quinta-feira, 29 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

FBI INVESTIGA FUNERÁRIA POR
ENVOLVIMENTO COM FALSÁRIO


As investigações do FBI em tornou do falsário Osama Mohammed El-Atari, um cidadão americano filho de jordanianos, acabou batendo na funerária Rio Pax, acusada de participar da grande fraude, visando simular a morte do falsário, que seria “enterrado” no Rio de Janeiro. A pedido do FBI, a Polícia Civil deteve o médico que fornecera o falso atestado de óbito e que, com a ajuda de agentes funerários da Rio Pax, falsificariam os demais documentos, comprovando o falso sepultamento.
Segundo o delegado Robson Ferreira da Silva da Especializada em Defraudações, o falso óbito do americano foi atestado pelo médico Paulo Alves Viana, serviço repassado pelo agente funerário Cláudio Antônio Sobral de Abreu. “Este, por sua vez, alegou à polícia que o responsável pela falsificação seria o agente funerário Liesse Gonçalves Chaves. Já Liesse acusa um terceiro agente, Luiz Rodrigues de Oliveira, o Luiz Maluco, de ter passado o serviço para ele”, explicou. Luiz Maluco trabalharia no Hospital Estadual Albert Schweitzer, mas, segundo o delegado, ele já morreu ou forjou a própria morte.
A Rio Pax, que no ano passado comprou o plano funeral “Afeto” da extinta Funerária Duque de Caxias, já é reincidente nesse tipo de crime. Em fevereiro, ela se envolveu em outro falso sepultamento, o do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o “Nem”, que se preparava para continuar agindo com nova identidade. O falso enterro seria realizado pela Rio Pax no Cemitério do Catumbi, mas o plano foi frustrado pela ação da Polícia Civil carioca. O traficante continua sendo procurado pela polícia para cumprir os seis mandados de prisão expedidos contra ele pela Justiça do Rio.


HOJE É DIA DA BAIXADA
No dia 30 de abril de 1854, Sua Majestade, o Imperador D. Pedro II, com toda a sua comitiva, chegava ao porto de Guia de Pacobaíba, no fundo da Baía de Guanabara, para inaugurar a primeira ferrovia do País. Ela encurtaria a viagem entre a Coorte e a cidade de veraneio da Família Imperial, Petrópolis, dispensando as poeirentas viagens de carruagens ou a cavalo. Era também a concretização do sonho de um brasileiro, o engenheiro Irineu Evangelista de Souza, que conseguira com o Imperador a concessão para explorar uma ligação entre a localidade de Guia de Pacobaíba e Petrópolis nos trilhos da estrada de ferro pioneira.
A viagem entre o cais da atual Praça XV de Novembro e Petrópolis era feita em duas etapas. Na primeira, de barco, os passageiros embarcavam num barco a vapor na hoje Praça XV de Novembro, seguindo até Guia de Pacobaíba, onde embarcavam na composição puxada por uma locomotiva a vapor. Era a modernidade – que D. Pedro II conhecera nas suas viagens ao exterior – chegando ao Brasil!
A atuação de empresários e políticos inescrupulosos levaram a empresa do sonhador Irineu à falência, mas não conseguiu impedir que o transporte ferroviário se expandisse pelo País, como ocorreu com as Estradas de Ferro Leopoldina e Central do Brasil, que ajudaram a repovoar o interior dos estados do Rio, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O sistema ferroviário nacional não suportou, porém, um desenvolvimentismo rodoviário, que tomou conta da República a partir de Washington Luis, quer impedindo a ampliação das ferrovias, quer politizando as suas administrações, levando as empresas à bancarrota, como acabou acontecendo com a Rede Ferroviária Federal S/A.
Enquanto Lula, Sérgio Cabral e Dilma Rousseff ficam encantados com o progresso ferroviário nos EE. UU. (Obama foi de trem tomar posse em Washington) e também na Europa (o Eurotrem), as ferrovias no País viram fornecedoras de sucatas para a industria siderúrgica, como ocorreu com boa parte do acervo do Metrô em anos recentes.

RAPIDAS

• A senadora e pré-candidata à Presidência da República Marina Silva (PV-
AC) licenciou-se ontem (29) do cargo até 17 de junho. O pedido já foi protocolado na Mesa Diretora e será contado em dias corridos. A Constituição Federal possibilita a um parlamentar licenciar-se, sem remuneração, para tratar de interesses privados por até 120 dias sem a necessidade de posse do suplente.
• Em nota, a assessoria da senadora explicou que, neste período, ela tratará da reestruturação programática do Partido Verde e da elaboração de seu plano de governo a ser apresentado publicamente durante a campanha presidencial. Marina Silva considerou que as atribuições partidárias exigirá tempo, o que prejudicaria o seu desempenho no mandato de senadora.
• O projeto de lei que institui a chamada Ficha Limpa deverá ser votado na próxima semana pela Câmara dos Deputados. Primeiro será votado o requerimento para apreciação em regime de urgência e em seguida terá início a discussão do projeto para sua votação.
• O requerimento de urgência para que o projeto seja apreciado diretamente no plenário, sem ter que ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi assinado por todos os líderes partidários. Ontem, os líderes do PT e do PMDB assinaram o requerimento para a votação em regime de urgência. O documento foi entregue ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), por líderes partidários e representantes da sociedade civil.
• O secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Ramalho, um dos principais responsáveis pelo movimento de coleta de assinaturas de apoio ao anteprojeto, elogiou o texto apresentado na CCJ pelo relator, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP). “Já era esperada a apresentação de emendas para modificar o projeto. Mas o texto mantém o espírito inicial e elimina riscos da proposta ser julgada pelo Supremo como inconstitucional”.
• De acordo com Dom Dimas, uma das emendas que corrige riscos de questionamentos judiciais é a que permite que pessoas que tiverem suas candidaturas suspensas possam recorrer em instância superior e terão prioridade nos julgamentos em relação a outras matérias. “A ação ganha celeridade. Isso elimina a acusação de que o projeto não dá liberdade para as pessoas recorrerem de condenações”.
• Dom Dimas, que participou da reunião, informou que Temer se comprometeu a colocar em votação o requerimento de urgência na terça-feira (4) e em seguida iniciar a discussão e votação do projeto.
• A Receita Federal vai estender para outros estados operações como a Risco Duplo, deflagrada no Distrito Federal para identificar pessoas suspeitas de praticarem fraudes em declarações do Imposto de Renda. Na operação de ontem(29), véspera do prazo final para a entrega da declaração, foram cumpridos mandados de busca e apreensão de computadores, discos rígidos e documentos em três escritórios de contabilidade e residências do Distrito Federal.
• A operação contou com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. As investigações começaram há um ano e foram usados sistemas informatizados de última geração para identificar o padrão de comportamento dos contribuintes suspeitos e seus contadores.
• Durante esse período, a inteligência da Receita Federal observou, por meio desses programas de computador, que os envolvidos usavam padrões muito parecidos como, por exemplo, um número excessivo de dependentes. Além disso, trocavam constantemente de plano de saúde e muitos, incluindo servidores públicos, pediam restituição para gastos com a previdência privada quando, na verdade, já tinham direito à previdência do setor público, incluindo recibos médicos falsos.
• A Lei 8137, que trata da ordem tributária, prevê cadeia de até cinco anos para os fraudadores, mas só se eles não pagarem o que devem ao Tesouro Nacional. “Muita gente acaba pagando para fugir do crime. Existe a lei no país que diz que se houver o pagamento extingue a punibilidade do crime. Por isso, logo após uma operação dessas, existe uma corrida para pagar as dívidas”, informou Neder.
• O empresário Silvio Carvalho Júnior, do grupo “Carvalhão” de transporte pe
sado, é o novo presidente da Representação Regional da Baixada Área II (Firjan/Caxias), em substituição ao empresário Élson Rodrigues, que ficou no cargo por dois anos.. Carvalho Júnior tomou posse em solenidade realizada no auditório do SESI/Caxias quarta feira (28) em cerimônia que contou com a presença do presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Goveia Vieira,.
• Na suadação ao novo presidente da Firjan/Caxias, Eduardo Eugênio lembrou que “essa região é fundamental para o Rio. Principalmente, Duque de Caxias com a Refinaria Duque de Caxias que é a roldana da indústria da Área II”. Fato também mencionada por Silvio Carvalho: “São sete municípios na área de abrangência da regional. Duque de Caxias é o que possui maior representatividade com a segunda arrecadação de ICMS do estado”.
• Logo depois de empossado, o empresário Carvalho Júnior anunciou a realizaçao do 8º Encontro de Negócios do Grande Rio, que será realizado no SESI de Duque de Caxias entre 8 e 10 de junho, quando são esperados 15 mil participantes e a geração de R$ 95 milhões em contratos
• O novo presidente Firjan/Caxias reafirmou os objetivos do evento: “Vamos desenvolver novos fornecedores procurando diminuir os custos das indústrias do estado. Em conseqüência a isso são criados novos postos de trabalho”, explicou Silvio Carvalho.
• A geração de empregos também foi lembrada pelo Diretor Superintendente do SEBRAE/RJ, Sérgio Malta: “O SEBRAE irá ministrar as rodadas de negócios e contribuir na geração de empregos e no desenvolvimento da região”. O Diretor também ressaltou o sucesso do Encontro de Negócios, que segundo ele já faz parte do calendário econômico do estado do Rio.
• Já o Sr. Newton Costa, representante da Petrobrás que é patrocinadora do Encontro, destacou que o evento possibilita o contato entre o pequeno empresário e as grandes indústrias. “É oportunidade das grandes empresas estreitarem relações com os pequenos empreendedores”, disse.
• O vereador Mazinho vai aproveitar o feriado do “Dia do Trabalho” para inaugurar, neste sábado, a partir das 18 horas, mais uma unidade do Projeto Amigo: uma Academia Popular, na Avenida Brasil, bairro Vila São Luiz, em Duque de Caxias. A academia vai oferecer natação para crianças, a partir dos 3 anos, além de hidroginástica e musculação para o público jovem e adulto, entre outras atividades. Haverá, ainda show gospel e sorteio de 30 bicicletas.
• O Projeto Amigo, que tem o presdieente da Câmara como um dos patronos, foi criado há seis anos e mantém academias nos bairros da Chacrinha e Parque Felicidade com balé, judô, caratê, ginástica localizada, entre outras atividades, além do Centro Poliesportivo e Cultural no bairro Dr. Laureano com natação, hidroginástica, musculação, dança, escolinha de futebol e voleibol;
• Em comemoração ao “Dia da Baixada”, o Departamento de Turismo da Secretaria de cultura, em parceria com ao Caxias Shopping, inaugura, nesta sexta–feira (30), às 18:00h, a exposição fotográfica “Cultura e Turismo, aqui tem”, reunindo fotos de Márcio Leandro registrando os principais sítios históricos do município, como a Igreja do Pilar, freqüentada por Tiradentes, as ruínas da antiga Fazenda S. Bento, da Igreja Velha do Pilar, locais que poderão ser visitados por caravanas que pratiquem o ecoturismo. A Mostra permanecerá aberta ao público numa das áreas do Caxias Shopping até o dia 20, com entrada gratuita.
• Entidades sindicais e da sociedade civil programaram para esta sexta feira, “Dia da Baixada”, uma passeata em defesa dos
royaltes e a derrubada da Emenda Ibsen Pinheiro. A concenetração está prevista para às 9:00 horas, na Praça Humaitá e deverá percorrer as principais ruas do 25 de Agosto e do Centro de Caxias.
• Será inaugurado neste sábado uma nova unidade hospitalar da Prefeitura. Será às 10:00 horas, na Rua Nóbrega Ribeiro, em xerém, e recebeu o nome de José Evangelista de Souza, o famoso líder comunitário do 4º Disttito mais conhecido como “Catita”. Ele é pai da jornalista Márcia Catita, que dirige o jornal “Folha de Xerém”, e participa dos movimentos sociais na região, principalmente no campo de defesa da Mata Atlântica. Ela segue a trilha aberta por seu pai nos anos 50/60

TORRE DE ALTA TENSÃO
PODE DESABAR NO PILAR
Os moradores do Pilar, no segundo Distrito, que vem sofrendo com as chuvas desde o início do ano, têm agora mais um motivo para preocupação. Uma torre de alta tensão situada entre a Igreja do Pilar e a Av. Presidente Kennedy ameaça desabar em conseqüência dos seguidos desmoronamentos de um barranco vizinho. A Defesa Civil do município já foi acionada, mas, com falta de pessoal e com apenas uma viatura, nada pode fazer para conter o barranco. Repe-se no Pilar o mesmo drama dos moradores da Vila Canaã, no quarto distrito, também sob ameaça de uma torre de transmissão de energia elétrica para o Espírito Santo. Nesse caso, a área em torno da torre foi desbastada para por famílias que invadiram o local e construíram seu sbarracos. Nesse caso, a estatal Furnas ingressou com ação na Justiça, para obrigar a Prefeitura a remover as famílias e garantir a segurança da torre, mas nada foi feito até hoje.O descaso com que nossos governantes tratam as questões de interesse do Povo, inclusive com risco de morte, como ocorreu no Morro do Bumba, em Niterói, já ultrapassou há muito tempo a classificação de pontual, tornando-se uma forma de fazer Políticas Públicas, onde se espera pela tragédia para declarar o estado de calamidade pública, quando são dispensadas as formalidades legais para a contratação de serviços ou compra de material. Até a próxima tragédia.

Nenhum comentário: