domingo, 25 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

SERRA TERÁ SECRETÁRIO DO
PT NO PALANQUE EM CAXIAS?

Se o prefeito, que anda mal na fita com os dirigentes do PSDB, atender à determinação de José Serra e botar nos palanques todos os ocupantes de cargos em comissão haverá um curto circuito em Brasília. Um dos secretários de Zito, Samuel Maia foto), indicado para o Meio Ambiente por
Benedita da Silva, é membro da direção regional do partido. Assim, se não for demitido nos próximos dias, terá que decidir se mantém o emprego e sobe no palanque tucano, ou pede demissão. Em outras situações, como é o caso do quase verde Juca Ferreira, a saída foi pedir licença do partido, no caso o PV, para continuar ministro de Lula. Na provinciana (em termos de política partidária) Duque de Caxias, tudo é possível, como naquele programa de TV.
Como em outras ocasiões, o PT/Caxias terá de escolher entre o cargo (público) e o encargo (privado) de pedir votos para presidente da República. A situação não chega a ser surpreendente, tal a conformação biológica de nossos políticos, que, ao invés de uma espinha dorsal, tem um cabo ótico, capaz de se ligar (ou desligar) conforme a conveniência pessoal do político. Em época de eleições gerais, como a deste ano, não é incomum, nem inusitado, a vaca (o partido) não reconhecer a cria (o candidato). Nesse caso, vale a maior, ou menor, dose de esperteza do político.

LULA QUER GAROTINHO
NO PALANQUE DE CABRAL

Enquanto os caciques, pajés e coronéis do Partido Socialista Brasileiro tentarão na terça feira (27) uma forma de expurgar (ou silenciar) o deputado Ciro Gomes que será proibido de disputar a presidência da República, no PR – o Partido da República - e que reúne o ex ministro (um fracasso!) dos Transportes, Alfredo Nascimento, o vice presidente José Alencar e o ex governador Antony Garotinho, a situação não é melhor para o ex Secretário de Agricultura de Brizola. A exigência de Garotinho de reciprocidade de palanque com Dilma Rousseff, pegou o PT
e o PMDB no contrapé. Daí as reuniões do alto comando do PR nos últimos dias em busca de uma solução que afaste Garotinho (na foto, com a vereadora Fatinha, líder do Governo Zito) do caminho de Sérgio Cabral, sem que o ex governador passe para o outro lado da barricada, como Ciro Gomes deverá fazer (pelo menos, no Ceará).
Uma das fórmulas engendrada nos gabinetes de Brasília chega a ser cômica. O deputado Jorge Picciani desistiria de disputar o Senado, abrindo espaço para a reeleição do senador Marcelo Crivella, do PR e sobrinho do Bispo Edir Macedo, deixando por conta do ex prefeito Lindberg Farias disputar a outra vaga com o senador Francisco Dornelles, do DEM, sobrinho de Tancredo Neves, ex “leão” da Receita, mas defensor perpétuo do Governo Lula. Nessa fórmula, Garotinho abriria mão de disputar o Governo do Estado para tentar uma vaga na Câmara Federal. Nesse caso, o ex mentor político de Sérgio Cabral teria o apoio de uma rede de igrejas evangélicas, com predominância da Universal.
Como diria o saudoso e sempre espirituoso Garrincha, já combinaram com os homens, isto é, já acertaram tudo com os adversários de uns e de outros?
Alguém poderia imaginar que, nos próximos meses, iremos ver em longas caminhadas pela Baixada figuras tão díspares como Garotinho, Lindberg Farias, Sérgio Cabral, Jorge Picciani, Marcelo Crivella, Hidekel Freitas, Benedita da Silva, Washington Reis, Alexandre Cardoso e outros menos votados? Bussunda tinha razão: fala sério!

RÁPIDAS

• A Procuradoria Regional da República da 1ª Região apresentou recurso contra a segunda suspensão da liminar que impedia o leilão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A suspensão foi expedida no último dia 20 pelo presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, Jirair Megueriam, e permitiu que o leilão fosse realizado no mesmo dia pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Se o recurso do Ministério Público Federal (MPF) for aceito, o leilão de Belo Monte pode ser anulado.
• Para o Ministério Público, as liminares deveriam ter sido julgadas em caráter de urgência pela Corte do TRF, e não apenas pelo presidente do tribunal. O recurso já foi recebido pelo TRF, mas ainda não há previsão de julgamento dos dois pedidos do Ministério Público. A Corte deve se reunir na próxima quinta feira (29). Segundo o MPF, a expectativa é de que os dois recursos sejam analisados no mesmo dia. Como diria aquele líder sindical do ABC: a luta continua, companheiros!
• Uma das poucas iniciativas do Governo Lula em matéria de Cultura, que não representou o simples desvio de dinheiro público para panelinhas de amigos dos Ministros Gilberto Gil ou Juca Ferreira, a digitalização e a disponibilização na rede mundial de computadores do acerto da Biblioteca Nacional, está ameaçado de ir literalmente para o espaço.
• Como o Presidente da República se considera um “alto didata”, que prescinde de livros para adquirir Cultura, estatais como Banco do Brasil, Eletrobrás, Correios, Petrobrás, Caixa Econômica Federal (que gastam milhões patrocinados campeonatos de peteca e esqui na areia) não patrocinam campanhas de massa para incentivar o internauta, principalmente os estudantes, a acessarem, gratuitamente, o site da Biblioteca Nacional, onde só de literatura portuguesa estão disponíveis para leitura nada menos que 732 obras!
• Além do acervo da nossa mais antiga Biblioteca, o sistema implantado pelo Ministério da Cultura permite o acesso a bibliotecas de outros países, conectadas pela internet. Está nessa rede, sem qualquer custo para o internauta, o valioso acervo da Biblioteca do Congresso Americano, que tem um acervo apreciável de livros do e sobre o Brasil, inclusive do tempo do Império. Até documentos sobre a atuação do Governo Americano no golpe que derrubou João Goulart, em 1964 e que resultou na mais longa Ditadura no País, estão disponíveis na biblioteca do Congresso dos EE. UU.
• O simples fechamento do link para consulta já seria um desastre do ponto de vista cultural, mas, pior do que isso, é a explicação que a turma do melífluo Juca Ferr
eira (foto) é o que, no Século passado, era denominado como “de lascar!”.
• O Ministério decidiu que, devido à baixa procura pelos internautas, o melhor é acabar com o portal da Biblioteca.
Se essa fosse uma decisão do Governo, com base em pesquisas do IBOPE, por exemplo, a TVE do Rio de Janeiro já teria fechado as portas há muito tempo, apesar da injeção de milhões em propaganda irregular de empresas estatais, sob o pseudônimo de “apoio cultural”.
• Por onde andam nossos escritores, imortais ou não, que não reagem? O que faz a ABI que silencia sobre essa criminosa omissão do Ministério da Cultura.
• O Partido dos Trabalhadores no Rio de Janeiro aprovou neste domingo (25) uma resolução em apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB), durante encontro estadual que reuniu a militância para uma feijoada na quadra da Escola de Samba da Portela, zona norte do Rio. No palanque, o pré-candidato ao Senado pelo PT, Lindberg Farias, e o governador Sérgio Cabral reforçaram o apoio recíproco a suas candidaturas.
• A pré candidada à Presidência da República, Dilma Rousseff, reafirmou, logo que chegou ao encontro, seu apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB). A ex-ministra da Casa Civil não descartou a possibilidade de outras alianças, mas garantiu que o único palanque do PT do Rio de Janeiro para o governo do estado é o de Sérgio Cabral.
“O governador Sérgio Cabral é a pessoa, o governador, que nós, do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro, vamos apoiar”, afirmou.
• Os discursos dos pré-candidatos e representantes de partidos da base aliada foram marcados pelo destaque à importância da aliança entre as diferentes esferas de governo. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, citou como resultado dessa relação, as medidas adotadas pelo governo do Rio, com o apoio do governo federal, para contornar os problemas provocados pelas chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro no início de abril.
• Para maior irritação do governador Sérgio Cabral, o deputado estadual Alessandro Molon (PT) d
enunciou ao Ministério Público (MP) as más condições do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) do Rio, inaugurado em outubro do ano passado, na zona portuária. O parlamentar inspecionou o imóvel na semana passada e constatou a degradação da estrutura.
• “É uma situação inaceitável, um prédio que custou R$ 32 milhões, entregue há pouco mais de seis meses, já com uma série de problemas de infiltrações, paredes rachadas, luminárias caindo, uma vergonha”, disse Molon.
• Ele entrou com pedido no MP para abertura de investigação sobre as razões da degradação do imóvel. “Por que razão um prédio que custou tão caro já está caindo aos pedaços? Provavelmente, o material usado na obra foi de péssima qualidade, o que resultou nos prejuízos sofridos pelos cofres públicos”, apontou o deputado.
• As denúncias foram confirmadas pelo presidente da Associação de Medicina Legal do Rio de Janeiro, Abrão Lincoln de Oliveira. “O novo prédio possui falhas na estrutura, com infiltrações e descolamento do teto. Os problemas se acentuaram com essas últimas chuvas”, relatou. Segundo ele, faltam reagentes químicos e aparelho de raios-X para exames balísticos, o que compromete o trabalho de perícia. “Isso é o mais grave, porque prejudica a elucidação dos crimes. Não se consegue chegar a um diagnóstico final e vão se acumulando os casos sem solução”, criticou Lincoln.
• Enquanto isso, o Hospital Moacyr do Carmo (foto), inaugurado em 2008 por Lula e Sérgio Cabral,
continua inconcluso e cheio de falhas, mas a Prefeitura até agora não denunciou à Justiça a empresa Delta, que conta com a proteção política de muita gente no Governo do Estado, responsável pelas obras, pedindo a recuperação do hospital, que foi construído sobre uma área de manguezal e com aterro fornecido pelas Casas Bahia.
• O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) aceitou denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, por violação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e fraude contábil em compras da Secretaria de Saúde do DF. Além de Roriz, foram denunciados o ex-secretário de Fazenda Valdivino José de Oliveira e os ex-secretários de Saúde Jofran Frejat, Paulo Afonso Kalume Reis, Aloísio Toscano França e Arnaldo Bernadino Alves.
• De acordo com a denúncia, mais de R$ 12 milhões em medicamentos e insumos hospitalares foram comprados pelo governo do Distrito Federal (GDF) sem licitação e sem dinheiro em caixa para honrar as despesas. As compras eram feitas mediante a emissão de vales, recibos e declarações. Outra irregularidade apontada na denúncia: o produto era cotado pelo preço do dia do pagamento e não pelo preço do dia do fornecimento.
• Segundo o MPF, as datas de pagamento de algumas dessas despesas estavam concentradas nos dois últimos quadrimestres do último ano de mandato do então governador Joaquim Roriz, procedimento não permitido pela LRF. As irregularidades começaram a aparecer a partir de 2002, quando foi criado um grupo de trabalho para examinar as contas do GDF na área de
saúde, formado por membros do MPF, do Ministério da Saúde, do Tribunal de Contas do Distrito Federal e da Controladoria Geral da Uniã
o.

QUEDA DE BARREIRA AMEAÇA
OS TRENS PARA SARACURUNA

Apesar das ótimas relações entre a Supervia e o Governo do Estado, que acaba de prorrogar, por mais 25 anos, a exploração do transporte ferroviário no Grande Rio, o desmoronamento de um barranco entre a Rua General Rondon e a linha férrea ameaça a passagens dos trens que ligam Caxias a Gramacho (elétricos) e Barão de Mauá a Saracuruna (diesel).Além do risco para os passageiros dos trens, o desmoronamento também coloca em risco os moradores da Vila Leopoldina, principalmente os passageiros dos ônibus da linha “Hospital Infantil-Gramacho”, que passam pelo loca e seriam uma alternativa para os passageiros que precisam viajar de trem e embarcariam na estação de Caxias. Até agora, nem a secretaria de Obras do Município, muito menos o prefeito, cobraram da Supervia e do Governo do Estado as obras, urgentes, de contenção do barranco, apesar das repetidas reclamações dos moradores.

Nenhum comentário: