domingo, 1 de agosto de 2010

BAIXADA URGENTE

SERRA FAZ CAMINHADA
SEM GABEIRA EM CAXIAS

A passagem do candidato tucano José Serra por Duque de Caxias, o terceiro colégio eleitoral do Estado, demonstrou o desconforto dos tucanos fluminenses na presente campanha eleitoral. Embora integrem a coligação que apóia a candidatura do deputado Fernando Gabeira, inclusive indicado o vice, o ex deputado Mário Fortes, os interesses pessoais dos líderes tucanos falam mais alto, pois o governador Sérgio Cabral confessou que conta com o apoio de 91 dos 92 prefeitos do Rio em sua campanha pela reeleição.
Enquanto os candidatos tucanos a uma vaga na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal fazem campanha solo, sem indicar Gabeira como candidato da coligação entre PV, PSDB e PPS, a coordenação da campanha de Serra “esquece” de convidar o deputado do PV para a campanha de Serra, mesmo que Marina Silva, a presidenciável do PV, não estando na área.
Na caminhada de sábado, que reuniu cerca de cindo mil pessoas, mesmo sem a ajuda da TV e do radio, estavam presentes, além de Serra, o seu vice, Índio da Costa, além de dirigentes demistas, como o ex presidente do partido em Duque de Caxias, Hugo Neto, candidatos a deputado estadual e federal, como Andréia Zito, filha do prefeito que tenta a reeleição. A ausência do candidato a governador foi muito notada, restando a dúvida se o fato se deveu a uma decisão do próprio candidato, que vem se esquivando de fazer coro às denúncias de desmandos e fracassos do governador, especialmente nas áreas de Saúde e Segurança, ou a uma clara demonstração das dificuldades de convivência entre os tucanos fluminenses, em sua maioria “fechados” com o governador, e Gabeira.

ZITO PROMETE FECHAR
10 AREAIS IRREGULARES

Por determinação do prefeito Zito, a Secretaria de Meio Ambiente do município deverá interditar, a partir desta segunda-feira (02) dez areais localizados nos bairros Amapá, Xerém, Capivari e Pilar. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, em todos eles a mata nativa foi retirada e contaminado o lençol freático, tornando a terra infértil, além de destruir sambaquis com mais de dois mil anos e assorear rios e canais. A licença para a instalação de empresa Monte Belo, por exemplo, foi emitida em 2007 pela antiga Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), sem parecer técnico da Secretaria do Meio Ambiente do município.
A extração irregular de areia no município foi detectada pelo Tribunal de Contas do Estado numa inspeção realizada em 2008, no Governo Washington Reis, quando a Secretaria de Meio Ambiente do município era comandada pelo PT. O TCE também identificou a ampliação ilegal de 10 para 13,7 hectares da área de exploração da empresa Monte Belo Extração de Areia Ltda, com sede na Rua Ponta Porã nº 503, Amapá.
Só depois de 18 meses da posse da atual administração e com o Meio Ambiente ainda sob o comando pelo PT, é que a Prefeitura decidiu interditar os areais que deixarão para traz mais de 15 lagos artificiais que se formaram só no Amapá, onde 3 pessoas morreram afogadas por nadarem naquelas águas. No local, existe lago de até 1km de cumprimento por 300 de largura, área muito maior que a ocupada pelo Estádio do Maracanã, mas que as autoridades responsáveis pela defesa do Meio Ambiente não tinham visto até agora.

RÁPIDAS

· Para justificar a demissão do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, um técnico e servidor de carreira, o O ministro das Comunicações, José Artur Filardi, garantiu que uma das prioridades da nova direção dos Correios é resgatar a imagem da instituição. Filardi disse também que é preciso haver mais entrosamento entre os integrantes da direção da empresa.
· O novo presidente dos Correios, David José de Matos, que toma posse nesta segunda (2), é ligado aos ex-governadores de Brasília Joaquim Roriz, que renunciou ao mandato de senador depois do escândalo em torno de um cheque de R$ 2,2 milhões, emitido pelo empresário Nenê Constantino, dono da voadora Gol, contra o Banco do Brasil mas descontado, por ordem de Roriz, no Banco Regional de Brasília, cujo valor em espécie foi levado ao escritório do empresário.
· Outro padrinho de peso político do novo presidente dos Correios é o também ex-governador José Roberto Arruda, que renunciou ao mandato para não ser cassado pela Câmara Distrital e perder os seus direitos políticos.
· Pelos antecedentes dos padrinhos dessa nomeação, principalmente pelo faro de Roriz aparecer nas pesquisas como vencedor já no primeiro turno, tudo indica que a imagem dos Correios ficará mais parecidad ainda com aquela pintada pelo ex-deputado Roberto Jefferson, que acabou resultando na denúncia da existência de um mensalão no Palácio do Planalto.
· As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios, inclusive Duque de Caxias, em 23 estados nas eleições de outubro, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Os únicos estados que não terão votação biométrica este ano são Mato Grosso, Roraima e o Amazonas, além do Distrito Federal.
· A urna biométrica não alterará de forma significativa o rito de votação: o eleitor ainda precisará se apresentar ao mesário com o título de eleitor e o documento oficial de identificação com foto. Entretanto, o novo sistema permite que o próprio eleitor libere a urna para votação ao inserir suas digitais, o que deve dar mais agilidade na hora de votar. Até então, o mesário ficava encarregado da liberação.
· Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há a possibilidade de ocorrerem falhas na identificação com o sistema biométrico. Isso porque as impressões digitais podem ser danificadas com uso de produtos químicos ou por problemas de descamação nas mãos.
· Caso o sistema falhe ou haja dúvidas sobre a identidade do eleitor no dia da votação, o mesário terá um caderno de votação com os dados e foto do eleitor para checar as informações. Se o eleitor não for reconhecido nem pelo caderno de votação nem pelo sistema biométrico, não poderá votar e precisará justificar a ausência à Justiça Eleitoral.
· A candidata do PV, Marina Silva, defendeu sábado (31) em Recife, a ampliação da participação feminina no Legislativo. Marina ressaltou que, apesar de as mulheres representarem a metade da população brasileira, elas ainda têm uma inexpressiva presença no Congresso Nacional. A candidata destacou que, dos 513 deputados federais, apenas 33 são de sexo feminino.
· No discurso, Marina Silva disse que viveu hoje a mais forte emoção de sua campanha, ao visitar pela manhã, em Recife, a comunidade Coque. Na localidade, funciona uma escola popular onde as crianças são alfabetizadas, participam de oficinas de arte e dança e recebem até noções da Constituição. Ela disse que se surpreendeu quando um aluno leu o Artigo 225, que trata do meio ambiente.
· “Isso que eles estão fazendo mostra que as pessoas voltaram a se encantar com a política, mas eles é que me reencantaram, me arrebataram novamente para a política”.
· Além de mudanças no ensino, ela voltou a defender melhorias nas áreas de saúde, como ações para reduzir filas no Sistema Único de Saúde (SUS), e de segurança pública, como o aumento salarial para policiais.
· A candidata disse que o Brasil precisa avançar na área de educação para que, futuramente, as crianças e adolescentes cujas mães hoje recebem o Bolsa Família não dependam mais do benefício. Marina lamentou que, em pleno século 21, ainda existam 15 milhões de jovens analfabetos no país. Para ela, o problema não se restringe às regiões Norte e Nordeste, mas também atinge grandes centros de desenvolvimento econômico, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul.
· Ao final do discurso, e sem mencionar a pesquisa Ibope divulgada sexta-feira (30), a candidata disse que, independentemente dos resultados, trabalhará com empenho. “Se subir um ponto, vou trabalhar duas vezes e, se cair um ponto, vou trabalhar três vezes”.
· No levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Marina Silva aparece em terceiro lugar na disputa presidencial, com 7% das intenções de voto.
· Na sua passagem por Duque de Caxias, no sábado (31), o candidato José Serra preferiu não comentar o resultado da última pesquisa IBOPE, em que a candidata Dilma Rousseff, do PT, aparece com 39% das intenções de votos, deixando o tucano em segundo, com 34%.“Não avalio pesquisa porque cada dia tem um resultado. É um vaivém. O importante é a campanha e o resultado das urnas”, disse.
· Durante a caminhada ao lado do vice Índio da Costa, do DEM, e do prefeito Zito, do PSDB, Serra ouviu apelos para que cuide melhor da Saúde e da Educação, principalmente na Baixada. O tucano prometeu criar uma unidade do INCA na região, bem como quatro Policlínicas, que iriam desafogar as emergências dos hospitais Moacyr do Carmo, de Saracuruna (Duque de Caxias) e da Posse (Nova Iguaçu). Segundo ele, as clinicas terão 25 tipos de especialidades médicas e poderão fazer cerca de 15 mil consultas e até 40 mil exames mensais.
· Outra promessa de Serra foi implantar mais escolas técnicas na região para gerar mão de obra para as empresas instaladas ao redor da Reduc e do Pólo Gás Químico de Campos Elíseos. O tucano ouviu reclamações sobre as deficiências no transporte na cidade, quando reafirmou que pretende transformar o trem suburbano em metrô de superfície para interligar a região ao Centro do Rio.
· “Isso é possível fazendo obras interligadas ao metrô do Rio. Esse investimento é muito mais barato do que o metrô subterrâneo porque não tem desapropriação. Os trens precisam ser modernizados para ficarem mais confortáveis”, concluiu o candidato.
· O ministro da Educação, Fernando Haddad, voltou a defendeu sexta-feira (30) que o próximo Plano Nacional de Educação estipule metas para a formação de professores do ensino básico público com pós-graduação. Para o ministro, o professor especializado tem mais condições de estimular o ingresso à iniciação científica na sala de aula.
· “Isso vai ajudá-lo [professor] a um ambiente mais propício para essa prática”, disse o ministro. A palestra de Haddad encerrou a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na capital potiguar.
· Horas antes do encerramento oficial, um grupo de estudantes promoveu, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ato em apoio à legalização da maconha.
· Os moradores do Rio de Janeiro que usam óleo lubrificante automotivo poderão descartar as embalagens desses produtos em postos de gasolina. Com o Programa Jogue Limpo, lançado sexta-feira (30), as embalagens terão como destino a reciclagem, para garantir um descarte ecologicamente eficiente.
· O programa é uma iniciativa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), da secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A expectativa é recolher 2 milhões de embalagens até o final do ano em todo estado.
· “O papel do Estado é fundamental [no programa], pois passa a cobrar dos estabelecimentos a sua parcela de responsabilidade. No próprio processo de licenciamento de um estabelecimento que vende lubrificantes, o Estado passa a cobrar que o lugar prove que encaminha corretamente para reciclagem as embalagens que ele vende”, afirmou o vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz.
· O programa já está implantado no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com Vaz, com o funcionamento do Jogue Limpo nas regiões Sul e Sudeste, 35% dos postos de todo Brasil estarão cobertos pelo programa até o final do ano e 24 milhões de embalagens devem ser recolhidas.
· A coleta é realizada por caminhões que visitam periodicamente os pontos de descarte. Depois de recolhidas, as embalagens são pesadas e os dados são transferidos para o site do programa. Em seguida, os frascos são encaminhados para a central de recebimento, onde o material é prensado, armazenado e, posteriormente, remetido a uma recicladora. O programa será divulgado na própria embalagem do produto e também em panfletos explicativos nos postos de recolhimento
· O deputado federal Alexandre Cardoso, que, por mais de 3 anos esteve licenciado da Câmara para somandar a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo Sérgio Cabral, fez na noite de sexta uma breve camihada pelo Parque Beira Mar, realizando inclusive um mini comício em frente ao conjunto conhecido por Carandiru..
· O filho do sempre lembrado Cardoso da Farmácia tem pela frente uma dura campanha, pois perdeu o valioso apoio do primo Alexander Mocaiber Cardoso, prefeito afastado da Prefeitura de Campos e que garantiu ao presidente do PSB fluminense cerca de 15 m,il votos na última eleição.. · Agora, sem a ajuda do primo,, Alexandre Cardoso terá como adversários o ex-prefeito Washington Reis, do PMDB, e a deputada Andréa Zito, do PSDB, ambos com ambição e disposição suficientes para conseguirem não só a vitória mas, e principalmente, com uma votação avassaladora. Tanto para o ex-prefeito, como para a filha do prefeito Zito, mais do que conquistar uma cadeira na Câmara Federal, será fazê-lo em cima de uma carreta de votos, demonstrando o poder político de seus respectivos clãs.

OS BURACOS DA CEDAE SÃO
ESTADUAIS OU MUNICIPAIS?


Nos últimos 15 dias, equipes de reparos da Cedae têm sido chamadas seguidamente para fazer reparos na rede distribuidora, especialmente nos bairros Paulicéia e 25 de Agosto, que, a exemplo dos moradores do conjunto conhecido como “Carandiru”, no Parque Beira Mar, são obrigados a se abastecerem em poços artesianos ou alugarem carros pipas.
Na Rua Piauí, próximo a dois reservatórios da estatal e à residência do ex deputado Daniel Eugênio, foi aberto, há mais de 15 dias, um buraco com cerca de 2 metros de extensão e cuja largura ocupa toda a calçada. Até uma retroescavadeira foi utilizada para a abertura do buraco, Feito o reparo na tubulação, a turma de conservação da estatal foi embora. Com isso, os moradores das casas vizinhas são obrigados a disputarem espaço com os automóveis e motos, que passam pelo local, apelidado de “tobogã”, a mais de 80 Km.
Logo adiante, na Rua Minas Gerais e ao lado dos reservatórios, a Cedae está fazendo uma obra que ocupa metade da pista de rolamento. Sem sinalização adequada, motoristas que passam pelo local estão correndo risco de “mergulharem” no buraco, que deverá proteger a tubulação que traz a água do Guandu para abastecer as duas células que, juntas, tem capacidade para armazenar 14,5 milhões e litros de água tratada, que não pode ser utilizada pelos moradores dos bairros vizinhos, como prometera o ex governador Marcello Alencar, pois seria destinada a uma grande empresa com sede na Rodovia Washington Luis, na altura do bairro da Chacrinha. Os dois reservatórios levaram mais de 10 anos para serem construídos, só sendo inaugurados no final do governo de Rosinha Garotinho, em plena campanha para a eleição de Sérgio Cabral, hoje inimigo figadal do casal Garotinho. Interrogados pelos moradores sobre o fechamento dos buracos, os funcionários da Cedae dizem que isso é obrigação da Prefeitura, pois haveria um acordo entre a estatal e o Município nesse sentido. Verdade ou mentira, prefeito Zito?

Nenhum comentário: