segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BAIXADA URGENTE

FALTA DE VAGAS EM HOSPITAIS
MATA PACIENTES DAS UPAs


A morte de uma paciente internada num Posto de Saúde de São João de Meriti, mesmo depois que a família conseguiu uma ordem judicial para a Prefeitura interná-la em um hospital com UTI, revela o fracasso total do sistema de saúde do Estado, apesar do governador Sérgio Cabral garantir, durante a campanha eleitoral, que as UPAs 24 Horas tinham revolucionado o atendimento médico no Estado do Rio, a ponto de Dilma Rousseff prometer construir 500 UPAs em todo o País.
Procurados pela imprensa, os Secretários de Saúde do município, Iranildo Campos Junior, e do Estado, Sérgio Cortes, procuraram se eximir de culpa pela permanência da paciente Magda Lúcia dos Santos, de 61 anos, que sofrera um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no dia 11 de outubro, quando foi levada pela família ao Posto de Saúde da Vila São João, onde foi internada. Segundo a prefeitura, desde o dia 13, a unidade passou a solicitar uma vaga de CTI para a Central de Regulação de Leitos do Rio.
Em nota à imprensa na tarde de domingo (17), a Secretaria estadual de Saúde afirmou que a vaga no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para a paciente Magda Lúcia dos Santos, de 61 anos, só foi pedida pelo município quando a paciente já estava com morte encefálica. A prefeitura da cidade, no entanto, nega essa versão.

EMPRESA DE BELFORR ROXO
ACUSADA DE FURTO DE ÁGUA


Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Cedae encontraram, na tarde desta segunda-feira (18), uma ligação clandestina de água na garagem da empresa de coleta de lixo e limpeza predial e hospitalar Locanty Soluções de Qualidade, localizada na Avenida José Mariano Passos, em Belford Roxo, que é contratada por diversas prefeituras da região para a coleta de lixo e varrição de ruas..
De acordo com a Nova Cedae, a Locanty mantinha no local quatro caixas d’água com capacidade para mil litros cada uma. A ligação clandestina descoberta pelos técnicos da Cedae, de uma polegada de diâmetro, abastecia além da também um lava-jato e cinco banheiros utilizados por funcionários. O gerente da empresa foi encaminhado à delegacia, para prestar esclarecimentos.
Durante a campanha “Ser legal não custa nada”, os clientes com ligações irregulares podem regularizar sua situação sem ter que pagar qualquer multa, desde que procurem uma das agências comerciais da Cedae. Outras informações pelo telefone 0800 282 1195 ou pelo site www.cedae.com.br

RÁPIDAS

• O deputado federal eleito dia 3 pelo PRTB, Áureo, em contato com o editor do blog, pediu para que fossem feitos dois esclarecimentos, a seu ver muito importantes, em relação à nota postada nesta seguda, sob o título “Novo Deputado Ataca a Imprensa De Caxias”. Como consta do comentário, ao ser perguntado por um dos jornalistas presentes sobre o que considerava o dever da imprensa local, o jovem deputado afirmou que suas palavras foram mal interpretadas.
• No telefonema, o deputado Áureo afirmou que convidara diversos órgãos de imprensa para discutir uma forma de reforçar a chamada imprensa do interior, aí incluídos rádios comunitárias e jornais, que não são contemplados com as verbas de comunicação dos Estados e da União, concentrados em emissoras de TV e rádio dos grandes centros, o mesmo ocorrendo com os jornais.
• Para Áureo, parte da verba de comunicação do Governo em todos os níveis deve ser dirigida para a chamada imprensa do interior, que exerce um importante papel na divulgação das notícias locais, que raramente interessam à chamada grande imprensa, que só dá destaque aos grandes temas nacionais e internacionais.
• Para o parlamentar, o apoio dos governos estaduais e da União, bem como das empresas estatais, garantiriam a independência dos jornais e rádios, além de fortalecer o mercado de trabalho para jornalistas e técnicos de diversas áreas envolvidos no funcionamento da Mídia.
• Com relação ao deputado Dica, Áureo assume que partiu dele a idéia da reunião e que se referiu ao deputado do PMDB ao comentar uma possível candidatura a prefeito em 2012. Para Áureo, Dica é o melhor nome para assumir a prefeitura de Duque de Caxias a partir de 2013.
• Uma portaria publicada na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial
da União prorroga por 30 dias os trabalhos da comissão de sindicância instaurada para investigar o suposto tráfico de influência na Casa Civil. A portaria que criou a comissão foi publicada no dia 20 de setembro e estabelecia que a apuração deveria ser concluída em 30 dias. O documento que determina a prorrogação é assinado pelo ministro interino da Casa Civil, Carlos Esteves Lima.
• Segundo reportagens publicadas pela imprensa, Israel Guerra, filho da ex-ministra-chefe da Casa Civil Erenice Guerra, usou a influência da mãe para cobrar propina em negociações entre empresas privadas e o governo. Após as denúncias, Erenice Guerra pediu demissão do cargo.
• O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, mandou abrir uma sindicância interna para apurar as circunstâncias da contratação do falso militar Carlos da Cruz Sampaio Júnior, detido na quinta (14) pela Subsecretaria de Inteligência por falsidade ideológica e porte ilegal de arma.
• Segundo nota da Secretaria, a sindicância vai analisar os dois períodos em que Carlos trabalhou na Secretaria: de 2003 a 2006 e de julho a outubro deste ano, quando foi contratado para a função administrativa na Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional. Este procedimento correrá paralelamente ao inquérito em curso na 4ª DP (Central do Brasil).
• Beltrame também vai solicitar ao Comando Geral da Polícia Militar que instaure procedimento semelhante com o objetivo de esclarecer o envolvimento de Carlos com a corporação, inclusive as denúncias, feitas pela imprensa, de que ele participou de treinamento de policiais.
• A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai entrar com uma ação na
Justiça Federal contra a Medida Provisória 507, a MP do Sigilo Fiscal. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 5 de outubro em resposta às denúncias de quebra ilegal de sigilo fiscal dentro da Receita Federal. A decisão de entrar com o mandado de segurança foi tomada após reunião do Conselho Federal da OAB nesta segunda (18) em Brasília.
• Os advogados contestam o fato de a norma tornar obrigatória a apresentação de uma procuração por instrumento público para que advogados representem seus clientes nas questões envolvendo a Receita Federal. Segundo a OAB, a medida impede o protocolo de defesas administrativas e recursos, além da vista de processos, a obtenção de certidões fiscais, o substabelecimento a advogados do próprio escritório e de outras localidades na Receita Federal.
• Ao criticar a MP 507, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que ela “transfere aos cidadãos de bem e, sobretudo, aos advogados a solução de um problema gerado pela própria Receita Federal”.
• O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Demóstenes Torres (DEM-GO), pretende conversar com líderes da base do governo para garantir a presença de parlamentares na comissão e garantir a votação de projetos importantes que estão em pauta. Entre as 82 matérias prontas para apreciação, o senador destacou, por exemplo, a que amplia o limite de condenação penal no país, de 30 anos para 40 anos. A reunião da CCJ está marcada para as 10 horas de quarta-feira (20).
• Para tentar viabilizar as votações, Demóstenes disse que garantirá ao governo não incluir os requerimentos de convite às ex-ministras da Casa Civil, Dilma Rousseff e Erenice Guerra para que expliquem as denúncias de irregularidades na Pasta. Na base aliada, no entanto, a ideia até o momento é manter cautela e retomar os trabalhos legislativos somente após as eleições.
• “Eu já me comprometi em não colocar nada polêmico para votar. Não tenho o menor interesse de colocar esses requerimentos na pauta e já me comprometi com a base aliada neste sentido. O que eu prometo, eu cumpro”, disse o democrata.
• O problema de pouca presença parlamentar nesta semana, no Senado, é sentido também em outras comissões. Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos, disse que vai abrir a sessão, mas não guarda muita expectativa quanto ao quórum. “A pauta está imensa, mas acho difícil ter quórum”. Outro que estará em Brasília para tentar votar projetos é o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Renato Casagrande (PSB-ES).
• Na Comissão de Direitos Humanos (CDH), está pronto para apreciação um projeto de lei que permite a transexuais mudar seus nomes na Certidão de Nascimento. A matéria teve origem na Câmara e será apreciada, ainda, por outras comissões do Senado como a CCJ. A reunião da Comissão de Direitos Humanos está marcada para as 10 horas de quarta-feira.
• Em caráter terminativo, ou seja que não depende de apreciação de outras comissões ou votação no plenário do Senado, aguarda votação também na CDH projeto de lei que obriga instituições hospitalares a notificarem de imediato os casos de violência praticados contra idosos.
• Na opinião do economista João Paulo dos Reis Velloso, ex-ministro do Planejamento por dez anos (1969-1979), o próximo presidente deve retomar urgentemente a agenda de reformas, em especial a reforma política. “Para poder ter taxas de crescimento maior temos que aproveitar oportunidades, para aproveitar oportunidades nós temos que fazer as reformas necessárias”, avalia.
• Reis Velloso foi ministro a época da ditadura militar (1964-1985), durante os governos dos generais Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, e estava no poder durante o “milagre brasileiro” e as crises do petróleo em 1973 e em 1979. Daquele tempo, o economista faz uma autocrítica: “nos anos 1970, o nosso concorrente era a Coreia do Sul. A Coreia hoje está quilômetros a nossa frente porque fez reformas que nós não fizemos, porque tomou decisões e fez opções que nós não fizemos”.
• Atualmente, Reis Velloso, com 79 anos, participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o “Conselhão” ligado à Presidência da República e coordena na Fundação Getulio Vargas, o prestigiado Fórum Nacional, que reúne os principais economistas do país e do exterior e que costuma ser aberto pelo presidente da República. O ex-ministro deu a seguinte entrevista à Agência Brasil sobre o que espera do futuro presidente da República.
• A Seleção Paulista conquistou o IV Campeonato Brasileiro de Futsal feminino em partida emocionante contra as meninas de Santa Catarina. A final aconteceu no domingo (17) no ginásio Waldir Pereira, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, na categoria feminina Sub 20, a divisão sspecial do esporte. Num jogo bastante disputado, com duas viradas no placar, as paulistas venceram pelo placar de 4 a 3.
• A Seleção de São Paulo conquistou, também, o troféu Fair Play, sendo considerada a equipe mais disciplinada da competição, e a menos vazada, com apenas quatro gols sofridos nas seis partidas disputadas. Santa Cataria teve o ataque mais positivo, com 29 gols marcados, e a artilheira do campeonato, com a jogadora Tampa.
• O terceiro lugar da competição ficou com a Seleção do Ceará. No total, a competição reuniu os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará, Paraná e Espírito Santo. Para o secretário de Esportes, Ânzelo Fernando, a iniciativa mostrou que Duque de Caxias está cada vez mais preparada para sediar eventos esportivos de amplitude nacional. “É uma vitória para todos nós que apostamos nos jovens”, afirmou o secretário.
• Mais de mil estudantes de Duque de Caxias participarão da premiação do 41º Jogos Estudantis de Duque de Caxias nesta terça (19), às 10h, no Teatro Raul Cortez. A festa marca o encerramento da competição escolar, c
om entrega de medalhas e troféus. O Colégio Casimiro de Abreu (foto) sagrou-se campeão da edição de 2010 dos Jogos Estudantis com 422 pontos e será contemplado com um carro zero km, prêmio concedido pela Prefeitura para o vencedor. O vice-campeonato ficou com o instituto Loide Martha que terminou o campeonato com 335 pontos e a escola Luz do Saber somou 88 pontos, terminando a competição na terceira colocação.
• Ao todo, 53 escolas participam da competição com mais de 1.400 alunos, em 37 modalidades, nas categorias sub 12, infantil (13 e 14) e juvenil (15 a 17). As disputas ocorrem simultaneamente na Vila Olímpica, no Clube dos 500, na Praça da Apoteose e no Centro Esportivo Arnão. A presença do convidado especial, o técnico Bernardinho, campeão olímpico de vôlei de masculino, foi um dos destaques da abertura da 41º edição da competição.
• Para fechar o campeonato com chave de ouro, os atletas de futsal juvenil e sub 14 masculino disputaram na quinta-feira, 23 de setembro, as finais na Vila Olímpica. O resultado não mudou a tabela de pontuação geral, mas agitou as arquibancadas do ginásio no último dia de competição. O vencedor na categoria sub 14 ficou com a Escola Municipal Aquino de Araújo e no juvenil com o colégio Futuro VIP que ganhou a partida nos pênaltis.
• Segundo Ânzelo Fernando, o Cascão, secretário de Esporte e Lazer (SMEL), a vitória do Colégio Casimiro de Abreu é resultado de muito trabalho. “Temos que parabenizar a escola vencedora, que sempre participou do campeonato e tem se dedicado para conseguir o primeiro lugar. No dia 19 de outubro, entregaremos a chave do carro zero km com uma festa para todos os participantes”, destacou Cascão.
• Os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) disseram na noite de domingo (17) , em São Paulo, que respeitam a decisão tomada pelo PV de se manter neutro no segundo turno. Serra e Dilma falaram após o debate realizado pela Rede TV e pelo jornal Folha de S.Paulo.
• “Eu respeito a decisão dos partidos. Sobretudo é fundamental que a gente respeite as posições políticas porque senão não vivemos numa democracia, mas sim numa ditadura”, afirmou Dilma Rousseff.
• Serra também falou que respeita o que foi decidido pelo PV, embora não tenha visto a decisão. “Respeito a decisão de qualquer partido sobre o rumo que ele deve tomar. Sempre respeitei. Cada partido tem a sua identidade e é meio constrangedor a gente ficar metendo o bico”, disse.
• Em entrevista após o debate, a candidata do PT comentou sobre os folhetos apreendidos neste domingo pela Polícia Federal, assinados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que pediam votos contra o partido, alegando que este defenderia o aborto. “Eu não sei se foi a CNBB que produziu os panfletos. Isso está sob investigação e é bom que seja investigado. Eu não sou uma pessoa leviana que sai por aí acusando ninguém”, disse.
• Serra, por sua vez, voltou a afirmar que defende a união homossexual. “Trata-se de um contrato entre pessoas, onde o Estado não se mete. Isso não é a mesma coisa que casamento, que envolve Igreja, outras coisas. O próprio Judiciário reconhece essa possibilidade porque é um contrato entre duas pessoas”, acrescentou.

PREÇOS DOS ALIMENTOS
CONTINUAM SUBINDO
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou praticamente estável na segunda prévia de outubro, com alta de 0,65% ante 0,66%. Quatro dos sete grupos pesquisados apresentaram aumentos de preços em ritmo maior do que na apuração passada. Mas essas altas foram atenuadas por decréscimos nos demais grupos de despesas.
A principal pressão inflacionária continua vindo do segmento alimentício, que apresentou elevação de 1,45% ante 1,41%, com destaque para as hortaliças e legumes (de -3,89 para -2,51%). Em habitação, o IPC-S subiu 0,34% ante 0,33%, sob a influência do reajuste na tarifa de telefone móvel ou celular (de 0,50% para 0,77%).
Em saúde e cuidados pessoais, a taxa atingiu 0,51% ante 0,50%, com reflexo da alta de preço do desodorante (de -0,15% para 0,89%). O grupo transportes passou de uma variação de -0,04% para uma alta de 0,05%, sob a pressão do reajuste do álcool combustível (de 1,47% para 3,14%).
Nos três grupos restantes, houve perda na velocidade de alta: vestuário (de 1,23% para 0,85%); educação, leitura e recreação (de 0,45% para 0,30%), e despesas diversas (de 0,27% para 0,17%).

Nenhum comentário: