segunda-feira, 21 de março de 2011

BAIXADA URGENTE

VINDA DE OBAMA E SUCESSO
DE DILMA INCOMODAM LULA
Oficiosamente, a ausência do ex-presidente Lula ao almoço oferecido ao presidente Barack Obama, no sábado foi provocado por um detalhe do cerimonial: o Itamaraty, que organiza as recepções da Presidência da República, foi encarregado de fazer os convites. Para Lula, foi uma descortesia o fato da Presidente Dilma Rousseff não ter,pessoalmente, feito tal convite. Ao encontro com Obama, Lula preferiu um churrasco organizado por um dos seus filhos, que aniversariava no sábado.
Na verdade, Lula tinha dois motivos para detestar ir a Brasília no sábado. O primeiro, e talvez o principal, é o fato de Obama, apesar dos insistentes convites, adiar a visita ao Brasil, só o fazendo depois que Lula deixou o Governo. O segundo motivo é a vaidade do ex metalúrgico do ABC, que não esperava que Dilma Rousseff, com o melhor estilo mineiro de fazer política [ sem alardes e só no sapatinho ] assumisse o Governo com firmeza, sem consultá-lo nas suas decisões e dizendo o que os seus ministros podem e devem fazer, sem ir além das respectivas competências administrativas. Inclusive, ela já demonstrou para alguns ministros do que pode fazer diante de situações críticas; peça para sair! A gota d’água no emotivo Lula veio com as últimas pesquisas, onde Dilma, apesar do chocho reajuste do salário mínimo e da tabela do imposto de renda, conquistou da simpatia e adesão de 47% dos eleitores. E, para maior irritação do ex-presidente, a sua sucessora ainda enfrentou e venceu a queda de braço com as centrais sindicais com relação à política salarial do novo Governo. A paciência de Lula não resistiu a tantos dissabores!

LUPI GARAMTE: MAZINHO
É O PREFEITÁVEL DO PDT

Na festa de sexta-feira (18), preparada para comemorar a posse do novo presidente do Diretório Municipal do PDT, o ex-vereador Laury Villar, que deixara o PSDB, abrindo mão de uma vaga de suplentes como deputado estadual,o presidente licenciado do Diretório Nacional do partido fundado por Leonel Brizola e Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, surpreendeu a todos e literalmente “arrombou a festa” para garantir que o candidato do partido a prefeito em 2012 será o vereador Mazinho, atualmente no PSDB e presidente da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias.
A festa pedetista reuniu cerca de 1.500 pessoas no plenário e galeria do Legislativo e contou com representantes do Diretório Regional do partido, além de lideranças pedetistas da Baixada. Ao assumir o microfone, o ministro Carlos Lupi foi direto ao assunto que mais o empolga no momento: a candidatura própria nas eleições municipais de 2012, primeiro passo para ampliar as bases do PDT.
“Toda transformação política começa no município. A transformação não nasce no Estado ou na união. Vejo aqui, hoje, o mesmo desafio que vi quando Brizola começou a fundar o partido sozinho. Mazinho é um trabalhador, um homem que não teme desafios. Duque de Caxias se não é a segunda é a 3ª maior arrecadação do país, não podia ter crianças fora da sala de aula, não podia ter uma saúde precária, não podia ter desemprego, muito menos gente morando nas ruas. Com você prefeito, Mazinho, nosso partido será grande de novo”.
O presidente em exercício do Diretório Regional do partido José Bonifácio também não escondeu a sua surpresa ao chegar à Câmara. “Quando vi aquela multidão com bandeiras tremulando, me voltou à mente os tempos áureos do PDT. Vocês estão reconstruindo o caminho e a vitória é certa”, afirmou
Carlos Correia, secretário geral do PDT, não fez por menos. “Começa aqui, o processo de reconstrução partidária, sem olhar pelo retrovisor. A partir de agora, o PDT de Duque de Caxias vai ressurgir como Fênix, das cinzas, avançar e ser, ainda mais forte do que era. O PDT vai lançar candidatos em toda a Baixada Fluminense, mas em Caxias, Mazinho será o nosso prefeito”, garantiu Carlos Correia.
De saída do PSDB, Mazinho teve garantia de Lupi para sair candidato a prefeito em 2012 pelo PDT, presidido por Laury Vilar (Foto:Divulgação)

RÁPIDAS
• Quem também ficou muito surpreso com o recado do Ministro do Trabalho, foi o deputado federal Washington Reis. Ex-prefeito do município, ele é cotado pelo PMDB para enfrentar novamente Zito nas urnas em 2012. Apesar disso, Washington Reis manteve seu discurso amistoso.
• “Fico muito feliz porque eu e o Mazinho temos compromisso com essa cidade. Eu não poderia deixar de comparecer porque eu sei o quanto o PDT de Brizola representa. O PDT que eu conheci devolveu a esperança de um povo sofrido, massacrado.
• Puxando pela memória, o ex-prefeito e morador de Xerém disse que no seu tempo de criança não tinha asfalto, não tinha merenda, não tinha caderno, mas tem orgulho de ter estudado em escola pública.
• “Brizola teve a ousadia de construir 500 Cieps e eu quero dizer p’ra vocês que esse país não aceita governos de ‘puxadinhos´, esse país exige governo de coisas estruturantes”, comentou o deputado do PMDB.
• Várias personalidades políticas prestigiaram a posse de Laury Villar, entre as quais estavam os deputados federais Alexandre Cardoso e Cristiano José Rodrigues de Souza; o ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito Gilberto Silva; Bruno Correia, secretário municipal de Trabalho e Renda de São João de Meriti; Hugo Neto, presidente do Democratas/Caxias.
• Também prestigiaram a festa Miro de Almeida, presidente do PV; Isaías Messias, presidente do PTC municipal; Clébio Medeiros, presidente do PFL municipal; Alcimar Targino, presidente do PC do B; Carlos Bahia, presidente municipal do PL; Vagner Luiz, presidente do PTN-Duque de Caxias; Jorge Esch, presidente nacional do PTN; Fábio Magalhães, presidente do PR; Renato Ribeiro, representando o PT-Duque de Caxias; o ex-vereador Abdul Raical, fundador do PDT; Fernando Hugo, do diretório estadual e nacional do PDT; Álvaro Bastos, presidente do Movimento Educação do PDT e Wilson Gonçalves, ex-prefeito de Duque de Caxias, que assumiu como secretário do PDT na executiva provisória.
• O partido que será criado esta semana pelo prefeito de S. Paulo, Gilberto Kassab, o Partido da Social Democracia – PSDB – já nasce velho, com mais de 70 anos de estrada e fracassos. A última vitória do PSD, em 1955, foi a eleição de JK, com apoio do PTB velho de guerra. Os dois partidos, juntamente com a União Democrática Nacional – UDN – de oposição a Vargas, elegeram o então Ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, que governou até 1951.
• Os tres partidos pós-Estado Novo tinham por objetivo reunir a classe média e urbana na UDN, a classe rural no PSD e os trabalhadores das cidades no Partido Trabalhista Brasileiro.
• O PSD de Kassab não tem nenhum princípio ideológico, servindo, tão e somente, de anteparo para troca de partido (Kassab é do DEM) sem perda de mandato. O objetivo imediato do novo partido será se coligar com o PSB, que cresceu nas últimas eleições e cuja direção nacional tem outros objetivos, como
candidatura própria nas grandes cidades para alavancar a eleição de governadores em outros estados, além dos atuais em Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Amapá
• A fusão PSD-PSB já vem sendo combatida pelos nomes mais destacados do Partido Socialista, a começar por Eduardo Campos, de Pernambuco, Ciro Gomes, irmão do governador Cid Tomes, do Ceará, dos deputados Luiza Erundina e Gabriel Chalita (foto), que não aceitam a candidatura de Kassab a governador de S. Paulo.
• O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda (21) que a reforma política é o caminho para evitar a criação de “partidos ocasionais”. Na semana passada, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou sua desfiliação do DEM e a intenção de dar início à coleta de assinaturas para criação do Partido Social Democrático (PSD).
• A reforma política tornou-se a prioridade de 2011 para José Sarney, antes mesmo de ele assumir pela quarta vez a presidência da
Casa. “Uma das coisas que estamos querendo alcançar [com a reforma política] é que os partidos existam e existam definitivamente e não sejam partidos ocasionais”, disse o senador.
• Ele acrescentou que a pretensão com a atualização da lei eleitoral é dar estabilidade à política. Perguntado sobre alguma semelhança entre o PSD pretendido por Kassab e o antigo PSD (partido que existiu entre 1945 a 1965), Sarney foi irônico: “eu conhecia a UDN (União Democrática Nacional)”, do qual já era um expoente na década de 60.
• Há ainda a expectativa de que o novo partido se una, mais tarde, ao PSB. Dessa forma, segundo a análise de alguns senadores, a criação do PSD seria uma ponte para o lançamento da candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), à Presidência da República na campanha de 2014.
• “Se ele quiser se viabilizar para presidente já está arrumando sua cama”, disse a senadora e vice-presidente do PSDB, Marisa Serrano (MS). Segundo ela, em conversas informais entre as lideranças do partido, essa é a avaliação que predomina.
• O presidente do Democratas (DEM), senador José Agripino Maia (
RN), afirma que existe uma aliança entre o novo PSD e o PSB para trazer à nova legenda “políticos por razões diversas e oportunísticas onde nada os une”. Ele afirma não ter dúvidas com relação às pretensões do governador Eduardo Campos de utilizar a legenda para tentar alçar vôo à uma candidatura presidencial em 2014.
• Já o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), considera prematura qualquer análise sobre cenários para daqui a quatro anos. Ele admite, no entanto, que caso sejam confirmadas as expectativas de Kassab de levar para o PSD cerca de 20 deputados federais e alguns governadores, o partido será “uma força de relevância para o governo federal”.
• Humberto Costa acrescentou que o PSB de Eduardo Campos tem hoje uma força concentrada no Norte e Nordeste. Com uma eventual fusão com o PSD de Kassab, os socialistas garantiriam uma presença também nas regiões Sul e Sudeste.
• Apesar das mudança efetuadas pelo prefeito em novembro último, a Secretaria de Fazenda continua “fazendo água”. Depois que a Polícia descobriu uma fábrica de máquinas caça níqueis que funcionava no Jardim Gramacho com Alvará de uma gráfica, o que demonstra que os fiscais não estão ligando para as agruras do prefeito para com o Tesouro municipal, na última sexta-feira (18) um novo bingo, numa luxuosa mansão de 3 pavimentos em Jardim Primavera, pois em cheque o sistema de fiscalização tributária e de obras da Prefeitura.
• O cassino, que funcionava a cerca de um ano, segundo a jovem delegada que comandou a operação, ficava a cerca de 2 quilômetros do Gabinete do Prefeito, dispunha até de banheira de hidromassagens, além de quartos, que tanto serviriam para os apostadores descansarem antes de voltarem para casa, ou para encontros com prostitutas que freqüentavam o local.
• Os clientes, geralmente aposentados que moram em Copacabana, Botafogo e Barra ou de Petrópolis, tinham direito a vans, que iam buscá-los e levá-los para casa depois da noitada no bingo, tal e qual fazem os cassinos de Las Vegas com seus clientes VIPs. Para garantir o “recreio dos velhinhos e velhinhas”, o cassino dispunha de um gerador, instalado sobre um caminhão, estacionado nos fundos da mansão, certamente porque os donos do negócio não confiram nas distribuidoras de energia elétrica na região.
• Apesar do entra e sai de carros de luxo e vans no loca, uma rua de terra batida, os fisca
is da Prefeitura, que ocupam cargos de chefia em gabinetes vizinhos do cassino, não desconfiaram de nada, não viram nada, nem sabiam de nata, tal e qual ocorria no Governo Lula.
• Ainda na última sexta-feira, a Polícia Florestal, uma unidade vinculada à Polícia Militar, localizou um depósito de animais silvestres no Parque Nossa Senhora das Graças, próximo a Jardim Primavera e, portanto, pertinho do gabinete do prefeito.
• Enquanto isso, os traficantes continuam “trabalhando” livremente na feira livres dos domingos, onde vendem de jaboti a jibóia, de araras de todos os tipos até aratacas e jacarés, crime aos olhos doa Códigos Florestal e Penal, mais que os fiscais das Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Fazenda e Saúde não veem,
• Essa “cegueira” seletiva dos fiscais pode ser motiva tanto pelo fato do negócio ilícito tem cobertura gente graúda, ou porque não estão dispostos a enfrentarem os traficantes, pois não terem coletes a prova de bala, muito menos porte de arma.
• Sem esquecermos dos barraqueiros que negociam produtos piratas, que vão de CDs a tênis e roupas de grifes, de carne de porto de matadouros de fundo de quintal a queijos de procedência desconhecida do consumidor
• O lançamento do DVD com obras do Padre José Maurício, marcado para esta quarta-feira (23), foi cancelado, mais seus organizadores não revelaram o motivo, afirmando apenas que eram de força maior.

PRAÇA EM JARDIM PRIMAVERA
FOI TOMADA POR MATO E LIXO

Duque de Caxias tem algumas coisas inexplicáveis. Uma delas é que o bairro Jardim Primavera tem dois lados. O lado rico, urbanizado pelo saudoso professor Nelson Cintra, sempre teve ruas largas e bem cuidadas, arborizadas, água canalizada e até ônibus especial para levar seus moradores para dois destinos principais: a Praça Mauá e Petrópolis. Até uma parada de trem foi construída e doada para a então Estrada de Ferro Leopoldina para facilitar o transporte dos moradores que trabalhavam em bairros de Duque de Caxias e não tinham condições de embarcar nos ônibus que passavam pela Estrada Rio Petrópolis. Esse lado chique dispunha de restaurantes sofisticados, freqüentados por empresários e políticos, como João Goulart, Badger Silveira e muitos outros.
Em frente à estação de Primavera, existe um outro “Jardim Primavera”, oficialmente chamado de Parque Santana do Pilar, cujos moradores por décadas enfrentaram a lama, as valas negras, a falta de iluminação e até a falta de segurança. Hoje, o local já conta com outros serviços, inclusive linha de ônibus que fazem a ligação com o centro de Duque de Caxias.
Apesar do seu progresso, o bairro continua sendo tratado pelos nossos governantes como se ficasse em outro país, como é o caso de uma Praça na rua Paulo Torres Quintanilha, que, comparada às praças Roberto Silveira e Humaitá, no primeiro Distrito, mais se assemelham a um terreno baldio, cujo dono morreu e seus herdeiros não se preocupam com essa “herança”. A legislação municipal determina que, nas vias com meio fio, os terrenos devem ser murados, capinados rotineiramente e as calçadas devidamente pavimentadas. No primeiro distrito, a prefeitura está gastando uma fortuna para refazer as calçadas, uma obrigação dos lojistas e proprietários dos prédios fronteiriços, enquanto em Santana do Pilar, a parte “vila miséria” de Jardim Primavera, nada se faz. No ano passado, o Governo do Estado colocou uma placa de propagando, anunciando obras no “Bom Retiro”, um bairro próximo. Moradores irritados, atearam fogo na placa (foto), do qual só restam cinzas. Quanto ao mato, com as ultimas chuvas, está mais viçoso do que nunca!


2 comentários:

Lorram Paiva Corrêa disse...

Esse terreno não foi cercado pelo Governo do Estado com a intenção de construir uma praça?

carlao disse...

caxiense vamos sair dessas familias reis e zito e hora do DICA