quarta-feira, 9 de junho de 2010

BAIXADA URGENTE

SUPERVIA TERÁ DE EXPLICAR
A QUEDA DO MURO EM CAXIAS
A Câmara Municipal de Duque de Caxias realiza nesta quinta (10), às 9h30, uma Audiência Pública com representantes da Supervia, Ministério Público, Prefeitura e Defesa Civil para tratar do acidente ocorrido no final de abril com o muro da Supervia, na Avenida General Rondon, que continua a apresentar risco para os moradores da localidade. Desde a queda do muro, a Rua General Rondon, que liga o Jacatirão ao Gramacho, está interditada pela Prefeitura, que nada pode fazer, pois o muro e o barranco pertencem à Central Logística, dona do acervo que mpertendia à Flumitrens, cabendo à Supervia apenas a operação dos trens suburbanos.
O desmoronamento destruiu a calçada, parte do asfalto e um muro da SuperVia, danificando também a contenção no corte do morro. Desde o desmoronamento, motorista que trafegam pelo local tem que seguir pelas ruas Alfredo Backer Dias, Guaratiba e Henrique Dias, até retornar à General Rondon A via, que margeia a Estrada de Ferro Leopoldina (ramal Saracuruna), é uma importante ligação entre os bairros Gramacho, Vila Leopoldina, Jacatirão, Corte Oito e o Centro de Duque de Caxias, facilitando, ainda, acesso aos bairros Carolina, Itatiaia e Dr. Laureano.
Além do risco para os passageiros dos trens, o desmoronamento também coloca em risco os moradores da Vila Leopoldina, principalmente os passageiros dos ônibus da linha “Hospital Infantil-Gramacho”, que passavam pelo loca e seria uma alternativa para os passageiros que precisam viajar de trem e embarcariam na estação de Caxias.

EMPRESAS DE ONIBUS
CONTINUAM IMPUNES

Embora na ilegalidade, os donos das empresas de ônibus de Duque de Caxias continuam impunes, pois são grandes doadores nas campanhas eleitorais e sabem como bloquear qualquer
projeto de lei que ameace o poder de fato que exercem. Numa demonstração cabal do seu poder econômico e político, as empresas vem torpedeando o projeto de lei do vereador Eduardo Moreira, que proíbe que os motoristas dos coletivos exerçam a cobrança das passagens, como vem ocorrendo em Duque de Caxias desde 2003, quando um decreto do prefeito Zito permitiu que as empresas utilizassem microônibus nas linhas municipais, com dispensa dos cobradores. Como não quer se indispor com os empresários, o vereador Eduardo Moreira faz corpo mole no encaminhamento do seu projeto, no que é ajudado pelo seu colega Chiquinho Grandão, presidente da Comissão de Transportes. Como efeito colateral, as empresas suspenderam a passagem gratuita de estudantes e portadores de necessidades especiais.
Presidida pelo vereador Chiquinho Grandão e integrada pelos vereadores Marcelo do Seu Dino e Jonas é Nós, a Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores não move uma palha em favor dos passageiros, preferindo barrar o andamento de todo e qualquer projeto de lei que vise reduzir o poder dos empresários de transporte coletivo. Graças á omissão da Comissão de Transportes, na atual legislatura, que começou em 1º de fevereiro de 2009, ainda não foi realizada nenhuma audiência pública para discutir a regulamentação do transporte coletivo no município, como determinou a Constituição Federal de 1988, que tornou nulas todas as permissões dadas a título precário pelas prefeituras de todo o País, sem a realização de concorrência publica, como é o caso de Duque de Caxias. Com isso, os passageiros são destratados, tem seus direitos negados e ficam sem saber a quem recorrer.

RÁPIDAS
• Termina nesta quita (10) o 8° Encontro de Negócios do Grande Rio promovido pela FIRJAN que promete movimentar R$ 95 milhões em contratos e receber cerca de 15 mil visitantes. O Presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, reafirmou em discursou sobre a
importância do evento para o Estado do Rio de Janeiro.
• Segundo o presidente da Firjan, o Estado do Rio vive um momento único de investimentos e de acordo com o Estudo do Sistema Firjan: Decisão Rio 2010/2012 está garantida a movimentação de R$ 126 bilhões de reais nos próximos três anos.
• “O ambiente para a indústria fluminense é muito bom devido aos investimentos programados somados as promessas de ativos com a copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. Portanto, um evento como o 8° Encontro de Negócios que tem como lema o “Rio compra no Rio” e promove negócios entre empresas do estado é muito importante neste momento”, afirmou o presidente do Sistema Firjan.
• Eduardo Eugenio salientou a força econômica da Baixada. “Nesta área do Estado moram mais de dois milhões de pessoas. Seu PIB equivale a 12% do total estadual. Os maiores investimentos programados são para o setor petroquímico, pois temos aqui a REDUC que está entre as três maiores refinarias do Brasil, e também, para o desenvolvimento Urbano, farmacêutico, de transporte e logística com o Arco Metropolitano. O que demonstra a força da região e justifica a realização do Encontro de Negócios”, disse.
• Durante o evento vem acontecem rodadas de negócios onde as grandes empresas podem ampliar seu quadro de fornecedores ao conhecerem o trabalho dos pequenos e médios empresários. São aguardadas 15 mil pessoas durante os três dias de evento.
• De acordo com Sr. Silvio Carvalho, presidente regional da FIRJAN em Duque de Caxias, o desenvolvimento atual do estado e da região possibilitam a concretização de vários negócios e que as expectativas do evento sejam atingidas. Opinião partilhada com o Prefeito Zito, que participou da cerimônia de abertura ao lado do. Gerente Geral da REDUC Ricardo Lafraia, Sergio Malta Superintendente do SEBRAE/RJ e a Subsecretária do Estado de Comércio e Serviços Dulce Ângela.
• Quem roubou a festa de abertura da 8ª Feira de Negócios da Firjan, na terça (7) e que termina nesta quinta no SESI/Caxias, foi a ex Secretária de Meio Ambiente e ex primeira dama de
Duque de Caxias, Narrinam Zito. Candidata a deputada estadual, a também ex prefeita de Magé esbanjava simpatia e descontração, ao contrário da imagem sempre tensa que exibia quando Secretária de Meio Ambiente, no final dos anos 90 (DO SÉCULO PASSADO).
• Uma das mais fortes quedas de braço da engenheira Narriman Zito como Secretária de Meio Ambiente de Duque de Caxias foi com o vereador Chiquinho Grandão, que fez sua carreira política como incentivador da invasão das áreas remanescentes do antigo Nucleo Colonial de S. Bento.
• Um dos pomos de discórdia entre Narrinam Zito e o vereador, originário do Parque Fluminense e que hoje mora na Zona Sul do Rio de Janeiro, era a insistência de Chiquinho Grandão em derrubar morros para aterrar áreas de brejo, comuns nas margens da Baia de Guanabara, que seriam transformados em lotes. Naquela ocasião, o Ministério da Agricultura, controlava o INCRA e transferiu para a Prefeitura uma extensa área em S. Bento, remanescente do antigo Núcleo agrícola criado no primeiro Governo Vargas. Assim, coube a engenheira sanitarista Narriman Zito, como secretaria de Meio Ambiente, administrar essa extensa área, que incluía o Centro Panamericano de Febre Aftosa. Curiosamente, 10 anos depois, Narriman Zito volta a visitar S. Bento, agora como candidata a deputada estadual e se defronta com uma barreira, que está destruindo o que ainda resta da Mata Atlantica (Fotos: By Ong Promover Brasil). E, mais uma vez, o vereador Chiquinho Grandão está no comando da derrubada do que resta de verde em S. Bento.
• A CPI da Assembleia Legislativa criada para investigar denúncias de tráfico de influência e venda de sentenças judiciais no processo eleitoral se reúne nesta quinta-feira (10), às 10h30. A
intenção é ouvir a ex-prefeita de Magé Núbia Cozzolino (foto) e mais duas pessoas. Por não comparecer à CPI na última reunião sem apresentar justificativa, mesmo tendo se oferecido para falar, a comissão decidiu encaminhar ao chefe de Polícia Civil, Alan Turnowski, um pedido de condução coercitiva da ex-prefeita. Isto é, Núbia Cozzolino será detida pela Polícia Civil e levada à audiênvcia na CPI
• “Ela disse que viria e daria seu testemunho sobre as ofertas que havia recebido dos envolvidos nas denúncias de venda de sentenças judiciais. Como não apareceu,
teremos que usar o dispositivo da coerção para trazê-la”, afirmou o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT).
• A comissão convocou ainda Célio Gomes dos Santos Júnior, funcionário do escritório L. Montenegro, que é administrado pelo empresário Eduardo Raschkovsky, que é investigado pela CPI Também o funcionário João Ferreira dos Santos, que trabalha na casa do empresário,
foi convocado.
• Os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem realizar suas convenções em nível nacional e estadual no período de hoje (10) até o dia 30. Depois das convenções, os partidos ou coligações têm prazo até as 19h do dia 5 de julho para apresentar à Justiça Eleitoral o pedido de registro de seus candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República, aos governos estaduais, ao Senado, à Câmara dos Deputados e às assembleias legislativas.
• De 10 a 30 de junho, os 27 partidos políticos com registro no TSE que quiserem lançar candidato a algum cargo eletivo ou fazer coligação com outra legenda deverão realizar as convenções partidárias destinadas à escolha desses candidatos. A maioria dos partidos já marcou a data das convenções nacionais e estaduais.• O registro das candidaturas para presidente e vice deverá ser feito no TSE. Só será aceito o pedido de registro com chapa completa (presidente e vice). Isso porque uma resolução do tribunal disciplinando o registro de candidaturas estabelece que a “chapa é única e indivisível”.

Nenhum comentário: