis e do MUB, promove assembléia nessa quinta (8) para discutir a pauta de reivindicações a ser encaminhada ao Prefeito. No dia 1º de Maio, deverá entrar em vigor um novo reajuste para os servidores municipais. Atualmente, os professores recebem piso de R$ 1.055,04 (1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental), enquanto o pessoal de apoio – merendeiras e serventes – apenas R$ 435,15
· A meta da terceira fase da campanha de vacinação contra a contra a influenza A (H1N1) – gripe suína –, que começou nesta segybda (5), é imunizar 35,1 milhões de pessoas de 20 a 29 anos. De acordo com informações do Ministério da Saúde, esse grupo apresentou o maior percentual de casos de doenças respiratórias graves provocadas pelo vírus Influenza H1N1 no ano passado: 24% do total de 44.544 casos em todo o país.
· Além disso, concentra 20% das mortes ocorridas no ano de 2009, de um total de 2.051. Esta etapa vai até 23 de abril, mesmo dia em que terminará a segunda fase, destinada à imunização de grávidas, doentes crônicos (exceto idosos) e crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Por causa do feriado da Semana Santa, o ministério prorrogou a vacinação desse grupo, que terminaria na última sexta-feira (2).

ZITO PROMETE PASSARELA NO
HOSPITAL MOACYR DO CARMO


Na audiência pública desta segunda (2), no Teatro Raul Cortez, o prefeito voltou a repetir as promesas de campanha, inclusive a construção de uma passarela na Rodovia Washington Luis (área federal) para facilitar o acesso ao Hospital Municipal Moacyr do Carmo, inaugurado em outubro de 2004, mas que ainda não foi concluído. Zito também prometeu concluir a reforma do antigo Hospital Duque de Caxias, que será transformado em policlínica, que terá 60 consultórios. Durante o encontro, associações de bairro cobraram uma política efetiva de transportes, a começar pela redução das atuais tarifas, um das mais altas da Região Metropolitana, e a proibição da circulação dos microônibus, que elimianram a função dos cobradores e colocou os passageiros em permanente risco, pois os motoristas tem que cobrara a passagem, dar troco, além de conduzir o coletivo.Um dos pedidos mais importantes foi feito por carta pelo Bispo de Duque de Caxias, Dom José Rezende Dias, cobrando a implantação efetiva do Orçamento Participativo, pelo qual caberá aos moradores, por suas associações, indicar onde aplicar o dinheiro dos impostos arrecadados pelo município, o que hoje é feito exclusivamente pelo prefeito e pela Câmara.
A passarela em frente ao Hospital Moacyr do Carmo continua apenas uma promessa.

Nenhum comentário: