segunda-feira, 5 de julho de 2010

BAIXADA URGENTE

BOATE QUE EXPLODIU
NÃO TINHA ALVARÁS

A delegacia de Xerém está investigando a explosão de uma bomba caseira, ocorrida na madrugada de domingo (4) numa casa de shows naquele distrito de Duque de Caxias. Havia cerca de 300 pessoas na boate no momento da explosão e pelo menos 30 delas ficaram feridas. Segundo o delegado Alexadre Ziehe, um laudo sobre o explosivo está sendo feito pelo Esquadrão Antibombas da Polícia Civil. Ziehe explicou que a explosão ocorreu por volta das 3h de domingo. Ele afirmou que o funcionamento da casa noturna era ilegal. “A boate era um nada. Não tinha alvará da prefeitura nem do Corpo de Bombeiros. Ela será interditada e o dono vai prestar depoimento nesta quarta-feira [7]”.
Segundo Ziehe, os frequentadores já vinham sendo agredidos com outros artefatos não explosivos, por conta do som da boate. Mas ninguém denunciou as agressões porque sabiam que a casa de shows funcionava irregularmente. Para o delegado, o proprietário não se preocupava com a segurança do local. “Atrás do estabelecimento, há um rio e nem sequer tiveram a preocupação de instalar câmeras de segurança”.
Segundo informações da Secretaria municipal de Saúde, as vítimas foram atendidas no posto de saúde 24 horas em Xerém e a maioria foi liberada por apresentar somente ferimentos leves. Quatro vítimas, feridas com maior gravidade, foram encaminhadas para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Caxias, algumas apresentando cortes profundos, necessitando de intervenção cirúrgica e maiores cuidados. Outras foram transferidas para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, e foram liberadas.

A maior parte das 30 pessoas feridas na explosão foi atendida no Moacyr do Carmo.

LEI LIBERA COMÍCIOS
A PARTIR DESTA TERÇA

A partir desta terça-feira (6), está aberta a temporada de propaganda política. Com isso, os partidos ficarão liberados para realizar comícios e usar amplificadores de som. Pelas regras eleitorais, há uma série de normas que devem ser respeitadas, como horários e locais de manifestações. Daqui a três meses, os brasileiros vão às urnas para escolher o presidente da
República, os governadores, senadores e os deputados federais e estaduais. Os eleitores também devem ficar atentos porque no dia 25 acaba o prazo para que estejam prontos os títulos dos eleitores que requereram inscrição ou transferência.
Os partidos políticos poderão colocar em suas sedes amplificadores e auto-falantes, além de utilizar carros de som de 8h até as 22h. Também estão autorizados os comícios e o uso de aparelhos de som fixo no período de 8h às 24h.
Na quarta-feira (7) será o último dia para os candidatos – a governador, senador e deputado federal -, escolhidos em convenção, requererem os registros perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais. Eles terão até as 19h para o encaminhamento de registros. Para os candidatos a presidente e vice-presidente da República, o prazo final é hoje, às 19h.
Na quinta-feira (8) inicia o período para que os tribunais eleitorais regionais convoquem os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão para elaborem um plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito que as legendas têm direito.

RÁPIDAS
• A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que, se eleita, tratará a reforma tributária como uma das prioridades de seu governo. Para Dilma, a simplificação do sistema tributário é condição básica para dar maior competitividade ao setor produtivo brasileiro.
• ”Não acredito que daremos um salto de competitividade com nosso atual sistema tributário, que considero caótico, tanto pela sobreposição de tributos como pela falta de clareza”, afirmou a ex-ministra da Casa Civil ao participar, hoje (5), de um almoço com representantes das principais empresas do país.
• Perguntada sobre como e em quanto tempo levaria para concretizar propostas como a desoneração dos investimentos e a simplificação do
sistema tributário, Dilma evitou fixar prazos e lembrou que o assunto precisará ser negociado tanto com os partidos da base aliada quanto com os da oposição. Ela ainda destacou a necessidade de se encontrar fórmulas para desonerar a folha de pagamentos das empresas sem mexer em direitos sociais e compensações para as eventuais perdas de arrecadação no primeiro momento.
• “Qualquer reforma vai implicar diálogo e debates. Lógico que quanto mais rápido [for à votação no Congresso] melhor, até para aproveitarmos a legitimidade conferida por uma vitória eleitoral. Agora, se eu der prazos não
estarei sendo correta, pois isso dependerá da futura composição do Congresso e de variáveis sobre as quais não temos controle”.
• A Organização Internacional da Polícia Criminal, conhecida mundialmente pela sigla Interpol, pediu ontem (5) aos internautas que colaborem na busca dos fugitivos mais procurados do planeta – entre eles, um brasileiro -, segundo a BBC Brasil. A lista reúne fotografias e informações sobre 26 procurados. Os dados estão no site
(
http://www.interpol.int/Public/ICPO/PressReleases/PR2010/PR055.asp). As informações podem ser transmitidas de forma anônima pelo site http://www.csiworld.org/ e pelo e-mail fugitive@interpol.int.
• Todos os fugitivos são denunciados por crimes graves, como assassinato, tráfico humano, estupro e abuso de menores. Um dos procurados pela Interpol é o brasileiro Celso Schmitt, ou Celso Gaúcho . Ele é acusado do assassinato de um policial em 1999 durante uma operação contra narcotraficantes no Brasil. A Interpol acredita que o suspeito está foragido na Bolívia.
• Com o objetivo de obter esclarecimentos sobre o apagão ocorrido em novembro do ano passado, que atingiu 18 estados, as comissões de Defesa do Consumidor e de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizarão uma audiência pública conjunta nesta quarta-feira (7).
• O debate foi proposto pelos deputados Claudio Cajado (DEM-BA) e Eduardo Sciarra (DEM-PR). Claudio Cajado
justificou a audiência dizendo que, devido ao corte de energia elétrica, ocorreram milhares de reclamações de consumidores, referentes à queima de aparelhos eletrônicos, atrasos em voos e transtornos nos atendimentos em hospitais.
Para Sciarra, os prejuízos diretos foram imensos, “mas o pior é que se comprovou que o nosso sistema elétrico é frágil”. Os dois deputados afirmaram que o País não pode conviver com dúvidas sobre a confiabilidade deste sistema, especialmente num momento de crescimento econômico e, portanto, de aumento de demanda por energia.
• Foram convidados: o presidente da Eletrobrás Furnas, Carlos Nadalutti Filho; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (nos), Hermes Chipp; a coordenadora jurídica da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Maria Inês Dolci.


O IPMDC TEM NOVO PRESIDENTE


O Instituto Municipal de Previdência Social de Duque de Caxias tem novo presidente. Trata-se do médico Julio Azevedo, empossado na tarde desta quarta-feira em substituição ao presidente do Diretório Municipal do DEM, Hugo Neto, que pediu afastamento do cargo para poder se dedicar à campanha eleitoral do presidenciável José Serra. Ocupando a presidência do IPMDC desde o início do atual governo, Hugo Neto (foto) vinha modernizando a administração e implantando um novo padrão de serviços de assistência aos servidores, pensionistas e funcionários. Ex-integrante da Juventude do DEM, ao lado do deputado Índio da Costa, escolhido vice de José Serra, Hugo Neto justificou a sua saída do cargo como uma forma de poder se dedicar à cmapanha presidencial sem prejudicar o atendimento aos segurados do IPMDC.

Nenhum comentário: