terça-feira, 17 de maio de 2011

BAIXADA URGENTE

GREVE DOS PROFESSORES
DE CAXIAS VAI CONTINUAR


Em movimentada assembléia realizada nesta segunda e que reuniu cerca de 1.500 grevistas no Clube dos 500, os profissionais da rede de ensino de Duque de Caxias decidiu continuar por tempo indeterminado a greve de 72 horas iniciada na quinta-feira (12).
Como o go
verno municipal apresentou uma proposta de reajuste salarial considerada insuficiente pela categoria, os professores das 176 escolas municipais resolveram votar pela entrada em greve por tempo indeterminado até que a prefeitura apresente uma nova contraproposta para os seis mil professores, responsáveis pelo atendimento de 120 mil alunos do ensino fundamental de Duque de Caxias.
Os profissionais de educação da rede municipal reivindicam reajuste salarial 10% e incorporação imediata de 50% da gratificação do FUNDEB. Eles também denunciam as péssimas condições de trabalho na rede municipal, falta de materiais didáticos e problemas estruturais das escolas e exigem que o governo apresente um calendário de reformas das unidades, uma vez que algumas delas estão em situação crítica, colocando em risco a integridade física dos alunos e profissionais.
Para esta quarta (18) está prevista uma vigília na Praça Roberto Silveira, em frente à Secretaria de Fazenda, a partir das 14:00 horas, mesmo horário em que uma comissão do SEPE discute com membros do Governo a pauta de reivindicações da categoria, o que deverá ocorrer na Secretaria de Educação, na rua Prefeito Jose Carlos Lacerda, ao lado do Mercado Municipal.

CABRAL MANDA BOMBEIROS

E PMs SAIREM DO ARMÁRIO
Para demonstrar que é contra a homofobia, o governador Sergio Cabral lançou, com toda a pompa merecida, a campanha “Rio Sem Homofobia”, que será veiculada por rádios, televisões, cartazes, outdoors, busdoor, mobiliário urbano, folhetos, além de um site e itens promocionais, como camisetas, barracas de praia e blocos. A campanha de rua começou nesta terça-feira (17), data em que é comemorado o “Dia Mundial de Combate à Homofobia”. A tema ganhou uma data comemorativa desde 1993, e este ano terá a adesão de 102 países, entre eles o Brasil, que vão marcar a luta do movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais)
Por determinação do governador, integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que anteriormente eram utilizados como item de segurança para garantir que os desfiles transcorressem em segurança para todos, a partir de agora terá um significado especial. O governador determinou que bombeiros e policiais militares participem das das paradas gay devidamente uniformizados, com as viaturas da corporação se integrando aos desfiles.
Segundo o coordenador do Programa “Rio sem Homofobia” e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da população LGBT, Cláudio Nascimento, a luta, agora, é fazer com que o Congresso Nacional aprove a lei que, já tramita há muitos anos no Congresso, que considera crime qualquer ato contra homossexuais.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio Duarte, o regulamento interno da corporação não permite que policiais participem de manifestações ou festividades com fardas ou equipamentos próprios da atividade. Apesar da proibição, o governador Sérgio Cabral autorizou, durante o lançamento da campanha “Rio sem Homofobia”, a participação de integrantes das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros na parada gay, inclusive com fardas e viaturas.
Para o coronel, a autorização de Cabral tem a dimensão da tolerância. “Os estatutos e regulamentos da PM não permitem isso, mas entendemos a dimensão da fala do governador pelo aspecto da tolerância sobre as escolhas individuais dos integrantes da Polícia Militar”, afirmou, durante inauguração, na manhã de ontem (17), da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro de São Carlos, a 17ª do estado do Rio.
Perguntado sobre a liberação dos policiais para participar da parada gay, Cabral minimizou as declarações e afirmou que seu objetivo era apenas citar o que ocorre na Europa e nos Estados Unidos. “Eu só chamei a atenção que nos Estados Unidos e na Europa, o policial, como outros profissionais, que quer ir [à parada gay] participa de unifo rme e com um automóvel representando a corporação. É apenas a citação do que ocorre no primeiro mundo.”

QUEIXAS & RECLAMAÇÕES
• Moradores do Parque das Missões, ao lado da Linha Vermelha, reclamam da falta de limpeza dos bueiros, qau provocam enchentes em diversas ruas do bairro. Outra reclamação é com relação à coleta do lixo, que é feita de forma irregular, o que acaba levando os moradores a lançarem o lixo domiciliar nas calçadas do bairro.
• Uma reclamação em que o Parque das Missões não difere dos outros bairros é com relação ao Posto de Saúde local. Segundo Irene Maria da Silva, que reside na rua 11, aquela unidade da Secretaria de Saúde do município está em precárias condições e já não consegue atender às necessidades dos moradores do conjunto, construído no Governo Garotinho para abrigar dezenas de famílias de sem tento de Olaria e Ramos, que acamparam sobre um dos viadutos da Rodovia Washington Luiz durante a construção da Linha Vermelha.

RÁPIDAS
• Um policial militar ficou ferido, nesta segunda-feira (16), durante operação para reprimir o tráfico de drogas, no compolexo da Mangueirinha, próximo ao quartel do 15º BPM, em Duque de Caxias (foto). Segundo o portal G1, o PM foi baleado no ombro. Segundo a polícia, durante a ação, dois suspeitos morreram no local. • O policial foi levado para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, na Zona Norte da cidade. Segundo informações, ele passa bem. Também foram presos outros dois suspeitos. De acordo com a polícia, o policiamento continua reforçado na região.
• Cumprindo o prometido, o PPS expulsou do parido o vereador Jonas Gonçalves da Silva, o “Jonas é Nós’, preso desde 21 de dezembro e acusado de participar de uma milícia armada que atuava em Duque de Caxias. O edil já fora suspenso pela Câmara, perdendo direito inclusive aos subsídios.
• Posteriormente, ao aceitar a Ação Pública por Improbidade proposta pelo Ministério Público, a Justiça também suspendeu o mandato do vereador, que hoje está recolhido ao presídio de segurança máxima de Campo Grande (MS), além de determinar a quebra do sigilo fiscal e telefônico, bem como o seqüestro de todos os bens em nome do vereador e parentes..
• O outro vereador preso na mesma data e nas mesmas circunstâncias, Sebastião Ferreira da Silva, mais conhecido como “Chiquinho Grandão”, também suspenso pela Câmara e pela Justiça, continua filiado ao PTB. Quem esperava que o partido seguisse o exemplo do PPS, expulsando “Chiquinho Grandão”, ficou frustrado pela decisão da presidente do PTB, a vereadora Cristiane Brasil, de se afastar do cargo que exercia na Prefeitura do Rio para reassumir o seu mandato na “Gaiola de Ouro”, que está enrolada na compra de 51 carros de luxo.
• No caso carioca, a Câmara se preparava para abrir um processo de cassaç
ão do mandato do primeiro suplente do PTB, o vereador Fausto Alves, preso sob acusação de homicídio. Numa manobra rápida para salvar o mandato do “companheiro”, Cristiane Brasil (foto) largou o cargo de Secretária Especial do Idoso para reassumir o mandato.
• Assim, ela frustrou a atuação da Comissão de Ética da Câmara carioca, presidida pela vereadora Tereza Bergher, que liderou o movimento de rebeldia contra a compra de carros de luxo (R$ 70 mil cada um) para uso e gozo dos vereadores do Rio.
• Pelo visto, o deputado cassado Roberto Jefferson, que denunciou o “Mensalão” quando não foi atendido na justa reivindicação de um pequeno reajuste no “pp” que o PTB recebia para apoiar o Governo Lula, deve se orgulhar da esperteza da sua filha. Como Fausto Sivla continua preso mas deixou de ser vereador em exercício, a Câmara não poderá cassá-lo.
• E
m longa entrevista publicada no sábado (14) pelo “Jornal de Hoje”, diário de Nova Iguaçu, o deputado Samuquinha (foto) anunciou que nas eleições de 2012 o eleitor caxiense terá apenas tres opções: ficar com o atual prefeito, trazer de volta o ex-prefeito Washington Reis ou votar nele, o jovem e irrequieto Samuquinha.
• Perguntado se estava preparado para enfrentar o Imperador da Baixada, como Zito era tratado quando conseguiu eleger o irmão, Waldir Zito, prefeito de Belford Roxo, e a então primeira dama, Narriman Zito, prefeita de Magé, controlando, assim, tres grandes colégios eleitorais da Baixada, Samuquinha garantiu que Zito havia perdido o trono de imperador da Baixada com as derrota de Waldir em Belford Roxo (para vereador) e Narriman em Magé (reeleição).
• Para o jovem candidato a prefeito do PR, partido de Garotinho, o eleitorado cansou da mesmice que era a disputa entre Zito e o seu ex-vice, Washington Reis. Por isso, ele se auto-indica como “tercius” numa eleição que já tem seis candidatos declarados: Zito, Washington Reis, Mazinho, Dica, Alexandre Cardoso e Antonio Borges. E a fila continua andando. . . .
• O julgamento dos Procuradores de Justiça do DF Leonardo Bandarra e
Deborah Guerner (foto) no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), terminou com troca de farpas entre membros da advocacia. Após proclamação da decisão que demitiu os promotores de suas funções, o ex-advogado de Deborah Guerner, Paulo Sérgio Leite Fernandes, censurou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, por ter se posicionado contra os promotores antes de o CNMP se manifestar.
• Fernandes não é o advogado oficial da promotora desde o dia 5 de maio. Ele deixou o caso dias após o episódio em que Deborah e o marido foram presos por terem forjado indícios para que ela fosse considerada louca perante juntas médicas. Entretanto, como a promotora ainda não nomeou outro advogado para defendê-la, ele atua no caso até o final desta semana. Na próxima quinta-feira (19), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidirá se abre processo criminal contra Deborah Guerner e Bandarra.
• Nesta terça (17), na sessão do CNMP, ao pedir a palavra, Fernandes afirmou que Cavalcante deixou a defesa “desnutrida” por ter se manifestado pela condenação dos acusados antes de a corte falar. “O senhor representa 700 mil advogados, mas os representou deixando enfraquecida a reunião de advogados que pretendia exercer contraditório pleno”, criticou o advogado, que disse que vai levar a discussão para o Supremo Tribunal Federal (STF).
• O presidente da OAB pediu a palavra para afirmar que não teme a censura ou futuros questionamentos e disse que o CNMP fez cumprir o preceito de que todos são iguais perante a lei. “Todos que estiveram aqui sempre viram que defendi o exercício da defesa, mas isso não quer dizer que a OAB está obrigada a defender o fato. Cabe ao advogado fazê-lo. A Ordem funciona como fiscal da sociedade para fazer prevalecer a Constituição e não o interesse do advogado”, disse Cavalcante.
• A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, e o líder do PMDB na Câmara dos Depu
tados, Henrique Eduardo Alves, por improbidade administrativa. A decisão é da primeira instância e ainda cabe recurso. Garibaldi e Henrique Alves foram condenados por terem usado a propaganda oficial do governo em 2001, para autopromoção, o que é vedado por lei. Na época, Garibaldi era governador do estado e Henrique Alves, secretário de Governo e Projetos Especiais.
• Segundo a denúncia do Ministério Público, os acusados fizeram intensa exposição televisiva de suas imagens atreladas a obras do governo do Rio Grande do Norte, entre novembro e dezembro de 2001. Para o Ministério Público, ficou comprovada a intensa exposição da imagem dos políticos na mídia, às custas do Erário.
• A juíza Ana Cláudia Secundo da Luz entendeu que as evidências eram suficientes para evidenciar a culpa. Ela condenou o ministro e o deputado à suspensão dos direitos políticos por três anos, pagamento de multa no valor de três vezes da remuneração recebida quando ocupavam os cargos, com juros e correção monetária e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefício ou incentivos pelo prazo de três anos.
• Maranhão, Piauí e Alagoas, estados liderados por políticos como José Sarney, Heráclito Fortes e Rena Calheiros, todos bem postos no Governo Federal, são os estados com os maiores percentuais de pessoas em situação de extrema pobreza. É o que informou o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, ao participar do programa de rádio Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.
• O Maranhão apresenta o maior percentual, mais de 24% da população do
estado ganham até R$ 70 por mês, conforme linha da pobreza extrema estipulada pelo governo federal. No Piauí, o percentual é superior a 21% e, em Alagoas, 20,4%. Já a Bahia tem o maior número absoluto de miseráveis, mais de 2,4 milhões de pessoas.
• Em todo o Brasil, 16,2 milhões de brasileiros encontram-se na miséria, o equivalente a 8,5 % da população do país. Quase 60% deles estão no Nordeste (cerca de 9,6 milhões). A maioria é preta ou parda e tem até 19 anos de idade. Esse será o público do Plano Brasil sem Miséria, a ser lançado pela presidenta Dilma Rousseff, que pretende acabar com a extrema pobreza até 2014.
• “Em um país tão rico como o Brasil ainda não podemos encontrar 8% da população vivendo em extrema pobreza”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.
• No programa de rádio, Nunes ressaltou que o Censo 2010 constatou que as cidades de médio porte têm apresentado ritmo de crescimento maior que as grandes metrópoles. Segundo ele, o crescimento está relacionado à oferta de oportunidades de emprego e estudo para os jovens, além do custo de vida mais baixo.

EX-MINISTRO DIZ QUE MEC
VAI CRIAR DUAS LINGUAS

Em discurso nesta segunda-feira, no Plenário, o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) criticou livros didáticos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) que admitem o ensino da língua portuguesa com erros de gramática. Assim, de acordo com o senador, o Brasil vai criar duas línguas: o Português dos condomínios e dos shoppings e o Português das ruas e dos campos.
- Permitir a criação de dois idiomas é quebrar o que há de mais substancial na unidade de um povo – afirmou.
O senador criticou o argumento de que é preciso quebrar o preconceito contra aqueles que não falam bem a língua oficial e afirmou que o ideal é ensinar a todos o português correto. Para Cristovam Buarque, o povo e a elite precisam aprender a língua oficial e sem erros. O senador lembrou que nos concursos públicos e vestibulares não são aceitos os erros de gramática.
- Não se trata de sotaque, nem de vocabulário, mas de gramática. Permitir duas línguas é fortalecer o apartheid brasileiro – disse o senador.
O senador e ex-governador de Brasília manifestou desaprovação com o que chamou de “criatividade brasileira em relação às políticas sociais”. Segundo o parlamentar, essa tendência vem de há muito tempo, como com a publicação da Lei do Ventre Livre no lugar da abolição completa da escravatura, ainda no século 19. Para o senador, o vale-transporte e o vale-refeição são necessários porque não há um salário digno, que seria a verdadeira conquista do trabalhador.
O parlamentar declarou ainda que não é contrário à Bolsa Família, mas o “ideal seria que o programa não fosse necessário”. Cristovam disse também que as políticas sociais “fazem de conta” que os problemas são resolvidos.
- Tudo isso é pra não enfrentar o problema no seu âmago e na estrutura da sociedade brasileira – apontou.

Nenhum comentário: